Tróia > Sagres - 11 Dezembro 2010

P

pventura

Guest
Mais um troia sagres...

Realmente ha de tudo ... esta ainda não metinha acontecido , para a proxima vou dando apertos de mão o caminho todo..." moss vai-te ja despindo qua a agua esta quente " como se diz aqui em Olhão

Mais um troia sagres...
Num pais livre todos temos o direito de expressar a opinião o que sentimos mas não podemos esquecer o espirito e o que nos leva ao troia sagres que é superarmos-nos a nós próprios e não aos outros, como ou com o que cada um é que sabe os valores e as regras que os regem...
Só tenho de confirmar aqui duas situações que realmente não sabe quem é o senhor aventura porque de certeza que não viu a bicicleta em cima de nenhum carro porque eu acompanhei esse senhor, e que realmente a simpatia e o espirito não se vende em pó...
Como eu parto sempre para tudo com espirito de me superar a mim próprio e não entro em picardias ou troca de palavras e o que sempre me move é a paixão pela bike e pelo prazer que retiro dos meus passeios...
Acho que tenho de dar os parabens a todos as pessoas que cumprem as regras básicas do troia sagres...
Fico indignado quando vejo carros de apoio a frente dos ciclistas as pessoas não tem a npção dos riscos que correm ou atrás impedindo a fluidez do transito e dos restantes ciclistas.... Isto é que realmente é grave agora se os outros vão a pé de bike ou de carro isso é indiferente vão com o objectivo de partecipar de se superar a si proprios, não é nenhuma passerele de beleza nem nenhuma maratona...
realmente ha de tudo... E o fraque não faz o monge....
Cumprimentos...
 

PSalgueiro

New Member
Bom dia,

Não fui pedalar. Transportei e acompanhei um grupo do qual faço parte e ao mesmo tempo
fotografei para a BTT-TV. Foi complicado. O acompanhamento e assistência aos meus co-
legas correu sem problemas pois limitei-me a seguir as dicas do Sr. Malvar. Para trabalhar
foi dificil, tinha pensado em vários locais para o efeito pois já conhecia o percurso, mas foi-me impossivel. Absurdo o numero de carros (até um autocarro) a acompanhar de muito per-
to os participantes. Cada vez que queria deslocar-me para outro sitio era uma autentica a-
ventura. Em 9 horas de condução consegui mais infracções ao código do que em 40 anos
de carta. Não vale a pena especificar pois todos saberão do que falo. Em determidas zonas
havia um carro para cada ciclista seguindo ao mesmo ritmo. Quem não deve ter gostado sei
eu, mas enfim.......vamos ter esperança que para o ano seja melhor nesse aspecto. Os reboques e boleias ficam na consciência de cada um desde que não se gabem.
Brevemente as fotos estarão on line.

Parabéns a quem os merece.

Abraços,

A. Tobias.

Obrigado Tobias pelo apoio (legal!!!) que nos deste a todos. Um Bem Haja também ao meu sogro pelas horas a que se levantou e tb pelo apoio que nos deu a todos!
 
Li por curiosidade o tópico e vi a tal fotografia dos ciclistas a seguir atrás da auto-caravana! O que me apraz dizer é que aquilo é muito perigoso, pois se esta tiver de travar a fundo de repente, os ciclistas (sem visão frontal do que se passa na estrada), poderão magoar-se seriamente ao espatifar-se na sua traseira!
 

pjcc

New Member
Foi o meu 2º Tróia-Sagres e andava eu preocupado com a chuva... Venha ela, desde que com vento neutro ou um bocadinho "positivo"!!!!!!

Não me incomodam as montadas de cada um, até pelo contrário, babei ao ver a máquina do Iron Sérgio Duarte!!!! Serve para refrescar a vista. O que me chateou mais, foram a "porcaria" dos carros na estrada em marcha lenta, o tal autocarro do Barreiro que quando acelerava parecia as chaminés da Siderurgia Nacional e o lixo no chão! Que pessoal javardola, custa muito guardar os invólucros das barras e géis?!?!?!

Um pequeno filme em [video]http://www.facebook.com/album.php?id=1606211581&aid=2059643#!/video/video.php?v=1463071589214&comments[/video]

e fotos (poucas) em http://www.facebook.com/album.php?aid=2059643&id=1606211581&l=d06fcd5f80

Dou os parabéns aos colegas de pedaladas que tiraram o bilhete de ida e volta e só uma das bicicletas era de estrada... Mas lá está não tiveram vento e tiveram a chuva!!!!

Boas pedaladas e até para o ano!
 

SD

New Member
Já perdi a conta e não em apetece ir ao meu histórico mas esta ou foi a minha 6ª ou foi a minha 7ª participação nesta travessia. Já o ano passado com mais amigos, tentámos “inovar” saindo de casa a pedalar mas este ano a inovação foi mais longe e não me refiro a palhaçadas de ir agarrado a carros nem em aparições fantasmas de tipos que nos ultrapassam 2 e 3 vezes sem que nunca tenhamos passado por eles, refiro-me sim à dupla travessia, porque como já diz o outro, há Sagres e Sagres há ir e voltar.

