Travões Hayes 9 HFX

P.M.

Member
Hayes hfx 9 hd 203mm

Experimenta um adaptador de outra marca (Avid, por exemplo).
Já cá tive vários travões desses, e sinceramente nunca reparei se era mais largo que o de trás... Mas não me parece normal.

Pedro
 

fwey

New Member
Hayes hfx 9 hd 203mm

o mais provavel é tu teres o adaptador para discos de 8'' para eixos de 20mm.
se realmente queres usar esse disco ai precisas d um adaptador para discos de 8'' para eixos normais.

a diferença entre estes é q os respectivos para eixo 20mm sao mais largos e acontece isso q estas a dizer.

d qualquer forma eu teria duvidas em meter um disco tao potente nessa suspensao.
 

MiguelAngelo

New Member
Hayes hfx 9 hd 203mm

daniel_rita said:
Além do adaptador, tb pergunto se será indicado um disco de 203m na mx???

Isto já está respondido lá mais a cima com uma citação do site da Marzocchi.

Suspensões com diametros de 30mm só devem usar discos de 160mm

Como podes ver no site da Marzocchi :
All the Bomber models with legs of 30 mm diameter can mount discs until 6"(160mm), all those with legs of bigger diameter discs until 8"(203mm), with adaptor supplied by the brake manufacturer.

Entretanto lembro-me de lêr algures uma recomendação para não usar discos de 203mm em suspensões que não tenham eixo de 20mm.
Já não me lembro onde li mas faz sentido e pessoalmente são recomendações que vou levar sempre em conta, pq uma falha do material nesta área (suspensão, eixo e travões) não deve dar resultados bonitos para a manutenção do cromado.
 

em02114

New Member
Boas, venho por este meio pedir a vossa ajuda num problema que me persegue já algum tempo, dado a vossa experiência no mundo das bikes, penso que são as pessoas mais indicadas para me ajudarem.

Tenho uma bike que tem uns travões hidráulicos hayes hfx 9 xc e tenho tido alguns problemas com eles, principalmente porque se desafinam muito, após afiná-los na loja pouco tempo depois as pastilhas começam logo a tocar nos discos e muito.

Isto é mesmo problema destes travões ou é uma questão de estarem mal montados ou afinados?

Se acham que isto é problema destes travões gostariam que me indicassem uns travões de disco hidráulicos em que isto não acontecesse, uns que fossem fiáveis principalmente, e que não fosse preciso andar sempre com eles na loja.



E claro, o mais baratos possível.


Muito Obrigado

Com os melhores cumprimentos, Ovídio Linhas
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Re: Problemas com travões Hayes hfx9xc

Boas, eu tenho uns travões iguais a esses ha 2 anos e sinceramente, ja desisti.
Só me teem dado problemas, começou logo no dia em que vieram com a bike, o resevatório não estava bem selado, pediam óleo, foram sangrados e durante os primeiros meses ainda travavam de jeito, depois disso esquece, até uns ballbearing mecanicos travam melhor que os meus hfx9. Ja se tentou tudo, não passa da cepa torta, desafinam, os pistons não recolhem como deve de ser e as pastilhas ficam a roçar, em vez de travarem abrandam,enfim... não é defeito é feitio, é a conclusão a que cheguei no meu caso particular.

A caminho (oportunidade de um excelente negócio) veêm uns Avid Juicy 7, que na opinião de alguns "são bruscos", mas que fazem justamente aquilo que eu quero: travam! bloqueiam a roda como eu gosto!
O pior mesmo vão ser os OTB por estar habituado aos hayes :eek:mg: e os pneus que vou começar a derreter :evil:

Devido à má experiencia que tenho com os hayes, tão cedo não devo voltar a ter outros :(
 

Jepas

Super Moderador
Re: Problemas com travões Hayes hfx9xc

Boas,

eu felizmente não tenho uns HFX, fui tentado a ter uns, porque o preço até era acessível para uns Hayes. Contudo já conheço muitos casos de falha, fugas, etc nesse modelo. Já tentei afinar n vezes uns a um amigo sem sucesso. Também conheço quem tenha comprado uma bike nova com HFX HD (com discos de 200) e já se queixe de fugas. O meu conselho é activar a garantia sempre que se verifiquem problemas, em último caso dar oportunidade a outra... marca ou modelo.

Jepas
 

Jepas

Super Moderador
Re: Problemas com travões Hayes hfx9xc

Até agora usei Hope Mono Mini e Hope Mini, sem problemas de maior.
 

