[Teste/Análise] Berg Dirt Pro 905

pauloeste

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é, sem duvida uma excelente bike para o preço. tive uma que comprei em promoção (690€ !!!!!) há cerca de 1 ano em sintra e só me deu foi alegrias.
Era um pouco diferente em termos de equipamento: TORA 302 U-turn mas sem lock out; pedaleiro LX de 2004; travões e manipulos de mudanças XT de 2005.
Conseguem praticar preços baixos por usarem componentes de anos anteriores, o que não importa nada.
Só a troquei agora pela paixão que é a RUSH 4 (que já provou sopa de queda mas não se queixou), senão ainda continuava com ela.
Excelente compra essa maquina.
 

coelhone

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Boas.
Deixo aqui uma foto actualizada da minha na Serra da Freita e durante esta semana faço a análise
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coelhone

New Member
Ora bem, como as semanas por aqui são longas...aqui estou para fazer a prometida análise :mrgreen:

No final de 2006, andava de olho numa bike que me fosse capaz de dar conforto, fiabilidade e claro muitas alegrias como este "hobbie" nos dá, sem estourar muito dinheiro.
Entre as eleitas (por ordem de preferência) estavam a Mondraker Finalist (que ainda hoje, estou á espera que a loja me ligue pra ir lá ver a bike :evil:) e a Specialized Hardrock Comp. O que pretendia era uma bike semi-rigida, com 100mm de curso e travões hidráulicos (por aqui o terreno é meio agreste e ando mais no inverno) e uma transmissão que não fosse necessário afinar a cada volta que dava.
Como repararam nada de Berg Dirt Pro 905 estava nas minhas opções porque até desconhecia este modelo, até que o Sr. Sinais (entretanto promovido a moderador :mrgreen:), me manda uma dica sobre esta bike pois tinha reparado o que eu pretendia após vêr uns tópicos aqui pelo fórum.
Na altura muitos disseram...ahh e tal, a assistência da Sportzone é muito fraca, blá blá blá... porque pelo equipamento não lhe podiam pegar, porque estavamos a falar num preço de 690€ (em promoção), quando as bike's com equipamento igual andavam a roçar os 1000€ para cima, ao que depois de a ir ver não hesitei e fechei logo negócio. Quando á assistência da Sportzone não tenho nada a apontar uma vez que nunca lá levei a bike, gosto de ser eu a fazer a manutenção porque além de aprender é uma boa escola para qualquer eventualidade que possa surgir no terreno e o material costumo recorrer a uma loja de um amigo, que apesar de não ter uma montra toda bonitinha, tem bons preços que é o que me interessa.

Apresentações feitas e escolha efectuada após +/- 8.000 Km's aqui fica a merecida análise:

BERG DIRT PRO 905
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* Quadro: Berg Alum 7005 Double Butted
* Forqueta: Rock Shox Tora 318 c/lockout 100mm
* Direcção: Cane Creek
* Guiador: Berg Recto 620mm
* Pedaleiro: Truvativ Fire X
* Mudança Frente / Trás: Shimano Deore LX / Shimano Deore XT
* Manípulos Mudanças: Shimano Deore
* Travões: Shimano Deore Hidráulico
* Cubos: Shimano Deore
* Aros: Alum ZAC 2000 black
* Pneus: Tioga XC 2.10 WTB Weirwolf 2.1
* Pedais: Shimano M520
* Selim: Berg 1050
* Espigão Selim: Alumínio Pro LT 400
* Tamanho: 17''
* Utilização: XC e onde fôr preciso e possivél :twisted:

