Testes de Software para IPHONE

Gainla

New Member
boas

depois de fazer o download do GPSies da para colocar num GPS normal o ficheiro? e depois navegar atraves do GPS ?

cumps
 

robô

New Member
:rotfl:Boas, e que tal alterar o nome do tópico para Teste software SmartPhones

A minha experiência Android
Dito isto também tenho andado a testar alguns softwares nesta área.... o droid quase que flipa de tanto programa instalado lol

Inicialmente queria apenas gravar trilhas/caminhadas dei-me melhor com o programa SportsTracker, usei outros mas parava de gravar a trilha (talvez por falta de sinal de GPS) e depois não retomava. Depois comecei a explorar um pouco mais e a procurar por alguma coisa que desse para importar/exportar tracks, que desse para funcionar de preferência offline - (não sou tolo de andar gastar € à maluca com trâfego net desnecessário pra mais que anda-se por vezes em sítios sem ponta de rede móvel), que desse para seguir tracks que vamos buscar ao tracks4you, gpsies, wikiloc

Apareceu-me em primeiro o Maverick, mas tinha de criar o mapa offline através de outro programas. Tem UI bastante simples. Logo a seguir encontrei em primeiro o Locus e depois o OruxMaps.
A primeira impressão foi muito boa, o Locus sem dúvida era melhor, bastante intuitivo, visualmente bem trabalhado. Mesmo a versão grátis estava bastante boa, tinha era de gramar com a publicidade. O OruxMaps tinha a favor ser totalmente grátis mas a nível visual e de interacção deixava muito a desejar....

Ora tive de fazer um trilho em que desconhecia a zona e lá tive de testar da melhor forma possível. Ai fui a ambos os fóruns das respectivas aplicações e vi que o OruxMaps tinha uma versão Beta que não está no Market, instalei e.... olá! que é isto :). Muito bom mesmo. Deu um grande salto. Melhorou a nível visual e interacção com o utilizador.

Ambas as aplicações são excelentes. Conseguem funcionar offline, seguir tracks, gravar tracks.
A nível de criação de mapas o OruxMaps leva vantagem. Ambos conseguem criar mapas através da própria aplicação mas o OruxMaps tem mais fontes onde pode ir buscar e melhores na minha opinião, além disso tem a possibilidade de lhe adicionarmos mais fontes onde ir buscar mapas. Para desequilibrar ainda mais através do Mobile Atlas Creator, podemos criar mapas com cartas militares (p.ex) sobrepostas em imagens satélite, ou seja mapas à nossa medida (para o OruxMaps), para o Locus ainda não é assim tão linear.
A nível visual e de interacção com o utilizador, continuo a gostar mais do Locus, o OruxMaps melhorou bastante mas ainda é algo confuso.
Ambas as aplicações não se limitam a isto.... temos geocaching, inserir waypoints com informação detalhada e fotografias georeferenciadas,... - tem imenso para explorar.

OruxMaps totalmente grátis por agora - nuestros hermanos a dar cartas
Locus versão grátis e versão pro.


Na parte de análise trilhos/caminhadas penso que poderiam melhorar e quem sabe piscar um olho ao EndoMondo ou SportyPal ou Polar, e tornar naqueles softwares em autênticos tanques de guerra.
Isto até ao telemóvel cair :rotfl: :fpalm:, que não é nenhum gps específico pra BTT.

Se quiserem ver mais info pesquisem por geodroid, de alguém que testou bastante software deste tipo e depois fez uma avaliação das mesmas.

Aconselho ou uso de uma protecção tipo Boxit, ou tipo bolsa/abraçadeira para colocar no braço. Melhora a recepção de sinal e protege. Andar atrás no Camel é non-sense, qd queremos estar a ver exactamente por onde andamos e para onde queremos ir, e, quiçá - olha um atalho que pode ser engraçado.
 

robô

New Member
Tens razão, escrevi aqui apenas porque falaram nas 4 plataformas de forma livre :fpalm: parece que dei o contributo no sítio errado.
 
Last edited:

Open Mind

New Member
Boa tarde,

Eu utilizo no meu Iphone o programa Endomondo (versão grátis) e estou muito satisfeito, recomendo vivamente.

