Thomson... o mito!!!

byttor

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Boas pessoal

Há uns meses atrás decidi comprar para a minha Stumpjumper, espigão, avanço e guiador. Os critérios que tive em conta foram, preço, durabilidade\resistência, peso, estética. Depois de alguma pesquisa tendo em conta a opinião de muitos bettistas optei por comprar os 3 componentes da mesma marca, e essa marca seria a Ritchey, o único senão seria mesmo o preço, mas quando se gosta de uma coisa faz-se um pouco mais de esforço (vocês sabem como é).

Felizmente antes de comprar os Ritchey, tive o prazer de contemplar algo que até esse momento me tinha passado despercebido, chamava-se Thomson e eram bonitos, simples, originais, robustos, mas havia dois senãos, o preço e o facto da Thomson não fabricar guiadores. O senão do preço resolveu-se juntando mais dinheiro, e o guiador optei por um mais em conta, um Pro.

Depois da compra recebi alguns feedbacks negativos, nos quais me diziam, que os componentes da Thomson não valiam tanto dinheiro, e que por esse preço ou até menos comprava uns mais leves e bonitos. O que é certo, é que eu não estou nada arrependido antes pelo contrário, estou bem contente pela compra que fiz.

Ao longo destes últimos meses depois de ter comprado os Thomson, reparei que a Thomson é uma espécie de marca de “culto”, amada por uns, odiada por outros e indiferente aos restantes.

Por isso neste meu primeiro tópico “filosófico” gostava que opinassem sobre este “mito” Thomson.

Bom Natal, muitos componentes e bikes no sapatinho. :roll:
 

Invictor

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Boas!

Quanto ao que referiste no tópico acima, eu também concordo com aquela parte "Apreciado por uns, odiado por outros"
O que é certo, é queeu tenho um avanço thomson elite e um espigão de selim Thomson elite recuado, e até agora em termos de comportamento do material, rubustez, funcionalidade, resistência, qualidade de fabrico, acho que vale cada euro que se paga.
Pois há por aí algum material de outras marcas bem mais apetecidas, e aquilo não passa de um material chinês com uma bonita marca em cima
e a custar os olhos da cara. Quando esse material, vem de lá a preços "Quase de Borla".

Thomson é Thomson, na minha opinião é material muito Bom, mas gostos não se discutem :wink:

Boas Pedaladas
 

ze_zaskar

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Thomson é daquelas marcas que fabricam material para o "real world cycler", ou seja, com caracteristicas e funcionalidades que realmente interessam. Sao robustos, leves QB funcionais e lindos na minha opiniao. Sao feitos apartir de blocos solidos de aluminio nos USA, nao tendo portanto nada a ver com material feito em Taiwan, que ate pode ser mais leve, mas depois o resto... Acabam por ser uma marca para quem sabe o que quer, e valem cada centimo, ate porque, apesar de serem caros, duram muito muito tempo e nem passam de "moda". Na minha montada nao falta o avanço nem o espigao Elite, que acabam por ser o que de melhor de faz nestes dois componentes. Guiador eles nao fazem, mas isso remedeia-se com outras peças de qualidade que por ai existem (Groovy por exemplo eheh)
:wink:
 

Bravellir

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A guerra pelos baixos pesos faz feridos e mortos. A moda também não dá baldas.

Os thomson só não são apreciados por estas duas razões. Por quem desesperadamente quer baixar peso á bike e aos maluquinhos da moda. Os thomson não mudam de cor/forma á anos. E quanto ao peso, são leves sem serem ultra leves.
Aposto que quase todas essas "melhores opções" que te venderam incluíam carbono, não?

O melhor defeito que os thomson tem, é serem seguros, monótonos ( sempre iguais todos os anos ) e confiáveis. Para quem gosta deles é porque são seguros, monótonos e confiáveis e para quem os detesta é porque são seguros, monótonos e confiáveis.

