TopoLusitânia - Cartografia topográfica de Portugal para GPS Garmin

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Caros entusiastas das bicicletas e dos GPS, há já algum tempo que é do conhecimento geral a existência de uma cartografia topográfica de Portugal para os gps Garmin designada de TopoLusitânia, completamente gratuita.

Originalmente, esta iniciativa continha um pedido de não divulgação da mesma nos fóruns, pelo que sempre que surgiu um tópico sobre o tema aqui no fórum, o mesmo foi removido, cumprindo esse pedido lançado pelos autores.

Com o passar do tempo, mais e mais comunidades tiveram contacto e conhecimento com esta excelente e cada vez mais completa cartografia.

Por forma a torná-la ainda mais completa, num recente contacto com a equipa responsável pelo desenvolvimento destes mapas propus que fosse aberto um tópico aqui no fórum para que os utilizadores tivessem um contacto e conhecimento da existência desta cartografia, ao mesmo tempo que abre a oportunidade de cada um de nós contribuir com os seus tracks gps, para que esta cartografia se torne melhor e mais completa. Uma vez aceite, surge então o tópico com os objectivos mencionados.

Existem porém algumas regras indispensáveis para estes contributos, por uma questão de melhor estruturar os dados e prepará-los para a inclusão na próxima edição desta cartografia.

Estes critérios estão disponíveis para consulta em http://sites.google.com/site/topolusitania/Home/topolusitania---como-ajudar

Podem assim fazer as vossas contribuições directamente para a equipa do TopoLusitânia

Para quem não conhece esta cartografia deixamos aqui dois links:

O Blog, onde são disponibilizadas as novidades: http://topolusitania.blogspot.com/
O website, onde estão disponíveis os links das várias versões, bem como outras informações acerca da instalação destes mapas nos vossos gps e computadores.

Por agora este tópico servirá para todas as questões relacionadas com TopoLusitânia, sendo provável que à medida que se desenvolva seja dividido em outros tópicos.

Com este tópico, esperamos que a comunidade do Fórum BTT contribua para o desenvolvimento deste excelente projecto de cartografia gratuita para os nossos aparelhos.

Boas pedaladas a todos!
 

shelltox

Super Moderador
"No GPS aparecerão dois conjuntos de mapas TOPOLUSITANIA para seleccionar/activar."
"Estes mapas têm como função evitar o aparecimento em alguns GPS de um fundo quadriculado, quando mais nenhum mapa, para além do TopoLusitania está activo.
Os mapas de fundo não são transparentes. Todos os outros o são.
Os mapas de fundo podem ser activados/desactivados para que a transparência dos outros mapas possa funcionar."

in:http://topolusitania.blogspot.com/2010/03/topolusitania-v084-beta.html

Aproveito para apelar á boa contribuição e acompanhar este excelente projecto
 
Last edited:
O tópico podia ser inamovivel. Penso que com a quantidade de utilizadores do fórum rapidamente se consegue uma boa cobertura de trilhos. Eu estou a ultimar uma boa colecção na zona St. Tirso, Maia, Famalicão.
 

Black_Wolf

New Member
ajuda!!

Eu tenho um garmin oregon 450 e gostava de instalar os mapas da topolusitania, mas não sei como instalar!!:nsei::nsei: já fiz o download do ficheiro da topolusitania segui os passos que nos são indicados mas quando chega a parte de usar o outro programa não sei como fazer!!!dohdohdohdoh
Alguém pode ajudar-me??:D

Obrigado!!

Abraço
 
Last edited:

kanoysta

Member
Faz assim para a versão GMAPSUP2.IMG. É simples.

1- Criar pastar "Garmin" no cartão microSD
2- Copiar o ficheiro GMAPSUP2.IM para a pasta criada
3- Activar o mapa nas definições do GPS
 

shelltox

Super Moderador
Qual ficheiro fizeste o download, instalação directa no GPSr ou no mapsource? Relembro que as indicações de instalação no TopoLusitânia estão completas.

(antigamente na outra plataforma de fórum,éramos avisados se alguém entretanto tinha respondido ao tópico o que parecendo que não....facilita)
 
Last edited:

Black_Wolf

New Member
obrigado!

Muito obrigado shelltox e kanoysta!! Já consegui!!:p
Contudo no gps aparece 2 mapas da topolusitania para activar ou desativar!! é normal? ...os mapas são iguais e funcionam bem!!;)

Abraço,

:xau:
 

ICC

New Member
Boas,
Alguma coisa eu não consigo entender, é que não consigo fazer com que o TopoLusitânia apareça no meu Edge 705...
 

shelltox

Super Moderador
Esperei que um 'especialista' de Edge chegasse á frente. Da minha muito curta experiencia com um Edge(resumiu-se á instalação do topolusitânia) parece-me que só aceita um ficheiro de mapsource por isso o conjunto de mapas têm de ter o nome gmapprom.img . O topolusitânia disponibilizado de instalação directa usa o nome de ficheiro gmapsup2.img por isso basta renomear o topolusi de gmapsup2.img para gmapprom.img . (isto pode trazer outro problema, que já existir m conjunto de mapas com o nome gmapprom.img, contorna-se isto colocando um na memória do aparelho e outro no cartão.

kanoysta: as notificações de nova resposta ao tópico também recebo, referia-me quando estamos a redigir uma resposta e nesse intervalo é colocada outra, antigamente antes de nossa resposta ser colocada éramos avisados que entretanto alguém também respondeu
 

zefacadas

New Member
Boas,

Eu sou dos "tais" que tem Windows7 de 64bits, e gostaria de transferir o TopoLusitânia para o meu GPS mas via MapSource, Ora o procedimento descrito na página do TopoLusitânia, para carregar o mapa no mapsource não está a funcionar.
Para ser sincero, não percebi como aplicar aquele truque no regedit para passar a funcionar com Win7 de 64bits.
Alguém teve ou está com o mesmo problema que eu ?
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Eu tenho o TopoLusitania a funcionar no GPS, mas não o consigo instalar no MapSource. Já tentei o procedimento com o Mapsetoolkit mas o programa não abre ficheiros .IMG.
Gostava de o ter instalado para saber quais os caminhos que já estão no mapa e assim poder ajudar melhor no desenvolvimento deste projecto.
Na minha zona ainda há muito caminho e trilho em falta no mapa, sempre posso andar ás voltas que nem um tontinho para percorrer os percursos todos de uma zona! Uma excelente motivação de treino LOL
 
Top