Transmissão 3X11

Lp2team

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Boas noites.
Pessoal, sou novo nestas coisas e tenho uma KTM 3X9 com pedaleira 22-30-40 e cassete 11-34 mas queria alterar a pedaleira para 24-33-44 ou 24-32-44 e uma cassete 10-40 ou 10-42. Estas cassetes só encontro em 11v. Também vi que no formato 10-42 as ultimas 2 relações são o 36 e 42 o que me parece um salto grande, em 11-42 são o 37-42. Este pormenor eu escolheria depois.
As minhas dúvidas surgiram à medida que fui lendo e vendo componentes, percebi que o desviador traseiro tinha que ser de caixa longa mas encontrei limitações no tamanho da pedaleira que a pedaleira podia ter nestas condições. A cassete tem que ser da mesma marca dos desviador, e a pedaleira?
Alguém me dá umas dicas de que marca/modelo de cassete, pedaleiro, desviadores, manípulos e corrente poderia utilizar? De preferência tipo Shimano Slx/XT. Se tiverem outras opções de marca/modelo mas não mais caras agradeço.
Sei que o peso vai aumentar mas estava com vontade de experimentar.
Obrigado
 

mack1

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Há compatibilidades de marcas no que toca a cassetes. O teu desviador de 9v vai fazer de 11v, percebi bem?

Porque não optas por uma pedaleira 22/36 ou 24/38 e passas a 2x11? Muitos menos complicado e muito mais prático.
 

Lp2team

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Boas.
A ideia era trocar o desviador porque penso que o de 9v não dá para 11v. A pedaleira tripla era para ter uma opção melhor para retas/descidas.
Tenho um 22/30/40 e as vezes sinto falta de mais "rolamento"
 

mack1

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Partindo do principio que tens 11 atrás, com 40T ronda uma velocidade de 45km/h. fazes muita estrada?

À medida que aumenta a cassete atrás aumenta o número de soluções convém descomplicar à frente, senão acabas com muitas desmultiplicações. Com 2 pratos à frente ( 2x11) podes escolher o número de dentes que queres em cada um deles, desde que não seja um salto muito grande em número de dentes.
 

Lp2team

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Boas. Realmente as opiniões recentes apontam nesse sentido, mas como sou fraquinho a subir queria um pedaleiro 24 e o 42/44 para quando aguento, nas retas e descidas, porque gosto mais de ir no pedaleiro 40 e num carreto de cassete menor do que no pedaleiro 30 e num carreto maior. Falta de jeito talvez...e de pernas...
 

JARBAS83

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Do pouco que sei:

- cassetes com carretos de 10 dentes atrás precisam de um cepo específico (XD), não sendo por isso possível tirares a tua cassete 9v 11-34 e aplicares uma 10/40 ou 42, seja de 9 e muito menos 11 velocidades...até porque para 9v não existe uma amplitude tão larga de relações numa k7.

Poderias era optar por uma k7 de 10v 11-40 e meteres um prato grande de 44 à frente, ganhavas ligeireza a subir e potência a rolar, mas tinhas que trocar o desviador e penso que também o manípulo traseiro das mudanças.

Agora, o ideal: se queres subir mais soft, em vez de aumentares o carreto maior da k7, que implica optar por uma k7 de 10/11v e várias adaptações/trocas de componentes, já pensaste em comprar um prato pequeno de 20 dentes, por exemplo. Não se usam muito mas existem...não ganhas tanto como em ter um carreto 40 ou 42 atrás mas sempre ganhas alguma coisa e sem inventar/gastar muito...

Não dá para meter um prato muito pequeno e outro muito grande na pedaleira (que era o mais indicado no teu caso) pois o desviador traseiro, mesmo de caixa longa, não tem range para isso...situação similar à que apresentas no 1º post, onde sugeres uma k7 10-42 com pedaleira tripla...

Vais ter sempre que sacrificar alguma coisa: não podes querer relações ultra-mega leves e outras mega pesadas na mesma transmissão...ou uma coisa ou outra.
 
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Lp2team

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Admito que pode ser por "nabice" par prefiro por exemplo ir na pedaleira 40 e no meio da cassete do que na pedaleira 30 e no carreto mais pequeno, parece-me que se rola melhor. Pode ser falta de jeito mas da-me a sensação que se puxa melhor....
 
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