[Teste/Análise] Canyon XC7

pjfa

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Olá a todos.
Podem acompanhar os comentários e fotografias das minhas saídas com a XC7.
Dentro do possível, falo das afinações, comportamento e sensações, entre outros aspectos.
Basta dar uma vista de olhos em: http://canyon-xc7.blogspot.com/
Podem deixar os vossos comentários aqui no Fórum ou no Blogue :wink:

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http://canyon-xc7.blogspot.com/2006/03/primeira-sada.html
 

OBiklas

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Re: Canyon XC7

Parabéns tens uma bela máquina... e é normal que tenhas dado uns malhos, ficas a deslumbrar a bike e depois(...). tens que te focar e concentrar no precurso.não te esqueças.
Boas pedaladas.
 

pjfa

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Teste ao Rock Shox MC 3.3

Hoje, foram 48 kms!!! Castelo Branco, Belgais, Escalos de Baixo, Castelo Branco. O Calor já se faz sentir.
Ora bem, antes de colocar no blogue, vou dar, em primeira mão, as novidades.
Se têm seguido o "resumo", o Rock Shox MC 3.3 está agora com 60psi. Hoje, foi devidamente testado.
Subidas, com "Gate" accionado, descidas de cortar a respiração (60kms/h) em posição aberta e "Lock" em estradões e alcatrão (teve de ser, hoje fomos para longe!!!).

Na posição "Gate" nada a assinalar a não ser que é uma óptima escolha para as subidas (tem 10 "clics", dos 27, a partir da posição menos activa).
Na posição "Lock" (e isto em alcatrão) pedi ao Dino para verificar se "mexia" ele respondeu que não, de referir que estava no "prato" maior e a pedalar em pé!!! Peso 64Kgs (sim, já "ganhei" um quilito)
Na posição aberta, foi a desbunda total naquela descida que nos leva em direcção ao Rio Ponsul. Todos nós, Dino, Marco, João, Filipe e eu, chegámos lá abaixo com um sorriso nos lábios e a dar gritos de contentamento (vocês devem conhecer a sensação).

Na próxima saída, talvez Sexta-feira de manhã, deverei experimentar com 50psi pois, depois da "tareia" que o MC 3.3 levou, ainda tinha bastante curso.
Fiquem bem

Para concluir: os meus colegas experimentaram a XC7 e ficaram surpreendidos, principalmente com três aspectos: Fox F100RLT, Avid Juicy Seven e peso desta suspensão total :D

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varadero

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Agora com o calor têm de começar a sair mais cedo da cama ... às 10:00 já deviam levar pelo menos uns 10 a 20km nas rodas... :mrgreen:
 

andrextr

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PJFA:

Olha lá, nao foste tu que disseste que no manual do MC eles recomendavam metade do peso em pressão?...Então acho que te estas a esquecer que PSI e Kg não sao da mesma familia de unidades... O teu peso em pound é 140, portanto tens de colocar 70 PSI no amortecedor e não os 32 PSI que tu meteste inicialmente!...

Penso eu que seja assim, misturaste Pound com Kilograma....É o que faz os americanos/ingleses&companhia não seguirem o Sistema Internacional de unidades
 

pjfa

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andrextr said:
PJFA:

Olha lá, nao foste tu que disseste que no manual do MC eles recomendavam metade do peso em pressão?...Então acho que te estas a esquecer que PSI e Kg não sao da mesma familia de unidades... O teu peso em pound é 140, portanto tens de colocar 70 PSI no amortecedor e não os 32 PSI que tu meteste inicialmente!...

