TransAllgarve - V.R.S.António > Sagres - 5 a 9 Maio 2013

Trilhos Vivos

Administrator
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Para os amantes de evasão, de grande aventura, de dias passados a pedalar, esta é a proposta da Trilhos Vivos para 2012.
Atravessar todo o Algarve, de Vila Real de Santo António a Sagres, em 5 dias, percorrendo o Algarve que poucos conhecem, das duras serras do Sotavento, às praias e falésias com vistas de cortar a respiração do Barlavento.

Cinco dias de prova, num ambiente onde a paixão pela natureza e as bicicletas é o denominador comum.

Conseguimos juntar uma equipa coesa, com experiência, conhecimentos e recursos técnicos que salvaguardam a organização de uma prova diferente dos formatos mais usuais, com uma logística mais elaborada e de desafio acrescido para organização. Assim e depois de alguns anos "na gaveta", em 2012 lançamos esta prova.

Ao contrário das provas que temos proposto nos últimos anos, cuja característica habitual são as grandes extensões e o desnível acumulado, a TransAllgarve apresenta etapas com extensões mais reduzidas e uma altimetria mais acessível. Não é porém uma prova fácil, são cerca de 430Km com mais de 9000m de desnível acumulado.

A TransAllgarve é assim uma prova vocacionada para quem quer experimentar o formato multi-etapa, num percurso linear, percorrendo trilhos, paisagens e terrenos diversificados, com um custo de inscrição acessível.

A prova está limitada a 80 participantes em regime de pernoita em pavilhão, e 40 vagas para quem quiser o pacote opcional de dormida em hotel.

Mais informações e detalhes acerca da prova, podem em breve ser vistos no website oficial em www.transallgarve.com

Por agora podem subscrever a nossa newsletter no website para ficarem a para de todas as novidades, ou acompanhar as noticias que vamos dando na nossa página no facebook em http://www.facebook.com/TransAllgarve



Resumo de Informação

Data: de 5 a 9 de Maio 2013

Inscrições: 1 de Setembro 2012 a 31 de Março 2013
Métodos de inscrição: Através do website http://www.transallgarve.com

Valor das inscrições: 495€

A inscrição inclui: 5 pernoitas em pavilhão, 5 jantares, 5 pequenos almoços, ZA's no decurso da prova, lanches à chegada das etapas. Seguro, brindes de participação, transporte de bagagens entre os respectivos lugares de pernoita.

Contactos:

info@transallgarve.com
931 814 100

Extensão e desnível acumulado: Aproximadamente 430Km e 9000m

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FiCaçador

Elos Rápidos
São boas notícias, mais uma prova multi etapas em Portugal para 2012.
E até tenho essa semana livre, mas não acho que seja uma prova "com um custo de inscrição acessível" a quase 100€ por dia com pernoita em pavilhão, pelo menos para mim não é :(
Boa sorte à organização e aos 120 que se aventurem neste desafio...
 

tretas2

New Member
Boas pessoal do pedal

Eis aqui está uma prova com preços acessíveis apenas para os magnatas, paciência tenho -me que contentar com os de 5 a 10€ incluindo almoço...


Boa Sorte
 

Polegar

Active Member
Não sei mas custa-me perceber o preço. Vendo que uma prova por exemplo no pais vizinho e para ai perto fica nos 290€ e com 6 etapas :( Este ano eu iria para ultra maratonas mas com estes preços!!!! boa sorte para a vossa prova
 

Trilhos Vivos

Administrator
Pior que ser pobre na carteira, é mesmo ser pobre de espírito. Comparar uma prova multi-etapas com uma maratona de fim-de-semana de 5 ou 10 euros, é provavelmente equivalente a confundir género humano com Manuel Germano.

Ora, quando falamos em preço acessível, é dentro do contexto das provas multi etapa com características semelhantes.

É verdade que existe logo do lado de lá da fronteira a Andalucia Bike Race, uma prova com duração de 6 dias, com um custo de inscrição de 290€.
Mas faça-se uma comparação directa, e veja-se o que não tem incluído: Jantares, dormidas e pequenos almoços.
Consultando o website da prova, para usufruir do alojamento (c/ pequeno almoço) nos hotéis em que a logística da prova está centrada, são 50€ por noite (em quarto duplo), aos 290€ da inscrição base, acrescem (pelo menos 5 noites) 250€ de alojamento e já temos uma inscrição de 540€ que ultrapassa o valor da TransAllgarve. Faltam ainda os jantares!!

