Teste de fibras musculares

Erdna

New Member
Boas...alguem por aqui no forum sabe quantos €uros é o dito teste e como se realiza, passo a passo para saber na especificidade o percentual de fibras rapida(explosividade) fibras lentas(resistencia)
Gostava de obter essa informação mas já procurei e ainda não consegui me informar...
Estava intressado neste mesmo teste...
Se alguem me poder ajudar...
 
Last edited:

kanoysta

Member
Boas Erdna.
A tua própria performance e massas musculares dão-te indicações se és mais talhado para a velocidade ou resistência. O ciclismo é manifestamente um desporto de resistência, onde os sprinters não são aqueles que tem mais fibras rápidas. São antes aqueles que reúnem um conjunto de condições (técnica, treino, biomecânica) que os permitem ser sprinters.
Além disso, a composição das fibras muscular vai alterando com a idade e com o treino.

Mas se quiseres fazer o teste, que músculo vais escolher para fazer a biópsia? A pedalada tem os seus prime movers (músculos predominantes) mas tencionas fazer em todos?
 

Erdna

New Member
Boas...
Eu sou muito magro, tenho 1.85 e 64kg, mas mesmo assim isso não quer dizer que seja bom em corridas de fundo, em velocidade não acredito muito, mas em meio fundo pode ser uma hipótese, nunca se sabe....ou no caso do BTT para longas distancias ou curtas...
Sim,eu queria fazer a todos os músculos, porque eu também pratico atletismo, convinha me saber para que distancias onde sou melhor, tanto no BTT nas distancia percorridas, como nas corridas de velocidade, de meio fundo e fundo...
Seria mesmo importante eu saber...
Quanto elas modificaram-se, não se modificam assim tanto, dá para ver para o que somos mais capacitados...
Quanto a elas modificarem-se com a idade, não sei o que muda sinceramente, mas penso que as fibras lentas aumentam, porque a partir de uma certa idade aumenta-se a resistência no modo muito visível, se os meus conhecimentos não me falham, com o treino deve ser acerca daquilo que treinamos...
 
Last edited:

kanoysta

Member
Com a idade vai-se perdendo capacidade contráctil. E aí são as fibras rápidas que sofrem mais.

Boas...Seria mesmo importante eu saber...
Quantos atletas conheces que já fizeram uma biopsia muscular? Eu conheço muito poucos e nem foi por serem atletas de alto rendimento ou para serem reencaminhados para determinada especialidade. Foi apenas para produzir investigação.

Quanto elas modificaram-se, não se modificam assim tanto, dá para ver para o que somos mais capacitados...
As fibras modificam as suas características com o o treino. Não te sei precisar em termos percentuais se será muito ou pouco! Mas se fores por esse ponto de vista, nem a percentagem de fibras rápidas altera muito!
Por isso... acredita não é teste fundamental que precises muito!
 

JNR

New Member
Meu caro, se praticas atletismo o que dizem os teus treinadores?

Muito simplesmente por vezes basta verificar a morfologia e verificas logo (grosso modo) qual a maior apetência, depois, claro há o treino e muito importante o gosto pela disciplina/s escolhida/s.

Eu pratiquei atletismo dos 12 ao 18/19, embora nos ultimos anos com lesões/faculdade já não houve resultados, o melhor foi mesmo entre os 13 e os 16, com alguns bons resultados.

Dada a morfologia a aposta foi sempre na velocidade mas como após alguns testes e mesmo após treino especifico a velocidade explosiva não era assim tanta fui mais encaminhado para velocidade sim mas as provas de barrreiras, onde a tecnica a ultrapassar as mesma mascaravam a falta de explosão inicial, isto para esclarecer que em comparação, os meus tempos aos 100/200 eram melhores que aos 60 (escalões mais baixos/pista coberta).

O salto em comprimento e noutra fase, onde já não deu para evoluir, o triplo salto também estavam nas minhas preferências, o salto em altura, apesar de gostar e dada a minha altura vs idade também tentei e até tive alguns resultados mas que depois pura e simplesmente não deu para progredir, pq não interessava estar a investir em algo em que apenas seria bom, nunca muito bom ou excepcional.
A minha morfologia, e o Ruca pode atestar, é o oposto a um saltador em altura, tenho as pernas "mais curtas" que o tronco, o que também implica que as mesmas sejam mais robustas e, questão de gordura/peso àparte pode indiciar maior aptência/existência para as ditas fibras curtas/explosivas, o meu problemas era que não eram suficientemente explosivas eheh.

