Transporte de bicicletas nos comboios

SeteGu

Active Member
Prendes a roda de trás ao suporte da mesma. Eu prefiro ao corrimão (para não baloiçar muito e porque sempre é mais seguro) mas se dizes que depois bate lá se calhar não é boa ideia. Atenção que o suporte da roda de trás gira... e se estiver de forma a apontar a bicicleta para o corrimão aí é normal que bata. Por acaso não percebo porque não fizeram aquilo fixo...
 

Speças

New Member
Vivam,

alguém com experiência recente no transporte de bicicleta (no meu caso, será btt) no IC, ligação Tunes - Pinhal Novo?

Li na página da CP que o transporte de bicicletas nos Inter Cidades da linha do sul / Algarve, apenas são permitidos com a bike desmontada e devidamente acondicionada/embalada...

Grato por toda a informação.
 

anarciso

Member
Olá,
sim, do Algarve para o Pinhal Novo os Intercidades ainda não estão com os ganchos para as bicicletas inteiras, só desmontadas e embaladas
 
Já tive essa necessidade e transportei a bicicleta sem ser preciso desmontar (Lagos - Lisboa), mas devido ás alterações nas regras da CP e como irei ter essa mesma necessidade em Junho, contatei a empresa e tive a seguinte resposta:

" ... Relembramos ainda que as bicicletas no Serviço intercidades, na Linha do Algarve podem ser transportadas desde que desmontadas e devidamente acondicionadas como bagagem que não exceda, nos porta volumes ou por baixo dos bancos, o espaço correspondente aos lugares a que tenham direito, num máximo de um volume por passageiro. Este transporte é gratuito. "

" ...
Aconselhamos que adquiram com 60 dias de antecedência, o prazo máximo para aquisição de títulos de transporte antecipados. " - Caso comprem os bilhetes com esta antecedência indicada, têm 40% de desconto.


 

maritimus

Member
Dei por mim a pensar como raio se consegue desmontar e empacotar uma bike para que caiba debaixo do acento ou no porta volumes em cima.:confused:
 

SeteGu

Active Member
Há uns sacos próprios para esse efeito mas, a meu ver, não dá jeito nenhum ter de andar a montar e desmontar a bicicleta toda sempre que se quer ir de comboio. Além do mais os ditos sacos são caros.

O problema poderia ser contornado viajando num inter-regional ou o regional mas para o Algarve nem isso há.
 
Ás vezes não vale a pena complicar muito... Uns sacos pretos de lixo serve perfeitamente para desenrascar.
Basta desmontar as rodas e colocar o guiador paralelo ao quadro e "embalar" a bicicleta de forma a que fique tapada.
 

Speças

New Member
Vivam,

começo por agradecer a todos quantos me foram respondendo: obrigado.
Em março terei de viajar de Tunes para Pinhal Novo e em IC... e pelos vistos, lá terei de desmontar a bicicleta e embalá-la nos já habituais sacos de lixo preto...
Inacreditável esta CP!?... Nuns comboios/carruagens em determinadas linhas é possível transportar normalmente a bicicleta, noutros não...

Como nunca tive de transportar a bicicleta desta forma, alguém que já tenha feito/tido a experiência pode dar-me algumas dicas/conselhos?
Retirar rodas e alinhar guiador com o quadro ou retirar os pedais de encaixe são 3 "atos" que conto fazer, mas será que há mais algum?...
Obrigado.

Já agora, ouvi dizer que mesmo embalada, devemos requerer autorização ao "pica"/revisor para o seu transporte. É verdade?...
 

