Trânsito e bicicletas - A incompatibilidade

José Carlos

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Achei interessante este ponto de vista tirado do site de uns amigos bttistas:
http://toxiclodependente.planetaclix.pt/index.htm

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Sabia que...
... neste caso, segundo o maravilhoso nº4 do artigo 32º do código da estrada, o velocípede tem que deixar passar o carro vermelho.
Porque ? Não sei. Alguns dizem que é para proteger os ciclistas... Sim, está bem, os proteger de qualquer direito na estrada isso sim.
O que me parece a mim é que está tudo feito para fazer do ciclista um parasita que é preciso eliminar.
Contra os bichos temos insecticidas, contra os ratos temos venenos, contra os terroristas temos Bush e contra os ciclistas temos... o código da estrada.
Fonte : www.codigo.gotdns.org (Testes do código on-line)


Se tiverem opiniões, artigos, ideias ou qualquer outro tipo de informação sobre este assunto
(Trânsito e bicicletas - A incompatibilidade), podem colocar aqui.
 

fire4me

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se não me engano existe uma situação ainda pior que essa
quando estas a circular numa rotunda perdes a prioridade para os carros que pretendem entrar na rotunda.

e o ideal para seres atropelado por um carro que circule atras de ti
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Felizmente não se cumpre o código da estrada á regra, e posso dizer que muitas vezes me cedem prioridade, tal e qual como se fosse de carro, é claro, há sempre gente mal formada ao volante que quando é com carros ja se comportam mal, com biclas então esquece...

E viva o novo código da estrada que entra em vigor este f-d-s, e visa encher os bolsos do estado á conta dos infractores, tenham medo, muito medo :wink:
 

vig@s

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...desde k me lembre os velocípedes ñ têm prioridade seja em k situação for e isto penso dever-se ao simples facto de ñ terem motor, o k teóricamente levará á imobilização mais fácil e rápida do mesmo.

..mesmo assim estou á espera do novo código a ver se existem alterações...

..e ñ eskecer k antes de mudar as leis era preciso k mudassem certas mentalidades o k como devem calcular...

..kerem direitos velocipédicos pedalem na Holanda ou coisa do género..por enkuanto somos carne para canhão...

____________________
carbónikos ao poder
 

José Carlos

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Mais um artigo da pagina do Guillaume Alfred KUCHEL, um nome de referencia no btt nacional.
http://toxiclodependente.planetaclix.pt/index_fr.htm

Resolvi copiar para os preguiçosos que não ligam aos links:

A solução final (20/10/03)

Nas estradas portuguesas, para salvar a sua pele, tem que se ter muito cuidado. A lei do mais forte reina de toda a sua esplendidez selvagem e brutal. As máquinas automóveis são as armas de um combate perpétuo onde a raiva e a violência são o combustível. Não existe piedade para ninguém e todos os golpes são permitidos para dominar o seu adversário. É a lei da selva, a natureza humana no seu estado puro, gravado nos genes de cada um, uma autêntica barbaria digna dos nossos antepassados mais sanguinários… Tenham cuidado porque não é nenhum jogo. Um dia somos um deus do volante, um ás do contador de rotações, não temos medo de nada nem de ninguém, e depois, no dia seguinte, acordamos numa cama de um quarto branco e estéril, um tubo na garganta ao lado de uma máquina-acordeão afona que parece vomitar a morte e de dois ou três outros futuros cadáveres. Ao volante, não se deve brincar ao palerma se não queremos acabar com um nome de legume tatuado na testa…

De bicicleta, ainda é pior. Neste caso, mais vale ser atento em cada instante porque os ciclistas tornam-se em verdadeiros alvos muito fáceis de abater. Eles têm menos hipóteses de sobreviver de que um simples pombo de tiro à carabina. Aliás, eles sabem que não são os bem-vindos nas nossas estradas. É por isso que são discretos. Eles vão se refugiar nos trilhos e no monte, como as presas, longe dos predadores e da morte. Até mudam de nome e de equipamento. B.T.T. que dizem : Bicicleta Todo Terreno. Eu diria mais : Bestas Todo Terreno, como os Ciganos. Quando damos lentamente cabo deles para que nos deixem em paz, tudo o que encontram para fazer é arrumar as coisas e ir instalar-se 50km mais longe e continuar a nos chatear. Se queremos realmente nos livrar deles teremos que pensar numa solução mais radical...