Mas ainda bem. Existem muitas marcas e produtos de qualidade. A crescente integração ainda não atingiu muito estes componentes ( espigão,avanço e guiador ) pelo que podemos escolher entre uma grande diversidade. É uma sorte. Há que aproveitar. Imagina que até é possível comprar, como diz o Ze_zaskar, guiadores feitos praticamente á mão sem passar por uma linha de montagem. Raridades.

Muito pior era se só houvesse thomson e ritchey. Ou pior, se só houvesse specialized e bontrager . Isso é que era mau.
 

pre_historico

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cá vou andando feliz e contente com o meu avanço e espigão de selim «elite». já foi tudo dito: são torneados a partir de um bloco sólido, são esteticamente sóbrios (para não dizer enfadonhos) e não dão um único problema. duvido que alguma vez mude.
 

350plus

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A Thomson é realmente é uma marca muito curiosa, e que pouco têm a ver com as restantes fabricantes de periféricos (Ritchey, Race Face, FSA e por aí fora)

As outras marcas funcionam fundamentalmente em regime de outsourcing para fábricas em Taiwan e China, simplesmente fornecendo a marca, a estética e os requisitos finais da peça, pondo nas mãos das empresas de produção todos os pormenores relativos ao projecto.

Por outro lado, a Thomson produz tudo na sua fábrica na Georgia e o "core business" deles nem sequer é o fabrico de peças para bicicletas. Eles são uma grande empresa de maquinagem de peças CNC de precisão por contrato, trabalhando para grandes empresas como a Boeing. E acreditem que se a Boeing vai lá fazer componentes eles não brincam em serviço.

Vejam só a lista máquinas deles:

http://www.lhthomson.com/machine_list.htm

Estão aqui milhões e milhões em máquinas topo de gama.

Isso e o custo da mão de obra nos EUA explica o preço elevado dos componentes, que mesmo assim ainda é bastante competitivo. Se a empresa só fabricasse as peças de bicicleta já tinha ido parar à falência há muito.
 

o5car

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Confesso q já devo ter referido a algum tempo atrás, q nunca daria "x" euros quer pelo avanço, quer pelo espigão, e prontos, mais uma vez conclui que "nunca digas nunca", comprei outros componentes acabando pela thomson e ao ter pela primeira vez uma peça destas na mão, percebi o pq do valor e alarido, são simplesmente perfeitos. Uma peça maquinada CNC (penso q seja esta a designação) Como já referido, não são dos mais leves q por ai anda, mas são leves o qb, não compromente a sua durabilidade/resistencia. A empresa aos anos q está no mercado, e "limitam-se" a fazer espigões e avanços... porque será?... não faço a mínima. :)

Agora nesta secção de componentes, já não ando a queimar a cabeça, no qual o possível futura marca q irei comprar, pois já tenho o q de melhor há! :lol:
 

P.M.

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De facto, as razões principais já foram enumeradas.
Para mim, acima de tudo, os componentes thomson dão-me confiança. Quando se compra thomson sabe o que se compra, qualidade e durabilidade.
Por isso, cá por casa, existe Elite (avanço e espigão), Masterpiece (espigão) e X4 (avanço)...

P.M.
 

ze_zaskar

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o5car said:
Agora nesta secção de componentes, já não ando a queimar a cabeça, no qual o possível futura marca q irei comprar, pois já tenho o q de melhor há! :lol:

Exacto, por acaso tambem partilho esse pensamento. No que toca a estes componentes estamos "arrumados" :D
 

Un4s33n

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Cá por casa, só espigão masterpiece metalizado... Lindo, leve, fiável e cheio de pinta :)

Uma marca com pouca cor mar com linhas sóbrias, design simples e elegante, que transpira consistência e segurança...

