Transmissão nova 1x11 Dúvida

klaser

Well-Known Member
#22
Eu achava que os XT de caixa longa permitiam essa cassete, achei que se media pelos tipos de caixa. neste caso até permitiria um monoprato de 38T.

Shimano
Longa = 45d
Média = 33d
Curta = 28d

Assim sendo parece arriscado.
Não confundir a capacidade do desviador, que por outras palavras é a capacidade que o desviador tem em esticar mais ou menos a corrente, consoante a diferença que podemos ter no sistema entre os pratos maiores e os carretos maiores e depois ao contrário, ou seja, se temos um prato X e um carreto maior Y temos de ter um determinado comprimento de corrente ,mas depois com o prato mais pequeno ( ou monoprato) combinado com o carreto mais pequeno o desviador tem de conseguir esticar a corrente para não ficar lassa.... Por isso quanto maior a caixa do desviador mais ele vai conseguir compensar....
Outra coisa diferente é o numero de dentes do carreto maior que o desviador é capaz de lidar....
 

mack1

Active Member
#23
Pois, confusão minha então. Está-se sempre a aprender. Sempre achei que o comprimento dos desviadores estaria ligado à capacidade da transmissão.
 
#24
Alguém tem experiência com o grupo Sunrace 12s?
Não estou para já a pensar trocar, quero primeiro gastar a minha transmissão e na devida altura logo penso no assunto. Mas vi por acaso online e queria saber se já há opiniões formadas
 

klaser

Well-Known Member
#27
Há dois tipos de cassetes SRAM, para cepos tipo XD q são diferentes e também para cepos "normais" ditos tipo shimano... Uma indicação de grande probabilidade da cassete ser compatível com cepo shimano é o menor carreto ser de 11 dentes ( ao contrário, de 10 dentes é sinal de incompatibilidade)... É ver nas especificações,mas como disse cassete SRAM 11 alguma coisa tem tudo para ser de cepo convencional
 

m.r.f.

Active Member
#30
E porque não Sram NX? Os preços não são equivalentes?
São equivalente mas o sunrace é mais leve e talvez seja superior.
Eu diria que em qualidade estará entre o NX e o GX.
Também tenho visto. Mas a ideia que tenho é que a cassete sram não é compatível com os cubos convencionais shimano certo?
O NX é compatível porque o menor carreto começa com 11 dentes.
Essa escolha foi por causa do cepo ou por outro motivo?
Certamente relação preço/peso.
 

mack1

Active Member
#31
Também aproveito para perguntar se mudar de 9x2 para 12x1 é um processo complicado que deveria ser feito em oficina, ou se por outro lado comprando as ferramentas certas se é uma mudança que se consiga fazer em casa, incluindo a mudança da pedaleira?
Assustei me um bocado com o preço das mudanças em lojas comparativamente com os preços on-line, estamos a falar quase do dobro. Respeito muito o trabalho alheio, no entanto se for " fácil " arriscava a fazer em casa.
 

klaser

Well-Known Member
#35
No XT de 11v (slx tb) é mais fácil porque a pedaleira de 2 pratos e a de só 1 é a mesma, é só tirar ou colocar pratos próprios à vontade....
 
#38
Boas. Vou aproveitar este tópico, apesar de o último post ser de Janeiro.

Ando à procura de um prato 30t 104bcd para um pedaleiro Deore LX M582. Chamaram-me a atenção que nem todos os pratos são compatíveis com Shimano. Alguma sugestão?

A ideia é montar 1x11 com k7 11-46 (sunrace), desviador GX e manipulo NX, numa Rush (a relação vai ser suficiente para a utilização que vou dar). Já tenho o Desviador, Manípulo e Corrente, pelo que não vou considerar o Eagle 12v.
Tenho em vista: RACE FACE NARROW WIDE, um de uma marca ChooEe (via Amazon), e pouco mais (os que se encontram no Aliexpress/OLX).
 

davidream

Active Member
#39
bOAS!
Tirando o facto das furações terem que respeitar as do pedaleiro, o prato deverá ter neste caso uma pequena elevação referida no video aos 5.50 +-
Se não estou errado deverá ser isso.

 
#40
É o que diz o davidream. O prato é muito pequeno por isso precisas de o afastar da aranha para a corrente não saltar nesses sítios. Com um prato de 32t isso já não acontece. Caso o prato de 30t que comprares não traga este "afastamento" que se vê no prato do vídeo, podes colocar umas anilhas para o afastar da aranha.