Transmissão

#1
Boas a pouco tempo comprei uma transmissão usada a um colega meu que se estava a desfazer de tudo. É uma transmissão xt 11v com a pedaleira deore. Depois de montar tudo fui dar uma volta para experimentar e sempre que metia as ultimas 3 mudanças a corrente saltava por todo o lado sem estar a fazer força simplesmente a pedalar a ritmo passeio. O que poderá ser já pensei que fosse a ver com o cepo que depois fui pesquisar e no site da Shimano diz que o cepo so da ate 10v mas eu consegui montar a cassete la sem problemas e não tive nenhum problema a apertar.
 
#3
Sim ela abana um bocado mas na altura fui ver na de estrada e a cassete dela também abana por isso pensei que fosse normal. Sim ela esta afinada, enquanto estava no suporte e estava a afinar não havia problema nenhum o problema, só começou a acontecer quando fui dar a volta de bicicleta
 

romaosl

Active Member
#6
(Não é suposto a cassete abanar, podias começar por aí)

A transmissão veio toda da mesma bicicleta? (Cassete+correte+pratos?) Não acontecia na bicicleta de origem? É que se estás a misturar componentes com desgastes diferentes isso é normalíssimo acontecer.
 

iMiguel

Well-Known Member
#7
Quando apertaste a cassete ela ficou bem firme? Disseste que a transmissão era usada, mas tinha quantos kms +/-? A cassete nao é suposto abanar e o saltar da corrente, para alem estar relacionado com isso, deves ter o desviador mal afinado.
 
#8
A transmissão veio toda da mesma bicicleta e não chegou a fazer 1000km. Sendo assim vou levar a uma loja a ver o que fazem com a bicicleta é o melhor a fazer. A corrente quando salta não é de uma mudança para a outra, quase parece que ou é a cassete que não agarra ao cepo ou que a corrente não fica agarra bem a corrente
 

Joseelias

Well-Known Member
#9
Isso, ou é a cassete gasta ou o corrente cruzada.

No primeiro caso, o facto de ter 1000km não significa que não possa estar gasta. Vai depender das condições em que foi usada. Por exemplo, lama, areia, pouca ou deficiente manutenção como o uso de óleos pesados misturados com areia que funcionam como um abrasivo forte. Ou uso de óleos de má qualidade ou inadequados como o spray WD40 que muita gente usa para lubrificar a corrente.

Também pode acontecer que as mudanças em que a corrente salta quase nunca foram usadas é o mesmo que ter misturado componentes novos com velhos. Isto é, a corrente e um conjunto de mudanças podem estar desgastadas em conjunto e funcionam bem, mas assim que a corrente usada vai para velocidades que estão como novas pode dar-se o problema. Isso aconteceu-me. A corrente estava já esticada e não encaixava com os dentes mais apertados das velocidades pouco usadas. Nas velocidades mais gastas andava bem.

Um dos problemas dos sistemas de 10 velocidades para cima é exactamente terem um tempo de vida mais curto, pois as correntes e pratos das cassetes são mais finos já que têm que encaixar mais velocidades no mesmo espaço das antigas 8 e 9.

E ainda há o facto de saber se a transmissão tem mesmo os 1000km anunciados, e não mais.

Segundo ponto. A corrente cruzada pode fazer saltar a corrente. Quando a corrente sai do topo da cassete em direcção à pedaleira, se estiver muito cruzada pode querer cair. A corrente até fica encavalitada nos dentes e no momento que reentre na cassete ou descai um pouco sente-se um solavanco. A corrente nunca vai cair mesmo para a mudança mais baixa pois o desviador traseiro está a encaminha-la na parte de baixo mas , como disse pode encavalitar e dar esses saltos e estalos.