-Quadro:
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Começando pelo quadro, o elemento que mais me surpreendeu, até porque dado o preço da bike, caso não gostasse a ideia era retirar o material e comprar um quadro a meu gosto, ainda lá está.
Este quadro é bastante ágil e rápido principalmente naquele tipo de sobe e desce em que damos por nós sempre a pôr uma abaixo e muitas das vezes pedalando em pé (coisa que não era muito adepto), dado o rendimento que retiramos a cada pedalada. Para mim o ponto forte desta bike é a subir e deve-se á geometria do quadro. A descer também não deixa ficar mal, transmitindo confiança e segurança, o que com um kit de unhas e um pouco de loucura (já vinha de origem no rider :twisted:), não deixe muito boa gente das FS um pouco admirados. Tem levado "porrada" com fartura e ainda não cedeu, sou um gajo que pesa +/- 90 Kg's e ando principalmente aqui pela zona da Serra da Freita e arredores, onde abunda muita pedra solta (vulgos calhaus) e bastantes trialeiras.
Talvez a pintura pudesse ser um pouco mais resistente, mas mesmo assim não desaponta.

-Suspensão:
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Equipada com uma Rock Shox Tora 318 de 100mm de curso, com bloqueio. Posso dizer que esta suspensão apenas foi visto a pressão do ar por duas ou três vezes até achar a melhor configuração para o meu tipo de condução, não tenho base de comparação relativamente a outras mas tenho uma opinião sobre a minha. Dá para notar que não é muito sensivél no inicio de curso, principalmente em paralelos, mas que daí para a frente (neste caso para baixo) é bastante progressiva absorvendo bem todo o tipo de impactos.
Uma das coisas também que gosto nela, é quando tenho de subir determinadas paredes, levá-la toda "aberta" permitindo-me ganhar aquela tracção extra (que principalmente quem tem uma HT, sabe do que falo) evitando o levantar da roda da frente.
O bloqueio funciona efectivamente quando activado, não coloquei o remote porque como tenho os braços compridos acedo facilmente ao botão, tenho visto por aí muito boa suspensão que o bloqueio é psicológico, não é aqui o caso. Bloqueio activado e parece que vamos numa rigida, dando muito jeito principalmente em estrada.

-Caixa Direcção:
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A caixa de direcção é uma Cane Creek, que até ao momento não me deu nenhum tipo de problemas, do género de folgas manhosas, sendo apenas lubrificada duas vezes por ano.

- Guiador:
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Guiador recto de 620 mm de largura, da própria marca Berg, que até ao momento tem cumprindo bem a sua função, sendo eu adepto dos guiadores rectos, quando trocar será por um Easton, mas só quando necessário.

-Pedaleiro/Cassete e Corrente:
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O pedaleiro é um Truvativ FireX GXP, que pensava que ia ser pior, pois os seus rolamentos do movimento pedaleiro que vinha de origem ganharam logo folga nos primeiros 2.000 Km's, movimento pedaleiro mudado por um igual para tirar dúvidas e até ao momento zero de folgas, que é o que interessa.
No pedaleiro apenas foi mudado ainda o prato do meio e o grande, devido a desgaste.
Talvez se o Shimano SLX dêr boas provas, adquire um quando necessitar de mudar este.
A nivel de cassete e corrente opto pelo grupo Deore, pois foi o que para mim melhor se adaptou em relação qualidade/preço, quando faço a troca é sempre cassete, corrente e prato do meio, fazendo a festa com poucos euros.

- Desviador Frente/Desviador Trás e Manipulos de Mudança:
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Á frente Deore LX, atrás Deore XT e manípulos Deore, este conjunto não destoa, sendo preciso e bastante fiavél. Neste momento apenas o desviador traseiro está a ficar com pouca força na mola, situação que apenas nos conseguimos aperceber quando estamos a afinar as mudanças ou a lubrificar, o que no seu uso não se nota nada. Quando trocar será igualmente por XT.
PS:Não se esqueçam de quando lubrificam e/ou afinam a bike de lubrificar as bichas dos cabos, pode não parecer mas faz muita diferença.