Penso eu que seja assim, misturaste Pound com Kilograma....É o que faz os americanos/ingleses&companhia não seguirem o Sistema Internacional de unidades

Nem me passou pela cabeça :s
Com 60psi, ainda tem +- 1/4 do curso disponível

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Kitos

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Oi pjfa como és um malandro não me respondes-te no portal :tungas: vou repetir a pergunta. Há rep. da Canyon em Espanha? (já sei que tens facilidade em ir a França). Já agora se arranjares uns protetores para as bainhas era capaz de ser boa ideia :-K. Tenho um para o amortecedor, da Woodman que não deixa o merdum ir para o amort. à frente por acaso não uso. Realmente a vantagem da Canyon não é ser uma grande maquina (que o é, mas tambem outras são) é teres largado o dinheiro que largas-te por ela (Rais parta os impostos :eish:) e andares montado nesse canhão :drool:. Continua a esmifrar que se ela se sair bem pões toda a gente a comprar Canyon e ainda te põem a ti como rep. :assobio:lol
 

pjfa

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Kitos said:
Oi pjfa como és um malandro não me respondes-te no portal :tungas: vou repetir a pergunta. Há rep. da Canyon em Espanha? (já sei que tens facilidade em ir a França). Já agora se arranjares uns protetores para as bainhas era capaz de ser boa ideia :-K. Tenho um para o amortecedor, da Woodman que não deixa o merdum ir para o amort. à frente por acaso não uso. Realmente a vantagem da Canyon não é ser uma grande maquina (que o é, mas tambem outras são) é teres largado o dinheiro que largas-te por ela (Rais parta os impostos :eish:) e andares montado nesse canhão :drool:. Continua a esmifrar que se ela se sair bem pões toda a gente a comprar Canyon e ainda te põem a ti como rep. :assobio:lol

Kitos Não existe representante em Espanha, apenas em França:
CANYON - France
6, Impasse des Lutins
F-68410 TROIS EPIS.
france@canyon.com
http://www.canyon.com/_fr

Quanto a ser representante da Canyon em Portugal, seria bom para todos mas, de preferência, seria melhor ainda se essa representação for delegada em alguém que tenha um negócio nesta área. O BTT, para mim, é só para lazer.
Quanto à minha facilidade em ir a França, apenas via net :mrgreen: o facto de escrever/ler francês é que nasci lá e estive por lá até aos 12 anos. Já lá vão 21 :s
 

pjfa

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Mais uma Quarta-feira, mais uma voltinha:

Cheguei à garagem, mais cedo, para limpar a bici (pois o tempo é escasso e não dá para tudo). Quando a retiro do suporte de parede e a coloco no chão, reparo que o pneu traseiro está em baixo. Já estava à espera de isto para mudar para uma câmara de ar com anti-furo, só não esperava ser tão próximo de ter mudado o da frente há pouco mais de 8 dias.
Câmara mudada, mas bicicleta suja, lá fomos para a nossa voltinha.
Foram 57kms. O pessoal não queria andar muito por causa da Maratona de Sábado. Pois, imaginem se quisessem andar MESMO.
Não tive hipótese de mudar de afinações, por motivos óbvios. Por isso, tecnicamente, esta saída teve pouca história. Julgo que a Fox está no ponto, com um pouco mais de 4 bars e o Rock Shox tem, definitivamente, ar a mais - está com 60psi. Vamos ver se consigo "orientar-me" para colocar 50psi ou 40psi.
Cada vez gosto mais desta bici. (Isto foi um desabafo)
Bem, até à Maratona!!!

Fotos: http://canyon-xc7.blogspot.com/2006/03/furei-de-novo.html

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pjfa

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Relato do comportamento da Canyon ao longo da 1ª Maratona de Castelo Branco:

