[TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

OBiklas

New Member
Antes de mais fica aqui uma imagem da bike:
dsc00301tv2.jpg


Como a bike foi uma montagem á lá carte aqui ficam os dados do equipamento da minha cabrita de mato:

Quadro: Rocky Mountain ETSX-TEAM - (para quem não sabe, o quadro é feito em scandium!  :mrgreen: )
Suspensão: Marzocchi Marathon XC 100-120mm
Amortecedor: Fox Float RP3 101-127mm
Caixa Direcção: Cane Creek S3
Avanço: FSA 115
Guiador: FSA K-Force 180
Espigão: FSA SL-K Carbon
Manetes: Duall Control XT
Travões: XT
Desviador tras/frente: XTR/XTR
Conjunto pedaleiro: XT
Corrente: XTR
Rodas: Mavic Crossmax XL
Pneus: WTB Weirwolf c/ iogurte
pedais: Egg Beather C
Selim: Fizik aliante sport

Peso Total: 13,20kg com tudo montado!!!

Só fiz 20km, que serviram para fazer uns ajustes e posso dizer que a bike promete...
Fica aqui então a apresentação da bike, vou ver se faço uns quilometros para fazer já uma analise mais construtiva... 

Boas pedaladas
 

Alf

Active Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Que charuto...

Deixa mas é experimentar e vai conversar para outro lado!!!

Por mais "uns trocos" tinhas comprado tudo montado, com XTR, o que daria a módica quantia de 6200€... o que não é nada, para quem em meio ano teve duas lapierre de topo e uma rocky mountain do melhor...

eu sei, eu sei, se a inveja matasse... estariamos todos enterrados!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um dia, com a ajuda dos meus queridos amigos do departamento de jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, hei de ter uma igual... quiça melhor...

Como já mencionei em vários sítios, mete mas é um aperto rápido que o selim ta muito alto para mim! :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

The_ps1_Project

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Neste caso, não devemos ter inveja do gajo que a comprou, mas sim devemos ter orgulho por o conhecermos!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

OBiklas é um bacano!!! E já merecia uma bike topo de gama!!!

Mas que ela é um charuto, é! Se o Fidel a apanha!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

50km feitos, maior parte em estrada.. :( o teste no mato está marcado pra domingo nem que chova!!
O posto de condução é muito diferente da anterior, ficamos mais elevados do chão e a posição do tronco fica mais na vertical (também devido ao avanço ser de 17º).
Os ajustes do TST da supensão revelaram-se muito úteis, pois podemos regular a suspensão de acordo com o piso. Com a regulação para estrada a suspensão fica mais dura para não bombar tanto em subida e ainda podemos recorrer ao bloqueio, que para mim é o mais eficaz dos bloqueios, dando a possibilidade de bloquear a mesma com menos curso possivel ficando com a frente baixa.
Os travões ainda estão a anos de luz até chegarem ao auge da travagem, a descer não largo a manete para ver se os acamo de vez...( ainda tenho que regular a manete mais perto do guiador).
Os duall control...maravilha por enquanto 5*, funcionam perfeitamente e são extremamente fáceis de utilizar. (saquei as patilhas de libertação fora! ficam feias e não as utilizo). e os desviadores XTR, nada a assinalar. (falta a lama para ver a diferença do desviador da frente XT e do XTR)
O selim... :oops: é duro de mais, na próxima saída avalio se o troco ou não.
O amortecedor esteve sempre na posição de 127mm de curso e a regulação do bloqueio no mais sensivel, e segundo um colega a bike não bombeia quando se dá ao pedal.(teste de 2km a subir e 1km em plano)
por enquanto fico por aqui e espero que a próxima saída tenho muita terra e muitas muitas muitas descidas!! :twisted:
 

Ray Bonga

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Para já parabéns pela bicla, é um dos quadros que ando a ponderar comprar. Mas...13.2 kg?...pensei que desse para montar uma bike mais leve...queria uma coisa mais na onda dos 12 kg e tal...

Onde compraste? foste bem atendido?

obrigado e um abraço!
 

Marino

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Essa bicicleta é linda. Para mim é a bicicleta ideal :mrgreen:

E o quadro, é melhor que um de aluminio? Porquê scandium?
 

Rush

New Member
Marino said:
E o quadro, é melhor que um de aluminio? Porquê scandium?

O Scandium é um elemento bastante leve que é utilizado em liga com o alumínio.


O uso original para a liga scandium-aluminium foi nos "narizes" dos mísseis balísticos da ex União Soviética. O resultado do uso da liga era que o cone dos mísseis era forte o suficiente para furar o gelo e permitir lançar mísseis enquanto os submarinos estavam por baixo do gelo.

Ou sejá o quadro é em alumínio, utilizando o Scandium na composição, que vai resultar numa liga forte e leve, dai ser utilizada nas bikes.
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

lellominsk said:
Para já parabéns pela bicla, é um dos quadros que ando a ponderar comprar. Mas...13.2 kg?...pensei que desse para montar uma bike mais leve...queria uma coisa mais na onda dos 12 kg e tal...