Em termos de organização, tem maiores custos, e dá bastante mais trabalho, a preparação de uma prova em circuito linear do que percursos circulares em torno de em 2 ou 3 pontos, como é o caso da ABR.
Mas a experiência e o "sabor" de fazer um percurso linear é diferente de fazer percursos circulares, e com a diversidade de trilhos e paisagens que o Algarve tem para oferecer, entendemos que esta é uma proposta mais interessante.

Comparem antes com outras provas multi-etapa, com características semelhantes (transgermany, transalp, etc) e verão que o valor da inscrição até está acessível.
Comparem com outras provas multi-etapa consagradas, onde os valores de inscrição começam nos 1700€ e verão que a TransAllgarve, até acaba por ser "barata". Como sempre, o caro ou barato, é uma questão relativa.

Nós é que infelizmente vivemos num país onde o ordenado mínimo é de 485€ e muita gente não ganha mais que 700€ e atendendo a isso, compreendemos perfeitamente que 495€ + despesas adicionais de viagens, representam um investimento que nem todos podem suportar.

Mas até aí, cada um sabe que tipo de investimento lhe proporciona maior "retorno" (que no caso destas provas será mensurável em prazer, bem estar).
Nas outras provas que organizamos já nos habituámos a ouvir "É mais caro, mas prefiro fazer uma prova destas, que 3 maratonas nos arredores de onde vivo".

Aqui acaba por ser um pouco assim, preferem fazer 10 maratonas convencionais ou passar 5 dias de férias a pedalar?

Mantenham-se de espírito aberto e não deixem que o clima depressivo da crise vos tire o prazer de pedalar :wink:
 

xisco

New Member
Concordo com o que foi dito, mas gostava de fazer uma sugestão! Porque não aplicar um preço base sem dormidas e sem refeições e assim cada um ter liberdade para optar pelas opções mais em conta visto que muita gente consegue poupar algum dinheiro neste campo? Penso que haverá bastante gente interessada nessas condições, eu inclusive.
 

reguila

New Member
Concordo plenamente com o xisco, deviam fazer uma série de pacotes em que cada um escolhia o que mais lhe convinha.
Parabens pela iniciativa.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Mais um a concordar. Pessoalmente dispenso refeições incluídas, transportes de material, etc.. Tem é que haver um sítio onde estender a tenda ou saco-cama, sítio onde deixar o carro (isso há sempre!), uns balneários e trilhos pra andar de bike, o resto o tuga desenrasca.
Claro que quem não for desenrascado pode preferir tudo incluído.
E o regresso à base dessas provas como o DBR ou ABR também tem a sua piada.
 

Trilhos Vivos

Administrator
Antes de avançarmos com este pacote base, ponderámos os prós e contras de cada componente que o constitui.
Chegámos à conclusão que o que podíamos reduzir no preço da inscrição, não justificava os contras que resultavam da perda dessas componentes.

Algumas comodidades que a determinada distância de uma prova podem parecer dispensáveis, mas no local, na hora e com o cansaço acumulado revelam-se cruciais.
Outro contra da segmentação dos pacotes de inscrição é que perderíamos capacidade de negociação, e isso manifestar-se-ia na subida dos preços por pessoa.

A perda destas componentes comuns, acaba por implicar uma maior dificuldade de conciliação de horários, causa quebras no cumprimento do programa diário da prova (falta aos briefings porque o jantar se atrasou, ou faltou à cerimónia porque estava a tratar do alojamento, etc.) e com isso perde-se a confraternização entre participantes da prova. Quem já participou em provas multi-etapa, pode atestar que boa parte da experiência positiva destas provas, resulta do contacto entre pessoas que compartilham as mesmas paixões e do ambiente que se vive nestes espaços comuns.

É por isso que mesmo para as pessoas que quiserem subscrever o pacote adicional de alojamento em hotel, insistimos que as refeições sejam comuns a todos.

