[TESTE/ANÁLISE] Lapierre 440 x-control evo2

OBiklas

New Member
Com apenas 90km feitos vou tentar fazer uma breve análise e mais tarde voltarei para completar a mesma. ( a bike anterior foi a LP 430 x-control)
Antes de mais fica aqui a foto da nova cabra de monte :twisted:

dsc006097xc.jpg


A posição de condução é a ideal, sendo um dos motivos que me levou a adquirir novamente uma LP. Tem um misto de XC com cheirinho a Enduro, a chamada faz tudo!! Para quem ainda não tem muita confiança a andar aqui fica a bike ideal para ensinar a rolar pelos diversos trilhos espalhados pelo país..
Suspensão: Fox FRL 100mm - Com 4 clics de rebound e 6,5 bar, funciona perfeitamente nos trilhos mais acidentados, absorvendo todos os impactos desde regos a trilhos cheios de gravilha. (Só é pena não ser a terralogic....)
Amortecedor:Fox Float R (neste quadro tem 95mm de curso) - O Propedal bloqueia sem problemas e actua quando é necessário( de vez em quando é verificado pelo parceira para ver se está a bombear). Neste momento está com 12bar, sendo o ideal para um andamento com um combinado de XC e Enduro. A traseira está sempre em contacto com o piso e no final as costas agradecem. Atenção á posição original do Desviador da frente que deve ser modificada para não riscar a escora quando se esgota mais o curso da Bike. (já me aconteceu riscar com a outra bike).
Desviador XTR(tr) e XT(fr) - fiquei impressionado com o seu funcionamento, muito silencioso... só falta substituir para uma corrente HG93 ou CN-7701. O Xt já funciona melhor que o Lx.
Pedaleiro XT- ainda não deu para ver a diferença em relação ao LX, mas pelo menos a corrente engata melhor.. :roll:
Travões Formula Oro 24k carbone - por enquanto nesta bike ainda não travam lá grande coisa mas pelo que já conheço espero que fiquem a travar tão bem ou melhor que os anteriores. A única diferença é o tacto da manete, o carbono é mesmo muito suave..(é pena não ser de chocolate)
Mavic Crossmax SL - com a diferença do peso nota-se uma maior acelaração quando queremos sprintar, e são mesmo lindas!! A rolar em piso acidentado são muito suaves e sente-se a diferença em relação ás Crossmax Enduro.
Hutchison Python Ust Light 26x2.00 - um ponto negativo na bike. são bons para XC mas nos trilhos do Marão não têm aderência a descer, e a travar bloqueiam e não agarram o piso.
O selim original foi substituido por um da Specialized,o traseiro já está habituado a esse, porque o original é muito desconfortável após alguns quilometros em cima dele.
Peso - 11,30kg (s/pedais e com o selim original, por isso soma-se mais 370g dos pedais e diferença deste selim em cerca de 150g).no entanto vou tentar pesar a máquina para saber o peso exacto.

Por enquanto fico por aqui mas em breve voltarei e espero que esteja ainda mais satisfeito que agora!!

Boas pedaladas :wink:
 

TUBORG98

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Lapierre 440 x-control evo2

Parabéns pela nova "montada", está muito bonita. O sistema de suspensão traseiro da Lapierre parece-me muito eficaz.
:p
 

vacalouca

Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Lapierre 440 x-control evo2

Embora nunca tenha tido o prazer de andar numa, devo dizer que esteticamente estas Lapierre estão mesmo no ponto.


Muitos parabéns pela compra.
 

Bernauld.

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Lapierre 440 x-control evo2

As manetes em carbono já vinham de origem ou foram compradas dps ?
 

Bernauld.

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Lapierre 440 x-control evo2

Esse modelo não vem no site da marca portanto só se um modelo específico para o fabricante......
Já agora sabem se dá para comprar essas manetes e os cabos dos oro puro á parte ?
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Lapierre 440 x-control evo2

Bernauld. said:
As manetes em carbono já vinham de origem ou foram compradas dps ?

Ou eu muito me engano ou a Formula apenas tem as manetes para os fabricantes, mas vou me informar e quando souber confirmo.

Continuando a analise da bike (infelizmente tenho andado pouco), tenho algumas coisas a acrescentar:

Agora com perto de 200km os travões já começam a travar como mais eficácia e continuam a travar bem mesmo nas decidas mais longas.
O amortecedor está agora com 13bar numa posição mais adequada ao XC, a descer sente-se a diferença em relação aos 12bar, a traseira fica +/- com o comportamento de uma HT perdendo um bocado a aderência ao piso.
A diferença do peso deste modelo para o 430, de apenas algumas gramas, nota-se quando elevamos as rodas para passar em cima de rêgos, buracos e também quando fazemos descidas com muita pedra (corta-fogos) em velocidades +45km/h.
A transmissão continua a funcionar sem problemas, o unico aspecto negativo a verificar vai ser a corrente HG-53 que em breve vai ser modificada por uma HG-93 ou pela CN-7701(XTR). penso que assim o conjunto da transmissão vai ficar mais equilibrado.
Na próxima volta vou alterar a pressão da suspensão e testar com 7,5bar porque verifiquei que o curso se estava a esgotar com muita facilidade quando estava em descidas mais inclinadas.
Também tive que alterar a posição do espigão do selim por estar 7mm acima da medida e agora a subir nota-se a diferença.
As rodas, Crossmax SL, continuam direitas já com alguma "coça" que levaram e os pneus continuam na mesma, a subir tenho que desmontar devido á perda de aderência e é impossivél pedelar de pé :oops: ( estou aberto a sugestões de pneus Tubless :roll:).
Para a próxima já fica um teste mais detalhado.