Vasco Carvalhal

New Member
Re: Problemas com travões Hayes hfx9xc

Boas,

Eu tenho uns travões iguais a esses montados na minha bike, mas até ao momento só tive um problema com eles e foi por culpa minha, com a roda fora apertei a manete, foi oleo por todo o lado. Fui a loja e como tinha a bike á muito pouco tempo trocaram-me o conjunto todo e queixei-me do problema já referenciado por outro bttista, de que as pastilhas roçavam no disco, foi afinado e até á data nada a apontar. :roll: Pelo menos até á data :roll:

Cumprimentos

Vasco Carvalhal
 

MCA

New Member
Re: Problemas com travões Hayes hfx9xc

boas

Também tenho uns Hayes e embora satisfeito, tenho algumas questões:

- primeiro, não sei qual o modelo que tenho; comprei a bike usada (trek 8500 de 2004) e não são os travões que apareciam na especificação no site....

há alguma forma de identificar? posso dizer que na manete dizem apenas 'Hayes', não dizem 'Hayes Nine' como os 9..... de resto parecem idênticos!

- quanto a funcionamento, eles foram sangrados na altura que comprei a bike e travam bem, embora não tenha termo de comparação pois nunca usei outros de disco hidráulicos que não estes... antes era o belo do vbrake da avid;

inicialmente o parafuso que ajusta o ponto de travagem da manete (para compensar o desgaste das pastilhas) desapertava com a vibração, pelo que começava a travar cada vez mais em baixo ao fim de alguns kms.... tinha que parar para apertar o dito em cada manete... finalmente meti cola na rosca e nunca mais tive problemas, estão mais presos (embora não totalmente colados)

entretanto o problema que tenho é que o travão de trás, de vez em quando faz um estalo mesmo no inicio do movimento da manete, dá ideia que é alguma coisa solta ou partida dentro da manete.... ele trava bem, mas de vez em quando faz aquele estalo..... têm ideia do que possa ser? será que vou ficar sem travão um dia destes? felizmente o da frente está 5 estrelas.....

- quanto a desafinações, não tenho tido problemas, só noto que roça com a bike em casa e com muito silencio, roça muito ligeiramente, acho que deve ser normal....


se puderem ajudar com a identificação dos mesmos e com opinião sobre o estalido agradecia.... para já não me apetecia estar a trocar travões, espero que estes se aguentem.....

MCA
 

jppina

Member
Re: Problemas com travões Hayes hfx9xc

Eu já tive uns Hayes 9, que depois foram substituídos por uns MAG +.

A nível de funcionamento são idêntico, e padecia do mesmo problema. O tal desapertar do parafuso que regula o afastamento da manete. Nada que um pouco de loctite não resolva.

MCA, o teu modelo deve ser o 9, apesar de não dizer nada...

Quanto ao estalo, não faço ideia do que seja, ainda por cima sendo só de vez em quando... talvez a mola do piston a prender algures...

Se o travão roça, não é normal. O travão quando bem montado não deve roçar, nem um pouquinho que seja (a não ser que o disco esteja empenado). As únicas situações "normais" em que o disco pode roçar, e após longas descidas, pois a travagem provoca o aquecimento do óleo no circuito, este dilata e por sua vez aproxima as pastilhas do disco, o que faz com que rocem. Mas passados uns minutos volta tudo ao normal... Este problema tive-o com todos os travões de disco que tive, excepto com os Formula ORO, que nunca o fizeram. PAra mim são os melhores travões do momento!
 

Honda

Member
Re: Problemas com travões Hayes hfx9xc

Já andei em muitas bikes com travões desses e não recomendo.

A única diferença entre os "HFX9 xc" e os "HFX9 dh" é o rotor, num modelo de 160mm e no outro de 203mm. Os problemas são os mesmo :s

Bom nos Hayes são as manetes, que dão para o punho esquerdo ou para o direito (pena outras marcas não seguirem o exemplo), e os rotores de 203mm que são 5 estrelas.
 

jppina

Member
Re: Problemas com travões Hayes hfx9xc

Honda said:
Bom nos Hayes são as manetes, que dão para o punho esquerdo ou para o direito (pena outras marcas não seguirem o exemplo),

Estás enganado, os Formula Oro também já dão para a esquerda ou direita... é ao gosto do freguês :D :D :D
 

Honda

Member
Re: Problemas com travões Hayes hfx9xc

jppina said:
Honda said:
Bom nos Hayes são as manetes, que dão para o punho esquerdo ou para o direito (pena outras marcas não seguirem o exemplo),

Estás enganado, os Formula Oro também já dão para a esquerda ou direita... é ao gosto do freguês :D :D :D

Sempre a aprender, Thanks :D
 

P.M.

Member
Re: Problemas com travões Hayes hfx9xc

E os avid tb dão para usar na esquerda ou na direita...
Só se tem de mudar o ajuste das pastilhas....

P.M.
 