Agradecemos as opiniões e as sugestões que foram transmitidas, e não pretendemos que deixar de participar com esse tipo de contributo, mas por agora a estrutura está definida e não estamos dispostos a aceitar os contras da segmentação dos pacotes de inscrição.

Entendemos que há coisas cruciais, as que não são essenciais para a realização da prova, deixámos para os pacotes opcionais (Alojamento em Hoteis, Serviço de Massagens, Serviço de assistência mecânica, etc.).

À distância que estamos da prova, basta que consigam poupar por cada mês o custo de uma etapa, para conseguirem usufruir de 5 dias de férias a pedalar :wink:
 

Trilhos Vivos

Administrator
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Finalmente e depois de toda uma série de contratempos, conseguimos lançar o website da prova que podem ver em www.transallgarve.com

Já podem consultar algumas das informações essenciais, como o regulamento que determina todo o funcionamento da prova e os pacotes de inscrição disponíveis, bem como a dimensão e dificuldade das etapas.

Nos próximos dias abrem as inscrições, e serão colocados conteúdos adicionais que visam esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter.

Para mais informações, podem contactar-nos através do e-mail info@transallgarve.com ou do 931 814 100

Boas pedaladas :wink:
 
Para quem vem de longe existe o problema da ida até ao inicio em V. R. Santo António, e depois no final a volta da Sagres.

Deixando o carro em Sagres existe algum expresso, que transporte a bicicleta, até V.R.S.A. ?
Qual a melhor maneira de ir e depois regressar ?

O pacote inclui 5 dormidas, penso que a primeira seja da véspera para o dia de inicio, correcto ?
 

Trilhos Vivos

Administrator
António13_PT, efectivamente há a necessidade de alguma logística, pela diferença do ponto de partida ser diferente do de chegada.

Temos recebido alguns e-mails com esta questão, mas dado que se tratam de participantes estrangeiros, tem sobretudo que ver com a ligação Faro - Vila Real de Santo António e Sagres - Faro, pelo que se viermos a fazer transfers, é mais provável que seja de/para estes pontos, salvo se surgirem mais participantes Portugueses com esta necessidade logística.

Não sabemos a possibilidade de transporte da bicicleta em autocarro, mas que seja do nosso conhecimento, as ligações possíveis/disponíveis pela Eva ( www.eva-bus.com ) são Sagres > Lagos, e de Lagos, parte um expresso com destino a Sevilha, que pára em Vila Real de Santo António ( http://www.eva-bus.com/novo/lagos_sevilha.php ), assim será uma questão de entrar em contacto com a Eva e questionar acerca do transporte da bicicleta.

Relativamente às dormidas, está correcto António! confirmamos que as 5 dormidas são todas em noites que antecipam dias de prova, ou seja a 1ª dormida é no dia 5 de Maio, e em Sagres não está incluída a dormida (até por falta de infra-estruturas desportivas que viabilizem esta opção), quem estiver interessado terá que optar pelos alojamentos locais (pensões, hotéis, ou parque campismo da orbitur).
 

Trilhos Vivos

Administrator
Três Ingleses e uma Canadiana, figuram na lista de inscritos da TransAllgarve, sem que haja até ao momento qualquer participante Português.
Sinais da crise?!
 

Trilhos Vivos

Administrator
Lamentavelmente, vimos comunicar que a 1ª edição da TransAllgarve foi adiada para 5 a 9 de Maio de 2013.

É pena que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido de há um ano a esta parte, e já depois de se ter iniciado a fase de inscrições e com a adesão de participantes de outros países, tenhamos que dar o passo atrás, porque algumas entidades oficiais, depois de terem assumido compromissos (verbais) agora não os confirmam de forma oficial.

Poderíamos insistir, e levar a prova para a frente este ano, procurando alternativas para estas contrariedades, mas atendendo ao facto de estarmos a poucos meses da data inicialmente prevista e termos outras provas para organizar, temos a consciência que estas mudanças de planos afectam significativamente a estrutura da prova.