Recomendo 8)
 

fitty77

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Isto parece publicidade (uma vez que já se sabe que o feedback é sempre bom...). Mas pronto. Acho que já tudo foi dito acerca da Thomson. Quem quer uma coisa para uma vida, com qualidade, conforto, leve, fiável, é o espigão que deve comprar. Quem procura desesperadamente por peso baixo, encontra melhores soluções. Contudo, no resto podem não ser tão bons. O avanço, sinceramente não conheço, mas a avaliar pelo que dizem, e sabendo eu da minha experiência com a marca, penso que será a mesma coisa.

Vou contar o que aconteceu com um colega meu. Ele tinha uma bike rigida, onde tinha instalado um espigão Elite. Certo dia, trocou de bike e comprou uma Trek Fuel EX9.5, que trazia um espigão da Bontrager de carbono. Como as medidas eram diferentes, quando vendeu o quadro da outra, vendeu também o espigão para não ficar ali com ele empatado. Diz ele que foi o maior erro da vida dele. Ele nunca podia usar o Elite no quadro actual, mas depois de experimentar o Bontrager é que viu aquilo que tinha vendido. Ele queria ficar com ele para a eventualidade de um dia poder vir a ter um quadro com aquela medida. Entendem? Para a eventualidade..... Quando ele soube que a minha bike trazia aquele espigão, disse logo que era o melhor espigão que podiam lá montar (ainda eu pouco ou nada percebia de componentes).
 

sadclown

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Bem, parece que vou ser um pouco do contra...
Pessoalmente adoro o material da Thomson, no entanto, não me parece que para a mesma gama de preços seja superior a outras marcas. Então vamos por partes:

Blocos de aluminio XPTO maquinados em CNC é o que quase todas as marcas (e mais uma vez ressalvo que na mesma gama de preços) usam. Se é feito em Taiwan ou nos States... parece-me um pouco indiferente, vamos a ver e até é a mesma série de aluminio importada do mesmo pais e a maquina de CNC é a mesma. Como li algures num outro post que garantias tenho que um americano numa sexta feira ás 5 da tarde seja melhor que um robot em taiwan? :)

Na parte da resistência ora pois bem, quantos avanços da Raceface ou da Ritchey (ou uma outra marca de referência) já viram partidos? Em termos de torção, será que existe diferença que seja perceptivel para o comum utilizador de uma bicicleta?

Resta-me a parte estética, os detalhes, a pintura (anodização, lacagem ou lá o que dá cor ao aluminio) e aí sim, pessoalmente acho que a Thomson se superioriza à concorrência, mas é uma opinião pessoal, partilhada, ao que parece, por uma grande comunidade de Betetistas.

Para finalizar, acho que ponde de parte a questão estética, considero o material da Thomson em termos de durabilidade, resistência e peso semelhante a material de outras marcas, dentro da mesma gama de preços.

Isto é uma opinião pessoal, tentem não massacrar muito :)

Abraço
 

Ratolas

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Tenho um Thomson Elite e estou muito satisfeito. É maior e mais leve que o que tinha de origem.
Quanto ao avanço tenho um Hope que é das poucas marcas que fabricam para Cannondale, e aí sim, aquilo é que é uma bela peça maquinada em CNC, tal como os travões Mono Mini Pro anodizados...
Para não fugir ao assunto, sem duvida Thomson é uma grande marca, vale todos os €uros que investirmos!!!!
 

alexb

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Tenho um espigão, avanço e guiador da linha Rockrider da Decathlon, pesa praticamente o mesmo dos Thomson, têm milhares de quilômetros, custa um décimo dos Thomson e zero problemas e conheços outros com dezenas de milhares de quilometros e os mesmos zero problemas.