Primeira prova para a XC7.
Apesar de ter +-200kms feitos (suficientes para me familiarizar com: suspensão, amortecedor, travões, peso da bici e consequente nível de esforço para uma determinada distância), os próximos 80/90kms iriam servir para "testar" a sério todo o material (resistência e fiabilidade).
Não alterei afinações. A Fox continua com +-4bars e o Rock Shox com 60psi. No final, serviu para confirmar que, com estes valores, dá para fazer de tudo (subidas em "Gate", descidas em "open" e estradões em "Lock").
O percurso já era meu conhecido: a primeira parte (40kms) fi-lo com a VAG no nocturno, à chuva (http://btt-ctb.blogspot.com/2005/11/i-passeio-de-btt-nocturno-casa-do.html), em Novembro passado;
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a segunda parte, já com a Canyon, um par de vezes.
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Primeira subida: consegui pedalar sempre até ao cimo, o que me deixou satisfeito. Aqui, nota-se claramente a diferença do peso da bici e da desmultiplicação (agora com cassete 11-34, antes com cassete de oito "carretos").
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As descidas são feitas com muita confiança, para isso, há o factor psicológico chamado Avid Juicy Seven. Muito bons, potentes e sempre com a mesma "garra", quer em frio (travagem esporádica) ou quente (descidas longas).
Devo realçar que, se não fosse a combinação de três aspectos (suspensões, travagem e pneus - Schwalbe Nobby Nic 2,25) muito seguramente, teria perdido o controlo em duas ou três situações muito complicadas (saídas de "pista" e cruzamento de "regos"). Nestas duas/três ocasiões dei por mim a pensar "já está!!!", mas não, tudo se resolveu, tudo minimamente controlado... pela Canyon!!!
A XC7 é muito suave e desculpa muitos erros de trajectória. Um toque nos travões, uma "guinada" no guiador e, seguimos em frente!!!
Foram 90kms sem problemas mecânicos. Apenas tive o cuidado de, a cada 20/25kms, aplicar cera na corrente, devido à quantidade de água que se fez sentir, primeiro com a chuva, depois com os cursos de água que passámos.
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No final da prova, uma pequena multidão juntou-se ao pé da Canyon para a observar, levantar (para verificar a leveza) e me fazer uma série de perguntas sobre equipamento, pagamento, entrega, tempo de espera, envio/transporte.
O José Luís até começou por fazer um leilão da XC7 sem eu me aperceber.
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Próxima "prova de fogo": PTG100

Fotos: http://canyon-xc7.blogspot.com/2006/03/maratona-de-castelo-branco.html

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pjfa

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O dia depois...

Que é como quem diz, a primeira volta após a Maratona. Serviria para ver eventuais "estragos".
E encontrei-os!!!
Julgo ter a roda traseira com um ligeiro empeno. Falta averiguar se é algum raio menos apertado ou se será o aro (espero que não). É uma coisa muito ligeira, não sinto que interfira no comportamento da XC7, mas é visível a "olho nu", em andamento.
Agora um possível PROBLEMA sério: a Fox!!!
Pois é, em todos os fóruns falam delas, tanto para o bem como para o mal. No meu caso, verifico uma ligeira vibração quando travo a baixa velocidade. Poderá ser ao nível da caixa de direcção, poderá ser a própria suspensão, esperamos para ver.
Já enviei um mail para a Canyon e estou à espera de resposta. Vamos ver que tal é o Serviço Após Venda (SAV).
De resto, foram 38kms. A pressão do Rock Shox é mesmo demasiada. Nem a "galgar" passeios, em posição "aberto", aproveita metade do curso. Vou tentar novamente com 35/40psi.

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Fotos: http://canyon-xc7.blogspot.com/2006/03/o-dia-depois.html
 

pjfa

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pjfa said:
Já enviei um mail para a Canyon e estou à espera de resposta. Vamos ver que tal é o Serviço Após Venda (SAV).

Já tive resposta. Devo contactar o Importador Fox para Portugal (Bicimax). Basta levar a factura :mrgreen:
 

MarcoB

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Já verificas-te bem se não é a roda mal apertada ou folga na direcção?

A mim já me acontecer ter a roda um pouco mais desapertada que o normal e existia alguma vibração.
 

pjfa

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MarcoB said:
Já verificas-te bem se não é a roda mal apertada ou folga na direcção?
A mim já me acontecer ter a roda um pouco mais desapertada que o normal e existia alguma vibração.

