Tendão de Aquiles

fjmarques

New Member
Boas pessoal
Será que o BTT ( na vertente XC) é prejudicial para quem já fez uma rotura total do tendão ??

Se me puderem esclarecer agradeço

Abraço e boas pedaladas
 

brunomeco

New Member
na volta até tu me podes ajudar. se ainda continuares ativo no forum (topico 2007 lol).
tou agora com 2 semanas depois de tirar o gesso... so daqui a uns meses é que pego novamente na "bicha"...
 

skydoimor

New Member
Tenho dois amigos das voltas domingueiras que nunca tiveram problemas de fazer Btt,
Um foi total o outro parcial, inclusive recomeçam a jogar futebol depois da recuperação total da rotura.
 

brunomeco

New Member
obrigado! é sempre bom saber destes casos de sucesso (que ainda é uma grande percentagem felizmente).
é trabalhar pra voltar agora entao! :) Quem me tirar a bike tira-me tudo neste momento... grande abraço!
 
Eu em 2012 fiz uma roptura parcial e não fui logo ao médico porque apesar das dores nunca pensei que fosse algo tão grave.

Como não passava, fiz exames e veio a noticia : uma roptura substancial do tendão calcâneo.

Médico de família, hospitais públicos e segurança social foi para esquecer. Segundo eles a roptura acabava por cicatrizar e depois podia fazer uma vida normal.

A vida normal para aquelas bestas todas não incluía correr, andar de bicicleta, desporto, etc. Não sei o que é vida normal para eles, mas deve ser estarem o dia todo sentado a não fazer nenhum e depois irem para casa ver novelas.

Aliás o serviço nacional de saúde é uma vergonha, e a culpa nem é dos médicos etc, a culpa é dos senhores políticos e das ordens que transmitem para baixo.
Fazer uma ressonância magnética por esta via, nos dias actuais é para esquecer. O acesso a cuidados de saúde não é para todos.

Segundo um médico habituado a tratar lesões destas ( particular ) se eu fosse atleta profissional ao ser operado a minha carreira não acabava, continuava a poder fazer deporto. Decidi então ser operado e pagar os custos da mesma.

Hoje só posso dizer que foi a decisão correcta.

O período de recuperação é longo, perde-se muita força, elasticidade, forma física, mas tudo isso se recupera.

Eu experimentei correr penso que 3 meses depois da operação e ao fim de 15 minutos parecia uma locomotiva de vapor a arfar e que já estava a correr há mais de 1 hora.

Em 2013 fiz uma travessia de BTT nos Alpes ( onde fizemos 4 etapas tiradas do TransAlp ) que foi a mais difícil travessia que fiz até hoje, as subidas são todas a apontar para o céu, e não tive qualquer queixa do tendão.

Para finalizar deixo um conselho : segue as indicações do médico e depois dos fisioterapeutas, a recuperação demora tempo, mas é muito importante ser feita correctamente.
 

brunomeco

New Member
Grande report! Fico feliz que tenhas tido recuperaçao total e sem sequelas...

Eu fiz rotura total e estou a fazer 2.5 meses depois da operação. Ainda não ando sequer sem duas canadianas, quanto mais correr! :eek:
É isso que me está a deitar um bocado abaixo agora... vejo muito pessoal com 3 meses já sem elas e não me parece que vá ser o meu caso...

No entanto, quero é recuperar e depois logo se vê.
Ainda tenho isto muito preso e fica inchado quando estou com o pé pousado.

Tive sorte no SNS. Em Braga o hospital parece um privado :) Fizeram ressonancia, confirmaram rotura total e operaram.
Agora o pior é mesmo a fisioterapia (essa tive mesmo de ir para particular que no SNS só em outubro!!!). Mas basicamentem, tem sido para matar.

Enfim, parece que cada caso é um caso. Roturas parciais, pelo que tenho visto de pessoal que conheço, o processo de recuperaçao é muito mais rapido. Nao sei se te fizeram total para operar ou se só uniram o que tinha rompido... (se assim foi talvez explique o facto de ser bastante mais rapido) :)

Grande abraço
 
Top