Tornar a Bike mais "confortável", como?

osanto

Member
Ola amigos,

recentemente adquiri para nos iniciarmos no BTT para mim uma P.2 All Mountain em segunda mao e para a minha esposa uma Berg 3.3 nova. O problema é que ela acha a minha muito mais confortavel.... e no fundo eu tb acho, eu queria saber a vossa opiniao, o q é q eu posso trocar/alterar para tornar a bike dela mais confortável?

Uma das coisas que eu noto mais diferença é no guiador, o meu é mais inclinado, o dela é mais "a direito" o que é que vcs recomendam?

O Selim?

Obrigado pela vossa ajuda.

PS: Esperamos em breve ter condiçoes fisicas para vos acompanhar em alguns passeios.
 

NunoCoutinho

New Member
O melhor seria uma suspensão total.... :lol:

1. Quais os sintomas? Dores de costas? Pescoço? Salta muito? Descreva exactamente aquilo que se queixa, o que desagrada, só assim podemos entender de onde vem o problema e partir para o segundo ponto.
2. Localização do problema. É preciso ver aquilo que a bicicleta tem, afinar correctamente a altura do selim, avanço do selim, verificar se o tamanho do quadro é adequado assim como o tamanho do avanço etc, tudo em função do sintoma. Claro que afinar altura do selim etc é algo essencial para que se sinta bem na bicicleta, não se criem lesões e para que a pesalada seja eficiente.

Depois, se for desconforto na zona do rabo... Os calções são o principal, claro que o selim também, mas os calções fazem toda a diferença. Depois se iniciaram a pouco tempo, o calo também é necessário, só os kms iram trazer isso.

Por isso, vamos começar pelos sintomas e se possivel foto da bicicleta.
 

Lunatic_Lover

New Member
Epá isso agora é difícil... basta o quadro ser de material diferente para o conforto ser diferente.... depois depende da suspensão, selim, espigão de selim... até nas rodas, podes ter um conjunto mais rígido e menos confortável que outro menos rígido que absorve parte dos impactos na estrutura raios/aros...
 
Eu suspeito é q o quadro da tua mulher.... não tem o tamanho correcto para ela!

Mas para o conforto, um espigão de selim com mola e um selim especifico para mulher em gel, ajuda.

Depois um avanço curtinho e alto com um guiador elevado tb fica mais "relax".
 

loiseven

Utilizador Banido
um selim com carris de titânio e uma boa opção
nota-se :wink:
especifico para mulher :!:
experimenta da specialized tem uns preços razoáveis :wink:
em titânio
o seu traseiro sentira a diferenca :lol:
embora como ja falaram atencao aos tamanhos de quadro e avancos
 

osanto

Member
Amigos,

Desde ja obrigado pela vossa ajuda, quanto aos componetes da bike ela está de origem, podem ver no site http://www.sportzone.pt/ProductDetail.aspx?pid=03886119&oid=5|25|107|&c=1027

O tamanho do quadro é um 19 e ela tem 1.80m, o quadro do meu é um 17 e a bicicleta lado a lado sao praticamente da mesma altura, em q a minha o guiador esta mais elevado.

Vou tirar umas fotos para colocar aqui para melhor verem.

Como estou a iniciar-me no mundo do btt desculpem-me se por vezes nao estou familiarizado com alguns termos mais tecnicos, quando dizem "um avanço curtinho e alto com um guiador elevado" que tipo de material recomendam? isto para me ajudarem na procura.

Mas uma coisa é certa, estas são as primeiras impressoes das primeiras vezes q andamos, e sabiamos que iriamos ter queixas fisicas, so quero tentar distinguir o q é falta de habito e má utilizaçao/configuração.

Mais uma vez muito obrigado pelas vossas dicas
 
O avanço é isto:
fsa_os-140_blk_carb_stem.jpg

Há de varios tamanhos. Pela imagem da bike, o q vem de origem já parece ser relativamente curto. Mas para mulher aconselharia no maximo de 90mm.

Em relação ao guiador, há os rectos (cima) e os elevados (baixo):
guiador-fsa-k-force-riser11.bmp

Tb há uns mais elevados q outros.. é uma questão de ver o q te parece melhor.