Os ciclistas são como os Judeus e os homossexuais, toda a gente sabe que existem mas ninguém sabe aonde estão nem quem são. São obrigados a refugiar-se no todo terreno ou nas estradas secundárias de paralelo cheias de buracos para sobreviver. É o que acontece às pessoas indesejáveis…
Pelo menos, no monte, não chateiam ninguém e têm muita ocupação : entre o estudo aprofundado do eucalipto lusitano, a descoberta do esquilo ibérico e o inventário das lixeiras piratas, há muito que fazer.
E, entre nós, não é porque eles encontraram um novo terreno de jogo que eu irei perder a esperança de os mandar todos para o inferno. Quando puseram os Índios da América nas reservas era supostamente para os proteger e mesmo assim conseguiram exterminá-los quase até ao último !

Na estrada, um ciclista é algo que incomoda. Anda devagar e sempre no meio da estrada. Passa os semáforos e os stops de qualquer maneira, arranca os retrovisores laterais e risca as portas, anda sem luzes, nos passeios, atropela os peões (isto até é bem feito...) e insulta as lindas meninas que passeiam inocentemente. Em resumo, os ciclistas são uma raça de nojo, não os aguento. Só o facto de os imaginar bem apertados nos seus vestidos de lycra com os seus capacetes bem estilizados a mamar o biberão ou a mastigar barras de cereais me dá vontade de vomitar. Às vezes sonho que dou cabo de um deles, que lhe faço provar o aroma do asfalto passando-lhe por cima e partindo-lhe todos os ossos, e que o arrasto, quilómetros e quilómetros, preso por um farrapo de carne até desmembração completa.

Creio que não devemos ter piedade dos ciclistas. São pessoas que se acham superiores e que não respeitam os valores fundamentais da nossa sociedade. Eu empenho-me como um louco para poder andar de BMW, para mostrar que existo e que não sou miserável. É o meu estatuto. O BMW é a base de todo respeito. Com ele, as portas abrem-se, as pessoas ouvem quando falamos. Aos olhos dos outros tornamo-nos num cirurgião, num cantor popular, num agente desportivo, num executivo ou simplesmente num engenheirozito qualquer, tornamo-nos em Alguém… « Tenho um grande carrão portanto sou ». O BMW, é o catalisador ideal para transformar o desprezo e a piedade do olhar das pessoas em admiração e contemplação.
Mas é verdade, um carro como este, não é nada barato. Temos que fazer sacrifícios. Aliás, em nossa casa, toda a família participa. Por exemplo, já não vou ao café que três vezes por semana. A minha mulher, que remédio, já não vai à depilação que todos os seis meses. Tenho também dito ao meu puto que ia muito em breve começar a ajudar-me na fábrica. De qualquer maneira, na escola, não valia nada. Mesmo o pitt-bull faz um esforço valente : da outra vez quase que devorou a minha filha mais pequena tanto que estava esfomeado…

Excelente texto. Parabéns ao seu autor.
Aliás todo o site esta brilhante, com artigos muito bons vale a pena a consulta.

Cabe-noa a nós, inverter este tipo de pensamentos.
 

Bull

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Ois..

Realmente acho que qualquer um de nós tem histórias e situações que contar.

A falta de respeito e de civismo a má educação e o julgar-se que temos direito de tudo e mais alguma coisa, sem que niguém se apreceba que também temos deveres... leva o nosso país ao estado em que está.

Toda a gente sabe que somos livres e temos direitos, mas quando questionamos os deveres a resposta é: "que deveres ?!"

