Telemovel que faça de GPS para andar nos trilhos..

No caso dos dados para mim não será o problema, já que na maior parte das vezes nem consumo aquilo a que tenho direito, a questão do WIFI é util sempre que estiver disponivel uma aberta, neste caso como estou fora de casa terá mesmo que ser pela TMN, como já funciona, so tenho a dizer mais uma vez obrigado.
Agora era bom que parasse de chover como chove para ir dar uso ao Orux no meio do mato.
 
Hoje consegui ir para o mato sozinho com o galaxy armado com um trilho que saquei do Gpsies e carreguei no Oruxmaps, funciona às 1000 maravilhas!!! So preciso mesmo de um suporte para o tlm para a coisa ser mais fluida!
 

Skaza

New Member
qual dos programas preferem/acham melhor? Endomondo ou Sport Tracker?

Eu até ao momento utilizei uma vez o sport tracker e o endomondo ainda espera o teste (talvez amanhã). Mas quero ver se opto por um e por vezes as opiniões que se ouvem ajudam nas decisões.
 
Last edited:
O Oruxmaps é so para Android, mas lá que é fantastico não haja duvida.
Nos dois em causa, conheço apenas o Sportstracker, que apesar de muito mais limitado que o Orux funciona bem.
 

FMCurto

Active Member
Esse não conheço, mas dificilmente encontro concorrente ao Trekbuddy, junto varios tipos de mapas (com o MOBAC) por layers para usar sempre em offline.

zoom 10/12 -> google hybrid
zoom 13 > open street map hibikemap,muito bom para ver os contornos dos montes com hill shade
zoom 14 > google hybrid
zoom 15 > google terrain, para ver as curvas de nivel
zoom 16 > google hybrid

algumas zonas que possa ser difícil escolher o caminho posso juntar o zoom 17 mas ocupa muito espaço em cartão.


Depois faz-se zoom usando o mapa próprio e não um zoom da imagem em si.
As restrições ao tamanho do mapa só mesmo o tamanho do cartão, o que é um problema no smartcompgps por exemplo pq o software próprio que converte imagens para o formato do programa só aceita imagens até 2GB,apesar de com a compressão o mapa ficar com cerca de 200Mb.
 

dfilp

Active Member
Boa noite pessoal,

Eu tenho no meu Nokia o smartcomgps a funcionar e é 5*!

Como já escrevi por aqui, os sites para assinar as aplicações estão descativados, não vale apena sequer tentar..
Depois de pesquisar um pouco encontrei o método para colocar o smartcomgps a funcionar.
Não é preciso hakear o telemovel. Se seguirem o tuturial que está no seguinte site não tem nada que enganar, até tem um video para ser mais simples ver os passos todos e o program afica a funcinar na perfeição.
O site é este:
http://www.gsmfans.com.br/index.php?topic=172105.0

Edit: Esquecime, é possivel que seja necessário estar registado nesse fórum para ver o conteúdo. Aconselho que o façam pois vale apena.
 
Last edited:

AndreZoom

New Member
Tenho um HTC wildfire s, com o andorid 2.3.3. Sempre que inicio qualquer aplicação de treino, ele 5 ou 6 km depois deixa de marcar o meu posicionamento... Alguém tem conhecimento de algo semelhante neste ou outros modelos?? Parece-me ser um problema do OS 2.3.3... Alguma dica?
 

jpsc

New Member
Nokia - Garmin

Boas

tenho um tel. Nokia com Garmin instalado consigo criar rotas no Google Earth e passar para o tel. o problema é que quando é para navegar apareceme só os waypoints e não o caminho até aos mesmos, o que pretendo é ter só a rota e não ter os waypoints.
 

carrixo

New Member
Boas
Eu tenho smartcomgps instalago, carrego os mapas por zonas e as rotas que quero seguir, so não sei colocar as rotas em cima dos mapas...
Alguem me pode ajudar??
 

Alentejo

New Member
Posso estar aqui a repetir algum post e voltar a falar da mesma coisa, mas já experimentaram o sportypal?
Não necessita de internet para funcionar e grava os nossos percursos de forma muito boa, incluindo os acumluados de subida/descida.
Dá para partilhar os nossos passeios no facebook ou twiter e dá até para fazer planos de treino.
Melhor do que a aplicação sportypal para telemóvel não conheço. Melhor mesmo só comprando um gps a sério que tem maior rigor e maior autonomia de bateria.
Deixo-vos um exemplo de um track gravado nesta aplicação:
http://sportypal.com/Workouts/Details/1782643?key=35c92dbb882572e85ef46b7971d39ab70d6f4040
 

FMCurto

Active Member
Sportypal,Endomondo e afins são todos muito similares mas na verdade nenhum deles "faz de GPS para andar nos trilhos", pelo menos nas versões gratuitas e que eu saiba as que fazem precisam de acesso à net.