Boas pedaladas
 

Bernauld.

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Lapierre 440 x-control evo2

Em termos de pneus aconselhava-te uns high roller XC ou uns larssen tt, já tive os dois e só tenho bem a dizer deles, os larssen têm a desvantagem de só funcionarem bem em tempo seco pois se apanharem lama é o fim :roll:
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Lapierre 440 x-control evo2

Finalmente troquei os pneu!!! :D

WTB Weirwolf 2.1 (49/54) UST, peso: 720g , P.V.P- 42,42€
bweirwolf7pj.jpg


Segundo a WTB este pneu destina-se para: "ALL CONDITION- Trail/Freeride", exactamente o que procurava! O seu encaixe ao Aro é fácil, e o aspecto dele montado dá um ar mais selvagem e seguro á bike... :twisted: Montei o de trás virado ao contrário (sempre com o iogurte da MagikSeal)

Em alcatrão nota-se uma diferença a rolar, mas dos 2.1 que já tive oportunidade de testar este é o que rola melhor em asfalto!
Já em terra as diferenças são muitas face aos Phyton de origem. A subir, mesmo de pé, não há tanta perda de tracção tanto em terra solta como em trilhos com misto de terra e pedra. A curvar a frente segue a trajectória sem problemas, a roda traseira desliza até onde nós queremos e temos muito mais controlo para saír da curva com mais velocidade.
Já a descer a diferença é como mudar de pneus de estrada para pneus com tacos!! A descer trilhos técnicos já não temos o problema da traseira dançar de um lado para o outro e em terra mais solta a roda já não desliza como se tivesse-mos a andar sobre gelo.
Ao passar por lama o pneu já não fica toda "empastado" e ainda fica com piso visível.
No próximo Fim-de-Semana espero testá-los ainda melhor.

Boas pedaladas :wink:
 

Alf

Active Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Lapierre 440 x-control evo2

O corta fogo não chegou para os testar??? eu tenho uns iguais e digo que são um espetáculo, nunca tive problemas de aderência, tanto em subida como a descer, e rolam muito menos em falso quando a subir em pé que os teus hutchinson, que era parecidos aos meus CST, só que 40€€ mais caros doh :hahaha: .

P.S: com o tempo que está, quero-te ver a arranjar lama para os testar...
 

karnes

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Lapierre 440 x-control evo2

Boas.

Trocaste só os pneus ou também mudaste a pressão do amortecedor??
Este pneu tem muito bom aspecto e parece ser bastante aderente.

Grande máquina aí tens.

Boas pedaladas.
Asta...
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Lapierre 440 x-control evo2

A pressão da suspensão e amortecedor não foram alteradas, e verifiquei antes da volta.
A pressão do pneu traseiro rondou os 45 psi e o dianteiro os 40psi e os anteriores rondavam os 40psi e 38psi respectivamente, porque com mais pressão perdia muita tracção a subir.
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Lapierre 440 x-control evo2

Depois de um fabuloso BikeCamping de 3 dias e +/-30 pessoas no Parque de Campismo de Cerdeira, Gerês, venho deixar mais uns comentários sobre a bike.

Também montei um suporte de Bidon da Elite, modelo Carbon Cuissi Gel com um P.V.P +/- 100€ com um peso de apenas 35g. (Era o mais bonito para a bike :mrgreen:) . A próxima alteração vai ser o selim e a corrente está para breve...

A rota eleita foi a Geira Romana (Sábado), rondou os 45km devido ao calor e á desidratação provocada pela falta da nossa amiga loirinha e pretinha!! 50L e 30L, respectivamente ( e tivemos direito á máquina de pressão!!) e durante o almoço de Domingo aconteceu o pior.... a fonte secou :( .
Continuando... os pneus são mesmo fabulosos, com uma excelente tracção. Finalmente consegui testar em lama (aquilo cheirava mais a esterco de vaca :oops:), e posso dizer que fiquei bastante surpreendido pois estes pneus também repelem muito bem a lama! Os Formula 24k estão cada vez melhores, o poder de travagem é brutal!
O XTR e o XT lá trabalham como se tivessem novos.
Quero deixar aqui o meu testemunho sobre a rigidez e eficácia do conjunto de rodas Mavic Crossmax SL, a roda traseira cortou um tronco de pinheiro a meio com aproximadamente 1,5cm de diametro e 50 cm de comprimento sem entortar um único raio! Mas tive que parar porque o PAU se enfiou no desviador da frente.
Em zonas mais rápidas a bike sprinta muito bem e o amortecedor continua a comprir a sua missão, enquanto os outros se queixam das irregularidades do piso, eu seguia normalmente sentado no selim sem problemas de conforto.
Para a próxima tenho que diminuir a pressão da suspensão, só trabalhou a metade do curso.
No Domingo não deu para fazer muitos quilometros (+/-20km) porque a meio da volta fomos banhar-nos na fabulosa água cristalina das lagoas.
Para já não tenho mais nada a acrescentar... :roll:

Boas pedaladas
 

pratoni

Active Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Lapierre 440 x-control evo2

Fui eu que percebi mal ou falaste que compraste um mero suporte para bidon por 100€!?!?!?!? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
 

sniper_pt

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Lapierre 440 x-control evo2

é muito dinheiro por um suporte pa bidon, mas antes gastá-lo assim do que em tabaco por exemplo!
quem me dera poder fazer o mesmo :)
 
Top