transporte de bicicletas

tonebiclas

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Bom dia,

Sei que é um assunto mais que debatido, mas a questão, não me pareceu vê-la verdadeiramente respondida.
Este fim-de-semana, foi-me dito por uma advogada, que consultei quanto ao transporte de bicicletas na traseira do meu carro; que, depois de concedida a autorização para a utilização de bola de reboque, a questão das dimensões para a traseira do carro não se põe, uma vez que temos a possibilidade de transportar atrelados, com rodados próprios, que aumentam em muito mais a dimensão do elemento automóvel. Alguém me consegue confirmar/desmentir esta informação, a pessoa em questão não é especializada nestes assuntos...

Continuo com uma verdadeira aversão ao transporte da minha bina no tejadilho do carro, vai muito exposta aos elementos e sujeita a que lhe aconteça alguma...

cumprimentos e desde já obrigado
 

Kumbaiala

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Julgo que a resposta à tua questão reside na definição de atrelado com rodado próprio. Os suportes traseiros para bicicleta com engate na bola não são atrelados. De acordo com o DL 16º/2010 e novo regulamento comunitário Nº 371/2010 os suportes da traseira de engate na bola de reboque são Unidades Técnicas para extensão de carga. Mais uma vez deixo aqui as informações do utilizado Navid: "Os suportes para bola de reboque não são considerados reboques visto não terem rodas. Podem sim ser homologados na categoria de Unidade Técnica para extensão de carga e obviamente que nem todos os suportes para bola de reboque tem a homologação EC. Se o suporte não tiver ficha eléctrica de 13 pinos (ou seja não tenha luz de marcha-atrás ou farol de nevoeiro) podem ter a certeza que não consegue a homologação EC. As unidades técnicas Thule G5 ( agora substituído pelo mais moderno Thule G6 LED), Thule EuroClick G2, Atera Strada Sport ou DL, e Atera EVO tem a homologação EC de acordo com as normas Comunitárias. Não basta ter ficha de 13 pinos e as luzes todas para se conseguir a homologação EC para extensão de carga (há mais critérios de segurança envolvidos). Mesmo que se tenha uma unidade técnica com homologação EC, não é por sí só suficiente para se poder utilizar em qualquer viatura. Se a bola de reboque com ficha eléctrica de 13 pinos em sí não tiver homologada com indicação da carga suspensa máxima para além da rebocável, então de nada serve ter uma unidade técnica com homologação EC. Se as bicicletas ultrapassarem a largura da viatura, então mais uma vez estaremos a violar a lei em vigor em Portugal ."

Se fosse a ti qustionava a tua advogada sobre este Decreto-Lei e sobre o regulamento comunitário de 2010. Para mim as Unidades Técnicas têm duas desvantagens: i) não eliminam o problema da largura (que julgo que pode ser contornado com uma autorização especial e pontual do IMTT); ii) o custo total é muito elevado, devendo o suporte+bola de reboque homologado e sinalizações ascender a valores superiores a 500 Euros. Por outro lado permitem a colocação mais facil da bicicleta e com pouco esforço. Dito isto posso dizer-te que tenho dois suportes Thule Proride há 5 anos que já fizerm duas vezes a viagem Lisboa - Genebra com bicicletas em cima e mais alguns milhares de km em Portugal e nunca tive problemas, desde que verifiques com ciudado a colocação e o aperto das bicicletas e tenhas sempre consciência do acréscimo de altura.
 

tonebiclas

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Obrigado pela esclarecedora resposta.
Para mim, a grande vantagem dos tais suportes traseiros, é mesmo essa estranheza com que olho os suportes de tejadilho. Mesmo sabendo que de inseguro não têm nada (falando em material de qualidade, está claro).
É verdade que é uma solução consideravelmente mais cara, mas aqui é uma questão de gosto também. Prefiro não ter carga pendurada no tejadilho e levá-la "mais protegida" na traseira.
 

LFMCarlos

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Boa Tarde,

Alhuém me pode esclarecer se a largura máxima permitida nos suportes de bola de reboque é a do veículo ou a dos espelhos. Porque penso que e a dos espelhos.