Onde compraste? foste bem atendido?

obrigado e um abraço!

13.20kg, devido ao peso da suspensão que é um bocadinho pesada, ao gel nos pneus e ao peso de alguns componentes XT. Mas se tiveres a pensar numa montagem mais robusta, o peso da bike vai andar nos 12kg. O meu objectivo, lá para janeiro 2007, é montar componentes mais leves para ver se emagreço a bike para o patamar dos 12,5kg.
Penso que serás sempre bem atendido em qualquer Agente Rocky Mountain mais proximo de ti (penso eu!), uma vez que a qualidade da marca também tem de se reflectir na venda e no após-venda.

Marino said:
Essa bicicleta é linda. Para mim é a bicicleta ideal :mrgreen:

E o quadro, é melhor que um de aluminio? Porquê scandium?

O rush já respondeu á tua pergunta.

Continuando a análise á bike...
Ontem tive finalmente a oportunidade de testar a máquina no mato!! foram perto de 35km de subidas e descidas, muita chuva, muita lama e uma queda na descida mais técnica devido á paragem de 2 colegas (que ainda não entendem que quando param devem encostar na berma para deixar passar o colega que ainda está montado na bike!! :grrr: ).
Como é habitual para descer há que subir em primeiro lugar. Mais uma vez a suspensão demonstrou para que servem todas as suas regulações. Com os diferentes regulações do TST fui ajustando a suspensão conforme o piso. Já em terra nas subidas mais acentuadas la tive que bloquear a suspensão. Na descida técnica fiquei a saber finalmente a verdadeira diferença entre 100mm e 120mm de curso, mais conforto, mais segurança... mas ainda me estou a adaptar à bike por isso não abusei muito.
Os 127mm de curso disponiveis na traseira dão um tremendo gozo a descer.
A transmissão funcionou sem problemas com tanta lama que apanhou, aqui já notei diferença do desviador da frente XTR pró XT. Os travões ainda não estão como eu gosto, mas nunca falharam quando precisava de mais potencia. Já estou familiarizado com o funcionamento das manetes, e já começo a sentir a vantagem das Duall Control.
Os pneus são excelentes. Têm uma aderencia impressionante em lama, nunca fugiram a curvar.

Enfim...Estou mesmo a gostar desta bike :wink:
 

BigFoot

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Sim senhor.. mais uma dos meus sonhos.. :mrgreen:
Pralem da geometria, links etc.. a pintura ate faz um tipo babar se.. :mrgreen: esta simplesmente espetacular..
So acho o peso algo elevado.. tens a certeza? qual o peso do quadro com amortecedor ao certo? a minha e "identica" (conceito) material +/- identico tambem.. embora que tu ate tens umas rodas mais leves que a minha.. e a minha bicla esta a pesar 12.90kg. Por isso ou a diferença sera a suspensao que a faz.. que a tua seja mais pesada ou entao a tua balança estara descalibrada.. e que tal agora a cabrita? :mrgreen:

Cumps.

Bruno Atalaia
 

Alf

Active Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

A balança descalibrada???!!?? Queres ver que o zé anda a pagar as compras mais caras que o que lhe pedem???? Ena pá cum catano!!! :lol: :lol: :lol:

:pinuteis:
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

:roll: bom quem me dera que a balança esteja mal calibrada :mrgreen: . Mas mesmo assim penso que é o peso correcto dela. Ainda tenho umas valentes gramas de gel dentro dos pneus e a diferença da suspensão também deve ajudar...
pois é....agora falando da cabrita.
Proximo objectivo: mudança da suspensão para a SL 700 XC da marzocchi!!!! :wink: fiquei apaixonado pela suspensão, assim tiro perto de 200g ao conjunto e fico com um curso de 90mm a 130mm :twisted: .
Neste passado fim-de-semana fiz um nocturno de +/- 40km de onde fiquei com boas impressões da bike. No entanto já fui obrigado a trocar o selim..o FiZiK fez-me muita pressão na zona da prostata, cheguei ao fim do nocturno todo fud****. Agora já montei um BBB CTL, de 192g que tem uma forma muito semelhante ao massi que já tive na LP 440. O espigão de selim baixou 2cm!!! e estava apertado ao máximo!! pergunto.. será do carbono?? :s limpei tudo e voltei a apertar, vamos ver se ele volta a descer.
Sem duvida que o posto de condução é aquilo que estava á procura, a subir a frente nunca descolou do chão e a descer a confiança já é outra...
os travões já começam a ganhar força, apesar de ainda estarem longe daquilo que eu pretendo.
Com lama sem lama os desviadores portam-se á altura das verdadeiras exigencias de um bttista como eu :mrgreen: .
Agora falta um ultimo teste inicial... beselga vai ser o palco desse ultimo teste.
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Ora viva!!!
Como seria de esperar não descansei até emagrecer a bike!! Com muitas lágrimas e suor lá consegui baixar o peso inicial de 13,2kg para os inesperados 12,8kg com tudo montado!!

