Travões Sram Code R ou Shimano Saint

#1
Boas


Estou a pensar comprar una travões mais potentes de 4 pistões visto que os meus são XT de 2 pistões gosto deles...nunca fiz o sangramento dizem que nos Shimano é muito fácil sangrar mas falta-lhes algum poder de travagem devido a serem de 2 pistões...pelo que ouço os Shimano Saint param um camião e claro pretendo isso tb para ficar passar para uma de suspensão total...agora o preço são de 370e enquanto que os Code R tb de quatro pistões vão para os 236e... Sei pelo que ouço que são mais difíceis de sangrar, um pouco menos potentes mas mais maleáveis... Qual seria a vossa preferência?
De notar que tenho 94kgs sem equipamento.. penso que quanto mais poder de travagem melhor não, neste caso a modulação dos Sram perderia para o poder dos Saint
 
Last edited:
#3
Tens os XT 8120, ou SLX 7120, ambos com 4 embolos...

Até te digo mais. se calhar dá para comprar somente os calliper, e reutilizar os manipulos actuais que tens, vê isso bem.
 
#4
A minha bike vinha equipada com os Code R. Troquei para os Saint.
Acima de tudo ganhei muito na resistencia à fadiga onde agora desco sem ter de me preocupar se os travões vão sobreaquecer ou não, ou estar a jogar com a frente e a traseira para "arrefecer à vez", sendo que invariavelmente com os Code R acabava com ambos sobreaquecidos.

Os Saint são um bocado mais bruscos, mas tb rápidamente te habituas a isso, sendo que acabas por nem reparar ao fim de algum tempo.

Alterei tambem os disco de origem (CenterLine), os quais não gostei nada, pelos MDR da Magura. o resultado final de isto tudo, foi um ganho substancial no poder de travagem e um incremento muito grande de confiança na bike.
 
Last edited:
#5
Também tens a opção Magura MT5 por menos de 200 euros. Eu tenho uns MT Trail (4 pistões à frente e, 2 atrás) e travão muito!
Também são de óleo mineral, a travagem é parecida aos shimano e, a purga também é semelhante.
 
#7
os disco de origem (CenterLine)
Tb não gostei desses discos. Mudei para os Shimano ICEtech. mesmo mantendo os SRAM Level T, aumentou o poder de travagem e menos fadiga. Mais tarde, passei mesmo para os SHIMANO SLX de pistão simples.

OS MAGURA, tive os MT4... são bons travoes, mas resolvi mudar para SHIMANO tb ( outra bike), pela dificuldade que encontrei em sangrar os mesmos.

OS SHIMANO da serie 7000 e 8000- Tive problemas com as pinças, já mandei duas pinças traseiras para o lixo (bikes diferentes, apos 2 anos de garantia) - a membrana que empurra os embolos, foi-se.
 
#8
Os Discos que Tenho são os Ice Tech.. mas como não abuso muito nesta bicicleta queria ficar com uns travões mais potentes... Pq mesmos assim sinto que preciso de mais poder de travegem tb pq peso 94kgs nestes Shimano só foi feito um sangramento.. já estou habituado ao feeling dos Shimano... E Vender os XT M8000 que tenho actualmente.. e depois posteriormente colocar os Saint e os Rotors ice tech numa Canyon Strive que pretendo comprar retirando os Sram G2 R e os seus respectivos discos e passando para a minha bicicleta actual para a vender... Não sei se fui claro. Cumprimentos a todos
 
#9
Pq não vendes a actual como está, quando tiveres a strive experimentas os CODE R e logo vês se gostas ou não do mesmo antes de comprar uns Saint ou outro modelo qualquer?

Edit: Vi agora melhor que a strive traz os Guide 2 R, qualquer forma poder mater o mesmo raciocínio.
 
#10
Os Discos que Tenho são os Ice Tech.. mas como não abuso muito nesta bicicleta queria ficar com uns travões mais potentes... Pq mesmos assim sinto que preciso de mais poder de travegem tb pq peso 94kgs nestes Shimano só foi feito um sangramento.. já estou habituado ao feeling dos Shimano... E Vender os XT M8000 que tenho actualmente.. e depois posteriormente colocar os Saint e os Rotors ice tech numa Canyon Strive que pretendo comprar retirando os Sram G2 R e os seus respectivos discos e passando para a minha bicicleta actual para a vender... Não sei se fui claro. Cumprimentos a todos
Os Sram G2 R são de 4 pistões... devem ter uma boa travagem. Acho que os devias experimentar antes de trocares.
 
#11
Pq não vendes a actual como está, quando tiveres a strive experimentas os CODE R e logo vês se gostas ou não do mesmo antes de comprar uns Saint ou outro modelo qualquer?