Uma outra questão tem a ver com a Opel que vende modelos (Zafira por exemplo) com Porta-Bicicletas embutido no Pára-Choques traseiro. Uma vez perguneti a um vendedor que me deu a clássica resposta xico-esperto "então acha que a marca ia vender algo que estivesse ilegal".

Boas Pedaladas.

LCarlos
 
Desculpem "açambarcar-me" do tópico, mas tenho uma dúvida relacionada...

Os suportes para a mala mas que não sejam para usar na bola de reboque:




1º Isto pode ser usado? É precisa alguma homologação especial, ou nem por isso?
2º Isto vale alguma coisa? Não me cairão as bicicletas ao chão com mala e tudo? hehehe (a ideia era usar com duas bikes, uma Trailrock com ~14.5kg e uma GMX de hiper, que não pesei mas é pequena (roda 24) pelo que não deve pesar muito).

É que os de tejadilho, além de também me causarem um bocado de impressão, tem sempre aquela cena: Diz-se que os Thule são bons, mas são "mais caros" que as minhas bikes! :) E ainda tinha de comprar as barras, que também não as tenho, nem preciso para mais nada... :/

Haverá outros mais em conta que os Thule e que segurem as bikes lá em cima? :)
 
Last edited:
É, imaginei que isso fosse causar problema...

Existe alguma concorrencia aos Thule, mais em conta, mas com um minimo de segurança?
 

m.r.f.

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Boas, eu tenho uma da decathlon em aluminio, faço varias vezes a viagem de Valongo a Chaves e nunca tive problemas.

É logico que tenho mais cuidado, pois tento não vazer guinadas repentinas por percaução, mas tambem não percebo essa impressão com as de tejadilho, a não ser que queiram fazer o rally.

O mais seguro e mais economico ainda continua a ser desencaixar as rodas e levar na mala.
 
Isso é o que tenho feito.
O problema é que, quando for para levar a minha, a da minha esposa e a do meu garoto...
Tudo bem, a mala do meu Carisma é enorme, mas não faz milagres! :)
 

m.r.f.

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Boas, ainda hoje estive na sportzone do norteshopping e reparei em um suporte de por atraz do carro. Não era de engate na bola, parece que ficava ao nivel do vidro traseiro.
Agora já não me lembro se era para duas ou tres bikes, mas o preço era á volta de 60 €. Muito mais barato do que tres suportes e barra de tejadilho.

Tenta te informar em uma sportzone.
 

m.r.f.

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Boas, acho que é isso.
Agora não sei se é homologado ou não.

Penso que seja permitido, mas penso que a largura das rodas não podem ultrapassar a largura do veiculo.
Quando me refiro à largura do veiculo não me refiro aos espelhos pois penso que tens de ter visibilidade para trás.
 

Sarrafo

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O melhor que se tem a fazer,quando tem duvidas da sua legalidade,é pedir informação a GNR.
Resumindo o que me responderam,esse sistema não pode ser usado pois tapa as luzes de sinalização.
 

nasp

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Miguelbrito tamebm tenho um suporte desses cá por casa, e tamebm já tive um CARISMA (grande carro em tudo) e usei varias vezes esse suporte. O truque é elevares o mais possivel o suporte até as rodas passarem por cima da matricula, depois deves ajustares as rodas, como o Carisma tem um retrovisores enormes facilmente consegues fazer com que as rodas fiquem dentro do limite dos espelhos. O meu caro era um 3 volumes se o teu for só 2 ainda mais facil é de fazeres subir as bikes.
 
Pois, em portugal é tipico vender-se coisas que depois não podem ser usadas.
Dá para perguntar porque raio é que se podem vender então!
 

m.r.f.

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Boas, o penso que o Sarrafo tem razão, se for usado como na foto que o miguelbrito postou.
Mas pelo que vi a foto da caixa da sportzone estava montado num carro sem mala saída e ficava sem tapar as luzes.
 
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