Travões de Disco com Ruído (Chiadeira, Barulhos)

#22
netwolf said:
Não sei se aconteçe a alguém, mas os meus travões de disco, principalmente o da frente, chiam um bocado.
Os discos são Shimano e os travões são hidráulicos também Shimano.
Existe algum truque para evitar isso?
Um abraço.
Obrigado pela ajuda.
Artur
Um "segredo" que é aplicado nos discos das viaturas é fazer pequenos furos e introduzir pontas de lápis...a grafite elimina a chiadeira e mantém a qualidade de travagem...
 

Jepas

Super Moderador
#23
Esse truque da grafite pode diminuir a chiadeira, mas também diminui a potência de certeza, ou não fosse a grafite um bom lubrificante (óleos grafitados usam-se nas suspensões de lâminas). Por isso antes de pores grafite nos discos (nunca), sugiro que lixes um pouco as pastilhas (para tirar o "vidrado") ou então anda e trava com os discos molhados uns minutos propositadamente. Chiam que se fartam a princípio, mas vão ao sítio depois de secos. É a maneira mais rápida de os "acamar".

Jepas
 
#24
Boas :)

E assim, tenho uns travões tektro mecanicos, e hoje de manha o meu irmao foi andar de bike ( :evil:) tudo bem.
Quando vou a pegar na bike a e travar com o da frente aquilo faz uma chiadeira infernal e nao travava nada, fui ver, tinha-me espetado com 5 litros de bala no travão doh
Lavei com a mangueira a fazer pressão no travão e limpei tudo bem limpinho, a coisa resolveu-se minimamente, agora o que me aconteceu foi so o travão tar desafinado, não trava mesmo nada de jeito :grrr:

No outro dia quando fui a revisão o dono da loja tinha-me dito que podia ficar um "virus" qualquer no disco e por mais que se limpa-se ele iria sempre voltar ao mesmo (que é nao travar).

Alguem mo pode dizer se os travões se vão estragar ou com o tempo e uma ida a revisão aquilo vai ao sitio?

[[[]]] :wink: :D
 

Jepas

Super Moderador
#26
boas,

vírus nos travões... bem, realmente o único sítio onde não põe óleo é nos travões, mas há malucos para tudo. A solução mais fácil/cara é trocar tudo, pastilhas e disco e assim fica seguro de voltar a travar. A solução mais trabalhosa/barata(grátis), lixar o disco e as pastilhas e limpá-los com álcool, aquecer as pastilhas para evaporar(fritar) o óleo. Neste último caso não restam muitas esperanças às pastilhas, depois de contaminadas... são lixo. Devido à porosidade elas absorvem o óleo, por isso é tão difícil fazê-lo sair depois.

A solução mais equilibrada é limpares muito bem o disco e trocares mesmo de pastilhas (o disco não absorve o óleo)

Jepas
 
#28
Obrigado pela ajuda pessoal, um amigo meu tambem ja me tinha dito para limpar com alcool e resultou, dá para ir desenrrascando.
Mas quando puder vou comprar umas pastilhas novas.

[[[]]]
 
#29
Boas,
Tenho uns travões Avid Juicy 5 que ultimamente não param de chiar, falei com ppl experiente e disseram-me que era ferodo das pastilhas, que uma lavagem resolvia o problema, assim fiz, mas a chiadeira continua e já se tornou irritante sempre que vou andar, alguem me poderá dar alguma dica de como tirar esta chiadeira....

Obrigado

Cumps e Bons rides!!
 
#30
Olha que estou a pensar em comprar uns iguais, averigua la bem isso e posta aqui as respostas para eu nao enfiar um barrete :mrgreen:
Não sei se ja trocaste as pastilhas mas isso muitas vezes resolve e por muito boas que penses que possam estar as vezes nao estao.
 
#31
Viva!!!

Tenho uns travões desses mas isso n me acontece em tempo seco, só depois de molhados pela chuva ou n é k fazem uma chiadeira, mas penso k isso é normal. Será k n contaminaste as pastilhas com oleo sem querer? ou então podem ja estar gastas e o k está a raspar no disco é o metal k serve de suporte ás pastilhas, já me aconteceu.