A minha suspeita é q o L, apesar de "no papel" ser a medida ideal para a altura, ela deve sentir-se numa posição muito "race" e talvez o aconselhavel fosse o M para não se sentir tão "esticada", daí sentir-se confortável na tua bike!

Se comprares um bom selim para mulher, o espigão é dispensável, mas o q me referia era isto:
350__1_use-sx-seatpost-med.jpg

O da imagem é da USE, é mto bom. SE comprares, não vás para os baratos, pois... não funcionam e são pesados!
 

osanto

Member
Freakzoide obrigado pelas dicas, preciosas.

Só nao entendo a lógica do avanço? pq realmente o dela é bem mais pequeno q o meu ( esta la escrito 60 mm 10") o q eu acho é q o quiador deveria estar um pouco mais alto, aí sim, o meu esta bem mais alto q o dela, mas eu penso q com fotos da para ter uma ideia melhor, eu vou tirar umas fotos para por aqui.
 

NunoCoutinho

New Member
A minha aposta vai para o avanço demasiado baixo, de certeza que ela vai muito inclinada na bicicleta criando desconforto a nível de coluna e pescoço, depois avanço de 60mm? Isso é super curto, eu tenho 1,8m e penso que o ideal num quadro 19 é 90mm para que se tenha conforto.
Se poder coloque uma foto da bicicleta para avaliar se a suspensão foi cortado o tubo ou se há hipotese de subir o guiador um pouco, caso não dê um guiador elevado vai ajudar muito.
Outro passo importante é a altura do selim, tipicamente as mulheres por medo de cair e estarem altas querem sempre o selim mais baixo para chegarem com os pés ao chão, isso além de tirar muita performance não é nada confortavel.
 

MRocha

New Member
Comparando com outros modelos nessa medida, a frente desse quadro parece-me um pouco mais comprida. Por isso não acho o avanço curto(nas bicicletas específicas de senhora, mesmo que de competição, o avanço é sempre ligeiramente mais curto). suspeito é que esteja muito baixo, o que pode ser corrigido com um guiador mais alto.

Esse quadro , tambem por ter a frente comprida, tem uma distância entre eixos maior que o normal(mais dificuldade a fazer curvas apertadas). Junte-se a isso a um centro pedaleiro que não é dos mais baixos e a um tubo superior que fica demasiado próximo das virilhas ao desmontar... O quadro é bem capaz de ser grande, para uma utilização mais descontraída, mesmo para quem tem 1,80m. Para um uso intenso e performance pura, talvez fosse adequado.

Outra coisa que se nota, ao comparar o quadro com o da p2AM, é que a direcção do p2 tem um ângulo mais deitado, que previligia a estabilidade. Isso, num quadro mais curto e baixo, dá mais confiança, logo é muito natural que a tua mulher goste mais da tua bicicleta.

Podias trocar de bicicleta com ela, ou arranjar-lhe um quadro barato(menos de 100eur), tipo Vag ou Prime, ou um usado do género do teu, escolhendo bem a medida.
 

osanto

Member
Como prometido ficam aqui as fotos das minhas meninas:

img1671.jpg

img1662.jpg

img1663e.jpg

img1664do.jpg

img1666j.jpg

img1667e.jpg

img1668n.jpg

img1669eo.jpg

img1670k.jpg


Eu não sou grande especialista, mas espero q dê para terem uma ideia.
 

tkul

Utilizador Banido
Boas!

O conforto é relativo, no entanto e sendo uma mulher, nada como adaptar a bike para o sexo feminino.
Começa com um banco específico para mulher. O da minha mulher não me lembro qual é, mas assim que passar na garagem tiro uma foto e coloco aqui. Um banco destes acho que andava na altura (2007) à volta de 25 ou 30€.

Passa depois para uns punhos. O mais fácil de arranjar são uns de esponja tipo os Ritchey WCS (procura na net) ou então e gastando um pouco mais dinheiro uns Ergon - Eu tenho na minha bike do dia-a-dia (Brompton S3 - vê o site na assinatura) e só tenho a dizer bem! São caros, eu se não estou em erro dei 20 e tal euros, que é absurdo por dois pedaços de borracha... mas enfim!

