travoes hidraulicos ou mecanicos?

Samuel_bigas

New Member
Concordo plenamente... mas acho que os fabricantes ao montarem as bicicletas deveriam ter em atenção o tipo de manetes que utilizam ja apenhei um amigo meu com uns hayes mx2 que era do pior.. bastou mudar as manetes que vinham com a bicicleta por umas "deore" por exemplo e ficou maravilha...
 

nerson

New Member
Samuel_bigas said:
Concordo plenamente... mas acho que os fabricantes ao montarem as bicicletas deveriam ter em atenção o tipo de manetes que utilizam ja apenhei um amigo meu com uns hayes mx2 que era do pior.. bastou mudar as manetes que vinham com a bicicleta por umas "deore" por exemplo e ficou maravilha...

Parece que também e o meu caso visto que a berg colocou na dust ats1 uns acera para v-brake nos meus discos penso que são alivio e já vi em outra bicicleta a mesma configuração excepto as manetes com poder de travagem superior é estranho ou é mesmo a manete a fizer a diferença?
 

Samuel_bigas

New Member
sim
pois o a manete tem que funcionar como uma alavanca que levanta muito peso.
alavanca.png


se a manete não foi bem desenhada vai haver necessidade de fazer muita força para poucos resultados..
 

Brohymn

New Member
Em relação aos BB7 só tenho a dizer maravilhas deles.

Já os usei com discos de 160, 180 e 203mm. Queria sublinhar a importancia de utilizar um bom conjunto de cabos e manetes.

Actualmente uso cabos e tubagem XTR com manetes Avid Speed Dial SL.

Os BB7 permitem regular a tensão exercida na manete ( Isto é, a força necessária para movimentar a manete ).

Com a utilização destes cabos e com a regulação da tensão na pinça BB7 podemos ter diversos tipos de setup.
Um em que temos uns travões com feeling de hydros, outros do tipo ON/OFF (para trial ou assim) ou então qualquer outra regulação no meio destas.

Apesar de necessitarem de pouca manutenção é fundamental utilizar tubagem completa para aqueles que procuram um feeling hydro com estes travões.

Em relação à potência é mais do que suficiente!!

Para terem uma ideia é muito facil a 50km/h bloquearem a roda da frente... (já me aconteceu....por causa dum idiota de automóvel :evil: ).

Têm infinitas regulações de progressividade, feeling, power etc.....

Estes travões valem mesmo a pena se forem mt bem instalados, utilizados com bons cabos e manetes. Não os troco por nada.

Estão na mesma gama dos juicy 7, acreditem ou não. A única diferença é a força exercida na manete. A potência é a mesma. (Eu tenho os dois...)

Cumprimentos.
 

MORIM

New Member
Na minha bicicleta tem uns v-brakes, mas nos ultimos tempos ando com a ideia de instalar um hidraulicos, mas confesso que depois de ler este topico fiquei ainda mais confusso. Eis as minhas dúvidas:

Hidraulicos ou mecanicos? (a instalação dos hidraulicos fica por 158€, dando as minhas rodas á troca)

A diferença entre os meus actuais v-brakes e uns hidraulicos será assim tão grande?

O que comprar por 150 €?
 

xingu

New Member
Mecânicos com manetes Avid speed dial 7 e depois digam o que acham...eu acho muito bom!

I’ve ridden tons of disc brakes in my lifetime. Everything from Hayes, Avid, Shimano, Formula, Magura, Hope, etc. They are all awesome brakes that work well in nearly all conditions. Some have a little better brake feel than others. Some have better levers than others. Some squeak to no end, while others are as quiet as a burglar in the night.

The beauty of the Avid BB7 mechanical disc brakes is in their simplicity. They are easy to use with tons of power–hardly distinguishable from their fluid-filled brethren. They are super easy to maintain and adjust with no worries about annual bleeding, or ruptured lines. All you need is an allen wrench and you’re golden.

The only negative aspect of the BB7’s is that they don’t come pre-matched with levers. You do have to purchase your own levers separately. The Avid Speed Dial Brake Levers are the obvious choice and they come in a variety of pricepoints from around $50 to over $200 per pair. With that, the price can end up being a bit less than hydros, but not by much, depending on which levers you choose. BUT, you do get a level of customization not offered by hydraulic brakesets.

If you want simplicity and power then go with the Avid BB7 disc brakes. They are the best for your money and will be easy to maintain for years to come.
 

Feijas

New Member
Pessoal tenho andado a ver as respostas e fico confuso.

