Transporte de suportes de bicicletas nos tejadilhos de forma permanente

X

xavibike

Guest
Boas

Existe uma situação que me faz pensar, tenho reparado que andam vários automóveis com os suportes de bicicletas de forma permanente sem as bicicletas.

Nós como ecologistas que penso que todos os que gostam deste desporto o são, fazendo muitas vezes reparo á limpeza de todo o tipo de lixo (fitas de provas, plásticos e latas do lanche etc...que alguém atira para o chão).

Não teremos consciência que estamos a poluir fazendo gastar mais combustível ao transportar esse peso e resistência ao ar que provoca esses equipamentos?

Qual será a razão? Exibir que se pratica este desporto? Preguiça?

Este é um tema que eu e os meus colegas de ciclismo e btt comentamos, desconhecendo o que leva a essa atitude!

Espero não ter ferido a susceptibilidade de ninguém, e seja encarado de forma positiva para melhorar o nosso planeta.

Boas pedaladas
 

MJCT

New Member
Realmente todos os dias passam por mim imensos carros com suportes de bikes (e normalmente suportes todos "XPTO" provavelmente mais caros do que as bicicletas que transportam), já bicicletas lá decima tá de chuva.

É certo que durante a semana a maior parte das pessoas não anda, mas mesmo assim devia-os tirar do tejadilho. E mais, desconfio que muitos nem ao fds anda LOL
 

canuco

New Member
o que deve acontecer com quase toda a gente é que não estao para ter o trabalho de por e tirar sempre que vao andar.
eu falo por mim, ando sempre com os suportes no carro, mas ando durante a semana.
Mas sinceramente, a minha opinião é que não é por ai o caminho, hà muita outra coisa mal por aí e ninguem se peocupa, decerto que há muitos BTTistas que fumam, logo estão a poluír o ambiente e acontribuir para o aquecimento global, etc etc etc.......
 

rucaf3

New Member
Eu por acaso tenho duas montadas e que são usadas algumas vezes quando vou para Sintra ou Arrábida cerca de uma ou duas vezes por mês... Se eu podia as tirar?? Podia... Mas se tivesse de pôr e tirar de cada vez k precisasse, preferia a levar dentro do carro... Preguiça?? chamem o k quiser se as comprei é para as montar e usar.... Se as uso pouco? Tsssc !!! Agora haja paciência para passar a vida a desapertar e apertar porcas k ainda por cima os tornilhos são em plástico podendo partir os mesmos... Náááááá... Posso gastar mais um pouco mas poupo noutras k se calhar esses k as tiram de cada vez k andam não poupam... Poupo água, luz, separo lixo e afins... Acho k não é por trazer as barras k vou poluir muito mais... Acho k á mais com k nos preocupar do k as meras barras...
 

canuco

New Member
Talvez esse até seja o melhor argumento, da primeira vez que montei as minhas barras, quando chega a parte de fixar bem, se apertar-mos muito aquilo começa a moer, agora imaginem por e tirar sempre que se vai andar, moía ao fim de 1 mês.....
 

stuka666

Member
Se o único mal no mundo fosse o acréscimo de consumos a que um carro fica sujeito quando anda com barras no tejadilho...
 

markpainel

New Member
por amorde deus não são os suportes das bikes que vão ajudar a poluir este mundo eu tb tenho 2 montados no meu carro e nunca os tiro tb ando 3 a 4 vezes por semana se os fosse tirar sempre não fazia mais nada
 

jorgegt

New Member
A ideia do xavibike é boa, pois já reparei que o meu carro consome um pouco mais (Auto- estrada) com as barras colocadas e raramente as utilizo, quando vou pedalar quase sempre saio de casa de bike.................
A minha maior preocupação mesmo era trocar o meu velhinho carro a GASÓLEO com mais de 15 anos todo desafinado por um mais economico e ecologico com espaço por exemplo para a bike dentro do porta bagagem e de preferencia a gasolina e não posso comprar porque os preços dos carros em Portugal são exageradamente caros.............chega na maioria dos casos a custar mais de 5000€ do que em Espanha o mesmo modelo..........
E esta heim????
 

Mokoto

New Member
Boas

Eu tenho os suportes sempre montados, é giro andar a passear com eles, porque sou um dos gaijos que faz um desporto da moda.

Epá por amor de Deus, tenham santa paciência, sim é verdade tenho uns suportes XPTO, que todos os fins de semana levam cerca de 3500€ agarrados a eles, só tiro os meus belos suportes XPTO para lavar a carrinha ou para fazer uma viagem grandes e não levo a bike.

Há quem me veja todos os dias sem bike porque, quando saio ao Domingo para a minha volta ainda está tudo a dormir (6:30- 7:00).

Quanto á poluição, preocupa-me muito mais o que se passa na ribeira dos milagres, é uma poluição directa num eco sistema fragilizado que toda gente sabe quem a produz e ninguem faz nada.

Acredita, não me ofendes-te nem feriste a minha susceptibilidade.