Infelizmente neste campo perdemos tudo o que de bom tinhamos toda a moral e educação do passado, tornamo-nos em selvagens com cultura e educação de um mais pequeno pais de 3º Mundo.

Se alguém tenta fazer algo em prole do mundo em geral e preservar o que de bom temos é instantaneamente um alvo a abater...

Já alguém se lembrou que nós não damos nada a ganhar aos grandes hobbies (Gasolineiras ?!? e afins ?!?).

Mas somos felizes... além de carro temos uma bicla e gozamos o que de bom o mundo nos dá.

Nem que tenha de ir para a ciberia, mas jamais pararei a minha bicla porque algum Sr. Barrigudo e de gravatinha quer...

Hoje somos muitos...Amanhã seremos muitos mais... não precisamos do "Pitrolio" para as bikes...

AbraçUS :wink:
 

vig@s

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SuperBiker said:
vig@s said:
...desde k me lembre os velocípedes ñ têm prioridade seja em k situação for
temos prioridade nos STOP.


Pelo menos quando eu tirei a carta. Ha muuuuuuuitos anos atras.

...ena...deves ser bem "antigo".. 8) ...mas aí está a excepção a confirmar a regra..

fikar bem..
_________________
carbónikos ao poder
 

Bull

New Member
Ois...

Não sou a favor de resolver as coisas à força e com base em protestos.

Mas enquanto os ciclistas do nosso pais se mantiverem quietinhos no seu canto ninguém nos dá ouvidos ou se lembra que existimos. Seja onde for.

Como exemplo temos os Motociclistas, que a pouco e pouco estão a conseguir mais antenção.

As ciclovias existentes... enfim acho q se calhar era melhor nem existirem, porque é para tudo menos andar de bicicleta, até para estacionar serve.

Código.. dá para rir. Civismo é que o nosso povo não tem... etc etc etc...

Faltará um movimento nacional de ciclistas ?!?!. (Ops ! será que estou a dar ideias..... :roll: )

Ainda algum "senhor" me ouve... e vou mesmo para a cibéria.....fazer btt.. he he :?

AbraçUs
 

fg

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Há uns anos, escrevi estas pequenas notas para distribuir a alguns alunos meus que se deslocavam de bicicleta para a escola. Penso que se mantém actual :
"Quem tenciona começar a deslocar-se diariamente de bicicleta nas nossas cidades deve ter em conta algumas questões de segurança, bastante importantes para que consiga chegar "inteiro" ao seu destino.... especialmente se nos lembrarmos dos altos valores de sinistralidade rodoviária em Portugal.
Em primeiro lugar, devemos ter especial atenção à manutenção da nossa "máquina". Só assim pedalaremos com segurança. Deve verificar-se sempre, em especial, o estado dos TRAVÕES e dos PNEUS. Não esquecer a limpeza e lubrificação regular da CORRENTE. Se a tratarmos bem, durará muito mais tempo.
Quando circulamos de Bicicleta nas ruas ou estradas, devemos sempre ter em conta os seguintes pontos :
Usar, sempre que possível, roupa com cores bem visíveis, e nas situações ou dias mais escuros (inverno), reflectores nas rodas e luzes dianteira e traseira.
Antes de começar a pedalar, escolher o caminho que nos parece mais seguro e com menos trânsito.
Cumprir sempre as REGRAS DE TRÂNSITO e respeitar os SINAIS.
Respeitar os outros transeuntes, especialmente os Peões.
Nunca transportar passageiros sentados no quadro ou outro local da Bicicleta.
Não circular demasiadamente próximo do passeio; pode ser perigoso, pois há automobilistas que "gostam" de nos apertar...
Nunca tirar as mãos do guiador, excepto para sinalizar com o braço todas as manobras (viragens, abrandamentos, etc.).
Cuidado com a abertura repentina de portas de carros parados ou em filas de trânsito; nunca passar muito junto a eles.
Nunca se agarrar a outro veículo.
Não fazer manobras bruscas, nem "esses" pelo meio dos carros. Nem pensar em "cavalinhos" ou habilidades do género na via pública.
Nunca usar auscultadores, "walk-man" ou outro objecto que nos impeça de VER ou OUVIR em perfeitas condições.
Ter sempre na bicicleta uma campaínha ou qualquer outro avisador sonoro.
Ter especial cuidado com as grades que tapam as sargetas, pois, para nosso descontentamento, as aberturas estão colocadas em sentido longitudinal, e não transversal como deveria ser; isto é especialmente evidente para as bicicletas de "roda fina".
Quando um automóvel à nossa frente vira subitamente para a direita, sem fazer "pisca" (situação bastante vulgar no nosso país...) é normalmente mais seguro virarmos também em vez de travarmos bruscamente.
Nos cruzamentos, devemos procurar o contacto visual com os condutores dos automóveis, assegurando - nos assim que fomos vistos.
Quando estacionamos a nossa bicicleta devemos procurar um local que não incomode o normal trânsito dos peões.Em Portugal, isto não é assim tão irrelevante, pois são raras as estruturas de parqueamento de bicicletas.
Finalmente, para termos mais alguma garantia de que voltaremos a pedalar na nossa "bela máquina", é imprescindível a utilização de um cadeado de segurança, de preferência dos que têm um cabo suficientemente comprido para apanhar as duas rodas. Se o espigão do selim tiver uma cavilha de aperto rápido, leve-o consigo ou prenda-o também...
E pronto, não se assuste.... os riscos são altamente compensados com o enorme prazer de andar de bicicleta."