Re: Problemas com travões Hayes hfx9xc

Travões hidraulicos só tive uns, os Hayes 9xc e sinceramente com as chatices que já me deram até me fizeram esquecer das vantagens que os discos tem. Tenho outra bicla e nem sequer penso colocar discos está equipadinha com uns Vbrakes LX novos e está muito bem.
Também optei pelos hayes a pensar no preço qualidade, (devia ter desconfiado são americanos e está tudo dito, pois os americanos são bons é a fazer produtos descartáveis). Se um dia pensarem fazer um bricolage para os sangrar, esqueçam é impossivel mandem mesmo só para um especialista se tiverem pena da vossa cabeça, pois vão bater muitas vezes com ela na parede. Afinar para não tocar no disco é outro teste à vossa paciência, eu desisti, pois há dias que está tudo bem há dias que mais parecem uns antigos cantilevers a fazerem barulho quando molhados. Mudar as pastilhas é super fácil, o problema é que elas (as pastilhas novas) ficam juntas e depois o disco não entra, mete-se uma chave de fendas no meio das pastilhas e há que forçar, e forçar, e o disco fica a roçar, um dia pensei se apertar mais a manete já com o disco metido pode ser que as pastilhas abram um bocado mais e acamem mais rápido... E...?!?! começa-me a sair oleo pela tampa da manete... foga....seeee com um caneco.... Bem dessa vez lá passou... Mas as pastilhas gastam-se e lá veio mais outro teste de paciência desta vez tentei alargar mais nos bombitos sem as pastilhas... E...?!!!! agora saiu oleo pelos bombitos?!?! Foga....seeeee com um caneco...

Discos para quê? Também se gastam como os aros e já comprei dois (cada disco 38 euros, há aros com qualidade como os portugueses rodi mais baratos) pastilhas também se gastam e são 15 euros o par a fazer a coisa pelo barato, uns calços de travão LX são 3 euros. Sei que existe um poder de travagem muito melhor mas será que compensa mesmo? Mesmo sendo o desgaste mais permaturo em condições de chuva para os VBrakes?
A minha opinião é se tiverem uma bicla do tipo XC e gostam de fazer muitos quilometros sem se preocuparem com manutenções complicadas optem por VBrakes, foi a minha opção recente com outra bicla, até fiz umas boas rodinhas tradicionais com aros Rodi e uns espectaculares cubos de rolamentos que como não dão para colocar discos são vendidos agora muito baratos, é questão de perguntar e negociar na vossa loja de costume.
Se tiverem outro tipo de bicla como uma enduro... Escolham bem... mas escolham mesmo bem os travões de disco que vão colocar, perguntem a opinião a todos os amigos...
 

hugo0000

New Member
Re: Problemas com travões Hayes hfx9xc

Olás,
tenho uma Kona Dawg de 2004 que traz os Hayes de fábrica e até hoje nunca tive problemas de fugas de oleo.
O problema mais chato foi ter gasto as pastilhas atrás de uma forma pouco uniforme, ou seja, gastaram-se mais de um lado que doutro e foram ao disco. O disco foi para o lixo e tive de substituir.
O poder de travagem é bom e não são demasiado potentes como os XT que já experimentei e não gostei.
Cada caso é um caso.
cumps.
hugo
 

jcj

New Member
Travões Hidraulicos Hayes HFX9 xc

Boa noite a todos os Betetistas, alguem sabe qual o comprimento do cabo hidraulico do travão de traz? Estou a pensar em comprar mas tenho duvidas em relação ao comprimento pois há algumas marcas como por exemplo os formula oro que chega a ter 1650mm que é demasiado grande para a minha bicla.
desde já obrigado e boas pedaladas!!!!!!!!!!!
 

Jepas

Super Moderador
Re: Travões Hidraulicos Hayes HFX9 xc

Boas,

quase de certeza que é grande para a tua bike, porque se fosse ao tamanho para ti era curto para outros. Como mais vale sobrar que faltar, as marcas vendem-nos com cabo extra, assim dá para as grandes e corta-se para as pequenas, o contrário é que é impossível sem a troca das linhas de travão.

Se comprares os travões numa loja eles devem cortar-te à medida sem custos e fica perfeito. Se comprares por fora, podes levar a uma loja (+/- 5 euros por travão). Também podes cortá-los em casa, foi o que eu fiz.

Jepas
 

gtid10

New Member
Travões Hayes

Olá pessoal.
Tenho uns Hayes HFX-9 XC com um problema: as pastilhas estão demasiado encostadas aos disco e roçam causando um ruido francamente maçador. Tenho um amigo meu que tem uns exactamente iguais e que funcionam na perfeição.
Ontem sangrei um dos travões tal como indica no site da marca mas o problema continua. Assim que tirei o espaçador das pastilhas elas começam a encostar ao disco e o problema mantém-se. Alguém me sabe indicar como fazer o sangramento ou a manutenção da maneira que as pastilhas se mantenham mais afastadas dos discos pra eliminar de vez o tal roçar? Gosto bastante destas travões e não gostava de ter de os trocar mas já ponho a hipótese de os mandar it travar pra outro lado... será que há por aí algum mecânico habilidoso que queira partihar os seus conhecimentos deste assunto?

Obrigado a todos e votos de boas festas.

RN
 
Top