Boa pedaladas
 

merujo

New Member
Uso o Runkeeper e gosto. Também já estive para usar o endomondo, mas se vamos a subir a menos de 5km/h às vezes pára o tempo, pensa que estamos parados. E é essa a grande diferença com o Runkeeper, é que a média de velocidade nunca tem em conta o tempo parado, e o Runkeeper faz a média mesmo quando estamos parados. Tenho amigos que preferem o endomondo, pois apesar de passarem a vida parados, acabam as voltas com média de 20km/h, contra os meus 15km/h que reflectem na realidade o que foi realmente feito. Existe sempre a opção "pause" quando a paragem é muito grande.

Outra coisa que não gosto no endomondo é o cálculo do acumulado, onde faz uma diferenciação entre descidas e subidas que não percebo, e uma volta com 1600 de acumulado diz que fizemos uns 800 de subida.

No final, é também por uma questão de historial, sempre usei o runkeeper e tenho lá tudo o que fiz, não vou importar tudo para o endomondo agora.
 

Hautamaki

New Member
Para mim o problema do Endomondo é justamente esse...o erro no acumulado de subidas. E às vezes dá-me velocidades máximas superiores a 100 klm/h !!
 

carlluchi

New Member
Mas isso pode estar relacionado com a qualidade do gps interno do proprio iphone. Por exemplo desde que comecei a usar um receptor gps bluetooth com SIRF III, nunca mais tive picos malucos quer de velocidade quer de trajectoria.

Ps: Hautamaki, convinha levar protecção extra para 100 km/h, acho que estas abusar :)
 
Last edited:

varinho

New Member
Instalei o Endomondo no Iphone 4.

Digam-me uma coisa, aquilo tem que estar ligado à net?
É que fez o percurso, disse-me a duranção, os km´s, calorias,... no mapa aparece um ponto azul "eu" a deslocar-se, mas não aparece o mapa.
 

carlluchi

New Member
sim para descarregar o mapa penso que sim, agora podes usar outras programas que permitem offline map, um deles é o gpskit, ou seja em casa descarregas o mapa da zona para onde vais e depois nao precisas de net para nada.


UMA DICA importante: quem anda no mato e sobretudo em solitário, existe um programa chamado gpstosms que permite em 2 ou 3 toques apenas mandar as coordenadas gps da posição actual para um numero que pode ser previamente escolhido. Pode ser util no caso de um acidente, em que por vezes nao sabemos dizer onde estamos.
 
R

Riu218

Guest
Olá a todos,
Eu tenho utilizado o Endomondo com o iphone 4 não está mau de todo mas ainda não estou satisfeito!
Já alguém pensou em comprar ou já comprou um suporte para meter o iphone no volante mais especificamente destes
Uma sugestão quando falarem o programa que utilizam refiram sempre o iphone que tem, a receção de sinal do 4 para os mais antigos é muito diferente ( o meu iphone 4 no máximo dos máximos em 10 segundo tem sinal fixo), na questão da bateria uma vez fiz 2h55m com o endomondo ligado e a ouvir musica gastei 50% da bateria.
 

carlluchi

New Member
Não falamos da velocidade de apanhar sinal, o iphone tem gps, acredito que o 4 esteja ligeiramente mais evoluido que o 3gs, embora em termos de hardware não seja grande a diferença. No entanto não é um gps puro, tem picos por vezes de velocidade e altitute, que estragam as medias, acontece por vezes em zonas muito arvorizadas, ou perto de campos electromagneticos fortes, como no caso das linha AT que cruzamos por vezes nos trilhos. O mesmo já nao acontece se usar um gps dedidado com chipset SIRF III.Agora para quem for indiferente dar mais 100 ou menos 100 nos acumulados, ou pequenos erros em alguns km´s numa volta ( que é o meu caso ) é pacifico, e serve muito bem. Agora um concelho acho mau levar um iphone 4 para o mato, mesmo que nao caia, a vibração é enorme.
 

varinho

New Member
Citando carlluchi:
Agora um concelho acho mau levar um iphone 4 para o mato, mesmo que nao caia, a vibração é enorme.

coloquei um post acerca de dúvidas de trackmakers para o IPHONE 4.
Nunca o levei para o mato, até nem faço mesmo intenção de levar.
Pois concordo a 200% com o carlluchi.
 
G

gapito

Guest
Bom tópico carlluchi.

Dos programas que mencionaste, o que gostei mais foi do RunTastic. A opção do corredor virtual está altamente.

Outro programa porreiro deste género é o MapMyRIDE.
 
Top