Sobre o tema da utilização da bicicleta como meio de transporte aconselho os seguintes links:
em Portugal
http://www.fpcubicicleta.com
internacional
http://www.ecf.com

Um abraço
FG
 

Djinha

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Pois é felizmente até agora ainda não levei nenhuma pázada mas razias...uii... :roll:

O pessoal fica doido quando vê um ciclista, e realmente o código da estrada e a cultura da bicicleta do nosso povo deixa muito a desejar :?

Entretanto continuo a andar por aí ... talvez nenhum condutor parvo dê pela minha presença :roll:
 

ICH

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Ainda por cima além de ciclista és mulher, o que, em Portugal, faz de ti duplamente alvo da nossa mentalidade tacanha.
 

Bytes

Member
SuperBiker said:
Os ciclistas são como os Judeus e os homossexuais, toda a gente sabe que existem mas ninguém sabe aonde estão nem quem são. São obrigados a refugiar-se no todo terreno ou nas estradas secundárias de paralelo cheias de buracos para sobreviver. É o que acontece às pessoas indesejáveis…

Esta está linda.... :D :D :D

SuperBiker said:
Eu empenho-me como um louco para poder andar de BMW, para mostrar que existo e que não sou miserável. É o meu estatuto. O BMW é a base de todo respeito.

Não percebo é porque é que quando querem implicar com os carros, quem leva sempre são os gajos dos BMWs..... :cry: :cry: :cry:

SuperBiker said:
Com ele, as portas abrem-se, as pessoas ouvem quando falamos. Aos olhos dos outros tornamo-nos num cirurgião, num cantor popular, num agente desportivo, num executivo ou simplesmente num engenheirozito qualquer, tornamo-nos em Alguém…

Isto realmente é verdade e só mostra a tacanhez das pessoas.... quando vou a algum lado e me vêm a chegar de carro (e é apenas um mísero 320d) tenho logo outro tratamento.

João Próspero Luís - Fura-Bytes
 

Peso-Pluma

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Existe ainda uma situação pior que essas....por exemplo quando voçês vão a andar muito bem na estrada e a frente existe uma garagem com um carro a sair desta...nos temos que dar prioridade!

abraços

PLuma
 

Bull

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Ois...

Pois é fura-Bytes... é o país em que vivemos...

