Trava pouco depois de mudar pastilhas

#1
Olá.

Tenho uma Merida Matts TFS 600, cujos travões são ambos Hayes Dyno Sport. Há pouco tempo na loja em que ma venderam, ela teve direito à sua primeira revisão grátis e disseram-me que as pastilhas de trás estavam vidradas. Além do mais, eu sentia os travões de trás a funcuionarem muito pouco. Sendo assim, comprei-lhe um par de pastilhas e com a ajuda de alguém que percebe do assunto, mudámos as pastilhas.

Depois de ter dado três grandes voltas na bicicleta, apercebi-me que o travão de trás está sem grande poder de travagem. Estive aqui a conjurar várias hipóteses para o motivo:
1. O disco tem alguma gordura/oleosidade, que não o deixa cumprir a sua função.
2. Há falta de óleo no circuito.
3. As pastilhas novas não são grande espingarda. Ou então não são as certas.
4. Falta afinar alguma coisa.
5. O disco está vidrado e é preciso um disco novo.
6. Alguma coisa que ainda não me tenha lembrado




4. Não me parece, não vi lá grande coisa por onde desse para afinar.

5. Não me estava a apetecer gastar dinheiro num disco.




Não estou à espera que o travão traseiro tenha um impacto tão imediato quanto o dianteiro, mas mesmo assim a diferença entre um e o outro é ENORME!

O que é que vocês acham?
Obrigado desde já.
 
#2
É normal as pastilhas novas demorarem algum tempo a acamar.

De qualquer forma, aconselho-te a limpar bem o disco com álcool (deveria ter sido feito antes de montar as pastilhas novas). Se mesmo após uns bons kms continuar a travar mal, passa lixa nas pastilhas. Se os travões não tiverem nenhum problema, deverá ser suficiente.

Quando travas sentes as pastilhas a apertar bem o disco?
 
#3
"Quando travas sentes as pastilhas a apertar bem o disco?"
Não. O travão está muito frouxo.

Parece-me que as pastilhas ou não estão perto do disco que chegue ou que há falta de pressão.
 

oliana

Active Member
#4
Claro que não acamaram e há diferenças entre as pastilhas no toque ao disco. A solução é travares até o desgaste anular a diferença entre ambas e ganharem a "cama" do disco. Não precisas trocar de disco quando este vidra um pouco. Basta passares uma lixa na cama usada pelas pastilhas, e se estas também estiverem lisas, fazeres o mesmo com elas.
Normalmente a diferença de comportamento da troca de pastilhas não é tão notória no inverno para quem anda no mato, porque a água e a lama limpam a acamam as pastilhas mais rapidamente. Servem de abrasivo.
 

SeteGu

Active Member
#5
As da frente acamam mais depressa se usares mais o travão dianteiro. Tenta nas descidas ir sempre a travar um pouco com o de trás...

As minhas também demoraram muito a acamar...