tentativa de atropelamento

minhos

New Member
Boas pessoal, venho aqui partilhar uma cena que aconteceu comigo hoje e queria saber se com vocês também acontece.

Todos os fins de semana, saio de bicesse e vou para a serra de sintra fazer btt e depois o grupo passa pela marina de cascais para beber um cafezito, fazendo regularmente toda a marginal ali do guincho. Acontece que quase todos os fins de semanas ocorrem algumas "desavenças" com gajos de carros que não respeitam os ciclistas, sendo que a de hoje foi a pior.

Eu estava a atravessar a estrada NUMA PASSADEIRA e o velho começou a buzinar a reclamar comigo, acelerou o carro e tentou atropelar.me. Acontece que o meu irmão vinha atrás e ficou parado no meio da estrada a discutir com ele e eu imediatamente voltei para tras e dei-lhe um murro no carro. (sei que a minha atitude não foi correcta)

Realço que cumpro as regras do codigo e de bike e de carro!

Acontece com voces frequentemente não serem respeitados enquanto vão nas bikes?

abraços
 

minhos

New Member
epa, eu ando de carro todos os dias, e paro nas passadeiras para deixar passar tudo e mais alguma coisa e não reclamo! É pessoal a correr, é animais, é pessoas, é bikes, tudo, por simplesmente paro e deixo passar sem reclamar com ninguém e muito menos tentar atropelar alguém! Mas pronto, para a proxima para passar na passaeira desmonto da bike...
 
Delamadera, dito de outra forma é, não podes circular montado na bicicleta em espaços destinados a peões como passeios, passadeiras, etc. salvo indicação em contrário através de sinalização própria.
E passando na passadeira só com a bicicleta na mão, mesmo que o sinal esteja aberto para os peões.

O teu caso faz-me lembrar um que ocorre demasiadas vezes e que já deu origem e problemas mais ou menos graves. A ciclovia Cais do Sodré-Belém passa por uma zona de restaurantes. À entrada de cada lado está uma placa a proibir a circulação de bicicletas a não ser que sejam transportadas à mão. Só que naquela área, o pessoal que lá trabalha tem de transportar encomendas para a esplanada e está a levar com o pessoal da ginga. E eu próprio, levando a ginga à mão, quase fui atropelado por um outro ciclista.
Se faltou sangue frio, faltou. E ainda tiveste a sorte de não levares um bilhetinho de boas festas...
 

Delamadera

New Member
ninhos@ o que tu fizeste muitos de nós já o fizeram e infelizmente vão continuar a fazer.

A minha opinião é que devemos deixar os passeios e passadeiras para quem circula a pé e para os ciclistas de palmo e meio.

Quanto mais nós andarmos na estrada como qualquer outro veículo mais os automobilistas se habituam à nossa presença e aprendem a respeitar-nos mas atenção que nós temos de nos fazer respeitar mostrando um comportamento exemplar na estrada e para isso temos de cumprir o código da estrada.


Boas e "seguras" pedaladas
 

jmdcfigueiredo

New Member
Sabes de quem é a culpa!?

De quem te deu a carta de condução e obrigou-te a saber velocidades de camiões e coisas do género mas "esqueceram-se" de te dizer que para seres considerado peão tens de te deslocar a pé. Aquilo que chamas de passadeira é uma passagem para peões, e tu montado na bike és condutor de um veiculo...

Cuidado com esses murros ainda por cima em "velhos"...
 

njsfer84

Member
Comigo nunca aconteceu nada tão grave, mas já se passaram situações complicadas.
De qualquer maneira eu sou como o minhos, e deixo passar tudo que mexa e nunca me queixo, por isso acho que o "velho" mereceu esse murro no carro. Se calhar teria merecido um ns trombas, mas ok, ficou avisado.
Eu sou contra a violência, mas sou mais contra algumas bestas de nariz empinado que anda aí na estrada e que têm a mania que é tudo deles.
É claro que tu devias ter desmontado, mas ele não tinha razão nenhuma para fazer o que fez.
Ficou avisado, para a próxima vai pensar duas vezes se vale a pena armar-se em esperto e correr o risco de levar na tromba.
 

telmo gomes 23

New Member
O que acontece as vezes é os carros passarem por nós a uma velocidade enorme e quase que nos batem! A pouco tempo uns colegas meus vinham a pedaladar em estrada de alcatrao e vinham da linha branca para fora e passou uma condutora no carro e eles ate tiveram que sair para fora da estrada. E tb ha aqueles homens dos camioes ( nao digo que sao todos ) que quando estao quase em cima de nos buzinam para nos assustar e acho que isso pode provocar um acidente. As pessoas nao respeitam os ciclistas e pensam que a estrada e toda deles/as!
 

abelha2

Active Member
concordo com o que disse o user anterior, relativamente as businas.

Eu quando circulo de carro, e ao longe vejo que os ciclistas vao distraidos (tipo um grupo na conversa) buzino por forma a alertalos, mas sempre o mais longe possivel.