Nunca nos preocupámos muito com o ritmo nem com os tempos porque as corridas fazem-nos noutros sítios, preocupamo-nos mais com a amizade e a camaradagem de um grupo. Registem aí… Just4Fun ou se quiserem www.just4fun.com.pt.

Para quem achou que a brisa de SE empurrava para trás e fazia estragar a média é porque se calhar não foi ou não terminou a mítica edição de 2008. Nesse ano foram 8 horas de chuva, rajadas de vento, estrada muito suja com galhos… essa sim, uma travessia dura! Sábado passado esteve um lindo dia de Sol, com uma brisazinha de Sul. Sem chuva, com excelente temperatura e ainda há quem se queixe. Se calhar deviam também ter vindo no domingo, que embora não tivesse vento tinha chuva e quando não chovia era o spray das rodas do pelotão Just4Fun que fazia o “chuveirinho” por cima do grupo.

Outra coisa que eu lamento é ter sido marcada uma prova de ciclismo precisamente para o mesmo dia. Eram tantas as bicicletas de estrada que acho que a mítica prova do Malvar teve muito poucos participantes este ano. Recordo-me de no barco das 7:50 ter dado por mim a tentar descobrir uma MTB no meio de tanto guiador encaracolado. Cada um é livre de montar o que quiser. Eu também tenho uma bicicleta de estrada e sei bem o que é rolar com uma e rolar com a outra mas há uma coisa que poucos percebem e que se chama espírito, e se percebem, acho que o têm pobre, especialmente quando ainda vêm fazer post’s com velocidades, médias e recordes. Talvez os amigos que chegaram ao fim num desdobrável como eu vi ou numa single-speed sem roda-livre vos possam explicar um bocadinho desta coisa de espírito. Do lado dos Just4Fun, foi uma viagem de ida e volta, em autonomia, sem carro de apoio e com muita amizade e espírito de entreajuda!

Para a minha história deste ano, ficam os 419km em 19:08 com uma velocidade média de 21.5km/h.
 

Ernesto

New Member
Boa tarde amigos.
Este ano 4 amigos dos Pedais do Raia aventuraram-se pela 1ª vez no mitico troia-sagres. Como era a nossa 1ª vez fomos em bikes de estrada e em relação a esta situação e tendo em conta como o evento é organizado, cada um um vai como acha que é o melhor para si. Saímos de troia pelas 08h20 e chegamos a sagres pelas 16h20, com um vento do caraças pela frente e com 2 paragens para alimentação e algumas para vazar a bexiga. Cumprimos a nossa missão todos esgalamidos, mas terminamos com grande prazer num grande convivio de ciclismo, seja de btt ou estrada.
Mas meus amigos, acho que não vale a pena entrar em comentários sobre se este fez isto ou se aquele, fez assado. Pelo caminho fomos encontrando coisas menos positivas, mas chegamos ao fim sem precalços, que era o nosso objectivo e penso que era o de todos, por isso para o ano lá estaremos seja em que tipo de bike for, o que interessa é todos chegarmos a sagres com alegria e um sentimento de superação.
Continuação de boas pedaladas para todos um um bom Natal.
 

BlueSkies

New Member
Boas,

Pois é, cada um yem a sua consciência e a minha está tranquila, pois fiz por seguir o espírito do Sr. António Malvar, levando a minha BTT de suspensão total com roda 26', mas com pneu slick 1.4 e comigo foram mais 8 bravos Pilões do Monte, todos no mesmo espírito.

Para todos nós foi a 1ª vez e na 21ª Edição desta clássica, realizámos o nosso 1º Tróia-Sagres dos Pilões do Monte!

Foram 11 horas de viagem e 8:45 a pedalar, sendo os últimos 50Km penosos, muitas vezes pensei em pedir para a auto caravana que nos deu apoio, ir à minha frente a cortar o vento, mas não era a mesma coisa!

Partimos de noite e chegámos de noite, exaustos mas felizes e realizados, pois todos nós vencemos este desafio.

Adorei ver a cor e a alegria que havia no pessoal que participava e apoiava, as coisas menos boas que vi, já me esqueci!

Quero também agradecer ao tandem (MSC de suspensão total) a quem me colei nos últimos Km's antes de chegar a Vila do Bispo naquela estrada escura que nem breu, que com o cansaço acumulado e o vento, a vossa companhia serviu para me motivar e não "morrer na praia".

E nunca se esqueçam, QUERER É PODER!
 