Assim, ganhamos um ano para resolver estas situações para que seja possível salvaguardar todos os meios logísticos e materiais para a concretização desta prova, com a seriedade e qualidade que todos os que costumam frequentar as nossas provas já conhecem.

Continuaremos a dar seguimento ao trabalho que desenvolvemos e a dar-vos a conhecer tudo o que preparámos para a prova.

Possivelmente no fim-de-semana de 5 e 6 de Maio, estaremos na mesma por terras Algarvias para proporcionar um test-ride da TransAllgarve, a todos quanto estiverem interessados.

Mantenham-se atentos a este tópico, consultem o site da prova em www.transallgarve.com e subscrevam a newsletter para ficarem a par de todas as novidades.


Boas pedaladas!
 
Já participei em algumas Maratonas, daquelas que se podem classificar de "carotas" e a minha opinião é que muitas delas não merecem o valor que se paga.
Em muitos casos, os custos são poucos ou nenhuns, porque alguns patrocinadores suportam grande parte dessas despesas.
Um evento deste calibre é natural que tenha custos superiores, ainda para mais para tão poucos participantes, mas tendo em conta o país em que vivemos, as dificuldades com que todos nos deparamos, acho que não estão a ser seguidos os melhores métodos para cativar os "Betetistas" nacionais. Seria um bom pressagio plantar hoje para colher amanhã, mas esse tipo de mentalidades não faz parte do "Ser Português".
Se se analisar a questão, como alguém já o fez, de 100€ diários é complicado arranjarem explicação para tal, porque pela serra algarvia uma refeição completa e pernoita não passam os 40€, ainda para mais tratando-se de grupos.
Outra questão a pensar pela organização, é a forma como se abordam e respondem aos comentarios deste fórum, a primeira intervenção dos "Trilhos Vivos" é qualquer coisa de irreflectida e baixa.
Primeiro que tudo, tentem com que a prova ganhe nome e credibilidade e depois colham os frutos em edições futuras.

Boa Sorte
 

Trilhos Vivos

Administrator
Rui Vasco Santos, dado que a mensagem que aqui deixou levanta algumas questões, vamos então por partes:

Começando pelo fim:

Outra questão a pensar pela organização, é a forma como se abordam e respondem aos comentários deste fórum, a primeira intervenção dos "Trilhos Vivos" é qualquer coisa de irreflectida e baixa.

Quanto muito a resposta dada ao post sarcástico do tretas2 foi pouco agradável do ponto de vista comercial. Irreflectida e de baixo nível, não creio.
Reconheço que provavelmente, ignorar tinha sido a melhor resposta, mas nem sempre conseguimos ser indiferentes aos comentários despropositados e completamente deslocados do contexto que algumas pessoas deixam aqui.

Primeiro que tudo, tentem com que a prova ganhe nome e credibilidade e depois colham os frutos em edições futura

Seria um bom pressagio plantar hoje para colher amanhã, mas esse tipo de mentalidades não faz parte do "Ser Português".

Provavelmente ainda não participou em nenhuma das nossas provas, nem nos conhece, mas a Trilhos Vivos é um projecto de empreendedorismo.
Desde 2008 que organizamos provas com a perspectiva de criação e valorização de eventos que de edição para edição ganhem consistência e valor. Numa área de negócio (eventos desportivos de btt) em que a oferta das associações sem fins lucrativos representa uma quota bastante grande e com condições impossíveis para qualquer empresa competir, só mesmo com paixão por este desporto, com factores de diferenciação e perspectivas de proveito a médio prazo é que podemos andar por cá, até porque numa conjuntura como a actual, tudo é mais difícil.

Já participei em algumas Maratonas, daquelas que se podem classificar de "carotas" e a minha opinião é que muitas delas não merecem o valor que se paga.
Em muitos casos, os custos são poucos ou nenhuns, porque alguns patrocinadores suportam grande parte dessas despesas.

Na minha perspectiva, algo (seja objecto, ou no caso das maratonas, serviço), não merece o valor pago, quando não tem qualidade, ou não corresponde às expectativas que temos!
Dizer que não merece o valor que é cobrado porque os patrocinadores pagam os custos não é argumento!
Se um autor de um livro receber um prémio de 100 mil euros, o livro dele perde valor comercial porque houve já alguém que pagou o trabalho/pesquisa/recursos?!

