Travões Formula RX versus Shimano XT

nmp

Member
Boas pessoal,

No próximo sábado devo ir buscar a minha CUBE LTD Race, no entanto surgiu-me uma pequena dúvida relativamente aos travões.
A bike vem equipada com os Formula RX e eu como desconheço estes travões e não encontrei grandes opiniões sobre os mesmos venho aqui pedir algumas opiniões, pois tenho a possibilidade de solicitar a alteração para uns Shimano XT.
Acham que devo alterar ou os Formula RX equivalem-se aos XT?

Cumprimentos e boas pedaladas...
 

BruNitro

New Member
Olá nmp!

Também estou a pensar comprar a LTD race.

Penso que vais muito bem servido com os formula RX.

Quando vi a ltd race tb pensei: "Se comprasse esta bike mudava-lhe os travões para uns Avid Elixir R", mas andei também a sondar o "mercado" e penso que não valia a pena trocar, pois são muito bons os travões.

Já agora, de que cor compras-te?!

Cumps

Bruno
 

nmp

Member
Boas Brunitro,

Eu comprei em preto! Gosto mais de cores discretas embora com um ou outro promenor! A LTD Race encheu-me as medidas :)! A bike chegou ontem mas só posso ir busca-la no Sábado. Depois coloco umas fotos pro pessol ver e, se quiseres, envio-te algumas por mail se pretenderes observar algum promenor especifico.

Quanto aos travões obrigado pela opinião. Como não conheço tive que vir pedir opiniões ao pessoal! Os XT como o preço é semelhante tinha a opção de troca e esses sem que travam bem. Não conheço é o poder de travagem dos Formula RX para fazer uma compração.

Cumprimentos
 

luisn

New Member
eu pessoalmente gosto dos xt
tenho xt e xtr, dos formula e da experiência que tenho,
os formula são mais bruscos e mais difíceis de dosear
o que não quer dizer falta de potencia! apenas mais brusquidão

boas pedaladas e compras
 

pirri

Member
Pessoalmente por duas más experiencias que já tive com travões formula, não os aconselho a ninguém e não os quero nem dados! Comprei Avid e nunca mais tive chatices. XT sem dúvida alguma.
 

nunokas

Member
Boas. Uso os RX na minha Reaction e não tenho para já nenhuma queixa quanto ao poder de travagem (aliás, soberbo) ou progressividade dos mesmos. Isto com as pastilhas orgânicas e discos de origem. Quando mudar optarei pelos famosos R1 ;)


cumps
 

PenduluM

New Member
Eu tenho Formula, já tive Shimano e Tenho Avid tambem. De todas as marcas e se é poder de travagem que procuras, formula sem duvida. Na minha opinião não vale a pena mudar de RX para XT, mas cada cabeça sua sentença.
 

nmp

Member
Já reparei, pelas opiniões, que a malta se divide. Apesar de não conhecer os Formula, sempre tive a impressão que os XT eram melhores! Se calhar foi por já ter experimentado estes ultimos! A ideia com que fico é que talvez se equivalem... Se calhar os Formula são ligeiramente mais potentes e os XT mais fiaveis. Mas não sei... a manterem-se as opiniões talvez não troque.

Pirri, será que podias dizer quais foram as más experiencias que tiveste com os Formula?

Cumprimentos
 

edununo

Well-Known Member
Tenho os RX na Cube e travam muito bem. Algo ruidosos e nem sempre é fácil fazer com que não rocem nas pastilhas. De resto travagem e progressividade estão lá.
Eu não trocava pelos XT.
 

nmp

Member
Edununo,

Quando mencionas que "...nem sempre é fácil fazer com que não rocem nas pastilhas" refereste a alguma tendência para ficarem desafinados por algum motivo!?
 

edununo

Well-Known Member
Às vezes basta tirar a roda e voltar a colocar. São algo caprichosos nesse aspecto. De resto e após 15 meses e mais de 3000kms continuam impecáveis.
 

nmp

Member
Obrigado pelo esclarecimento Edununo. Sendo assim, talvez mantenha mesmo os Formula que vem de origem. Acho que as primeiras alterações que irei fazer serão no avanço, espigão de selim e guiador, afim de melhorar o peso... Mas para já ficará tal e qual como vem de fábrica.

Cumpr
 

pirri

Member
Claro! Tive problemas a nível de retentores nas bombas e nas manetes, ou seja, rebentavam e perdiam o óleo e ficava sem travões. Os últimos que tive eram feitos de magnésio (acho que é isso) e eram muito leves e até travavam bastante bem só que, tal como disse, rebentou os retentores e a travagem desapareceu. Mandei reparar e na loja a que fui até me disseram que aqueles travões davam bastantes problemas. Acertaram! Passado pouco tempo voltaram a rebentar. Até o verniz da pintura das manetes começou a ficar danificado por causa do óleo. Actualmente não sei como estão os formula mas, como já disse, pessoalmente, não quero formula.
 

nmp

Member
Se fosse eu depois disso também não queria mais Formula. No entanto o feedback do pessoal até tem sido razoável. Se calhar vou mante-los e logo se vê...

Obrigado pela opinião.

Cumpr
 

BruNitro

New Member
Já tenho a minha Cube LTD Race e tenho um problema com os travões, ou seja fazem um barulho que parecem estar ferro com ferro ao travar que até faz alguma vibração... Mas não tem qualquer tipo de empenho... Alguém tem algo a dizer?
 

zykon

Super Moderador
Os problemas dos formula são muito conhecidos. Mas a realidade é que a maior parte deles são fáceis e baratos de resolver. Com excepção dos antigos B4 que deram bastantes problemas, as series mais recentes, os ORO, o problema que têm é as manetes que deixam de recuperar na totalidade e rapidamente. É um O-ring que se estraga. Desde que substitui esse O-ring, nunca mais tive problemas.
Não conheço os novos XT, mas em relação aos antigos, na minha opinião os formula travam claramente melhor.

BruNitro, isso deve ser as pastilhas danificadas ou contaminadas
 

zykon

Super Moderador
Então podem ainda não estar bem acamadas, mas não quer dizer que não estejam com gorduras por exemplo. Uma lubrificação descuidada à transmissão é suficiente
 
Top