Transporte de bicicletas nos comboios

MrOverclock

New Member
Tenho ideia de que é proibido! Mas mesmo que não seja, não deve dar lá muito jeito. Não sei, não experimentei! De qualquer das formas era mais simples se tivesse uma rampa! :D

Sinceramente, eu nunca gostei muito da nova estação de Aveiro acho-a muito estranha e desconfortável! Mas não sei explicar ao certo o que está errado!
 

Rresende

New Member
Eu por acaso acho linda.
Mais moderna.
Mas continuando, até hoje eu e amigos meus sempre fomos pelas as escadas rolantes com as bicicletas e nunca tivemos problemas.
E dá jeito :p Melhor do que leva-la a mão pelas escadas acima.
 

Teso

New Member
Mas a estação de Aveiro tem elevadores em todas as plataformas,......que também dão para as bicicletas.
 

Jorge Jesus

New Member
Confirmo,

tanto de comboio como de autocarro a bike tem que ser transportada em saco próprio, com os pedais para dentro e a direção alinhada com o quadro.

abc
JJ
 

MrOverclock

New Member
Como assim?! Não há comboios regionais? Tinha ideia que era possível transportar em todos os comboios regionais!
 

Jorge Jesus

New Member
Quando necessitei de transportar a bike no comboio regional foi a indicação que tive.

Pelo que tenho ouvido de outras experiências é mesmo proibido.
 
Last edited:

bentania

Member
Já agora, deixo aqui o link para a reclamação formal que apresentei junto da CP. A dificuldade que tivemos em perceber como transportar as bikes foi um desespero.

http://bentania.com/forumbtt/index.php?topic=219.msg838#msg838


Até hoje, não recebi resposta da CP. É o país que temos! Vale a pena ler porque tem partes de pura comédia. Se não fosse ser tão triste, até tinha piada. Destaco a parte em que a menina do Call Center me sugere meter a bike debaixo do assento à minha frente!!!!! A bike toda, note-se... :rolleyes:

IMG_3207.JPG


O texto desta reclamação é importante para quem pretender viajar com bikes no comboio, porque diz quem devem contactar em Santa Apolónia caso precisem. Também explica detalhadamente o procedimento para o transporte das bikes.
 

leptis

New Member
Boas, pelo que veijo so para transportar a bike é perciso tar cheio de coisinhas desmontando e montado elas, para as embrulhar em sacas do lixo deviam era arranjar maneira para as bikes ires junto ao passageiro e diretas. então a parte referida de terem que fazer 3 chamadas para serem esclarecidos.
 

Hellangel

New Member
É isso mesmo nos Regionais pode-se transportar montadas e prontas a andar, eh eh, desde que se informe na bilheteira e não se exceda um número( x) de bykes.
Se forem muitos não comprem os bilhetes ao mesmo tempo uns comprem na estação outros no interior do comboio.
A semana passada foi o que eu e mais 7 companheiros fizemos e não tivemos problemas.
Têm indicação de carruagem para o transporte das mesmas.
 

celsan

New Member
Depois de ler aqui um post de um jovem que queria transportar a bicicleta no comboio para o Algarve, mas que estava a ter algumas dificuldades, devidi colocar a questão directamente às CP.
A resposta dada foi a seguinte:

"Exma. Senhora Célia,

Agradecemos desde já o seu contacto.

Informamos que com o objetivo de promover a utilização da bicicleta, tal como o comboio, um meio de transporte amigo do ambiente, a " permite o transporte acompanhado de bicicletas. O transporte de bicicletas nos comboios Urbanos do Porto é gratuito, não tendo atualmente qualquer restrição de horários.

Por cada Cliente é permitido o transporte de apenas uma bicicleta, viajando nos espaços multiusos existentes junto às cabinas de condução, colocando-as de forma a não obstruir as portas e a não dificultar a entrada e saída dos passageiros.