-Travões/Discos:
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Quanto a travões temos os Deore hidráulicos, com discos de 160mm nas duas rodas. Estou bastante contente com eles apenas do setup de origem mudei as pastilhas de sintécticas para metálicas xtr, dado a zona ser bastante agreste e eu preferir essencialmente o inverno, não que não ande no verão, mas o comportamento de uns travões vêem-se é em condições adversas. São progressivos q.b. evitando que ande sempre a derrapar quando apenas quero abrandar, não sou adepto das derrapagens a não ser no caso de corrigir a trajectória. Utilizo apenas dois dedos na manete e muitas das vezes até só mesmo um não tendo notado nenhuma dificuldade ao travar.
A nivél de manutenção até ao momento foi mesmo só pastilhas, andando a pensar mudar o óleo brevemente.

-Cubos:
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Os cubos são os Deore e rolam razoavelmente bem fazendo apenas uma manutenção duas vezes ao ano e até agora sem problemas.

-Aros/Pneus:
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Aros ZAC2000, em aluminio, 32 furos, de parede dupla, até ao momento apenas partiu duas cabeças na roda de trás e no inicio, por isso deduzo que fosse os raios com pouca tensão, levando um reaperto aos 500 Km's nunca mais deram chatices. São bastante resistentes.
Os pneus optei pelos WTB Weirwolf 2.1, que só tenho a dizer bem, ao contrário dos que vinham de origem Tioga Extreme Xc e Factory.
Os WTB são pneus que como já disse no respectivo tópico, dou por mim a desafiar muitas das vezes a gravidade e até ao momento tenho me dado bem, lançam um pouco de pedra para quem vem atrás, mas tirando isso excelentes mesmo. Quando comprar novos serão iguais, até porque já estou a precisar de um para trás porque rasgou lateralmente, andando agora com o Tioga para desenrascar e digo nota-se bem a diferença.

-Pedais:
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Pedais Shimano SPD M520, resistentes fiavéis e sem manutenção, apenas lubrificados de vez em quando, bons para iniciados devido aos ajuste da tensão das molas.

-Selim/Espigão de Selim:
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Selim marca Berg modelo 1050, muito confortavél e resistente, ideal para longas distâncias e com rasgo a meio para proteger os irmãos mais novos do meu filho.
O espigão foi trocado, inicialmente trazia um em aluminio anodizado de 350 mm e como estava no limite optei por este Pro LT de 400 mm, sendo uma boa opção qualidade/preço.

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E pronto, aqui fica a minha possivél análise á minha bike, que muitas alegrias me tem dado e não me tem deixado ficar mal querendo sempre mais andamento.
Acho que fiz uma boa opção tendo em conta o meu andamento e objectivos neste desporto, que são voltas desde os 20 aos 90 Km's sempre na onda do divertimento e não do sofrimento.
Mais uma vez agradeço ao Sinais pela dica que me deu na altura, pois acabei por adquirir esta bike e interessando-me cada vez mais pelo btt, que se calhar optando por outra e após dispender mais dinheiro (porque acho que as bike's hoje em dia estão sobrevalorizadas, como em tudo), já teria desistido deste hobbie.
Fiquem bem e pedalem com gosto e não por moda :wink:

Ricardo Coelho
 

sinais

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Sr Sinais salvo seja que o Sr está no céu. :mrgreen:

A dica eu recebi-a, usei-a e passei-a. Também como tu estava atrás de uma milena e quando vi os 690 achei que seria o suficiente para o tratamento que lhe queria dar, e não estou arrependido.

Eventualmente irei trocar de guiador, o recto tem me dado alguns sustos numas certas zonas de Monsanto que quero evitar, e estou a ter o problema que tiveste nos rolamentos do movimento do pedaleiro :s, algo que se cura.

8.000 é um número muito porreiro... e 690/8000 = 0,08625 €/km mais uns trocos do upgrades diga-se que é muito bom rendimento para a compra que se faz.

boas pedaladas que é o que interessa :wink:
 

coelhone

New Member
Boas.
Upgrade Quadro
Não tenho tido hipotese de colocar mais detalhes até ao momento, mas deixo aqui o meu "Canhão dos Picos" - Berg Globe Pro 20

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sinais

New Member
Malta,

a bem da verdade, restauro este tópico do esquecimento para dizer que estou de volta à bike, e que esta foi ontem à noite desmontada para passar para o novo quadro :)
 
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