Travões e montagem de rodas

#1
Boa noite!
Sou novata bla bla bla comprei uma Cannondale sl4 em segunda mao e como veio de transportadora, tem as rodas desmontadas etc etc...
Estou com dificuldades em montar as rodas. As pastilhas dos travões de disco estao quase coladas uma na outra, e nao deixam o disco da roda passar.
Aquilo tem dois parafusos, do lado de dentro, os quais tentei desapertar mas nem mexem 1mm.
Que faço?

Cumprimentos!
 

edununo

Well-Known Member
#2
Tenta retirar as pastilhas dos travões e depois com algo plástico de preferência, abre os bombitos.
Digo plástico para não danificar nada.
Se não te sentires à vontade, o melhor é passar numa loja. Resolvem isso facilmente.
 

Nande

Active Member
#3
Quem a desmontou devia ter tido o cuidado de colocar umas peças de plástico entre as pastilhas - são peças próprias para transportar a bicicleta sem rodas.
Se estão só “quase coladas”, podes tentar introduzir algo de plástico no meio para tentar “abrir o caminho” - melhor mesmo é passares numa loja - era o que eu faria.
 
#4
Obrigada pelas dicas!
Consegui montar as rodas, graças ao que disseram :D
Mas ainda assim as pastilhas fazem barulho, estao muito proximas do disco. Ha algo que possa fazer para resolver isso ou melhor mesmo é ir a uma loja?
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#5
Tens de centrar as pastilhas no disco.
Desapertas, aliviar, os parafusos que seguram as pinças de travão. De modo a ficar folgado.
Apertas a manete do travão respectivo. Sem largar... Apertas novamente os dois parafusos que seguram a pinça. Depois já podes largar a manete.
Rodar a roda para ver se roda livremente, sem ruídos das pastilhas a roçar o disco.
 

joseruivo

Active Member
#7
Não precisa - com as instruções do Pedro é muito fácil resolver a questão, já fiz assim várias vezes. Depois só poderá ainda ficar a fazer barulho se tiver o disco empenado.

Se não achar fácil de perceber a explicação arranja-se um video na net a mostrar como se faz. Deixa ver o que Sarovsky diz...
 

joseruivo

Active Member
#8
Não precisa - com as instruções do Pedro é muito fácil resolver a questão, já fiz assim várias vezes. Depois só poderá ainda ficar a fazer barulho se tiver o disco empenado.

Se não achar fácil de perceber a explicação arranja-se um video na net a mostrar como se faz. Deixa ver o que Sarovsky diz...
PS - Aqui, a partir do minuto 3. O resto também é interessante
 
#9
Boas! Consegui e ja a tive a experimentar! Agora acho que faz um barulho estranho é na corrente :rolleyes: isso e só chego com as pontas dos pes ao chao, devo ter a mania que sou grande (comprei uma M)... :oops:
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#10
sso e só chego com as pontas dos pes ao chao, devo ter a mania que sou grande (comprei uma M)... :oops:
É mesmo assim( montada no selim)
Mas se estiveres em pé sobre o tubo, já deverás ter uma distancias de 3/cm entre este e o teu "entre pernas " ;)

Agora acho que faz um barulho estranho é na corrente
Estranho como, em que situações? Será que a corrente está bem passada nas roldanas do desviador!?

Não te esqueças de lubrificar a corrente. Só a corrente. elo a elo...
Eu faz bastantes anos que só uso SQUIRT lube, é um lubrificante seco, à base de ceras.... optimo para tempo seco, ´eassim que deve ser aplicado ( mas a logica de uso pode e deve ser utilizada para outros tipos de lubrificantes.

No tempo molhado, utilizo o FINNISH Line Ceramic WET. Dura-me o dobro do SQUIRT, o modo de empreogo e identico.

Lubrificar a corrente somente elo a leo, nunca nas cremalheiras. e nada de excessos de lubrificantes. que é prejudicial e forma uma argamassa orrivel, alem de atrair ainda mais as poeiras e areias,, e um gajo caga-se todo... e tudo o que ali tocar.
Normalmente o pessoal goza comigo, dizem que tenho a corrente seca... pois é....
 

edununo

Well-Known Member
#11
Boas! Consegui e ja a tive a experimentar! Agora acho que faz um barulho estranho é na corrente :rolleyes: isso e só chego com as pontas dos pes ao chao, devo ter a mania que sou grande (comprei uma M)... :oops:
Isso é que é chato, se não compraste o tamanho correcto.
Normalmente o M é para quem tem mais de 1.70m.
Já agora, qual o tamanho da roda?
 
#12
só chego com as pontas dos pes ao chao, devo ter a mania que sou grande (comprei uma M)... :oops:
Para a perna estar bem esticada, obteres o melhor rendimento e nãomagoar os joelhos, vais ter de aprender a andar sem sentires a necessidade de tocar com os pés no chão quando está sentada. Sobe o selim, e pratica arrancar em pé, e parar de andar descendo do selim.

Como arrancar: sem estar sentada, começa a pedalar; quando tiveres uma perna esticada e o rabo no ar, aí então sentas-te e começar a pedalar normalmente com os dois pés.
Como parar: está aqui, mais ou menos minuto 6:15.

Podes procurar vídeos no youtube sobre como regular a altura do selim.
 

Daemon

Active Member
#13
Uma medida "genérica" para o selim, mas que até funciona bem é:
- encostar a bicicleta á parede (só para apoio)
- sentar em cima da bicicleta
- e sentada no selim, com o calcanhar no pedal, a perna tem de estar esticada
- como só consegues apoiar um calcanhar de cada vez (lógico), cuidado para não desequilibrares demasiado o corpo para o lado onde o calcanhar está a tocar no pedal e a perna está esticada

Espero ter explicado bem.
Mas como disse é uma forma "genérica" (nada cientifica) de medir a altura a que o selim deve estar.