Pela primeira vez estive presente neste dia mitico, da grande trevessia! Adorei!:)
Fui com o pessoal da minha equipa - Clube Xelb, o que faculitou imenso no combate contra a ventania! Só tive peno de não puder continuar até Sagres, pois fiquei em casa - Odemira, pois não tinha ninguém que me fosse buscar ao ponto de chegada!:( Espero que para o ano consiga completar esta travessia!;)
 

Espigão

New Member
Boas,

Em primeiro lugar e atendendo ao facto de mais de 80% das máquinas presentes nesta edição do Tróia-Sagres serem puras bicicletas de estrada propunha que se passasse a rescaldar esta clássica no fórum ciclismo. Talvez assim pudessemos todos partilhar ricas experiências sobre a melhor forma de combater o vento desfavorável fazendo todo o percurso escondidos atrás dos carros de apoio ou, quem sabe, até receber massagens nas subidas mais agrestes, estendidos dentro de uma autocaravana, para logo depois aparecermos novamente em grande estilo?... Espero que não me levem a mal até porque nada disso me incomoda mas a verdade é que podiam fazer um esforço para manter a tradição mais ou menos tal como era. E, já agora, quando atirarem fora o lastro podiam primeiro verificar se não vem ninguém a pedalar na berma, na faixa do trânsito lento. Além do mais, se essas latas de RED BULL vos dão mesmo asas para que raio precisam vocês das bicicletas?...

:rotfl::rotfl:

:bompost:

CD said:
Talvez os amigos que chegaram ao fim num desdobrável como eu vi ou numa single-speed sem roda-livre vos possam explicar um bocadinho desta coisa de espírito. Do lado dos Just4Fun, foi uma viagem de ida e volta, em autonomia, sem carro de apoio e com muita amizade e espírito de entreajuda!

Para a minha história deste ano, ficam os 419km em 19:08 com uma velocidade média de 21.5km/h.

Nem mais!

Para ano quero fazer uma coisa do género e com a minha BTT dos treinos tal e qual como está.

Cumprimentos

Hugo
 

MMTS

Member
boas, malta, fico estupefacto com estes comentários que para aqui se dizem,:confused: a malta é criticada por tudo e por nada, pois bem amigos, cada qual é livre de ir como quizer... a não ser que isto fosse uma competição, ai a historia era bem diferente... o que enteresa no meu entendimento é a camaradagem e convivio que existe nesta classica, e mais uma vez o fundamental é ir a pedalar... ;)


abraços boas pedaladas...
 
Last edited:

ESCORPIO

New Member
foi a minha 1 vez que fiz o troia - sagres. Fui com o comboio maravilha dos Iron man "BRUTAL" estes meninos a andarem ....!!!! Deu para ir com eles até 50km do final depois fiquei por minha conta mas lá cheguei!! Para a proxima vai ser a solo!!! AHHH e mais não cumpri a tradiçâo... fui com bike de estrada mas cumpri o que me tinha proposto!!
 

luis varela

New Member
trois-sagres

olá amigos !!!


agora que está tudo mais calmo:D:D digo que adorei e para o ano vou num dia e regresso no dia seguinte sem carro de apoio
sempre pedalando
luis varela
um grande abraço para o pessoal de Alcacer do Sal, valentes cegonhas:p:p:p
 

xtrui

New Member
Vivam,

Estava tentado a vir, aqui, deixar algum tipo de crítica, subtil - não vá o diabo tecê-las - ao pessoal das bikes de estrada, ao pessoal que sobe à boleia e aos que "embarcam" as bikes nos carros d' apoio para descansar um bocadinho.

Subjacente, deixaria a imagem de que eu é que era o puritano porque tinha feito o Tróia - Sagres com uma verdadeira bike de btt (mas com slicks 1,25...)

Felizmente, antes de postar incoerências temporais - porque, daqui a 5 ou 20 anos, posso já ter uma bike de estrada e não ter as pernas, a moral ou a simples vontade para fazer o percurso com uma btt - li o post do "Espigão" e a expressão da sua vontade em fazer o trajecto com uns IRC 1,95...

Obrigado, grande Hugo, por mais uma lição de humildade!

Parabéns a todos os que arrancaram de Tróia, inclusive aos que seguiram nos carros d'apoio.

Apenas um reparo a alguns desses condutores: percebam que não temos um motor para vos ultrapassar quando seguem na roda de alguém que vai a 22Kms/h, indo outros a 21Kms/h; nesses casos ou deixamos de pedalar ou temos que inspirar o monóxido durante largos minutos! Parece coisa pouca mas, num travessia como esta, pode ser algo desmoralizador...

Cumprimentos e boas festas

Rui G.
 

jginja

New Member
Viva pessoal.
Antes de mais parabéns aos que ano após ano se superam na participação deste evento.
Eu nunca participei mas tenho uma certa curiosidade em apanhar um empeno desta categoria.
Por outro lado ao ler os relatos dos que participaram fico um pouco de pé atrás, principalmente por causa da questão das viaturas de apoio.
De qualquer dos modos, talvez um dia alinhe ao vosso lado neste desafio.

Boas pedaladas
 
Top