Travões: Avid Elixir CR carbon vs Formula RX

#1
Boas a todos,

Gostaria que me ajudassem na escolha de uns novos travões para a minha bike, estou indeciso entre os Avid Elixir CR carbon e os Formula RX, quem os utilize ou tenha utilizado que deixe a sua opinião.

Obrigado,
 
#2
Boas,

Tenho uns Avid elixir cr e só tenho a dizer, excelente potência de travagem, afinações quase que nem precisão!

Estou muito satisfeito com eles, nunca me deixaram ficar mal!

Quanto aos Formula RX por enquanto não te posso dizer nada, mas um colega meu comprou uns e este fim de semana devo de ir andar com ele, depois posso-te dar o seu feedback!

Mas nada como fazeres uma pesquisa pelo fórum, deves encontrar mais do que um feedback sobre ambos os travões!

cumps
 
#3
Boas. Aproveito este topico para não criar um novo, pois também estou interessado em comprar uns travões novos e estou indeciso entre os Avid Elixir CR Carbon, Formula R1 e Hygia SLP. Os Formula sei que são muito bons, os Hygia desconheço totalmente. Alguem me pode dar um feedback sobre o seu poder de travagem? E em termos de peso, são semelhantes aos Formula R1?


 
#5
Estimados, não quero ser "chato" mas quando criei o tópico foi para tirar uma dúvida entre duas opções às quais resumi a minha escolha.

Pelo que peço que emitam opinião sobre as duas opções: Avid Elixir CR carbon ou Formula RX e não se ponham a divagar com outros modelos, é que desta forma o tópico perde o sentido para que foi criado.

Escolhi estas opções porque me parecem estar dentro da mesma relação Qualidade/Desempenho/Preço que estou disposto a gastar.

Obrigado

HROD
 
#6
Boas hrod :D

Tal como o Paulo986 sou um feliz possuidor de uns Avid Elixir Cr Carbon (160mm fr/tr).
Adquiri estes travões há pouco tempo e até estou bastante satisfeito.
Têm um excelente poder de travagem e a hipótese de regular o alcance do travão bem como o ponto de accionamento das pastilhas.

Na altura decidi por estes travões por serem apelativos a nível estético, possibilidades das regulações acima referidas, feedback dos users deste fórum e o facto de estarem a um preço porreiro.

Deixo-te uma foto com o peso dos travões. Estes estavam com o comprimento dos cabos originais (80cm/135cm) e os espaçadores das pastilhas.




Cumps ;)
 

edununo

Well-Known Member
#9
Já tive os Formula RX. Os travões pesavam com os tubos a 77 e 135cms, sem discos mas com o adaptador traseiro de IS para PM 160mm, qualquer coisa com 537g. São leves, potentes e progressivos. Algo ruidosos com os discos de origem e não é fácil afinar para que não rocem nas pastilhas.
Já agora, os discos de 160mm pesam 88g e o de 180mm 119g.
 
#12
Pelas respostas dadas até ao momento, parece que a preferencia do pessoal do forum vai para os Avid Elixir CR.

Algum possuidor dos Formula RX, pode argumentar algo em seu favor!
 
#14
Os RX devem de ter o mesmo mal dos R1: dão mais trabalho para afinar e alguns pedem mesmo alguns truques para serem afinados em condições. Para quem isto não for um problema... Então força na compra, porque no resto a Formula não brinca. Tenho uns R1 e são excelentes. Os RX perdem em peso para os R1, essencialmente deve ser isso, mas serão mais robustos e não sei se um tudo nada mais potentes, pois foram feitos a pensar no AM, mas ainda assim, são relativamente leves.

No meio disto tudo, convém dizer que os Elixir CR também são excelentes. Eu é que sou mais virado para os Formula... Não é pela marca em si, mas sim pela caracteristica de travagem (já tive uns Oro Bianco). São Italianos, logo, não são perfeitos ;)
 
#15
Peço desculpa, mas não concordo com a sua afirmação.

São Italianos, logo são perfeitos.

Formula é topo em termos de travões, tenho uns Oro bianco e uns Avid Elixir R que estao montados neste momento, montei os Avid por motivos esteticos mas em termos de potencia de travagem os Formula são mais potentes. Estou a ponderar seriamente voltar a colocar os Formula, pois não estou a gostar muito do tacto do travão traseiro.

Neste caso porem escolheria os Avid, em termos esteticos são lindos e pelas reviews tem boa potencia de travagem, ao contrario dos RX que são o modelo mais feio da Formula e são um pouco pesados. Se estivessemos a falar dos R1 aí sim, ia para os Formula.
 
#17
Gosto do tacto e potencia de travagem dos RX e tal como o edununo diz, são mais leves e manhosos com a afinação para não roçarem nos discos (especialmente os de origem de 180mm). Na potência de travagem parece que a Fórmula é a referência ;)



cumps
 
#19
Pendulum, reafirmo, são Italianos, logo não são perfeitos. Tive os Oro Bianco, tenho os R1, e nem um nem os outros são perfeitos, principalmente pelas dificuldade que a maioria possui em se fazer o ajuste da posição das pastilhas e pela dificuldade em fazer sair os pistões por igual, e isso, queira desculpar, mas é um problema conhecido de quase todos os Formula. Ainda assim, por tudo o resto, adoro-os e depois de bem afinados (o que pode dar algum trabalho) são excelentes. E prova disso foi ter comprado os R1, já sabendo (pelo que ia lendo de quem já os tinha) que ia encontrar alguns problemas. Medi os prós e contras e comprei. Simples como isso. Mas sim, perfeitos são, mas para mim. Contudo, como estou a aconselhar outra pessoa, procuro ser racional.
 
#20
Tu não estás a perceber, não ha travões perfeitos, sejam Italianos, Ucranianos ou Mongois. O que eu queria dizer é que pelo facto de serem Italianos têm um ponto a seu favor na minha opinião, na de outras pessoas não.

Eu dei uma opinião racional, e por acaso até aconselhei os Elixir CR, pura e simplesmente não faço analogias entre o pais onde é feito o material e a sua qualidade, senao 90% dos quadros que por aí andam era uma bela porcaria, pois são feitos na china.