Desapertei o avanço, apertei a caixa de direcção e voltei a apertar tudo. Ao fazer pressão na manete de travão dianteiro e dar balanço para a frente e para trás, noto um "toc-toc" na zona da caixa de direcção.
Quanto ao aperto da roda, não vi. Mas não as retirei desde a Maratona - fui a pedalar para casa (era já ali ao lado)
 

satch

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pjfa said:
Desapertei o avanço, apertei a caixa de direcção e voltei a apertar tudo. Ao fazer pressão na manete de travão dianteiro e dar balanço para a frente e para trás, noto um "toc-toc" na zona da caixa de direcção.

Bem, depois do susto do MC3.3 perder ar agora acontece-te isso. Espero é que não seja mesmo nada de grave e não passe de apenas mais um susto.

Já verificaste se a pinça do travão está bem apertada aos apoios da suspensão? Talvez possa ser isso não?

Cumprimentos Canyonistas :yeah:
 

pjfa

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satch said:
Bem, depois do susto do MC3.3 perder ar agora acontece-te isso. Espero é que não seja mesmo nada de grave e não passe de apenas mais um susto.
Já verificaste se a pinça do travão está bem apertada aos apoios da suspensão? Talvez possa ser isso não?
Cumprimentos Canyonistas :yeah:

Olá satch, já falta pouco para pedalares na tua Canyon :mrgreen:
Relativamente ao MC 3.3, e de acordo com o testemunho de donos de Canyon´s XC, deve ser retirado todo o ar quando recebemos a bici (deve acontecer o mesmo com os Pearl). Só depois de retirar todo o ar, voltar a encher com a pressão desejada. No meu caso, 40psi (testados, com sucesso, hoje - mais 38kms).
Quanto à Fox, se calhar fiz um diagnóstico precipitado e um pouco assustado pelo "fantasma" das folgas das Fox. Realmente, ouve-se um "toc-toc" mas o mesmo acontece com a KTM do varadero. Tentámos experimentar, sem travar, e a oscilação não se verifica. Depreendemos que seria então uma questão de travão/pastilhas de travão. Nada que não se resolva, lendo o manual da Avid e fazendo pequenos ajustes.
Estejam todos tranquilos porque, não é por eu ter uma Canyon que não vou apontar os defeitos/qualidades da mesma. Não costumo, nem gosto de "pintar" cenários cor de rosa quando não o são.
Hoje, reparei que o Selle Italia está a adquirir, na parte traseira - onde assenta o respectivo - uma estranha forma. Depois fotografo e mostro-vos.

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Fotos: http://canyon-xc7.blogspot.com/2006/04/erro-de-diagnostico.html
 

pjfa

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Saída de Quarta-feira, 5 de Abril:
Esta volta, de pouco mais de 30kms, deu para ter uma ideia do trabalho das suspensões e travões - para além de testar a nossa perícia.
Descidas muito acentuadas e subidas a condizer - muitas feitas a pé.
Houve um momento - em descida e com os travões a refrear a velocidade - que a Fox pisou uma pedra de tamanho considerável e foi o descontrolo total até a Canyon reassumir a direcção certa. Resultado: foram aproveitados uns bons 90 mm de curso na dianteira.
O travão traseiro pareceu-me não estar tão "directo" quanto o dianteiro, apesar de hoje já ter mexido no "dial" vermelho que regula a distância das pastilhas ao disco.
Os Nobby rolaram em todo o tipo de terreno mostrando-se, para meu espanto e segundo aquilo que tenho lido nos fóruns, mais polivalente que o esperado. Será das características do "nosso" solo???
Em subidas muito acentuadas, mesmo com o peso "colocado" sobre a frente, a XC7 teima em levantar. Aqui, pouco haverá a fazer.
Após um mês da primeira saída, a XC7 vai já com um pouco mais de 400kms - julgo que suficientes para fazer uma avaliação ao comportamento da mesma.