E agora vocês perguntam... o que fizes-te?
Como descrevi anteriormente troquei o selim por o BBB CTL e ontem fiz uma nova troca na bike. vendi as Crossmax XL 2006 e montei as novas Crossmax SL disc 2007 centerlock.
E para quem não sabe o MagikSeal pesa precisamente 264g, sem ele a bike já puderia pesar 12,53kg mas o iogurte faz-me falta!! talvez troque pelo gel da Maxxis que é muito mais leve :roll:

O único aspecto negativo desta troca é que os travões já começavam a travar bem e como estas rodas já utilizam o sistema centerlock optei por montar uns discos novos doh

Em Beselga como seria de esperar a bike voltou a surpreender-me pela positiva... só foi pena ter de apertar o aperto do espigão do selim de 10 em 10km (a largura do aperto original não é suficiente para apertar um espigão em carbono), mas esse problema já está resolvido com a montagem de uma aperto mais largo(já testado).
Quando montei a bike pensei que o avanço de +17º me iria dar problemas a subir, mas até agora (sem recorrer ao ETA) ainda não tive problemas da bike sacar cavalinhos. Nas subidas a tracção da roda traseira é total, não sinto a necessidade de pedalar em pé, e tudo isto também graças ao WTB Weirwolf 2.10 que em lama e em pedra continua a "dar cartas".
Os desviadores funcionam perfeitamente e nos últimos tempos têm apanhado lama que é uma coisa maluca.
A confiança continua a aumentar nas descidas e a adrenalina também, a posição de condução da bike transmite-me essa confiança que me faltava. Na próxima volta vou avaliar se tiro mais ar ao conjunto suspensão e amortecedor, pelas descidas e saltos que efectuei ainda fiquei com +/- 2,5cm de curso disponivel.
Cada vez que ando na bike sinto que era mesmo isto que andava á procura, um conjunto que me possibilita-se subir rápido e descer ainda mais rápido.... :shock:

Agora só falta mais uma coisa... Marzocchi XC 700 SL 2007, mais dia menos dia vai aparecer uma novo post sobre esta mudança :mrgreen: e com esta ultima alteração o meu objectivo é ter o conjunto total na casa dos 12,5kg.

O próximo fim-de-semana vai ser o palco para o primeiro teste das novas rodas... 1º Passeio LousadaBTT +/-47km .
 

Alf

Active Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

E pronto, está confirmado, OBIKLAS é doido. :evil: :evil: :evil:

Podem apagar o tópico. :mrgreen: :mrgreen:

Já só te falta um SLR Kit carbonio, uma pedaleira FSA K Force, os avid juicy ultimate e já agora, troca-me essa caixa por uma Chris King, que Cane Creek não está com nada... :shock: :shock: :shock:

Cheira me que essa XC 700 vai ser a de 1996 e não a de 2007... aquela dos 60mm de curso :lol: :lol: :lol:
 

Amukinado

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Mas que grande bike que tu aí tens :D Eu se tivesse uma coisa dessas não saía de casa com ela para não a sujar nem riscar :lol: :lol:

Entretano vai postando umas fotos, porque isso é sempre uma coisa bonita de se ver.
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Ficam aqui mais fotos da cabrita, já com os últimos upgrades :twisted:

dsc00391fd7.jpg


dsc00392ki9.jpg


dsc00393bo9.jpg


dsc00394fv2.jpg


dsc00395jq8.jpg


Adoro estas rodas... :mrgreen:
Nunca tive problemas com as SL de 2006, por isso conto também não ter problemas com estas já que dizem que estão mais resistentes que as anteriores.
E para quem não sabe a ETSX-TEAM 2007 vem montada com estas rodas...(daqui a pouco só falta montar as escoras de carbono!!)
 

Ray Bonga

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Cum Catatau :shock: ! Essas rodas são lindas! Esse espigão da FSA também não está nada mau, mas acho que vou optar por um Thomson Masterpiece, não sei poruqê, mas os espigões de carbono não me inspiram confiança...(pode ser pancada minha, nunca tive nenhum 8) )

Já pesaste a bike de novo?

abrazzi
 

fquaresma

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Onde é que se pode ver essas bikes em Lisboa?
Sabem-me dizer qual a loja que as vende..

Um abraço

Francisco
 

penatabua

Active Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Ola malta, eu adoro, o visual da Rocky Mountain, o triângulo traseiro(deve passar bem nos singletracks com regos), imagino que deve ser um SOFÁ a descer.
Tirar peso, contem com 150 € por cada 100 grs, tirar peso com este equipamento, tem de se abrir os cordões á bolsa, neste caso concreto, talvez trocar de suspensão, encurtar o avanço, trocar eixo pedaleiro(titânio),a escolha de pneus mais leves, os discos são de 180 ou 160? Haja €€€€€€€€€€€€€€€ que ela fica mais leve :shock: :wink: :D.
Parabéns pela BIKE.
Lellominsk, deves estar desejoso de lhe pegar?????? :wink: :lol: :lol:
Abraço de penatabua
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

a dieta da bike continua... após mudar o MagikSeal para o BlackSeal a bike foi novamente á balança: 12,6kg . -200g que me custaram 6€
Agora só falta a suspensão...
Os discos são de 160mm.
 
Top