Muito resumida e nada cientifica, esta minha contribuição :)

como tal não implica que o tal teste não seja válido, a minha questão é se tal é assim tão necessário ou se não haverá outros testes, não invasivos, que dêm a msm indicação, desde testes de força explosiva em ginásio, treino de partidas de velocidade, cooper, enfim...

EDIT: e enquanto eu escrevia houve mais uns posts...sim o peso não indica necessária/ que estás talhado para o fundo, lembra-te que no meio fundo a velocidade terminal é VITAL, não será necessária/ explosiva mas...o meu treinador era fantástico nos 110 barreiras pois a sua técnica na altura era pratica/ imbativel em portugal, agora a sua velocidade...era boa, mas não era excepcional, ele não gostava dos 800 mas já os 400 eram brutais...pois conseguia ter o que faltava em velocidade pura compensava na resistência, ou seja, tb não me parece que seja tão claro como água o teste, hahah tens x fibra assadas e y fritas, logo nem vale a pena tentares o resto, é só crochet...rápido e a descer, mas crochet...

Já agora, se quiseres, claro, qual a tua idade? não estarás na altura das experimentações? sim, no atletismo e btt, o resto não é para aqui chamado ;)
Continuo a dizer, sem bases cientificas, diga-se, que é a melhor maneira de ver os tuas principais aptencias/gostos, não vale a penas seres talhado para tal e não gostares...também tentei os lançamentos, mas ...não era a minha praia e olha que no dardo até houve uns lançamentos interessantes...
 
Last edited:

Erdna

New Member
Eu sei que sim, claro, mas se soube-se só uma vez, para ver com o que nasci, o percentual de fibras mais ou menos é genetico, dá para ver já para o que o nosso corpo conta, no atletismo e bem mais importante que no ciclismo, queria fazer mais por causa do atletismo, para que distancia irei dar, para não andar a praticar algo desnecessário para as minhas capacidades...
Confuso a minha resposta, não sei se e caro ou barato, também gostaria de saber....
Pratico atletismo a bem pouco tempo...
Eu no meu caso tenho as pernas maiores que o tronco e sou magro, como já referi, um 1.85 e peso 64-63 kg vai variando, e tenho 6.7% de massa gorda, portanto sou muito magro o que dá para ver com o que disse....
 
Last edited:

Erdna

New Member
Compreendo o que dizes JNR....
Pratico á 3 meses atletismo, a 1 mês e pouco numa equipa, e quase 1 mes de treino orientado, ainda só, fiz 2 provas uma de estrada e uma de corta-mato...
Tudo provas a base de 6-7km...
 
Last edited:

JNR

New Member
então dá tempo ao tempo e fala com o teu treinador ou o teu clube apenas tem as vertentes fundo/meio fundo? e mesmo que tenha essas vai tentando, experimentando, vai havendo indicações em que tanto tu como o teu/s treinador/es te podem ir guiando.

A tua aptência/gosto tb se vai alterando, além claro do fisico, mas a predisposição mental também é muito importante, eu com os tais 12-16 era um calvário apenas o aquecimento, aqueles 10 minutinhos...agora ADORO correr 10 km calmamente ou não e penso seriamente, assim que me organizar (o pessoal que , quando eu apareço para pedalar se ler isto, Ruca incluido, vão-se rebolar a rir) também penso é começar as corridas em trail, que têm algumas longas distâncias. Será por lazer e nesse caso a minha predisposição genética/aptencia não é assim tão importante, é apenas como exemplo que além do fisico a mental é extremamente importante.

Vai treinando, fala das tuas duvidas com o teu treinador, mas podes sempre tirar como exemplo as morfologias tipo dos atletas/ciclistas de determinada modalidade, claro que houve treino especifico para lá chegar, mas dá para tirar a "pinta"
 

NCoutinho

New Member
Venho aqui contrariar um bocado...

Mas achas que esse teste te vai dizer se deves fazer 100m, 200m 1500 etc... por acaso achas que é isso que te vai dizer se vais ser o Carlos Lopes?