Abraço e boas pedaladas com ou sem suportes ;)

Mokoto
 
Last edited:

cavadas13

Utilizador Banido
Esta é boa, querias que as pessoas anda-sem a apertar e a desapertar os apertos cada vez que saíssem com a bike?:rotfl:
Isso é uma coisa muito mínima, não sejamos extremistas, pq se formos, assim, tenho a certeza que tu(e eu) tinha-mos muita coisa a melhorar;)
 

tofarma

New Member
Boas

Na minha opinião não é o facto das barras e suporte(s) se manterem por algum tempo montadas que vai fazer com que se esteja a contribuir para o "mau ambiente" ou para a viatura gastar mais, até porque se a viatura gasta mais o problema é do condutor e aí ninguém tem nada a ver, se gasta 20 euros por semana ou de 2 em 2 semanas!!!
Há coisas mais importantes para contribuir.......como não deixar os "restos" nos trilhos, os banhos demorados, a separação dos resíduos, etc..etc...., estaria aqui a noite toda.....
Pessoalmente, só tiro as barras e o suporte quando não há provas(verão) de resto andam sempre lá, pois estar a tirar e a pôr todos os fins-de-semana, não há parafusos, porcas e apertos que aguentem.....


Inté
 

Silver Surfer

New Member
Esta é a "nova moda"! :D

Além do acréscimo de consumo, o q me faz + espécie é o barulho q faz!
Em viagens curtas ainda vá mas, em viagens + longas c as barras e os suportes acho q dava 1 tiro a mim msm no fim. :fpalm:


SSurfer :)
 

Speças

New Member
Vivam,

sou daqueles que não usa o suporte em cima do carro constantemente, mas também apenas necessito de o usar em deslocações mais esporádicas, pois normalmente, saio de casa já a "rolar".

Tenho porém uma outra questão, que desde o início se me colocou e que, aliás, tenho colocado a alguns dos membros da minha Trupe:
ao estarem constantemente expostos aos elementos (chva e sol, sobretudo), não há possibilidade dos suportes se deteriorarem mais facilmente? Esta é que para mim será a verdadeira questão!

Talvez apertar e desapertar também não seja o mais indicado, mas ter o material ali "à chuva e ao sol" é que talvez seja bem pior. Que acham?
 

Ferrugem

New Member
As vezes gasta-se mais combustível em voltinhas desnecessárias como uma simples ida a algum lado, onde se pode ir a pé ou de bike. Se andar com os vidros abertos, o veiculo também consome mais :eish:
 

VilhenaLeitao

New Member
O autor que me desculpe, mas este post é ridículo!
E porque é que eu estou a comentar? Porque tenho as barras instaladas, óbvio!

Trabalho e resido na zona de batalha/Porto de Mós onde pedalo durante a semana e ao fim-de-semana pedalo em Torres Novas com os amigos da "terra-natal".
Como outros disseram, não estou para apertar e desapertar porcas 4 vezes por semana...
(No início ainda me dava a esse trabalho, mas por segurança e porque pedalava menos frequentemente)

Se se deterioram? Problema meu. (Em 4 anos, não revelam desgaste nem borrachas ressequidas, etc. - a coisa foi pensada para resistir a essas coisas)

Barulhos? Seria uma vez mais problema meu, mas felizmente as minhas não fazem.

Gosto do mundo em que vivemos? Sim, e estimo-o em muitas coisas.

Respeito a indignação do autor do post, (que não deve ter barras mas até gostava :)) mas considero que o mesmo está mal formulado. Devia ser directamente dirigido a quem não pedala e tem as barras. Essa história de ostentação e de desportista da moda é a melhor parte...

Saudações biciclinas
 

Paulo Oliveira

New Member
As minhas barras também andam sempre no tejadilho, mesmo que não vá todos os fds andar de bike. Para mim não faz sentido estar a tirar e a pôr as ditas barras sempre que se vai andar de bike. O acréscimo de consumo é marginal.
 

Mokoto

New Member
Vivam,

sou daqueles que não usa o suporte em cima do carro constantemente, mas também apenas necessito de o usar em deslocações mais esporádicas, pois normalmente, saio de casa já a "rolar".

Tenho porém uma outra questão, que desde o início se me colocou e que, aliás, tenho colocado a alguns dos membros da minha Trupe:
ao estarem constantemente expostos aos elementos (chva e sol, sobretudo), não há possibilidade dos suportes se deteriorarem mais facilmente? Esta é que para mim será a verdadeira questão!

Talvez apertar e desapertar também não seja o mais indicado, mas ter o material ali "à chuva e ao sol" é que talvez seja bem pior. Que acham?

Desculpem off topic, mas gostava de responder a este amigo.

AS barras foram feitas para andar expostas aos elementos, eu pessoalmente, de tempos a tempos lubrifico os parafusos das barras e todas as partes moveis dos suportes. Depois destas chuvadas valentes os suportes começaram a fazer um barulho por falta de lubrificação, enfim um bocado de spray para a corrente resolveu.

Abç

Mokoto
 

klaser

Well-Known Member
Ridículo...gastar mais combustível...eu posso tirar os suportes mas ter uma condução muito agressiva,isso sim vai fazer gastar mais e poluir mais....Ou posso tirar os suportes e fazer o dobro,triplo,quádruplo número de kms que alguém que ando com suportes...Ah e tal,mas se tirasse os suportes ainda gastava menos...Que tal então verificar as malas do pessoal,se aquilo tiver cheio de peso "morto",tb vai gastar mais....Mas prontos,pra não me chamarem de ati-ecológico,meu carro é a GPL,polui muito menos que a grande maioria que anda por aí....
 

TerrorTechWar

New Member
Eu tinha no meu antigo carro e tirava muitas vezes, por causa dos consumos e porque faço viagens muito longas sem bike... resultado: moeu um dos fixadores! Agora já não tenho esse carro e ainda não comprei o adaptador compatível para o novo, mas no novo a bike viaja lá dentro!

Penso que o tema deste tópico é um pouco descabido, cada um faz o que lhe apetece com o seu material, e a cena da poluição... enfim... fosse esse o maior problema!!!
 
Top