Tobel CF SL 7.9

camponubla

Well-Known Member
Um peso espectacular a da DTSw.

As rodas ficaram muito bem com essas cores. Como mandaste fazer os stickers? Quer dizer, tens que mandar algum desenho, dimensões do sticker e/ou roda?
 

pamoreira

Member
Os stickers mandei fazer na BK Stickers (user Adeskabir aqui no fórum). Ele já tinha alguns exemplos feitos para DT Swiss, foi uma questão de trocar uns emails e acertarmos o design/cores. Se estiveres interessado, é uma questão de dares uma olhadela no site da BK Stickers e ver o que ele já tem feito (para poder tirar algumas ideias) ou então veres um design que gostes e falares com ele para ver o que se pode fazer.
 

kanoysta

Member
A Fox e DT Swiss, por exemplo, dão os pesos com o aperto incluído. A Rock Shox dá os pesos sem o aperto. Daí as discrepâncias.
 

pamoreira

Member
E já rola novamente :hehe::hehe::hehe:

Lá consegui afugentar a moleza do Domingo, e acabar os trabalhos que faltavam :D

Comecei por montar os pneus e meter líquido - 120 ml em cada que são novos e prefiro jogar pelo seguro. Desta vez experimentei usar um líquido Schwalbe Easy Fit que tinha comprado recentemente.





Até funciona bem para ajudar a sentar o pneu no aro. Não faz mais que a água com sabão/detergente, mas é fácil de aplicar e faz muito menos confusão/sujidade - importante para quem monta os pneus dentro de casa e não quer ter que estar a aturar a mulher no final :)

De seguida foi montar os discos Shimano RT99 de 160mm e meter as rodas no sítio. Ao montar os punhos reparei que os meus fieis Esigrip estavam assim a dar as ultimas, e acabei por montar uns Ritchey WCS Ergo Truegrip que tinha aqui perdidos há algum tempo. Vamos lá ver como me dou com eles, vou experimentar numas voltas. Pelo menos são metade do peso dos Esigrips, boa surpresa.

Meter o espigão e selim, grade bidão, sensor de cadência. Verificar posição dos controlos e os apertos de tudo e estava na hora de dar a primeira volta. A foto para a posteridade:



A volta foi pequena e apenas pela garagem e aqui à volta do prédio, para fazer um systems check :)

De volta à base, toca a pendurar no espeto (aka balança) para ver onde andamos em termos de peso.




8.94 kg, bem bom. O objectivo para a bike sempre foi de fazer uma montagem leve - na casa dos 9 kg -, mas com material de qualidade e sobretudo fiável. Ainda há muitos pequenos pormenores que podem tirar umas gramas aqui e ali, mas isso fica para mais tarde que serve sempre para entreter quando não se tem muito para fazer na bike :)

Agora é kms para cima!
 

fabio viana

Well-Known Member
:clap::clap::clap::clap:

Parabéns, apesar de ainda existir onde mexer para tirar peso, na minha opinião nem mexias mais, porque esta uma grande maquina com um peso espectacular :D
 

pamoreira

Member
Nah, nada disso :)

Surgiu um negócio interessante o fds passado, e fiz umas trocas de material com um amigo. O resultado foi que consegui ficar com uns travões XTR Race (M9000) que saíram duma bike nova. Já tinha ideias de trocar no futuro os travões, assim já fica.

Ainda são um pedaço mais leves que os XT, até os parafusos para as pinças são em titânio e metade do peso dos normais dos XT/SLX. Aqui fica uma foto rápida:




Consegui também arranjar um adaptador da ProblemSolvers (estilo MatchMaker) para conseguir combinar os travões Shimano I-Spec II com o shifter XX1. Posicionar os dois no guiador com as fixações independentes não estava a permitir-me colocar bem como queria, assim fica impecável e com um aspecto mais "clean".




Por último, troquei também o eixo da frente 15mm da frente da DT Swiss por um Extralite BlackBolt que é super leve.




E pronto, a spec 2016 fica concluída. Ainda quero mudar alguns parafusos (tirar os cinza e meter pretos), trocar a protecção de escora e mais umas paneleirices, mas como é mais estética vai ser quando tiver mais tempo.

Agora é para levar porrada e monte com fartura que o tempo está a ficar bom e menos frio por aqui. Hoje já saiu para uma voltinha de 30km aqui pelo quintal e para já tudo impecável.

 

nunokas

Member
Boas.