Pessoal, não pretendo ser ofensivo nem sequer colocar os Thomson na mesma categoria que os da Decathlon, mas a verdade é que não entendo o porquê da superior qualidade dos Thomson em relação a tantas outras marcas de topo. Tenho formação superior em engenheiria e cedo aprendi que uma estrutura com excesso de reforço, embora não seja tão má como uma com carencia de reforço, é na mesma pior que uma estrutura com o reforço suficiente (com os devidos queficientes de segurança) para aguentar aquilo a que se propõe. Em relação a estes componentes de bicicletas, é verdade que muitos de outras marcas não são maquinados numa peça única mas e então? Será o metodo de maquinação o único que proporciona a segurança que pretendemos para estes componentes?
Sinceramente nunca fui muito à bola com estes argumentos gratuitos do tipo "Thomson é Thomson" também presentes noutras marcas. Entendo a questão afectiva por determinada marca. Como toda a gente também tenho as minhas preferências às vezes menos racionais, mas nunca pretendi que fossem outra coisa.

A minha grande reticência em relação a esta marca tem haver com a relação preço/qualidade e quando falo de qualidade, por se tratar de componentes para bicicletas de gama alta considero o peso e resistencia. Acho-os bons, mas não melhores que muitos outros além de serem mais pesados e acima de tudo muito mais caros. E já agora aproveito um conselho. Não pretendam que estes Thomson durem uma vida. Como todas as peças metálicas ou de ligas metálicas sujeitas a esforços, sofrem desgaste por fadiga e não é por terem "Thomson" escrito que o alumínio não sofre fadiga e consequentemente perda de resistencia com o uso.
 

ze_zaskar

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Existem aqui pessoas mais bem qualificadas do que eu para falar disto, mas convem nao esquecer que apesar de serem todos maquinados, os limites de tolerancia de fabrico variam muito, alem do proprio design da peça ser diferente. Ja usei varios avanços, incluindo Ritchey, e olhem que se nota a diferença de rigidez do mesmo, ainda para mais que ando de SS. A nivel de resistencia acho que ja todos vimos sobretudo espigoes de varias marcas partidos, basta pesquisar um pouco. No entanto os Thomson oferecem uma garantia maior, sendo mesmo "DH rated", como dizem os americanos. E quantos componentes existem no mercado com aquele peso mas mesmo que ainda conseguem oferecer essa resistencia? Depois têm ainda vantagens na qualidade dos parafusos, etc, e sempre com a garantia que se estragarem algum existem peças de substituiçao disponiveis. A nivel de acabamentos nem comento, peguem num componente deles e digam algo.
Nao se pode estar aqui a avaliar a Thomson por nenhum parametro em particular (genero: é por causa da resistencia, ou e por causa de serem maquinados...), mas sim por um conjunto de factores que, segundo a minha opiniao, a colocam no topo.
:wink:
 

