29er Transition Bandit 29er Review

#1
É com todo o gosto que partilho com vocês esta minha pequena review da minha Transition Bandit 29er



Depois de umas afinações realizadas na Doctor Bike pelas mãos do PRO Claudio Loureiro, nomeadamente ao nivel das suspensões (afinações) e do "cockpit", eis que esta ficou prontinha para o verdadeiro teste!
O trilho escolhido foi em direcção ao famoso penedo das letras, via telhado.



Subida em direcção ao penedo das letras. Tendo em conta que esta bike é uma verdadeira All-mountain/Enduro, pois conta com 140mm curso na frt e 130mm na traseira, e com quase 14kg, demonstrou contudo ser uma excelente trepadora, sendo o seu bombear minimo, e se accionar-mos o propedal do RP23 aínda minimiza mais esse efeito de bombeio, chegando mesmo a ser quase nulo. Em trilhos técnicos a subir, desde que consigamos manter uma boa cadencia, supera com relativa facilidade todos os obstáculos, mas é claro que aqui nota-se que em relação a uma 26, teremos que estar em melhor forma fisica, mas nada de muito extraordinário! De uma forma geral consegue fazer as subidas com relativa tranquilidade, e sem que se chegue ao final das mesmas exageradamente cansado.
Nota-se no entanto que, em subidas bastante acentuadas se por algum motivo tiver-mos que abrandar o ritmo para fazer com que esta volte a "embalar" já é exigido um esforço fisico extra!



Mas é a descer que esta bike se revela! Extraordinária a facilidade com que ultrapassa todos os obstáculos que possam surgir pela frente, "A confiança que ela transmite é tal, que até chego a pensar que sou o Claudio Loureiro cá do grupo!!!!:::)))"
E ao contrario do que já li, e ouvi comentar, esta não é nada "molengona" antes pelo contrário, é bastante "maneirinha", pois consigui-mos colocar-la onde queremos com extrema facilidade, mesmo em single tracks, não a achei em nada inferior a uma 26.



Em jeito de nota final o que posso dizer a respeito desta bike! Rápida quanto baste a rolar, boa trepadora, e um míssil a descer!!! Para mim foi a melhor bike em que já andei até hoje, e naquela em que mais me diverti.
 

RTC

Super Moderador
#2
"And now, something diferent"
:)

Eu nem imagino, para quem tiver "unhas" o que será descer com isso. Deve ser super divertido.
Qual era a tua anterior bike?
 

RTC

Super Moderador
#4
Ahh, já vens de bikes com curso semelhante. ;)

Olha, parabéns. Essa Transition está um sonho! Muito bonita mesmo.
Podias por uma lista dos componentes.
Há algum upgrade em mente?
 
#5
Boas, para já não há qualquer tipo de upgrade em mente, pois os que deveria ter feita nesta face já foram feitos, ou seja colocação do guiador sixpack leader 750mm, e espigão de selim crank brothers jopling 4, pois de origem não vem com estes componentes

Lista componentes:

Amortecedor - Fox RP23 BV Kashima
Suspensão - Fox 34 Float 140 RLC F29 cônica Kashima QR15
Avanço - Truvativ AKA 60mm
Guiador - Sixpack Leader 750mm (upgrade)
Caixa direcção - FSA gravidade NO.57E
Pedaleiro - SRAM X7 GXP S1400 10S 175 38/24
Travões - Avid Elixr 9
Pneus - Maxxis Ardent 29 x Traseira 2,25 e 29 x 2,4 Frente
Espigão Selim - Crank Brothers Jopling 4 (upgrade)
Punhos - ODI cross trainer X Lock-on
Cassete - SRAM PG-1070 10SP 11-36
Rodas - TBC Revolution 28 29er
Transmissão completa - SRAM X7 10SPD
Corrente - KMC X10.93
 

RTC

Super Moderador
#6
Só uma nota (não sei se sabes), segundo a VTT o teu quadro tem um peso verificado de 3165 gramas, tamanho L, que inclui aperto de espigão e o eixo traseiro de 142mm. Para um quadro 29, de aluminio deste curso, é fantástico!
 
#8
muitos parabéns...apesar de gostar de bikes mais "discretas", esse verde está qualquer coisa...muito bonito..
Prevê-se muita diversão nela e com esse curso numa 29er, é como diz o mrfo deve ser o verdadeiro sofá e a descer deve ser um gozo, passar por cima de tudo que se não existisse nada....
 
