[Track] Braga - Santiago de Compostela (Geira Romana+Via da Prata)

Lamelas

New Member
Aproveito para deixar o track da minha ida a Santiago de Compostelo por uma rota um pouco alternativa mas que gostei particularmente de fazer!

Posso ainda acrescentar que no total fiz 280km's e se alguem pretende fazer o mesmo percurso deve faze-lo com mais tempo para conseguir "fugir à estrada" mais vezes e aproveitar as belas paisagens sem estar com muitos kilometros em cima das pernas.

Para a malta que como nós vai em autonomia aproveito para avisar que partes do percurso são autenticos caminhos de BTT bastante duros, ou seja, os alforgues têm que estar o mais leves possiveis e o mais bem acomodados possivel.

O programa das festas foi o seguinte:

1º Dia -> Braga - Portela do Homem (Geira Romana)

2º Dia -> Portela do Homem - Lobios (Geira Romana)
              Lobios - Xinzo de Limia (Estrada)
              Xinzo de Limia - Ourense (Via da Prata)

3º Dia -> Ourense - Santiago de Compostela (Via da Prata)

Caso alguem repita este caminho agradeço que deixe um feedback.

cimg0849.jpg


Enjoy.
 
Caro Confrade

Este trajecto da geira romana em Espanha tem a ligação ou está sinalizado/documentado para seguir para Astorga?

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

Lamelas

New Member
A geira romana (ou Via nova) liga Braga a Astorga e sei que tem sofrido bastantes recuperações mas nao consigo dizer em concreto se apartir de Lobios a via está em "condições" mas julgo que essa ligação está transitavel.

Mais info em :
http://geira.cm-terrasdebouro.pt/
 

cister monge tony s

Active Member
caro Lamelas, estou por acaso a planear uma ída a santiago de compostela por este mesmo caminho. diz-me uma coisa, na portela do homem dormis-te a onde? e em orense consegue-se decifrar com facilidade a vieira indicando o caminho da prata?
 

cascc

New Member
viva

o pessoal cá de Joane fez esse "caminho" no dia 1Maio vou saber pormenores e depois informo.


carlos alberto
 

SURFAS

New Member
Boas

Estou a pensar fazer esses caminho aproveitando o feriado de 5 de Outubro com o pessoal da ABTTour e o track do amigo Lamelas deu uma ajudinha.

Mas fiz umas alterações de Lobios não tenho o track da Geira por isso pesquisei e tracei um percurso que passa por onde estão os marcos da Geira na parte Espanhola
Torneiros, Galiza
Vila Meã, Galiza
Bande
Sandiás em Vilariño das Poldras e Zadagos

Aqui está o track http://www.gpsies.com/map.do?fileId=vwtyrwzvdxvrcrvg
 

Lamelas

New Member
CISTER MONGE TONY S said:
caro Lamelas, estou por acaso a planear uma ída a santiago de compostela por este mesmo caminho. diz-me uma coisa, na portela do homem dormis-te a onde? e em orense consegue-se decifrar com facilidade a vieira indicando o caminho da prata?

Fiquei a dormir no parque de campismo da Cerdeira e em Ourense fiquei no albergue, que diga-se de passagem que está bem escondido.

Em ourense nao tens dificuldade em dar com o caminho pois está bem sinalizado.
 

Bravellir

New Member
@surfas

Conheço a Geira apenas entre Campo do Gerês e a portela de depois mais uma parte até torneiros

O trilho depois de abandonar a margem da barragem e começar a subir ao longo do rio para a portela, torna-se muito técnico. A passagem do rio, pelo menos no ano passado era feita ainda a saltar por cima das pedras, e depois de atravessar o rio, tem lá zonas que mesmo só à mão. Mas é a zona mais bonita do caminho que conheço. A alternativa é antes de entrar no single track, logo depois da ponte de madeira onde passam carros, seguir pela direita pelo estradão, e subir à estrada e seguir a estrada até à Portela.

Logo depois da Portela, nunca fiz mesmo a Geira, mas do que se vê dos caminhos laterais tenho duvidas de até que ponto o caminho está aberto/é clicável. Normalmente essa zona faço sempre pelo double track que desce do lado esquerdo do rio. Ao chegar à estrada, depois dela atravessar o rio, podemos atravessar para o lado direito do rio e aí sim, descer a Geira até Torneiros.
 

SURFAS

New Member
Depois da Portela do Homem a Geira não tem caminho, como na parte Portuguesa. Nós vamos fazer esse caminho pela esquerda atravessamos o Rio e vamos pela direita tal como o fazes.

Depois fiz o percurso no Mapsource por estradas e caminhos mas a passar pelos restante marcos até encontrar-mos a Via da Plata.
 
Caro Confrade Surfas

Ele ter caminho tem só que é escabroso, está cheio de silvas e muito pouco transitável. No seu final passa junto aos antigos balneários romanos antes das termas.

1 abraço e queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

SURFAS

New Member
Expressei-me mal, caminho deve ter não deve é estar transitável, pelo que me apercebi os Espanhois não ligam muito a Geira.

Já agora onde ficam esses balneários, antes das termas de Torneiros ???
 

afeado

New Member
Dois anos depois lá fiz o trilho que o Surfas deixou no GPSIS. Agradeço a disponibilização do track, mas aviso que há uma zona onde a estrada romana desapareceu, literalmente. É necessário descer as bicicletas uns 12 metros por uma encosta.
 
Top