No mesmo Hotel fui duas vezes. 1º com um laguna ultimo modelo (nem é um BMW). Fui bem tratado... tiraram-me as malas etc...

a 2ª vez levei o carro da empresa um Clio... bom quase só faltou atirarem-me a chave.. logo de seguida chegou um mercedes e o tratamento foi em tudo diferente até as malas ao quarto levaram eu tive de as levar... mas não me calei olha logo eu....

Por acaso nesse fds só devo ter sido quem mais dinheiro la gastou...
à saida o tratamento foi em tudo diferente.

Imagino se levar a bike em cima do clio... acho q vou de porche com a bike em cima que tal ?! deve ficar lindo... (Será que a Thule tem barras para um porche ?!?) he he he

enfim... portugalito....

AbraçUs :wink:
 

Djinha

New Member
ICH said:
Ainda por cima além de ciclista és mulher, o que, em Portugal, faz de ti duplamente alvo da nossa mentalidade tacanha.

..se calhar é por isso que levo tantas buzinadelas :roll:

é com cada cagaço!!! :evil:
 

fg

New Member
prioridade

Atenção que há para aí algumas confusões sobre a regra da prioridade.
Assim:

:arrow: Automóveis que estão a sair de garagens, bombas de gasolina, ou caminhos particulares, têm que ceder a prioridade a todos os que vão a passar quer da direita quer da esquerda (inclusive bicicletas)

:arrow: Nas rotundas, os automóveis que estão a entrar também têm que ceder a prioridade a toda a gente (inclusive bicicletas)

:arrow: O mesmo acontece em qualquer local onde haja sinal de perda de prioridade ou stop, ou quando o ciclista acabou de passar uma passagem de nível. E ainda numa passagem estreita, se o sinal de prioridade estiver do lado da bicicleta, esta passa primeiro

Atenção a isto ! Até porque quase todos nós somos ciclistas E automobilistas ou motociclistas. Não se esqueçam disso quando estão a conduzir os vossos "enlatados" ou motos. :shock:
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Trânsito e bicicletas - A incompatibilidade

A minha maior confusão estava mesmo relacionada com as rotundas até porque faço umas quantas até chegar à Serra e por vezes oiço algumas buzinadelas. Obrigado FG pelo esclarecimento. Mas também, acho que é uma questão de lógica. Não tinha jeito nenhum estarmos a fazer uma rotunda e vir um marmelo para cima de nós #-o

Quando conduzo o meu enlatado, sempre que vejo um companheiro do pedal dou-lhe prioridade em tudo! Qualquer dia lixo-me mas é este o espírito :wink: . Não posso fazer nada...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

marioconde

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Em caso de acidente continuaremos a ter as seguradoras com todo o seu poderio advocativo a contrariar-nos especialmente se não formos associados de uma federação de utilizadores de bicicleta forte e tambem ela com poder para se bater na forma judicial em caso de azar nosso.

Outro aspecto em que as seguradoras têm literalmente enganado os utilizadores de bicicleta é no pagamento de indenizações em caso de acidente dos segurados detentores de seguro de vida, atenção ás letrinhas pequenas, o BTT para a maioria das seguradoras é um desporto de risco ñ coberto pela apólice.

Portanto para alem de termos o codigo da estrada contra nós temos tambem as seguradoras a fazer a vida negra a quem pedala para bem da sociedade, pelo menos as batatas, o arroz e as massas alimenticias ñ produzem gases tão nocivos para o ambiente como os hidrocarbonetos que consomem os enlatados :lol:
 

loop

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Boas,

Parece que afinal não era assim!!
No novo código da estrada é! :

"Os condutores de veículos a motor que pretendam entrar numa rotunda passam a ter de ceder a passagem aos condutores de velocípedes, de veículos de tracção animal e de animais que nela circulem. ( Art.ºs 31.º e 32.º )"

Embora nunca tivesse parado dentro de uma rotunda para ceder passagem a um carro, sabia que pelo código o devia fazer. :oops:
Agora está bem melhor! Outras melhorias ainda vamos ter de esperar... :roll:

Francisco
 
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