anarciso

Member
Olá,
vou partilhar a experiência que tenho no transporte de bicicleta desmontada de Tunes para o Pinhal Novo.
Material:
saco de plástico de 260 litros e um normal ( de asas), várias abraçadeiras de plástico (serrilha) aquelas de aperto rápido que os electricistas usam, com 200 mm no mínimo, fita de pintor, aquela de papel que os pintores de automóvel usam. Estes materiais dão para levar no fundo da mochila e não pesam muito.
Embrulho da bicla: tirar as rodas e o guiador colocar um saco de plástico normal no desviador traseiro e prende-lo bem com a fita de papel, de modo a proteger o mesmo, depois colocar uma roda de cada lado do quadro e prende-las ao quadro com as fitas de electricista, de modo a que uma das rodas (ou ambas)sirva de pega na parte superior do quadro, o guiador prende-lo verticalmente num braço da suspensão, depois de termos o bloco bem preso com as fitas plásticas, enfiar o conjunto dentro do saco preto de 260 litros e enrolar fita de papel nas extremidades de modo a que fique um embrulho compacto, neste embrulho as rodas servem de pega para se transportar o mesmo na mão. No meu caso não foi necessário mas até dava para colocar no local das bagageiras, a minha veio nos lugares vagos mas já vi algumas na porta que não abre.

subir imagen
Foram duas bicicletas
 
Last edited:

Speças

New Member
Bom dia António Narciso,

agradeço a esclarecedora e valiosa informação! Muito obrigado!
Dicas que, seguramente, colocarei em prática.
(Reparei que é da Moita. Vivo perto do Lidl. Havemos de nos encontrar para lhe pagar um café e/ou pedalar)
Miguel Gaspar.
 

joseruivo

Active Member
Boas,

tenho um destes sacos http://www.************************/pt/en/tifosi-bike-bag/rp-prod35558 que nem acho muito caro, enrola-se como se fosse um saco cama, não pesa muito, transporta-se bem, e acho prático quando a CP obriga a desmontar a bike. Separam-se as rodas, baixa-se o selim, eventualmente tiram-se os pedais, e vai tudo para dentro do saco. Com uma alsa, transporta-se bem para dentro e fora do comboio.

Bons passeios,
José B. Ruivo

PS -
template_sample

Custa cerca de 50 Euros

PS2 - procurem por "bike transport bag" no google. Não estou a conseguir pôr aqui os links :-(
 
Last edited:

JLKampos

New Member
Boas a todos, tenho uma questão.
Estou a pensar levar a bicicleta de Braga até Lisboa este verão, a opção será com é óbvio o intercidades, gostava era de saber se os lugares 15 e 17 se for la sentado tenho vista sobre a bicicleta, pois não vá pessoal andar a mexer nela e eu não conseguir deitar-lhe olho; Outra questão é saber se as rodas 29 2.20 cabem nos suportes, agradeço resposta.
 

SeteGu

Active Member
Os lugares estão de costas para a bicicleta. O meu conselho é levar um bom cadeado (em U ou com correntes grossas) e ir mantendo o olho nelas.

Quanto às rodas 29 2.20 não sei se cabem... mas caso não caibam há sempre a hipótese de os esvaziar um pouco. Eu já devo ter levado com roda 26 2.25 e coube. Sem ter a certeza diria que provavelmente não haverá grande problema.
 

Jocas22

Active Member
este fim de semana fui com uns companheiros a fatima. No regresso iamos apanhar um intercidades, no exterior das carruagens estava claramente visivel os simbolos de bicicletas a indicar que estavam preparadas pra levar as mesmas. Pra meu espanto sai de lá o revisor e ainda antes sequer de poder aproximar das carruagens assinaladas, diz logo que nao podemos entrar, que o comboio nao esta preparado pra levar bicicletas, mesmo quando confrontado com os simbolos nas portas continua a negar, diz que lá estão os simbolos mas estão errados.

Uma vergonha o serviço que esta empresa publica presta, um buraco onde se enterra dinheiro sem fim e dá-se ao luxo de recusar clientes sem uma razao válida :fpalm::fpalm::fpalm::fpalm:
 

joseruivo

Active Member
Eu acho que eles ainda não perceberam que haveria muita gente que nem se importava de pagar alguma coisa para poder trazer a bici no comboio. Acreditem que há muitos turistas que gostariam de o fazer, ficam pasmos depois de em Espanha poderem, e aqui não.

Cumps,
joseruivo
 

joseruivo

Active Member
Na Beira Alta e Alentejo, intercidades, continuamos com a história do "desmontadas e acondicionadas", etc.

Já agora, visto que em alguns casos o transporte está sujeito a disponibilidade, sabem se é possível fazer reserva antecipada?

Cumps,
joseruivo
 
Top