Estes dois componentes são os que estão em contacto directo com o corpo.


Depois partes para a posição de condução que é feita usando o avanço e o volante. O espigão pouca influência tem na minha opinião, a não ser que seja de suspensão.
A posição que ela tem é muito inclinada e quer mais direita? Isso é muito simples.
Comprar um avanço sobrelevado tipo 60x25º ou 60x30º e um volante elevado.
Isto o melhor é numa loja conhecida, experimentar até conseguires o que ela quer.
Nesta brincadeira, um avanço barato fica-te por 10 ou 15€ e um voltante abaixo dos 20€.
Vai para um volante de 25,4mm de diâmetro - ou seja sem ser Oversize.

Como podes ver, o custo total pode ir desde 65€ a mais, conforme o budget, mas acima de tudo, o que ela gostar.

Eu estoiro dinheiro nestas coisas! É o que me pode dar mais ou menos prazer e adaptar melhor à bike, e na minha opinião experimenta com marcas brancas ou baratas, e depois de conseguires o que queres, e houver possibilidade é comprar o componente da marca xpto
 

tkul

Utilizador Banido
primeiro tenta arranjar de amigos/conhecidos/loja avanços usados com diferentes medidas e volantes compatíveis.
Chegar ao ponto certo, é prova erro... infelizmente!
Primeiro e para atingires esse ponto, não gastes muito dinheiro, de preferência não gastes dinheiro. Há avanços a pouco mais de 10€ com diferentes medidas.

Pessoalmente acho que não vale a pena marcas específicas ou de topo. Não leves a mal, mas as bikes que tens, vale a pena usar e fazer poucos upgrades em termos de marcas de topo. Ou seja, entre um avanço XPTO e um marca branca - Marca Branca! E poupa o dinheiro para uma novabike, ou para irem um fim-de-semana fora em busca de novos trilhos!
Se depois o bicho pegar a sério, houver possibilidades financeiras para tal, comprem novas máquinas, mas não estoirem muito dinheiro nestas. Estoirem apenas o necessário de maneira a manter a bike em condições e à "tua maneira" - XUTOS! :lol:
 

rodinhas chamine

Active Member
boas
tb se estao a esquecer do espigao do selim,se for colocado um sem qualquer recuo muda logo muito a posiçao pois fica se logo pelo menos 3 cm mais a frente logo menos esticado.
eu tb me fartei de alterar avanços e guiadores pois tb ficava muito esticado,mas logo que coloquei o espigao do selim mudou completamente,ate ao ponto que coloquei um guiador reto e nao me sinto esticado
 

tkul

Utilizador Banido
img1664do.jpg


Mas isto tem recuo?

O teu problema Rodinhas Chamine, passa por um quadro que provavelmente é grande de mais.

O recuo e avanço do banco, deve ser visto como um ajuste limitado e apenas para estarmos na posição ideal e eficaz para pedalar.
Sentado, apoiado de forma a estar em cima da bike e com os cranks a 90º ou seja paralelos ao solo, deve passar uma linha invisível que passe tangente ao joelho e no no eixo do pedal.


 

joecurtis

New Member
boas,
uma das lacunas quanto a mim da Berg é colocar sempre avanços bastante curtos nas bikes mais baratas. Normalmente põem 60Cm. Com relativamente poucos euros (20-30€) compra-se um já bem bom de 90 ou 100, mais que isto somente para quem necessite.
Quanto ao conforto propriamente dito, já foi aqui dito muita coisa util, mas quanto a mim e por experiência própria, desde que pus um Selle Italia Filante flow gel, nunca mais foi a mesma coisa. Com os Kms nota-se o gel/carbono a surtir efeito, nem próstata nem testículos se queixaram mais. Palavra de honra. Para mulher a Selle Italia tem modelos específicos, mesmo o famoso Trans Am. Com 40-60 Euros pela Net adquire-se já uma coisa boa de verdade. Atenção que alguns modelos selle italia cá em Portugal em algumas lojas custam praticamente o mesmo que lá fora, basta procurar bem. No entanto, outras marcas têm bom material e até mais barato para quem não quer despender de mais dinheiro.

Abraço,
Joe
 
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