Então terias de fazer o teste de fibras musculares, depois um teste de VO2Máx, e mesmo com estes dois testes a dizer que tens tudo para ser campeão mundial tu nem te qualificares para os distritais.

Se fosse pelos testes o absalon não era um dos melhores do mundo assim como uma série deles.

Imagino o que seria na marternidade sair uma ficha com os dados de cada se genéticamente poderiamos ser grandes atletas ou não, quer dizer havia ai muita gente que nem sequer ia fazer nada a nível de desporto porque sabia á partida que não era dotado para isso. Isso chama-se complicar demasiado a vida e ela pode ser bem mais simples.

Deixa o tempo passar, vê se gostas, do que gostas, experimenta várias modalidades, só assim irás saber onde te sentes melhor, não é por dizerem que és talhado para 100m que deves só fazer isso, um atleta não nasce, cria-se. Tudo aquilo que precisas já nasce dentro de ti!
 

Erdna

New Member
JNR:
Sim vou fazer isso, vou dar tempo ao tempo e falar com o meu treinador sobre isso, no meu clube a todo o tipo de modalidades....não e so o fundo e meio fundo.

NCoutinho:
Claro que eu compreendo,isso e a realidade, concordo que o atleta cria-se, tas a me a dizer que quando começamos a praticar a modalidade, não sabemos á partida que com que nem tudo depende da genética?
Já me disseram que se eu continuar a modalidade posso vir a a mostrar bons resultados, tudo dependia do tempo, não seis e disseram isso da boca para fora, ou se foi a sinceridade a falar.
Eu compreendo que testes não definem campeões...
 
Last edited:

JNR

New Member
Ncoutinho e só para contrariar...não contrariaste ;) e concordo com o que foi dito.

Erdna, Se foi da boca para fora então algo está mal, a ligação com um treinador é importante e a confiança nele é mmmmuuuiiito importante, ou então sou eu que fiquei mal habituado:fpalm:
 

minhos

New Member
Parece-me que não sabes bem o que é uma biopsia, nem o que custa (dor), nem o que custa financeiramente! A parte financeira só a ti te diz respeito, quando à parte de dor custa um bocado e certamente terás que fazer isso no privado!

Estando ligado à àrea da saude recomendo métodos não invasivos para os fins que pretendes!

Por fim sublinho todas as palavras do "Ncoutinho"

abraço
 

golias

Member
...

Ó rapaz!! deixa-te disso!!
treina, vê, estuda e aplica bons métodos de treino e logo saberás qual a tua disciplina indicada.
obviamente, fazendo provas variadas, podes em comparação com outros atletas, ter uma ideia quer da tua disponibilidade física e mental! :)

...
 

Erdna

New Member
Concordo com tudo o que disseram até agora....
Eu sei que me disseram que era caro, mas "DOR" a alguma dor em fazer o teste?
Quem me disse aquilo nem foi o treinaodor, foi um atleta veterano da equipa xD
 
Last edited:

minhos

New Member
uma biopsia é considerado um procedimento cirúrgico em que há recolha de uma amostra de tecido! Por isso custa fazer, a não ser que essa biopsia a que se referem seja feita de outra maneira, eu aqui falo na biopsia em geral!

Abraço
 

Fox85

New Member
Custa me a krer que queiras fazer biopsias a todos os musculos,ou grupos musculares,a dor nao vai ser facil!Nem sei se este tipo de testes se faz so por capricho,uma biopsia é algo demasiado invasivo para tal,penso eu!E ficas ja avisado que se o conseguires fazer,vais ter de repousar um tempo até conseguires voltar a fazer desporto.
 

Erdna

New Member
Obrigado pelos conselhos, tenho de reconsiderar em fazer isso a todos os musculos, pensando assim so queria uma a mostra para saber percentagens....
Já que e muito invasivo, ja tive a pesquisar na net, e já sei mais ou menos como fazem...
Tenho de reconsiderar isso....
 

luisfontao

New Member
Uma biópsia é enfiar uma agulha grossa que corta parte do tecido, que vai depois para analisar. Fazer isso em todos os grupos musculares, dos membros inferiores, parece-me um bocado exagerado... Além de que, como tem sido dito fibras não é tudo... Há médias e há desvios padrões... Os campeões do mundo de qualquer desporto de endurance podem muito bem não ser o Guiness de fibras lentas...
 
Top