TrackMaster - Novo software de análise de tracks GPS

romanovski

New Member
Re: TrackMaster - Novo software de análise de tracks GPS

OLÁ :D foi o maior dos prazeres fazer a Internacional. O melhor dia de BTT. 'frafael' :oops: não tenho presente quem sejas... vi tanta gente da organização :|
Quanto às especificidades do acumulado altimétrico é-me difícil opinar pois não tenho conhecimentos para tal. O que procuro é o programa que me indique de forma mais fiel o total acumulado.

Cumprimentos
 

frafael

New Member
Podes ver a coisa de outro prisma: se todos os GPS's tivessem dados correctos, o programa mais fiável seria o que te dava o maior acumulado. Infelizmente isso é uma utopia.

O melhor a fazer, para quem não quer usar os SRTM, é de usar um gps com barómetro, e calcular o acumulado, não com o gps, mas sim com um software que calcule todas as subidas, tais como: Compegps (fazer a marosca atrás descrita), TrackAn (colocar 0m no Vertical). Estes são os que eu tenho a certeza absoluta que calculam todos os metros subidos.
Este software do Pedro também o pode fazer, desde que ele o programe nesse sentido :), porque penso que não está a calcular todas as subidas. De resto está óptimo.

Agora uma solução do tipo milagrosa não há :D
 

golias

Member
...

mas o que é estranho é que um mesmo trackl, dê resultados muito diferentes em diferentes softwares!!
porque GPS melhores ou piores existem sim!, mas na análise dos dados em software, não deveriam ser todos iguais?? :shock: :shock:
aliás, assim fico sempre na dúvida se for a uma maratona e dizem que tem 1200mt de acumulado, depois há quem diga que tem 1400 outros 900... etc!!
assim ficam sempre as dúvidas!! lol

...
 

PedroSoares

New Member
isso acontece pq os softwares usam diferentes metodos de retirar os erros do GPS.
a primeira versao do meu software somava todas as subidas - conclusão: toda a gente se queixava que os acumulados davam valores altissimos. isso pq os tracks tinham erros...
 

golias

Member
...

então mas não é normal que todas as subidas sejam contadas?? :shock:

já agora posso dar-te uma sugestão, porque não crias naqueles gráficos uma separação de cores! por explo do verde claro para o vermelho escuro, consoante as inclinações das subidas?? será coisa possível??

...
 

PedroSoares

New Member
se os tracks estivessem gravados com boa fiabilidade, seria mesmo assim como estas a dizer. mas tracks fiaveis nao existem!
ha varias regras q aplico para nao somar certas subidas e tornar o valor do acumulado mais fiável.

quanto à tua sugestão: já tinha pensado em por algo semelhante a isso, como vem no compeGPS. quando tiver tempo dedico-me a isso... obrigado.
 

JohnnyBiker

New Member
PedroSoares said:
se os tracks estivessem gravados com boa fiabilidade, seria mesmo assim como estas a dizer. mas tracks fiaveis nao existem!

Essa é que é essa.
Mesmo dois tracks gravados com o mesmo GPS, mas com frequências de amostragem diferentes, vai dar um acumulado também diferente.
Por exemplo: um GPS a gravar pontos de 5 em 5 segundos vai dar uma altimetria maior que um que grave de 10 em 10, porque cada ponto tem um certo erro, e quanto mais pontos, maior será o erro total.
 

ARTILHEIRO

New Member
Viva.

PedroSoares permita-me uma sugestão:

No algoritmo de cálculo efectuar duas opções:
1ª opção: acumulado sem aplicação de qualquer correcção;
2ª opção: acumulado com aplicação de correcção:
- opção 2.1: declives maiores do que x% entre dois pontos sucessivos (para retirar os pontos em que o utilizador ou voou ou caiu de uma ravina :) )
- opção 2.2: ignorar pontos com variação de altitude sem variação de posição (lat. / log.)

Abraço.
Artilheiro
 

frafael

New Member
Boas sugestões, a opção 2.1. e a 2.2. acabam por ser a mesma, uma deslocação vertical sem deslocação horizontal equivale a 100% de inclinação, e seria filtrada pela opção 2.1.

A questão é qual o valor que acham certo? 30%?
 

ARTILHEIRO

New Member
Viva.

As opções 2.1 e 2.2 eram alternativas, isto é, ou faz 2.1 ou 2.2.

30 % parece-me bem.

Já agora era interessante um log com os pontos que forma rejeitados e qual a causa.

Abraços.
 

PedroSoares

New Member
isso ja sao funções muito pormenorizadas para uma aplicação tão simples. (99.9% dos utilizadores não a iria utilizar)

nao vou dedicar mais tempo à questão da altimetria. assim q tiver tempo dedico-me a incluir uma nova opção que permite calcular a percentagem de alcatrão contida no track (com base nos mapas do google). isto da jeito para quem nao gosta de fazer estrada, como eu, e gostava de perceber antes de utilizar um track da net se vai apanhar muito ou pouco alcatrão.
 

r3m

New Member
Ora nem mais...a questão da altimetria é muito complexa...penso que a grande maioria prefere a percentagem de kms percorridos de um track em alcatrão!!! :)

Continuação do bom trabalho,
Abraço
 

frafael

New Member
Se é complexo ou não, isso não sei dizer, sou leigo na matéria. Agora que é importante, não tenhas dúvidas, muito mais, na minha modesta opinião, do que saber quanto de alcatrão se vai apanhar.

E tb acredito que seja muito mais de 0,1% de utilizadores a querer saber o acumulado correcto. Simplesmente a grande maioria nem faz ideia que os programas calculam mal o acumulado, e é por isso que este tópico é útil.
 

ARTILHEIRO

New Member
Caro PedroSoares

Espero que não tenha levado a mal estarmos aqui a definir requisitos funcionais para a sua aplicação nas suas costas :)

Estou de acordo (isto sou eu a permitir-me tal coisa ! :) ) com a sua ideia quanto às prioridades que enunciou. Confesso que nem sabia que isso dava para fazer. No Google maps limito-me a traçar percursos e a retirar o GPX.

Abraço e obrigado pelo esforço.

Artilheiro.
 

PedroSoares

New Member
Claro que não há problema. Todas as sugestões são bem vindas. Quanto às prioridades sou eu que as estabeleço.
O Google maps tem uma API mto poderosa. O que pretendo é cruzar o layer que contem as estradas com o track e encontrar segmentos com proximidade. Não sei se dá para fazer, mas não custa nada investigar.
A principal utilidade que dou ao meu programa é analisar tracks que encontro na net e que gostava de fazer, em zonas que nao conheço. Daí a importancia que este requisito tem para mim.
 

simaooliveira

New Member
Viva!

Já descarreguei o teu software e devo dizer-te que está brutal.

Já analisei uma série de tracks com ele e está tudo 5*****. Fica aqui o meu agradecimento público!!!

Contudo deparei-me com um track que está sempre a dar o erro de ficheiro gpx inválido. Acontece que este percurso foi completado no google earth, pois durante o percurso o meu gps desligou-se umas 3 vezes.

Se tiveres alguma sugestão para me dar ficaria muito agradecido.

Desde já agradecido

Abraços

Simão
 
Top