Os patrocinadores não são mecenas, são investidores que procuram retorno, de forma directa ou indirecta, do investimento que fazem ao patrocinarem um evento, isso não significa que o evento vale menos em termos de inscrição.

Se se analisar a questão, como alguém já o fez, de 100€ diários é complicado arranjarem explicação para tal, porque pela serra algarvia uma refeição completa e pernoita não passam os 40€, ainda para mais tratando-se de grupos.

Não sei de onde vem a ideia, mas a prova não é para grupos, está aberta à participação individual e tem data fixa. Não se trata de um produto de animação turística para grupos.

Relativamente à explicação que parece ser complicada de arranjar, começamos pela necessidade de auto-sustentabilidade.
Seguimos com o lucro, porque a Trilhos Vivos é uma empresa e não uma organização sem fins lucrativos.
Os nossos eventos mexem com a economia e visam gerar proveitos.

Mas caso estes argumentos não cheguem, e antes que pensem que andamos a enriquecer com estas provas, nós explicamos porque é que a prova custa 100€ por dia:
- 18,69€ correspondem a 23% da IVA e vão directos para os cofres do estado.
- A criação de um logótipo, website, sistemas de inscrições, não é gratuito.
- A tradução dos conteúdos do site, não é gratuita.
- O aluguer de carros que vão dar suporte logístico à prova, não é gratuito.
- O combustível gasto por estes carros, não é gratuito.
- A publicidade feita à prova em diversos meios, não é gratuita.
- O trabalho, com responsabilidade, das pessoas que vão assegurar toda a estrutura da prova (logística, segurança, alimentação, ZA's, cronometragem, motards, fotógrafos, ...), não é gratuito.
- Os reconhecimentos feitos ao longo dos tempos, onde gastámos combustível, onde ficámos alojados, onde fizemos refeições, desgastámos as bicicletas, não é gratuito.
- As inúmeras infra-estruturas que todos os dias serão utilizadas (tendas, máquinas de lavagem, suportes, mesas, cadeiras, pratos, talheres, copos), não são gratuitas.
- As telecomunicações, não são gratuitas.
- Todos as despesas inerentes a reuniões de preparação da prova com as mais diversas entidades (e recorde-se que a prova percorre todo o Algarve), não são evidentemente gratuitos.
- As nossas horas de trabalho, a planificar, a elaborar documentação/informação, a responder e-mails, a preparar cartografia, e muitas outras tarefas não são gratuitas (mas são mal pagas).

A lista continua, mas este pequeno excerto, deverá ser suficiente para que as pessoas que estão completamente alheias à realidade da organização de eventos tenham uma noção dos custos envolvidos.

...mas tendo em conta o país em que vivemos, as dificuldades com que todos nos deparamos, acho que não estão a ser seguidos os melhores métodos para cativar os "Betetistas" nacionais.

Se a prova tem uma inscrição abaixo dos 500€ é justamente porque tivemos em consideração o mercado de consumidores nacional, e pretendemos proporcionar a experiência de uma prova por etapas, a um custo acessível.
Esta foi inclusive a razão pela qual não realizámos a prova este ano. Para praticar este valor de inscrição, a sustentabilidade do evento ficou significativamente dependente de apoios de entidades que acabaram por voltar atrás, e inviabilizar a realização da prova.

Vejam o custo do TransAlp, Cape Epic, analisem bem o que está e não está incluído, e depois comparem o que propomos para este valor nesta prova.
É certo que a comparação com eventos com anos de existência e consolidados, poderá ser um bocadinho presunçoso, mas enquanto organizadores já demos provas do que conseguimos fazer e do constante compromisso de evolução e melhoria.


A questão financeira prende-se mais com a predisposição das pessoas a gastarem o dinheiro no intangível, e por cá há maior predisposição para gastar no que é material.
Mais facilmente se gasta 500€ numas rodas novas que até nem são necessárias, do que na participação numa prova que pode ser uma experiência enriquecedora e gratificante, mas esta é uma questão que vai muito além das provas de btt, e cada pessoa faz as suas escolhas e define as suas prioridades :wink:
 
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