fitty77

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Alexb, mas quem é que te disse que os Thomson têm "excesso de reforço"? E o excesso de reforço pode ser mau(...), pela eficiencia empregue na escolha de material bem como na quantidade de material empregue, bem como nos métodos empregues para a sua construção, e não pela sua resistência, o que é diferente de eficácia. Por algum motivo existe um factor chamado de cagaço, que é excatamente para empregar a determinada estrutura ou peça um "excesso de reforço", como lhe chamas. E isso serve para fortalecer uma estrutura, não para piorar a sua resistencia. Seja como for, e falando do que se está a falar neste tópico, não consegues perceber se as peças (espigão ou avanço da Thomson) têm ou não reforço a mais (nem está sequer em causa se isso é bom ou mau, apenas não consegues dizer isso, certo?). Eu diria que é suficiente. Pois isso é relativo: Visto noutra perspectiva, se calhar os outros é que têm défice de reforço para serem mais leves. Daí muitos até terem limite de peso. Os Thomson, são usados inclusivé em bikes para lá do XC e maratonas, por exemplo all-mountain, e aí, se comparares com peças de outros fabricantes, vais ver como o preço deixa de ser problema, bem como o peso. Agora se eu na minha bike, por um peso semelhante ou muito próximo de um espigão puramente XC, consigo meter um que aguenta mais porrada, porque não? Faz mal eu ter lá uma peça que me aguenta mais, sendo que dessa forma está menos exposta à fadiga. Falaste na fadiga e falaste bem, mas qual será o espigão, por exemplo, que melhor resistirá à fadiga? Um que é utilizado nos limites da sua resistência, ou um que tem ainda margem até ao limite da sua resistência? Qual é que vai ceder primeiro? Então entendes o porque de se dizer que duram uma vida (se bem que é uma força de expressão, apenas para dizer que duram muito e sem problemas). E para que vejam, é raro o utilizador de uma peça Thomson que esteja descontente com ela. Outras marcas já não é bem assim... E já agora eu também já tive um espigão da Decathlon, que vinha na minha Rockrider não sei das quantas (já nem me lembro do modelo). Só falta dizer que a minha Rockrider pesa quase o mesmo que a minha actual bike (enfim, mais 30 ou 40% nem é muito) fez milhares de km's sem grandes problemas (partiram algumas peças, mas nada que não se conseguisse arranjar) e custou também um décimo. Eh pá, nao compreendo porque troquei de bike.... Estou a ser irónico mas é para que percebas a tua comparação....
Como já disse atrás, quando comprei a actual bike, que considero a minha primeira bike a sério, em termos de equipamentos, pouco ou nada percebia, por isso, não foi por lá vir a dizer Thomson que eu considerei o espigão uma excelente peça, porque Thomson, para mim, nada queria dizer na altura. E com o passar do tempo, mais ciente fiquei dessa primeira opinião, contribuindo para isso os excelentes feedback's que noto em relação à marca, sem duvida.

Sadclown, percebo o que dizes, mas estamos a entrar no campo especulativo. Uma coisa é eu dizer que gosto ou detesto algo, por usá-la, ou por conhece-la. Outra é colocar em causa essa mesma coisa, porque pode ter aluminio da mesma série dos de Taiwan, ou porque as máquinas podem ser as mesmas, ou porque o robot trabalha às cinco da tarde: nenhum desses factores pode ser comprovado por forma a dizer se isso influi ou não na qualidade de uma peça. Não conseguimos aqui aferir isso. Parece-me a mim. Repara que é mais ou menos como dizeres que a qualidade de vários artigos que vêm de Taywan se equipara à qualidade de uma peça feita nos States. Ou até mesmo em Portugal. Mas nem coloco isso em causa, enfim, é uma discussão para outro tópico. Aquilo que digo, é que me encontro satisfeito com a marca por aquilo que sinto nos produtos (neste caso até é só um) dessa marca, e não se pode ou não ser feito assim ou assado (para mim até a podiam fazer com um martelo e um ponteiro, não sei, não estou lá para ver). Mas que é bom, lá isso é. Apenas me posso referir a isso.

E mais uma vez digo, que para mim, os preços altos, não são assim tão altos quando comparados com outras marcas. Basta é procurar um pouco.... Exemplos:

Preços de espigões de aluminio 31.6 na kompressor-bike.com
Thomson Elite 31.6x350mm - 49.99€
Easton EA70 31.6x350mm - 48.71€
Race Face Deus XC 31.6x400mm - 48.99€
Ritchey WCS 31.6x350mm - 44.99€

Como se pode ver, basta procurar um bocadinho para ver preços coincidentes com outras marcas.

Já agora vejam o feedback da Thomson no MTBR....
http://www.mtbr.com/cat/controls/Seatpost/PLS_141_840crx.aspx
O Elite tem 4.80 com 382 opiniões (para terem uma ideia melhor, organizem por numero de reviews).... Não são todas as marcas que se podem gabar disso. E já agora vejam o Masterpiece.... Ainda não tem muitas opiniões (16), por isso o feedback de 5 acaba por ser pouco relevante ainda, mas não deixa de ser o espigão recomendado pelo MTBR. Isto tem a importencia que tem, mas não deixa de ser representativo.
 

sadclown

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Sadclown, percebo o que dizes, mas estamos a entrar no campo especulativo

Exacto, foi o que eu quis demonstrar, ou seja não é ser "Made in USA numa fábrica que fabrica peças para aviões" que faz da Thomson uma marca de topo.

