Travões Esponjosos...

frezite

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boas...

tenho notado após várias tentativas de afinação que o meu travão traseiro (v-brake) tem um tacto muito esponjoso... a manete não bloqueia completamente, se continuar a fazer força, apesar de já estar a travar continua a apertar... como o quadro é preparado para travões de disco o cabo passa por cima do guiador logo a bicha vai completa desde a mante até ao v-brake... será que se arranjar maneira de cortar a bicha na zona que atravessa o tubo superior do quadro tal como o das mudanças... isso deixa de acontecer... e onde arranjar a peça que me permita colocar colocar a bicha até aó início da xona que atravessa o quadro... fiz-me compreender ( o terminal da bicha mas que dê para por no encaixe próprio para disco...


um abraço

Rui
 

JCSC

Member
Os meus travoes tambem estavam +- assim segundo percebi a tua explicacao, mas na revisao, trocaram cabos e olearam ?! as "bichas" e voltaram a ficar 5 estrelas.
 

Vladimir

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estás a dizer que o espiral é completo desde a manete até ao V-brake? estranho man, nunca vi um quadro assim..
Mas isso não é fonte de nenhum problema, não há aí razão para alarmes


verifica se tens os calços PERFEITAMENTE alinhados com o aro

eu tb uso v-brake, e já me aconteceu igual, o que faço é trocar os espirais e cabos todos (é baratinho - 15€ e trocas tudo) e verifico o desgaste dos calços. Obviamente, a primeira coisa que vejo é o alinhamento dos calços com o aro

(ao comprares espiral, compra um que tem um tubo transparente dentro do próprio espiral, é muito melhor. Nao te esquecas igualmente das cabeças dos espirais)

Se quiseres gastar dinheiro, compra espirais em KEVLAR... nem imaginas como diminui a resistência á fricção do cabo! è de outro mundo!
 

frezite

New Member
eheheh já tenho uns travões de disco....

mas a questão é que como está preparado logo para disco... a bicha vai desde a maneta até ao vbrake... lgo aí perde-se um pouco aquele tacto com um de bicha interrompida... no entanto com um cabo novo... bem oleado e afinadinho resolveu... +/-... não estava bem como eu queria... tipo o da frente mas isso são pormenores agora estou com tr. de disco num ganda negócio que fiz...

um abraço

Rui
 

Peso-Pluma

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Oi.
Experimenta ver este pormenor.
Os calços têm 2 anilhas CÔNICAS(interior) e uma delas tem e mais larga que a outra, ve se esta anilha esta colocada por de tras do calço ou pela frente...

abraços

Pluma
 

amarelo

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v-brakes XT

boas.
após ter andado afastado do BTT uns tempos (uns largos meses) por motivos vários que agora não interessam nada :mrgreen: decidi que é a altura certa para voltar ao que tanto gosto de fazer.
Ofereçeram-me uns V-brakes XT e tive a monta-los à pouco, coiso e tal, aperta e não aperta :D lá esta eles montados, por enquanto só o de trás.
Penso que os calços estão 99% paralelos ao aro, e se os "bater" manualmente contra a parede do aro fazem aquele barulho tipico, mas o problema está qdo aperto a manete..... tá bueee esponjosa... n consigo perceber :(
Com os antigos SRAM aquilo parecia pedra :D sentia o limite deles, dps era só apertar até travar o desejado, nd de "esponjosidades"
alguem me pode dar umas dicas ?

Obrigado a todos.
Boas festas e feliz ano novo
 

amarelo

New Member
ok, já vi que o meu tópico foi mudado, peço desculpa por não ter pesquisado nada, mas li este tópico e fiquei na mesma.. :(
alguem tem outras dicas / soluções ?
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Travões Esponjosos...

JCSC said:
Os meus travoes tambem estavam +- assim segundo percebi a tua explicacao, mas na revisao, trocaram cabos e olearam ?! as "bichas" e voltaram a ficar 5 estrelas.

Também uso v-brakes e esse problema acontece-me frequentemente após uma volta com muita lama e chuva. Faço o que disse o JCSC e também ficam impecáveis.

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

amarelo

New Member
mas eu acabei de montar os meus... também é verdade que as bichas/cabos não são novos mas com os antigos SRAM aquilo era uma maravilha
nao percebo... :(
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Travões Esponjosos...

Bem... mais não sei. No entanto temos na equipa um guru da mecânica :lol: . Vamos ver se ele aparece por aí. :wink:

Se mais alguém souber...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

Peso-Pluma

New Member
Peso-Pluma said:
Oi.
Experimenta ver este pormenor.
Os calços têm 2 anilhas CÔNICAS(interior) e uma delas tem e mais larga que a outra, ve se esta anilha esta colocada por de tras do calço ou pela frente...

abraços

Pluma
Eu já dei aqui a minha dica...mas ninguém respondeu..

abraços

Pluma
 

amarelo

New Member
exacto, tem 2 anilhas cónicas, a mais larga ficou do "lado de fora", ou seja, ta mais afastada do calço, e menos larga é que ficou mesmo encostada ao calço.
elas não vinham asssim só que eu alterei a sua ordem porque senão os travões ficavam muito "abertos".
é dificil explicar estas coisas aqui, mas espero que tenham percebido :D
cumprimentos a todos
 

Peso-Pluma

New Member
ai está, mas ao meteres para fora os travões vão ficar mais esponjosos.
Experimenta pôr a anilha cônica mais larga na parte de dentro(mais perto do calço).

Abraços

Pluma
 

amarelo

New Member
já mudei a ordem das anilhas... ficou melhorzito.. nd de especial.
Reduzi também o comprimento da bicha, a travagem é muito potente mas sinto tanto a falta daquele bater, "pack" e pimba aperta-lhe as "guelas" eeheheh
obrigado a todos
 
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