Cada vez melhor :)
Pena a malta da problem solvers não ter ainda um adaptador mismatch para shifter shimano com travão fórmula :(
 

kanoysta

Member
Está top. A minha DT Swiss tb já tem os "SKS seals" mas não consigo dizer se são mais suaves. Como levou manutenção, não sei dizer se será da manutenção, dos retentores... ou se calhar dos dois. Mas uma coisa é certa, tive de por mais ar porque ficou mais sensível.
 

pamoreira

Member
Esta semana chegaram duas encomendas que tinha pendentes, e nelas vinham mais umas pecitas para a Tobel.

Uns punhos Ritchey TrueGrips Ergo Superlogic (já arranjavam uns nomes mais curtos :D). Estes nem sequer aparecem no site da Ritchey, mas descobri-os na Bike-Components enquanto encomendava uns punhos para a bike da minha esposa. Como são cinza (única cor disponível) e até condiziam bem com a bike decidi mandar vir para experimentar. Depois de montados e de experimentar numa voltinha rápida fazem-me lembrar um pouco os Bontrager XXX em termos de dureza/consistência, mas com uma forma um bocado mais ergonómica. Nunca fui muito à bola com os Bontrager, vou experimentar estes durante umas voltas a ver se me convencem. Pelo sim pelo não, já tenho uns Esigrips cinza a caminho :D

Aqui uma foto deles montados. 10 gramas, super leves (vamos ver se prestam).




Outra coisa que me andava a chatear um bocado era a protecção de escora. Tinha a original da Canyon (daquelas que aperta com velcro) que acumula muita sujidade e que a fixação não é das que mais gosto. Como ainda tinha para aqui uns bocados dum kit da Lizard Skins, resolvi trocar a ver como se porta. Não estou 100% satisfeito, mas cumpre a função para já.




Finalmente, chegaram também uns parafusos pretos em aluminio para o suporte de bidão e alguns dos buracos deixados livres pela remoção do desviador frontal e respectivas fixações / guias.

Resultado final (essencialmente a diferença de peso dos punhos e umas gramitas dos parafusos), tá umas gramas mais leve.

 

nunokas

Member
E tá muito bem :)

Muito bom peso tendo em conta que o conjunto guiador, espigão e selim são mais conservadores.
Isso agora quer uma fotos na neve que a paisagem deve estar muito bonita por aí ;)


Cumps
 

pamoreira

Member
Sei que ainda dava para tirar um bocado de peso em vários pontos, mas gosto muito daqueles componentes e já são leves q.b. sem comprometer a função - que para mim é muito importante.

Vou tentar tirar umas fotos este fds já que vou dar umas voltas aqui pela beira e subir mais um pouco, que as montanhas já começam a ter os trilhos mais acessíveis. Pelo menos aqui pela minha beira, isto passa dos 400 aos 1400m de altitude em cerca de 10km de trilho, e com neve não se vai muito longe. Já com piso seco às vezes as subidas são tramadas :D
 

nunokas

Member
Com essa paisagem "alpina" o monoprato 32 não se torna puxado em algumas rotas?
Pergunto porque sei que nessa zona, norte de Itália e Alemanha é mais comum duplo prato precisamente devido à alta montanha. Isto excluindo provas em circuito de xco naturalmente ;)


cumps
 

pamoreira

Member
Sim, alguns sítios por aqui não há prato algum que valha, mas estou na parte francesa e na globalidade não é tão agressivo como alguns sítios na zona alemã/austríaca/italiana.

32 pode ser um bocado puxado, mas se for preciso tenho um aqui prato de 30 novo e arranjo com facilidade um 28 para um desenrasque nos meus amigos que fazem enduro. Tenho algumas provas em mente para esta época, e pelo menos numa delas de certeza que vai ser com 30 porque com 32 já experimentei o percurso o ano passado e foi de morrer :)

Para já, para as voltas mais curtas aqui no "quintal" o 32 serve bem e acaba por ajudar a desenvolver um bocado as pernas. Estou também curioso por experimentar antes um 32 oval para ver se me traz vantagens.

Como curiosidade, aqui fica uma prova que um amigo meu me está a desafiar para participar: http://www.grand-raid.ch/page-en-1-Course.html . 125km / 5000m acumulado. Haja pernas! :D Ele agora rola com XTR Di2 2x11, deve julgar que é só carregar nos botões para subir.
 

nunokas

Member
Realmente brutal os números dessa prova :eek:

Não será só carregar nos botões mas o di2 biprato com sincronização dupla, tirando o peso, faz esquecer um pouco o handicap das passagens e nesse terreno faz mais sentido ;)
 

RTC

Super Moderador
Espectacular a tua Canyon. Pouco mais há para mexer na minha opinião.

Espectacular também é o Grand Raid. Participei em 2012 e estou a fazer os possíveis para participar novamente em breve. :)
Mas a mim deu-me 6000m acumulado. :cool:
 
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