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Mais fotos: http://canyon-xc7.blogspot.com/2006/04/tirar-partido-do-curso.html
 

pjfa

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Aproveito para colocar neste tópico, uma pequena análise que fiz aos componentes:

Quadro - quando damos uma "volta" pela página web do fabricante (www.canyon.com ou www.canyon.com/_fr), o que nos chama a atenção não é este elemento. Ao chegar a casa e ao retirar do "Bikeguard", ficamos impressionados pelo diâmetro dos tubos, das soldaduras, da leveza e de pequenos pormenores (protecções em pontos mais "sensíveis" - trave que liga a coluna de direcção ao pedaleiro, e todos os contactos de cabos com este elemento estão devidamente protegidos.)
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Fox F100RLT - após algumas saídas consegue-se uma afinação mais ou menos polivalente, ou seja, tanto dá para estradões, para subidas prolongadas e para descidas entusiasmantes. Tenho a minha com 4bars para 64gk. A afinação de rebound está na 4ª posição - contando de mais para menos. O controlo de baixa velocidade, está na 5ª posição.
Rock Shox MC 3.3 - experimentei várias pressões: 35psi, 100psi, 60psi, 40psi - por esta ordem. Devo confessar que, após um pouco mais de 400kms, vou voltar aos 35psi ou possivelmente experimentar com 30psi - tal como vem sugerido no manual (metade do peso - kg - em psi).
Tem 3 posições:
aberto que utilizo para descidas
gate que é uma posição personalizada com 27/28 clics - a minha está em 10 ou 12 clics. Esta posição é muito polivalente, tanto dá para subir como para descer.
fechado para alcatrão ou estradões. Não bombeia e isto verificado por terceiros quando eu estava a pedalar de pé, no prato maior.
Para além destas 3 posições, tem o controlo do rebound - não o tendo ainda explorado devidamente mas encontra-se com 13/14 clics, julgo eu.
Desviador traseiro X.O as mudanças parecem manteiga a entrar/sair, tanto a rolar como a puxar (eu sei que não se deve mas...)
Mudanças X.9 julgo que a "patilha" cinzenta que se encontra próxima de nós apresenta uma amplitude muito grande - na minha opinião. A adaptação acabou passadas 3/4 voltas. Agora quando experimento shimano, ando aos "papéis" :oops:
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Desviador dianteiro XT nada a apontar.
Pedaleiro XT nada a apontar.
Avanço 105mm, proporciona uma posição agradável - juntamente com o Easton EA 70 de 63,5 cm - tamanho ideal para mim, permitindo rolar descontraidamente.
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Avid Juicy Seven simplesmente diabólicos :twisted: basta pensar que vamos travar, tocar na manete e sentir o poder de travagem, impressionantes. Na última saída, notei que o traseiro estava com menos "potência" que o da frente. É uma questão de verificar na próxima saída. Também já afinei a distância das pastilhas ao disco e vou verificar se as pinças estão devidamente centradas.
Espigão Thomson está ao mesmo nível do quadro, ou seja, brutal. Seria necessário aquele diâmetro todo? Por outro lado, deve contribuir para a rigidez do conjunto.
Selle Italia Filante talvez o menos bom desta bici. Ao fim de 40/50kms - por vezes menos, dependendo do terreno - começa a ser algo desconfortável. Deverá ser um elemento a trocar, num futuro próximo.
Rodas Sun Ringle DS2+XC c/ cubos ringlé dirty flea robustas, leves e de acabamento agradável. Retirei os autocolantes assim que recebi a Canyon - a imagem do site da canyon não corresponde à realidade. Aquele problema que referi acerca de um possível empeno não se verifica. Quando mudei de câmaras de ar - devido a furos - talvez a colocação do pneu traseiro não esteja a 100%.
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Pneus Nobby Nic contra aquilo que li em fóruns, acho-os muito polivalentes. Talvez em curvas de piso mais arenoso devessem ter mais "grip", já apanhei um susto com o da frente. :s
 

satch

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:bompost: :bompost: :bompost: :bompost: :bompost: :bompost:
Os meus parabéns pela análise que estás a fazer à tua Canyon Pjfa!!!

Muito bom mesmo!! :exacto: :yeah:
 
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