Edit: Vi agora melhor que a strive traz os Guide 2 R, qualquer forma poder mater o mesmo raciocínio.
Pq senão ficava sem Bicicleta..pq as Strive estão esgotadas... Por enquanto ainda por cima XL
 
#12
Pq senão ficava sem Bicicleta..pq as Strive estão esgotadas... Por enquanto ainda por cima XL
Se vais vender a bicicleta só depois de comprares a Strive, tens tempo de experimentar os G2 R e, caso não gostes, trocas pelos saint ou code.
Tens outra opção, caso pretendas trocar os travões, aproveitas as manetes dos teus XT e compras só as pinças. É uma opção mais barata.
https://www.deporvillage.pt/pinca-de-travao-shimano-xt-m8120-post-mount
https://www.deporvillage.pt/pinca-de-travao-shimano-slx-m7120-post-mount
https://www.deporvillage.pt/pina-de-freio-shimano-saint-post-mount-metal-do-dissipador-de-calor
https://www.deporvillage.pt/pinca-d...no-mt520-dt-4-pistoes-post-mount-resina-preto
https://www.deporvillage.pt/pinca-de-travao-shimano-xtr-9120-post-mount-4-pistoes-enduro
 
#14
Sentes falta de poder de travagem em travagens curtas, ou prolongadas?
Principalmente prolongadas...por exemplo numa longa descida... Agora curto sinto que o travão ainda têm algum poder... Tb uso discos 203mm á frente e 180mm atrás.. acho que ajuda... Mas por exemplo lembro me que vinha numa descida de uns 500 metros..algo acentuada..nada de trilha de enduro... Claro que senti que se tivesse amortecedor traseiro teria descido melhor...mas houve uma secção de curva á esquerda e simplesmente não conseguia controlar a bicicleta... Consegui parar mesmo em cima de uma vala de areia senão ia para cima das árvores lool a conclusão que tirei e senti foi exatamente que o poder de travagem estava MT fraco... Tenho a certeza que se fosse uns travões Saint tinham feito a diferença...e como disse claro um amortecer traseiro tinha afundado e prendido a bicicleta... Básicamente a conclusão foi que não podia descer fluido... Já quanto a escadas e descidas curtas sinto sim que a travagem é melhor...
 

joseruivo

Well-Known Member
#15
Principalmente prolongadas...por exemplo numa longa descida... Agora curto sinto que o travão ainda têm algum poder... Tb uso discos 203mm á frente e 180mm atrás.. acho que ajuda... Mas por exemplo lembro me que vinha numa descida de uns 500 metros..algo acentuada..nada de trilha de enduro... Claro que senti que se tivesse amortecedor traseiro teria descido melhor...mas houve uma secção de curva á esquerda e simplesmente não conseguia controlar a bicicleta... Consegui parar mesmo em cima de uma vala de areia senão ia para cima das árvores lool a conclusão que tirei e senti foi exatamente que o poder de travagem estava MT fraco... Tenho a certeza que se fosse uns travões Saint tinham feito a diferença...e como disse claro um amortecer traseiro tinha afundado e prendido a bicicleta... Básicamente a conclusão foi que não podia descer fluido... Já quanto a escadas e descidas curtas sinto sim que a travagem é melhor...
Está a usar pastilhas orgânicas, ou semi-metálicas /metálicas? Resistem melhor ao calor acumulado numa travagem longa.
Discos, sao daqueles que têm mais buracos do que metal?
 

joseruivo

Well-Known Member
#16
Está a usar pastilhas orgânicas, ou semi-metálicas /metálicas? Resistem melhor ao calor acumulado numa travagem longa.
Discos, sao daqueles que têm mais buracos do que metal?
Esquece a pergunta dos discos... Para uma melhoria significativa a nível de arrafecimento via discos, imagino que só se fossem discos xtr m9000, com alhetas de dissipação de calor.
 

nmt

Active Member
#17
Eu sou adepto do toque dos Shimano, mais mordaz. No entanto acho que ficarás bem servido com uns XT 8120 ou uns SLX 7120 (tenho estes na minha bike de trail e são espetaculares, travagem muito mais modulável que com os XT 785 que tenho na bike de XC), ou até mesmo uns Deore 6120. Os discos também são importantes. Há ainda outro fator muito importante na travagem, os pneus. Se usas pneus mais rolantes o poder de travagem nunca vai ser o melhor.
 
#18
Eu sou adepto do toque dos Shimano, mais mordaz. No entanto acho que ficarás bem servido com uns XT 8120 ou uns SLX 7120 (tenho estes na minha bike de trail e são espetaculares, travagem muito mais modulável que com os XT 785 que tenho na bike de XC), ou até mesmo uns Deore 6120. Os discos também são importantes. Há ainda outro fator muito importante na travagem, os pneus. Se usas pneus mais rolantes o poder de travagem nunca vai ser o melhor.
Eu Uso Schwalble Nobby Nic 2.35 se a Bike tivesse suspensão atrás e eu pudesse abusar mais dela então colocaria esse Nobby Nic atrás e o Magic Mary 2.35 á frente que é Versão mesmo de Downhill...acima do Nobby Nic
 
#19
Nada te impede de usar um magic Mary ou pelo menos um hans dampf na frente se tens uma rígida de trail ou enduro. Até deveria ser o contrário pq tens uma rígida deverias ter pneus com mais balão ou rasto para poder compensar um pouco a perda de tracao em comparação com uma suspensao total.
 

nmt

Active Member
#20
Nada te impede de usar um magic Mary ou pelo menos um hans dampf na frente se tens uma rígida de trail ou enduro. Até deveria ser o contrário pq tens uma rígida deverias ter pneus com mais balão ou rasto para poder compensar um pouco a perda de tracao em comparação com uma suspensao total.
Exactamente o que ia dizer.