[Teste / Análise] TREK Fuel EX 8 (2007)

hmrs1

New Member
Ora então aqui vai a análise da minha menina!!! :D
Mas antes de mais ficam as fotos:

dscn4011pp0.jpg


dscn4012is2.jpg


dscn4013cx2.jpg


dscn4014em5.jpg


dscn4015ky0.jpg


dscn4016ha2.jpg


dscn4017ow1.jpg


dscn4018nm9.jpg


dscn4019nl4.jpg



Esta bike é uma descendencia de uma Decathlon Rockrider 8.1. Aos poucos fui comprando um ou outro componente quase todos pela Net (quase por metade do preço das lojas), e fui fazendo uns upgrades, até que cheguei a esta maravilha! (mas ainda falta um ou outro componente) :lol:
E os ingredientes são os seguintes:

QUADRO: Trek Fuel EX 8 (2007), faz 120mm de curso
SUPENSÃO: Rock Shox REBA Team U-Turn (85-115) com Pop-Lock no guiador
AMORTECEDOR: FOX Float RPL
TRAVÕES: Hayes HFX9 XC (herança da Rockrider 8.1)
RODAS: Mavic Crossmax XL
PNEUS: WTB 2.10 Weirwolf UST
MANIPLOS: SRAM X.9
DESVIADOR FR: Shimano LX
DESVIADOR TR: SRAM X.0
CASSETE: SRAM PG-990
PEDALEIRA: Shimano XT
PEDAIS: Crank Brothers CANDY SL
ESPIGÃO: Thomson Elite
APERTO: Bontrager
SELIM: Selle SMP Strike TRK
CAIXA DIRECÇÃO: Cane Creek
AVANÇO: Rockrider 8.1 (ainda tenho que substituir) :oops:
GUIADOR: Rockrider 8.1 (ainda tenho que substituir) :oops:

Tudo isto montado dá a bonita soma de apenas 11,9Kg !!!!!! Até eu fiquei pasmado quando vi o peso!!!!!!!!
E ainda me falta tirar umas gramas no avanço e no guiador, e quem sabe (daqui a uns meses) nos travões para uns Avid Juicy Carbon. :twisted: :twisted:

Bem, expostos os factos, aqui fica então uma pequena análize da menina.
Quanto ao quadro ainda não posso comentar, pois ainda não tive a oportunidade de o experimentar, mas estou doidinho pra isso, ainda por cima este fim-de-semana não vou poder andar! Mas logo que possa ponho aqui a análize.
Em relação aos outros componentes vou ser o mais socinto possivel:
A suspensão é muito suave, absorve muito bem todos os impactos, e o U-Turn dá muito jeito expecialmente nas subidas mais inclinadas.Os travões são muito progresivos, e bastante potentes na travagem. Os pneus parece que têm "cola" a nível de tração são excelentes e a descer dão uma confiança brutal devido ao apoio lateral que têm. A transmisão Sram é expetacular desde que troquei dos triggers da shimano para este sistema não quero outra coisa, o desviador de trás parece um relógio suiço sempre certinho. Os pedais foram das melhores compras que eu já fiz, o sistema da CrankBrothers está anos luz à frente do sistema SPD, muito bons a nível de encaixe/desencaixe, não agarram lama nenhuma, e se agarrarem basta bater uma vez no pedal para se soltar toda. E por ultimo o Selim que pareçe um sofá, desde que o comprei que deixei de estar dois dias sem me sentar depois das minhas voltas de fim-de-semana!

E para já é tudo.
Espero que gostem!!!

Abraços e boas pedaladas.
 

Alf

Active Member
Re: [Teste / Análise] TREK Fuel EX 8

Tens aí uma bela máquina, bastante leve, para uma bicicleta de 120mm atrás... além do avanço e do guiador, só lhe trocava os travões... :mrgreen:

Parabéns! Vai continuando a análise!
 

JCSC

Member
Re: [Teste / Análise] TREK Fuel EX 8

Ja vi que trocaste de bicicleta, grande maquina, sempre foste à Avalanche ?

Quando quiseres voltar a pedalar com o pessoal avisa.

