Aproveito para colocar neste tópico, uma pequena análise que fiz aos componentes:
Quadro - quando damos uma "volta" pela página web do fabricante (
www.canyon.com ou
www.canyon.com/_fr), o que nos chama a atenção não é este elemento. Ao chegar a casa e ao retirar do "Bikeguard", ficamos impressionados pelo diâmetro dos tubos, das soldaduras, da leveza e de pequenos pormenores (protecções em pontos mais "sensíveis" - trave que liga a coluna de direcção ao pedaleiro, e todos os contactos de cabos com este elemento estão devidamente protegidos.)
Fox F100RLT - após algumas saídas consegue-se uma afinação mais ou menos polivalente, ou seja, tanto dá para estradões, para subidas prolongadas e para descidas entusiasmantes. Tenho a minha com 4bars para 64gk. A afinação de rebound está na 4ª posição - contando de mais para menos. O controlo de baixa velocidade, está na 5ª posição.
Rock Shox MC 3.3 - experimentei várias pressões: 35psi, 100psi, 60psi, 40psi - por esta ordem. Devo confessar que, após um pouco mais de 400kms, vou voltar aos 35psi ou possivelmente experimentar com 30psi - tal como vem sugerido no manual (metade do peso - kg - em psi).
Tem 3 posições:
aberto que utilizo para descidas
gate que é uma posição personalizada com 27/28 clics - a minha está em 10 ou 12 clics. Esta posição é muito polivalente, tanto dá para subir como para descer.
fechado para alcatrão ou estradões. Não bombeia e isto verificado por terceiros quando eu estava a pedalar de pé, no prato maior.
Para além destas 3 posições, tem o controlo do rebound - não o tendo ainda explorado devidamente mas encontra-se com 13/14 clics, julgo eu.
Desviador traseiro X.O as mudanças parecem manteiga a entrar/sair, tanto a rolar como a puxar (eu sei que não se deve mas...)
Mudanças X.9 julgo que a "patilha" cinzenta que se encontra próxima de nós apresenta uma amplitude muito grande - na minha opinião. A adaptação acabou passadas 3/4 voltas. Agora quando experimento shimano, ando aos "papéis"
Desviador dianteiro XT nada a apontar.
Pedaleiro XT nada a apontar.
Avanço 105mm, proporciona uma posição agradável - juntamente com o
Easton EA 70 de 63,5 cm - tamanho ideal para mim, permitindo rolar descontraidamente.
Avid Juicy Seven simplesmente diabólicos :twisted: basta pensar que vamos travar, tocar na manete e sentir o poder de travagem, impressionantes. Na última saída, notei que o traseiro estava com menos "potência" que o da frente. É uma questão de verificar na próxima saída. Também já afinei a distância das pastilhas ao disco e vou verificar se as pinças estão devidamente centradas.
Espigão Thomson está ao mesmo nível do quadro, ou seja, brutal. Seria necessário aquele diâmetro todo? Por outro lado, deve contribuir para a rigidez do conjunto.
Selle Italia Filante talvez o menos bom desta bici. Ao fim de 40/50kms - por vezes menos, dependendo do terreno - começa a ser algo desconfortável. Deverá ser um elemento a trocar, num futuro próximo.
Rodas Sun Ringle DS2+XC c/ cubos ringlé dirty flea robustas, leves e de acabamento agradável. Retirei os autocolantes assim que recebi a Canyon - a imagem do site da canyon não corresponde à realidade. Aquele problema que referi acerca de um possível empeno não se verifica. Quando mudei de câmaras de ar - devido a furos - talvez a colocação do pneu traseiro não esteja a 100%.
Pneus Nobby Nic contra aquilo que li em fóruns, acho-os muito polivalentes. Talvez em curvas de piso mais arenoso devessem ter mais "grip", já apanhei um susto com o da frente. :s