Cumps
Vitor
 
#32
Acho que já existe por ai muita informação sobre a chiadeira dos juicy, mas de qualquer maneira, têm fama de ser barulhentos. Quando se molham, é garantido que assustam a passarada toda, mas de resto não tenho razão de queixa. Verifica se tens as pinças bem centradas. Muitas vezes é dai que vem o barulho..
 
#33
Ola! Iniciei as minhas pedaladas à 2 meses, daí a minha ignorância. Adquiri 1 mondraker factor à 2 semanas. Um destes dias, no fim de umas pedaladas resolvi lavá-la e lubrificá-la com óleo de spray (um pouco fino). A partir daí o travão dianteiro faz barulho quando travo, qua será a razão?
 
#34
:)

Boas, Nunca :stop: se usa óleo para limpar os discos dos travões, existem no mercado alguns produtos nomeadamente em spray para limpeza dos mesmos, normalmente desengordurantes.

Boas Pedaladas
 
#35
Boas.....


Como já foi referido anteriormente, nunca utilizes óleos ou outros produtos gordurosos para a limpeza de travões, ( neste caso podes inutilizar as pastilhas ) Se o pretenderes fazer limpa apenas os disco com Alcool

Bem como adquiriste a bike á pouco tempo :wink: pode necessitar de um pequeno ajuste da pinça do travão da frente.
Se tens alguma experiencia até tu o podes fazer ( desapertas os dois parafusos do adaptador do travão frente pressionas umas 2/4 vezes a manete centras a pinça com o disco e voltas a apertar novamente os parafusos) Se defacto não te achas á altura de o fazer aconselho-te a ir a um tecnico de bikes para proceder a essa afinação.


É normal que isso aconteça pois como disses-te é praticamente nova.. :wink:
 
#36
A mim essa chiadeira acontece-me sempre que lavo a bicla.

Após uma boas travagens a água sai das pastilhas e acaba-se o barulho.

Agora se foi do óleo é provável que as pastilhas tenham absorvido o dito e estejam contaminadas. Nesse caso é melhor ires até uma oficina especializada para eles te diagnosticarem o problema exacto.
 

paff

New Member
#37
Bom dia a todos,

Acabei de ler o tópico do rmpro e o meu problema deve ter uma resposta parecida à dúvida dele.

Acontece que o meu disco de trás (avid juicy 3) está a fazer uma "xiadeira" irritante quando travo.. ou seja, não perdeu eficiência mas quando está quase a parar faz um barulho incomodativo.. será pó? será uma pedrinha? Porque a alta velocidade não faz... mas quando está quase a parar é que começa a fazer barulho.
Já olhei pro disco... já fiz uma lavagem à bicicleta... e como sou novato, tenho medo de mexer.

Também já tinha reparado que em algumas curvas sentia o disco a roçar na pastilha, e foi com grande alivio que soube que afinal até é normal.

Então qual será o melhor procedimento?
O mesmo do tópico do rmpro?

Obrigado a todos
 
#38
Pois, de facto acho que até deverá existir respostas possíveis para este problema... Seria uma questão de procurar e experimentá-las...

De qualquer forma, deixo aqui algumas soluções caseiras que funcionam comigo...

Primeiro, lava muito bem a bicicleta (já o fizes-te).

Será normal depois do banho ela chiar um pouco, mas depois deveria passar.

Se isso não resolver, tiras as pastilhas (deverá ser um procedimento relativamente simples), dá-lhes uma lixadela superficial com lixa ´fina (para ferro por exemplo), sopras para tirar o pó e voltas a montar tudo no sitio!

Se com a lavagem e com este procedimento não resultar então já não sei o que podes fazer!
 
#39
Saudações

Esse barulho pode acontecer por vários motivos mas o mais certo é ser algo relacionado com as pastilhas... procura tira-las e ver se não estão gastas ou se há algum lado ou canto mais gasto que outro, se assim for pode ser problema nos bombitos e então... ui.. ui...

Se não estiveres gastas podes limpar a superficie das mesmas com um pouco de lixa como disse o hélio69 e em seguida limpar o disco porque pode estar sujo, agora atenção com o que usas para lavar o disco, evita produtos abrasivos ou gordorosos, podes comprar algo proprio para limpeza de discos ou então usar alcoól...

Abraço