Agora quando vou na estrada, (um camiao ouve-se de longe) e olho para tras, e mesmo assim buzinam quando estão ao meu lado fico nas horas.



Quanto a situação das passadeiras, é verdade que deverias ter desmontado, assim como não ir em cima do passeio, embora eu por vezes tambem circule em cima destes, pois vivo numa zona rural, em que andam poucas pessoas a pé, e em curvas e contra curvas, prefiro ir em cima do passeio, do que levar com um camiao em cima. Quando me cruzo com peoes, desço o passeio para eles passarem.

A verdade é que o condutor tambem podia ser mais compreensivo, eu quando vou a atravessar a rua a pé, se só vier um carro, e já em cima da passadeira, obviamente faço sinal para que passe, em vez de o obrigar a travar a fundo, quando atras dele nao vem mais nenhum carro (ainda por cima ao preço que ta a gasolina), pois quando conduzo gosto que façam o mesmo.
Mas já aqueles cabr**es que te vem na passadeira a espera e ainda aceleram, como se um peao fosse um sinal amarelo, desde que veja que eles conseguem parar em segurança, atravesso a rua lentamente, enquanto eles me insultam.
 

Siberian

New Member
Atropelamento Mortal junto à Avalanche Bikes no Guincho

Caros Companheiros
Passar na passadeira é sempre um risco em determinados locais.
Ainda hoje cerca das 10H30 houve um acidente mortal na rotunda junto à Loja da Avalanche Bikes no Guincho.
Não era pessoal das bikes mas sim três atletas que estavam a treinar e um deles atravessou pela rotunda com uma passadeira a cerca de 10 mts.
Foi mortalmente colhido por um autocarro.
È sempre um risco.
 

JoaoBaleiras

New Member
Eu por acaso nas minhas votinhas durante a semana, faço normalmente sempre o mesmo percurso, pelo menos por enquanto estou a iniciar, tenho uma zona em que tenho de subir o passeio e passar uma passadeira... quando subo o passeio não desmonto, mas assim que me aproximo da passadeira desmonto e vou ate mais perto a mão, para que possam ver que vou a pé e não montado, mal passo a passadeira, monto e sigo ainda +/- 1km em passeio, isto porque tenho receio que com as saídas de garagens e estacionamento algum gajo sem ver se meta e eu pimbas.. então vou no passeio, quando vem alguém eu meto-me sempre do lado da estrada no passeio, para as pessoas a pé ficarem resguardadas de levarem com um carro em cima por minha causa, ou seja, tento ao máximo não incomodar ninguém e se puder "proteger" esse alguém pela minha forma de passar...

Quanto à situação em questão, montado ou não na bike, não há razões para uma tentativa de atropelamento, se fosse comigo o mais provável era o homem levar com a bike pelo vidro a dentro e ficava logo com a lição estudada, digo isto porque sou impulsivo e enervo-me facilmente, as vezes um gajo nem pensa, mas sei que tenho de ter calma porque algum dia posso dar-me mal...

Um gajo precisa é de ter atenção, e ter sempre em mente que passagens para peões, ou seja, passeios, passadeiras, e isso tudo são para os peões andarem e para tal temos de desmontar e levar a bike a mão, caso queiramos ir montados, respeitar ao máximo os peões, e salvaguardar a sua segurança em relação a nós...
 

FCR

New Member
pois e se calhar dece se da cadeira, mas como nao pode entao nao pode atravessar a passadeira ..........
que diferença faz para um condutor que passemos com a bike a mao ou em cima dela ?
acho eu que nenhuma mas.......
eu acho e que ah condutores que nao têm civismo nenhum
 

valentins

New Member
Também sou ambas as coisas condutor e ciclista, tento fazer o mesmo em em cima da bike como quando estou agarrado ao volante ou seja tentar perceber quais as reações de uns e de outros.
Ou seja todos nos temos que comportar com Civismo, comportamento esse que por vezes não é o mais indicado.

Desde camionistas que nos pregam sustos, e atiram com a traseira dos trailers para cima de nós até aos condutores que não respeitam os sinais stop e quase nos atropelam enfim.....

todos temos que ter consciência que um dia tb seremos condutores, peões e ciclistas por isso não façam aos outros aquilo que não gostam que nos façam

Saudações bttistas

AValentim
 

minhos

New Member
Era só para dizer que esta situação passou-se exactamente no local onde um user disse que ontem houve um atropelamento mortal, foi nessa mesma rotunda ao pé da avalanche, contudo eu passei pela passadeira. Mas já assumi o meu erro!!

Eu também reagi mal, mas ainda bem que não lhe atirei com a bike (tenho-lhe tanto amor e carinho), então olha dei-lhe um murro no carro, se bem que podia ter cravado os cleats no carro!
 

Jorge Jesus

New Member
Boa tarde a todos,

Infelizmente enquanto o nosso governo não alterar o código de estrada à semelhança do que acontece em países civilizados, situações destas vão continuar a surgir, e algumas fatais.

abc
JJ
 
Top