É preciso que suportem mapas offline (carregados no telemovel ou num cartao), há-de haver outros mas que tenha visto os que se aproximam mais são:

SmartcompGPS (exclusivo para Symbian/Nokia) mas já algo datado, tem uma limitação no programa que converte imagens para o formato proprietário de compressão (max 2Gb) e o zoom é feito por recurso a zoom da imagem
MGMaps para Java (todos os telemoveis) , simples mas algo básico, os mapas têm um processo relativamente complicado de serem feitos e o desenvolvimento acabou em 2011
OruxMaps para android , não exprimentei mas pelas instruções deve ser o mais fácil de fazer os mapas e continua a ser melhorado/desenvolvido.
Trekbuddy (para Java) muito completo mas talvez complicado para um iniciante continua a ser desenvolvido e permite carregar mapas por layers com diferentes níveis de zoom ou tipos de mapas (imagem,curvas,etc...)
 

paff

New Member
Boas pessoal,

Vi uma promoção interessante na TMN com um Samsung Galaxy Mini por 79 eur. Pensei em comprar isto para usar na bike, devidamente protegido com uma boxit.

A minha dúvida reside em duas situações: suporte para a bike e GPS.

O GPS que este telm trás é gratuito? Ou o A-GPS paga-se?

Gostava de saber se alguém utiliza este telm e se está satisfeito.
 

TLouro

Member
Boas paff,

A utilização do GPS propriamente dito é gratuita. O que pode implicar custos é a utilização de softwares, nomeadamente no que diz respeito às licenças ou à necessidade destes ligarem à net.

Ainda assim, a TMN tem o TMN Drive, que mais não é que o NDrive com as cores da TMN, que podes descarregar e usar gratuitamente com os mapas em português, sem necessidade de estar ligado à net.

Quanto a softwares para utilizar na bike, eu uso "Os Meus Percursos" que uma aplicação gratuita que pode ser descarregado da playstore para android, mas há muitas outras.

Esta não será a mais evoluída, mas faz o que eu preciso: gravar percursos e traçar as estatisticas de velocidade média, vel. média em andamento, acumulado, distância, etc.

Para seguir percursos uso uma solução bem mais arcaica, com um velhinho nokia e uma aplicação antiga para java (o odgps). Basicamente, faz o trabalho sem floreados e não ando muito preocupado com o valor do material tecnológico...

Cumps
 

meloy

New Member
Desde que tenha android!!! tudo dá!
os windows mobile e nokia tb funcionam mas não têm tantas aplicações gratuitas como tem a android
um dos problemas das aplicações de gps (para seguir trilhos) é o facto de não rodarem o mapa no sentido em que se está a andar de forma a seguir um trilho! os android têm uma série de aplicações que fazem isso como é o caso da aplicação rmaps!

tem atenção apenas a uma coisa a bateria!
os telemóveis não primam por terem baterias duradoras (superiores a 2 horas a funcionar com GPS ligado e ecrã ligado para seguir um trilho)

por isso equaciona bem o tamanho (capacidade) da bateria!
outra dica é depois comprares uma bateria de extracapacidade no ebay!
eu tinha um HTC hero com um abateria de 3500m amperes que dava para umas boas 6 horas a andar!!
e depois ainda tinha como reserva a bateria normal!!!

a minha bateria no ebay custou +- 6 euros a única coisa é q tinha uma capa de tras maior para caber o bateria tb ela maior (em dimensão) que a original!
 

paff

New Member
Obrigado pelas explicações TLouro,

Realmente estava a pensar adquirir este samsung apenas para usar na bike, visto que um garmin dakota 20 custa mais do dobro.

Sei que é mais frágil, e se calhar a bateria não dura tanto, mas o que queria mesmo é um aparelho só que dê para seguir e gravar percursos e como não sou muito radical, com uma boa bolsa acho que me safo.

Agora resta encontrar alguém que utilize um telm identico e qual a sua experiência.
 

paff

New Member
Boas dicas meloy,

Começo mesmo a considerar esta possibilidade.

Tinha pensado juntar para o garmin, mas é muito mais caro e este tem a possibilidade de usa-lo também como telemovel.

Alguém utiliza samsung mini como gps na bike? Posso usar o telm em offline apenas a usar GPS para poupar bateria?
 

meloy

New Member
sim podes usar em offline!

de qq das formas um dos se não dos telemóveis é o facto das luvas não terem sensibilidade com os tochscreen
e também do facto de não ser conveniente usar com lama/chuva

mas é um excelente modo de ter gps sem pagar uma fortuna pelos "garmins"
(e ter o mesmo nível de funcionalidades)
 

FMCurto

Active Member
E podes ainda usar um "carregador portatil".Não são muito caros (+ ou - 25€ - 8000 mA) nem muito pesados.

Em relação ao A-GPS á partida seria cobrado visto tratar-se de dados mas na Vodafone uma vezes funcionava outras não mas nunca me cobraram.Sem A-GPS pode chegar a 10min para apanhar o sinal, a alternativa no meu caso é o GPS+, faço o download manual via WIFI a cada 3 ou 4 dias.Depois do download, que é muito rápido (5 seg mais ou menos) consigo apanhar sinal GPS (mais que 3 satelites) em menos de 30seg.

E tb há luvas com uma especie de silicone na ponta dos dedos para poderes usar o telemovel ;)
http://int.store.endomondo.com/collections/accessories/products/mujjo-touchscreen-gloves-1
 
Top