Entretanto fui dar uma volta ao mtbr e, bem, no mínimo podemos dizer que é uma marca consensual principalmente em tubos de selim.

Mas mantenho a minha opinião: É uma excelente marca, os produtos são muito bons, em termos mecanicos ao nivel de alguma concorrência e que sobressaem sobretudo pelo excelente design :)

abraço
 

350plus

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sadclown said:
Sadclown, percebo o que dizes, mas estamos a entrar no campo especulativo

Exacto, foi o que eu quis demonstrar, ou seja não é ser "Made in USA numa fábrica que fabrica peças para aviões" que faz da Thomson uma marca de topo.

Acho um pouco estranho estares a isolar esse meu comentário. Certificações de qualidade são uma das coisas mais fundamentais na indústria de manufactura de componentes e o facto da unidade de fabrico ser aprovada pela Boeing é para mim um factor muito importante. Se a Boeing acha que as peças fabricadas pela Thomson têm qualidade para delas depender a vida de 200 pessoas é porque têm mesmo. Mas lá está, é um de vários factores responsáveis pela boa percepção pública da marca dá garantias que poucas outras dão.

A título de curiosidade, neste caso eu defendo a Thomson mas por acaso até sou mais fã da Syntace que é outra das empresas de componentes que funciona fora do esquema habitual das coisas e que dá boas garantias de segurança.
 

sadclown

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Olé,

350plus, apanhei o teu comentário apenas para exemplo, nada de pessoal :D veio no seguimento do made in USA e parecidos. O que quis dizer é que não é por uma empresa ser excelente a fazer um equipamento que tem de ser em tudo o que faz (claro que é um bom principio!). A thomson provavelmente seria igualmente boa a fabricar avanços se não fornecesse a Boeing, ou não...

É como dizes: "é um de vários factores responsáveis pela boa percepção pública da marca"

abraço
 

fitty77

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sadclown said:
Sadclown, percebo o que dizes, mas estamos a entrar no campo especulativo

Exacto, foi o que eu quis demonstrar, ou seja não é ser "Made in USA numa fábrica que fabrica peças para aviões" que faz da Thomson uma marca de topo

Como já tinha dito, não quero saber se fazem aquilo com um martelo e picareta, e muito menos se é feito nos States ou não. O que falo acerca da Thomson, falo pelo que sinto, e não por ideias pré-concebidas. Claro que tenho a minha opinião acerca da qualidade tanto das suas peças, como da fábrica, mas isso não é para aqui chamado....
Em relação ao MTBR.... Consensual é capaz de ser um bocadinho curto, e revela se calhar um pouco de falta de vontade de nos rendermos ao que se vimos lá.... Ter dois espigões na lista, um eleito o melhor espigão pelo MTBR, e o outro ter 300 e tal reviews e conseguir 4.8, é excelente, e nenhuma marca consegue igualar isso seja com que espigão for. Se queres que te diga, nem sei o feedback em relação aos avanços. Por acaso, não sei (mas parece-me que aí terá mais concorrência à altura). Mas ler as reviews acerca do Masterpiece, dá vontade de o comprar. Imagino tê-lo nas mãos.... Seja como for, o que interessa é sermos felizes. Se uns são felizes com Ritchey... so be it. Se forem com Easton... força. Aqueles que são felizes com Thomson, sabem que estão bem servidos (assim como talvez com as outras marcas). E no fundo é isso que interessa. Mas como o titulo do tópico é "Thomson... O mito...." convém explicar o porque ou não de assim o ser (a meu ver é uma expressão exagerada, mas quem a escolheu que a justifique).
 
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