Pontualmente, o transporte pode ser recusado, sempre que, dada a lotação do comboio, o mesmo não seja aconselhável, por potenciar o perigo de causar danos materiais e/ou pessoais ou possa perturbar o bom funcionamento do serviço. Compete ao operador de revisão e venda de serviço no comboio, aferir se estão reunidas as devidas condições de transporte em segurança e informar os Clientes das mesmas.

Enviamos em anexo, o horário Porto «» Caíde atualmente em vigor, em formato de impressão.

Para mais informações, pode consultar os serviços da CP nos Pontos de Venda Personalizados, em www.CP.pt ou ligar para o Call Center 808 208 208.

Atentamente,

Aires Dias"


Ter apenas em consideração que estamos a falar dos urbanos do Porto, assim, não sei se se aplicará a todo o país...

Celsan
 

hellbiker

New Member
Cumprimentos.
Essa informação pode ser encontrada no sítio da CP na internet. Já utilizei esses mesmos serviços com o incomodo de ter de estar constantemente a mudar o sítio sempre que a saída alterna de lado e ajustar devido a entrada de pessoas mas é gratuito e sem dúvida uma excelente forma de regresso após uma "boa" volta. Para transporte sem ser nos urbanos tem de ser transportada como carga!
 

Simões ctb

New Member
Boas.
Eu já utilizei algumas vezes o comboio para transportar a bicicleta na linha da Beira Baixa (Castelo Branco - Oriente) e não tive problemas. Inclusive nas extremidades das carruagens tem local próprio para por as bicicletas. Mais curioso é que algumas vezes deram-me dois bilhetes: um para mim e outro para a bicicleta, esta não paga mas tem direito a bilhete.:hehe:
Boas pedaladas
 

celsan

New Member
Eu costumo por várias vezes, leva-la no carro até à zona da Ponte do Freiro, deixo aí o carro e lá vou eu aos meus passeios :)
Mas assim evito tirar o carro da garagem, vou de bicicleta até à estção (cerca de 12km) e dps saio em S. Bento... O problema (lol) é dps a subida para a estação (zona do tunel até S Bento)...
 

miguelcarromeu

Active Member
Desenterranço:

- para transportar a bicicleta no urbanos (p.e. Linha de Sintra), escolhem a primeira ou última carruagem, pelo que já aqui li, certo?

- a entrada pelos torniquetes, fazem-no pelas passagens normais, ou entram pelo canal especial (aquele largo)?

Obrigado
 

TeZz

New Member
Desenterranço:

- para transportar a bicicleta no urbanos (p.e. Linha de Sintra), escolhem a primeira ou última carruagem, pelo que já aqui li, certo?

- a entrada pelos torniquetes, fazem-no pelas passagens normais, ou entram pelo canal especial (aquele largo)?

Obrigado


boas miguel.

eu trabalho nos comboios da linha de sintra, nomeadamente numa força de segurança ligada aos mesmos á noite.
portanto posso responder com a vontade a qualquer questão sobre os mesmos.

todas as composições (conjunto de 4 carruagens ) têm pelo menos um espaço multi-usos, onde se deve levar as bicicletas (onde há a rampa para cadeiras de rodas) portanto haverá comboios até as 22 horas com vários desses espaços , altura finda qual, começam a circular com 4 carruagens apenas.
isto na teoria, na pratica podes entrar com a bicicleta em qualquer lado que ninguém te diz nada.

a entrada pela gates de acesso só pode ser feita pelo canal especial, que descreves.

abraço
 

miguelcarromeu

Active Member
Obrigado TeZz

Nem de propósito, ontem foi a minha primeira vez :)

Entrei no Cacém, (na primeira carruagem) mas não era a de transporte de cargas; sai na Portela de Sintra pelo canal especial.

No regresso, no entanto, andei à procura do canal e não o encontrei! No lado da rampa não existe (o que é uma grave falha). Ainda por cima não havia bilheteiras abertas. Felizmente estava aberta uma cancela das normais, por avaria.
 
Top