Track para PNSAC

RPires

Member
Viva,

Ando a ponderar uma volta para os lados do PNSAC, mais concretamente na Serra de Candeeiros, efectuei algumas pesquisas e recolhi alguns track's espalhados pela net, no entanto, desconhecendo totalmente a zona e sabendo que a mesma tem muitos bons trilhos mas também zonas de muita pedra e de dificil progressão, vim aqui ver se alguém conhecedor da zona, tem por aí no arquivo algo que possa facultar e assim proporcionar uma boa volta cá ao "Je".


Ainda nas pesquisas, dei com um tópico em que o colega jnoiva escreveu e que passo a citar :

" ... Por outro lado a Serra dos Candeeiros e os restantes locais referidos pelo mesmo, são, na minha modesta opinião, um dos mais belos locais para a prática de BTT em Portugal.
Existe de tudo: desde singletrack's com 8 Km, subidas técnicas com vários Km's, zonas calmas com estradões, pedra com fartura e até pizzarias no meio . Bem planeado podes fazer 350 ou 400 Km's sem passar pelo mesmo sítio .
Se fores para o lado de Alcobertas tens um trilho que dá acesso a um estradão no topo da serra.
Se fores para Mendiga não podes perder o trilho do Arco da Memória, Bezerra e o Trilho do antigo comboio.
Se fores para Alvados-Alcaria é imperdível a Fórnea, seguido de uma subidita ao lçado direito da dita com passagem pelo topo da serra e descida vertiginosa pelo Patelo.
Se fores para a zona da Ataíja podes fazer singletrack de 8 Km
Se fores para a Zona de Mira de Aire podes estacionar nas Grutas e descer em direcção ao polje e maravilhares-te com os inúmeros trilhos aí existentes quase sempre em plano.

Em qualquer dos locais pode partir à aventura e deliciar-te ."



Sendo assim, será que se arranja alguma coisa que contemple alguns dos trilhos que o jnoiva referiu mas que ponha de lado a pedra com fartura (quanto menos desmontar melhor...) ?

Em anexo deixo alguns track's que encontrei disponiveis e se alguém poder verificar se estes vão de encontro ao que procuro, tanto melhor ...
 

RPires

Member
Fónix, ninguém ajuda aqui o amigo :(

O track dos 45km já sei que passa no arco da memória, o das Pizzas e o Serro Ventoso passam na Fórnea, menos mal... então e ninguém ajuda com um track para a zona de Ataíja para fazer o single track dos 8 km's ???

Bora lá pessoal
 

cbm

New Member
Boas amigo rpires...

Também me tenho aventurado em algumas zonas do pnsac, mas infelizmente sempre "a olho" pois ainda não adquiri essa maravilha dos tempos modernos, o belo gps!

De qualquer maneira aconselho-te a falares com o amigo Univega, eu não o conheço mas foi um dos organizadores do passeio de alvados e pelo que precebi numa breve conversa aqui no forum, são bastante conhecedores da zona...

E mais te digo se quiseres um dia, para uma ou outra incursão serra a dentro sou capaz de te fazer companhia!

Cumps
Cbmedeiros
 

RPires

Member
Viva, obg pelo convite :yeah:

Vamos ver se aparece mais alguma informação, de qq forma o que tenho já dá para fazer uma boa volta na zona.

Um dia deste vou ter de lá ir...
 

huppy

Member
Se quiseres ir a zona da ataija avisa, que a malta guia te!
Como e perto de casa nunca gravei track!

Abrazzo
 

RPires

Member
E isso manda muita pedra aí para a zona ou posso convidar aqui o pessoal e dizer que vamos fazer uma volta durita mas ciclável. Hoje num nocturno comentava com um colega uma ida à Serra dos Candeeiros e o comentário foi logo, epá aquilo é só pedra ! será assim ?
 

huppy

Member
Pode nao ser bem assim, mas deve ser quase!
Pedra e uma coisa presente em todo o lado desta serra! :)
Mas tambem ha estradoes :p
 

crencos

New Member
Eu tenho o track de um passeio organizado há pouco tempo pelo pessoal do forum 6polegadas. Mete pedra com fartura, subidas longas, descidas longas e um single onde o acesso só mesmo a pé, mas que vale a pena esses metros à mão.

O percurso começa e acaba em Porto de Mós. Passa pela fórnea e pelo antiga pista de DH de Porto de Mós (de 1994, etc...).
 

RPires

Member
Boas,

Abri este tópico com o intuito de arranjar informação para programar uma visita ao PNSAC e como entretanto andei distraido com outras voltas e afins, a informação que inicialmente tinha, foi a que se manteve até hoje.
Neste sentido, resolvi hoje mesmo ir fazer uma visita ao PNSAC e dos 4 track's que tinha para a zona e que coloquei no 1º tópico, estava indeciso entre percorrer a zona Oeste da serra dos Candeeiros ou o outro lado, concretamente a zona da Fórnea.
Assim, decidi-me pela zona Oeste e comecei a volta em Alcobaça, utilizando para tal o track dos 51km's, sabendo de antemão que o final do mesmo se faria nos famosos singletrack's da zona de Ataíja/Chiqueda (como sou um grande nabo com nomes e afins, espero não me enganar...).
Pois bem, o resultado foi uma volta interessante, não muito puxada em termos de altimetria, mas num piso duro que acaba por moer. A 1ª metade do track é praticamente toda a subir, uns bocados em alcatrão até atingir a serra, nesta continua-se a subir até ás antenas e num piso por vezes bom, outras bem massacrante tal é a pedra, e que culmina a cerca de 600m de altitude junto das antenas. Aqui, o track poderá ser editado para evitar algumas passagens com pedra a mais para o meu gosto...
A 2ª metade, é gozo total, boas descidas e o singletrack final até à Chiqueda, é qq coisa, muito bom mesmo. Rápido, comprido e com umas pedras ou outras a aguçar os sentidos, enfim, 5 estrelas.


O resultado final, é positivo !
 

carlos pias

New Member
boas
o trilho de chiqueda é brutal se for feito no sentido descendente, para chiqueda, já o fiz no inverno com uma camada de geada que mais parecia neve, lindo. já agora o limite do pnsac é o IC2, para o lado de Alcobaça já é fora do parque. também há o trilho do raid de Minde que é muito fixe.
 

luisn

New Member
boas!
tens também um grupo no facebook que junta todos os que gostam do pnsac
poderás encontrar informações e pedir track´s aos utilizadores
se pretendes visitar os percursos de chiqueda contacta comigo
tenho varias opções com ou sem passagem nos candeeiros ;)
boas pedaladas
 
Top