Tenho uma Rockrider 5.3 com travões mecanicos, sinceramente acho que não travão muito bem.
Ando é procura de uns travões hidraulicos para aplicar, mas não queria estar a fazer grande investimento, alguem sujere alguma coisa? Ou sítio onde encontrar?

Boas pedaladas
 

vitorsoares55

New Member
é facil os travaoes mecanicos funcionam por um sistema de cabo , os hidraulicos por um sistema de oleo .

vantagens\desvantagens

os travoes mecanicos podem ser muito baratos , mas quando lhes damos uso com frequencia estamos sempre a gastar dinheiro em calcos e em afinacoes , por outro lado os hidraulicos em normal funcionam muito melhor com uma travagem muito mais suave e onde os nao tens que estar com afinacoes malucas aquilo e mesmo facil.

se vais optar por uns travoes mecanicos pensa duas vezes e compra uns v-brakes ficas muito melhor servido

boas pedaladas
 
Eu tenho Hayes HFX9 na frente e Mx2 (com manete LX) atras, ou seja, um hiradulico na frente e um mecanico atras.
Só vejo 2 diferenças entre os 2:
1 - O Hidraulico é mais leve
2 - Têm o toque difrente na manete.

A nivel de potencia de travagem, o mecanico nao fica NADA atras do hidraulico.
 

oliana

Active Member
Experimenta trocar. Vais notar a diferença. O travão de trás é "só" (não é pouco) para equilibrar na travagem. O travão que segura a bike e tudo o resto, é o da frente. No entanto jogam em equipa. Sendo que um mau funcionamento é sempre mais notado na frente. Qualquer um que trave só com um deles, não tem um domínio total da bike. Mas o funcionamento de um hidraulico na frente para um mecânico é abismal.
Não tenho preconceitos. Já tive na frente uns mecãnicos conbinados com vbrakes atrás. Faziam uma razoável equipa. Mas não me parece que as vantagens possam ir para o lado dos mecânicos. De maneira nenhuma.
 

ze_zaskar

New Member
Mais uma vez repito: só existe um mecânico no mercado que faz frente aos hidráulicos, o Avid BB7. Este modelo trava melhor do que muitos hidráulicos, basta experimentarem. Quando se fala noutros mecânicos é normal que não tenham comparação.
 

Feijas

New Member
Eu concordo, eu tenho uma bicicleta com dois travões disco 160mm mecanicos, e o meu irmão tem uma identica mas com hidraulicos, não tem nada a ver.
Ao fim de uns kilometros o cansaço é muito menor, já nem falo na capacidade de travagem, comparando os dois, os meus abrandam, os dele travão.

O que eu gostava é que alguém me informasse um site onde eu possa encontrar, uns travões hidraulicos a um preço razoável. É que passei na Decatlon e lá o par são 180€ eu sei que se arranja mais barato.

Alguém sabe onde? Ou um site?
 

jarbas4

New Member
bom dia malta, podem-me ajudar tenho uma cannondale f5 (travões hidraulicos) e foi á revisão colocaram
pastilhas atrás mas agora as mesmas fazem barulho quando travo. já andei alguns km com estas pastilhas e
continuam na mesma já foi a loja mas eles nao conseguem resolver o problema. será que podem dar-me alguma
dica para eu conseguir resolver..
muito obrigado
 

p_a_u_l_o

New Member
Boas. Tou a pensar comprar uma Berg Torah 4.0 que vem equipada com travoes de disco mecanicos. Os travoes em questão são uns Disco Tektro Novela.
Será que me podiam dar umas opinioes sobre estes travoes?
Desde ja agradeço as sugestões.
Cumprimentos!
 
Last edited:

jcoke

Member
Embora nunca tenha tido esses travões, não ouvi falar mt bem deles por aqui...
Posso-te dizer que também caí na asneira de comprar uma bicicleta com travões de disco mecânicos e ao fim de 1 mês, com a 1ª prova à chuva, o travão de trás deu o berro....

moral da história: Mudei para uns hidráulicos e nunca mais tive problemas... e a diferença na travagem é abismal...
 

Skaza

New Member
Começo bem os Tektro Novela mecânicos, pois a minha bike trouxe uns montados e aquilo não trava, abranda apenas a bike. E mesmo assim não podem sofrer abusos, porque senão já nem para abrandarem servem...
Por mais baixa que seja a gama dos travões hidráulicos, os mesmos funcionam melhor que os mecânicos.
 
Top