Abraço
 

gfnc

Utilizador Banido
boas.fiquei intrigado ao ler esta analise...com que balança pesou a sua bicicleta?com todo o respeito, acho que so pode estar enganado, acho muito pouco para essa bicicleta.eu tambem tenho uma fuel, mas a ex6, com menos curso e nao tem esse peso tao reduzido.
cumprimentos
 

zykon

Super Moderador
gfnc said:
boas.fiquei intrigado ao ler esta analise...com que balança pesou a sua bicicleta?com todo o respeito, acho que so pode estar enganado, acho muito pouco para essa bicicleta.eu tambem tenho uma fuel, mas a ex6, com menos curso e nao tem esse peso tao reduzido.
cumprimentos
Já fizeste a comparação de pesos dos componentes???
Devem de ser superiores aos teus, logo menor peso
 

hmrs1

New Member
gfnc said:
boas.fiquei intrigado ao ler esta analise...com que balança pesou a sua bicicleta?com todo o respeito, acho que so pode estar enganado, acho muito pouco para essa bicicleta.eu tambem tenho uma fuel, mas a ex6, com menos curso e nao tem esse peso tao reduzido.
cumprimentos


Boas,
A forma como pesei a bicicleta foi com uma balança normal (de casa), primeiro pesei-me a mim, depois pesei-me a mim a segurar a bicicleta, e depois foi só fazer contas. :p
Eu sei que não é a melhor forma nem a mais precisa, mas foi a unica forma que tinha de a pesar. Posso dizer que a balança é bastante precisa pois pesei dois kilos de açucar nela, e não falhou nenhuma grama. :lol: :lol:
Quanto ao peso comparado com a sua Fuel Ex 6, não sei se reparou mas poucos são os componentes que eu tenho e que vêm de origem na Fuel Ex 8 (apenas o quadro e o amortecedor), e como eu referi no tópico esta é uma motagem "à la carte", e todos (ou quase todos :oops:) os componetentes são superiores e mais leves aos que vêm de origem na Fuel Ex 8, logo é natural que a tua seja um pouco mais pesada, posso-lhe dizer que estão aqui cerca de 3000 euros em material (porque foi quase tudo comprado na net, se fosse numa loja em portugal ultrapassaria certamente os 4000 euros).


Bem, agora voltando à análise,
Após cerca de 200Km com esta montagem, posso dizer que o quadro se comporta muito bem, é muito estavel e absorve quase todas as irregularidades do terreno, e é aqui tambem que se nota o contributo do amortecedor Fox Float RPL, em que o Propedal funciona na perfeição, não se notando a sensação de bombeio mesmo quando se pedala em pé.

Entretanto e como eu não jogo com o baralho todo, gastei mais uns trocos e comprei uns travões novos (só espero que a Maria não veja este tópico, senão vou dormir para baixo da ponte com a bike) :rotfl: :rotfl:.
Uns Avid Juicy Carbon, e posso-vos dizer que ficam com um aspecto brutal (depois ponho mais umas fotos), quanto à análise fica para depois, porque ainda só fiz cerca de 25Km com eles, e ainda não acamaram a 100%

Boas Pedaladas
 

ggx2

New Member
Boas

uma das razões de diferença de peso poderá ser o facto de serem de anos diferentes. Parece que a colecção de 2007 sofreu uma grande cura de emagrecimento :ideia:
 

jginja

New Member
viva hmrs1,
parabéns pela compra.
sobre o espigão curvo:
- sobrecarrega-te a suspensão traseira?
- porque optaste por um curvo e não por um recto?
- "alargaste" o "cockpit" com a compra do espigão? podes assim ter um avanço mais curto?

pondero a compra de um para a minha bina FS.

boas pedaladas
 

hmrs1

New Member
jginja said:
viva hmrs1,
parabéns pela compra.
sobre o espigão curvo:
- sobrecarrega-te a suspensão traseira?
- porque optaste por um curvo e não por um recto?
- "alargaste" o "cockpit" com a compra do espigão? podes assim ter um avanço mais curto?

pondero a compra de um para a minha bina FS.

boas pedaladas

Boas jginja,
Que eu tenha notado não me sobrecarrega nada a suspensão traseira.
A minha opção por este modelo teve a ver com o facto de eu querer manter uma posição um pouco mais deitado, apesar do carisma do quadro ser um pouco mais All Moutain, assim penso que consigo uma posição mais de XC não perdendo em nada as caracteristicas do quadro. De qualquer das formas se quiser mudar a posição de condução posso sempre chegar o selim um pouco para a frente. :twisted:
Caso optes por este modelo acho que fazes uma boa compra! :wink:
 
Top