#9
Sim é uma Bike muito confortável, e com muita "Garra" a descer, mas também posso dizer que mesmo em longas distancias não se porta mal. Ainda no passado dia 17-03 fui fazer os Caminhos de Santiago pela costa de Esposende até Baiona, e fiquei muito satisfeito com a prestação da Bike, pois ao fim de 90km e apesar de esta não ser uma Bike muito indicada para este tipo de distancias, no final não senti muito cansaço, antes pelo contrario. Que posso dizer, estou bastante satisfeito com esta minha aquisição!
 
#10
Já vi que és de famalicão, eu sou da Maia mas trabalho em Ribeirão :)..era porreiro tentarmos organizar um encontro de 29ers na zona Norte.
 
#12
Quase que posso dizer que esta bike é uma faz tudo! Pois já me levou a Santiago de Compostela como se nada fosse!!! foram 2 dias e cerca de 240 km feitos com um conforto tremendo.



 
#16
Boas jkl, e então qual a tua opinião a respeito da bike? E que me dizes à aos pneus rubena que tens na foto? É que actualmente estou a experimentar precisamente essa combinação de pneus. Os maxxis ardente são 2,25 certo?
 

jkl

New Member
#17
Boas cmbo,
Os Rubena eram bons e vinham com a bike quando a comprei.
Como eram usados e cheguei a acordo com o vendedor aquando da compra da bike, este forneceu-me gratuitamente uns maxxis ardent 2,25, os quais aproveitei para colocar mais tarde, como podes ver na segunda foto.
Gosto mais destes, pois são mais aderentes ao piso.
São tubeless, mas estou a usar camara de ar.
Que tal achas a bike.
Anteriormente tive uma Corratec superbow hartail de XC.
São conceitos completamente diferentes.
A bike anterior era muito rápida em XC, mas dava-me cabo das costas devido à posição de condução.
Com a Transition basicamente ando por todo o lado e nunca mais tive problemas com as costas.
Inicialmente, devido ao peso mais elevado, pesei que teria mais dificuldades nas subidas, mas surpreendentemente tal não aconteceu.
A descer e nos trilhos é um verdadeiro espectáculo.
Um abraço
 
#18
Boas,

Ando com o olho numa bike igual à vossa, e gostaria de saber a vossa opinião face à mesma, no que diz respeito a conforto, subir, trilhos técnicos, descer, etc...

Actualmente tenho uma Giant Anthem 26", é uma suspensão total de 100 mm indicada para XC, relativamente à Transition Bandit o conceito é totalmente diferente, mas eu também procuro algo diferente que me dê mais gozo a descer.

As diferenças face a minha montada actual são substanciais, começando pelo peso (Bike actual 10,5 kg) que deverá ser bastante superior na Bandit.
Quanto pesam as vossas Bandit? Face ao aumento de peso que vou ter, que vantagens poderei obter que permitam compensar este handicap?

Gostaria que me ajudassem, para poder tomar uma decisão acertada e não dar um tiro no escuro que me possa vir a arrepender.

Obrigado,
Hugo
 
#19
Boas jkl
Em relação aos pneus atualmente também estou a usar os maxxis ardent 2,25 tubless (converti as rodas para tubless) e digo para mim são os melhores pneus que experimentei até hoje, pois tem uma relação tração/rolamento muito bom mesmo.
hrod,
tens que ter em atenção que vens de uma bike completamente diferente, agora se o que pretendes é essencialmente desfrutar umas valentes descidas, a Bandit é brutal para isso! Eu estou super satisfeito com a minha, que na minha modesta opinião para o tipo de bike que é (a minha tem um peso de 14,2kg) tem um comportamento a subir muito bom, rola bem, mas a descer aja unhas que ela "papa" tudo! Se o que procuras é divertimento essa será com certeza uma excelente máquina. Nota: esta bike dá para baixar e muito o peso, diria que se consegue colocar-la abaixo dos 13kg sem problema, mas para isso é preciso um investimento considerável.
Abraço e boas pedaladas
 
#20
Boas cmbo e hrod, partilho inteiramente da opinião do cmbo. Esta bike nas descidas é brutal. A rolar tem um bom comportamento e a subir a roda 29, a meu ver, compensa a diferença de peso.Em resumo, a subir e a rolar é um autêntico sofá. A suspensão e o amortecedor, combinados com a roda 29 tornam-na brutal a descer e a ultrapassar raízes e pedras. Boas pedaladas.