Telemovel que faça de GPS para andar nos trilhos..

shelltox

Super Moderador
@jnoiva mais um excelente contributo.
Ao que preparava para escrever só acrescentaria que a questão da bússola, que eu conheça nenhum telemovel/smartphone tem bússola electrónica, consegue sim a orientação á custa da informação através do sistema GPS,exemplo prático: em aparelho com bússola electrónica,parados viramos o aparelho de direcção e ele orienta-se ; em aparelho sem bússola,parados viramos o aparelho e ele manterá a sua orientação, só após alguns metros percorridos ele orientará correctamente com base no registo de dados GPS adquiridos. Resumindo, em movimento constante não se nota, em velocidades muito reduzidas ou parados não temos orientação no mapa.
 

mlouro

New Member
@jnoiva obrigado pelo feedback, ajudou um pouco na decisão.. e estou mais inclinado para um GPS dedicado.. essencialmente pela questão da bateria e da resistência aos elementos que referiste, porque se minimiza o risco de se ficar sem telefone e GPS ao mesmo tempo, o que pode ser um problema grave numa travessia. Além disso com a questão do visor acredito que se acabe por perder menos tempo a tentar ler o mapa em certas situações, o que em grandes distâncias pode fazer perder tempo importante.

@shelltox pois não sei.. alguns android têm bússola magnética.. provavelmente não terão a mesma qualidade que as de um GPS dedicado, mas o sistema não será parecido?
 
Recentemente adquiry um galaxy e instalei o ORUXMAPS, aquilo funciona tudo muito bem e é fácil de operar, mas é como jnoiva diz, não me estou a ver a andar no meio do mato com o telemóvel desprotegido, mesmo na mochila/camelback pode danificar-se numa daquelas quedas mais violentas.
Servirá para utilizar nos passeios, eventualmente para fazer tracks de outros users em locais que não conheço, mas sempre numa de parar a bike tirar o telefone da mochila e vê o que diz o mapa.
 

Padrinho

New Member
Se o problema dos smartphones é o suporte, existe por aí alguns muito bons, por exemplo a caixa do endomondo ou o suporte da velotrac.

Se for para iphone ainda existe um que tem baterias extras incorporadas.
 
F

Falkon

Guest
Em relação ao suporte para o smartphone na bicicleta eu arranjei uma "solução" mais ou menos funcional e que me tenho dado bem.

Arranjei uma daquelas braçadeiras para smartphones utilizado e ouvir musica ao mesmo tempo e adaptei a mesma ao guiador da bicicleta, para mim é mais do que suficiente para o uso que faço.
 

Skaza

New Member
Bem, vamos ver se alguém me pode ajudar.

Tenho um Nokia E75 e uma antena gps bluetooth e instalei o Sports Tracker, MapMyTracks e Endomondo. Posso tar enganado, mas acho que todos vão ter a mesma função. Que programa posso usar para colocar tracks a correr?
 

FMCurto

Active Member
Java presumo?Endomondo só podes gravar,os outros não conheço bem mas julgo que tb só gravam.
Para mapas e seguir tracks precisas de outro software como por exemplo o Trekbuddy (java) mas julgo que há outros exclusivamente para Symbian.
 

PedroTenreiro

Active Member
skaza, a resposta é smartcomgps.
O problema é que nos nokia o programa só consegue ser instalado se "hackares" o telemóvel. Como é que isso se faz? Pois, boa pergunta. Tb gostava de saber...
 

Blue85

New Member
Dúvidas com Software GPS

Olá a todos!

Estive a instalar no meu telemóvel (Nokia 5800 XM) o software Endomondo para monitorização de distâncias percorridas, no entanto, gostaria de saber se existe algum tipo de software para este telemóvel que faça uso dos mapas que já tenho instalados, e que me permita marcar percursos.

Basicamente aquilo que procuro é um GPS específico para BTT, mas que funcione no telemóvel, à semelhança do Ndrive que utilizo para conduzir...

Obrigado,

Cumprimentos!
 

FMCurto

Active Member
Á partida terás de os fazer tu (compgps usa o formato do oziexplorer), se quiseres um já feito posso ajudar: manda PM com zona e email.
 

TLouro

Member
Boas,

Eu tenho um velhinho nokia 6130i com uma antena exterior de GPS (ligam-se entre si através de bluetooth) e uso o software odgps (java).

O software é arcaico mais faz exactamente o que é preciso: grava tracks, dá exportá-los, importá-los e para segui-los.

Para a fixação do nokia, "maquinei" uma base de plástico que fixei ao avanço, à qual fixo o telemóvel com elásticos.

Não é propriamente tecnologia de ponta, mas faz aquilo que preciso.

Qualquer questão é só dizer! ;)

Cumps
 
Boas pessoal.

Uso o Samsung Galaxy S GT 1900, até há 1 semana atras conseguia utilizar o GPS, quer com Oruxmaps, quer com SportsTracker assim como com o navegador, não sei porquê o GPS agora não funciona, já descarreguei um monte de remendos do Market, desde GpsStatus, Gpsopt, Gpsbooster, Gps test, e ate já coloquei aquela combinação *#*#3214789650#*#* e segui todos os passo e nada. Está uma bela porcaria.
Alguma sugestão, ou ajuda? já que me começa a causar alguns nervos esta situação.

Grato
 

FMCurto

Active Member
Isso é Android e bastante diferente do meu, se puseres: *#4097*4097# vais parar a algum menu?
Tens alguma opçao de GPS+ nos settings do GPS?

EDIT:
ok,esse código é identico ao que estava a perguntar mas para o teu modelo,exprimenta mudar para GPS+ (precisas de acesso WIFI à internet para completar os passos) com o seguinte :

Entra no LBSTestMode pondo o tal código: *#3214789650#

NOTA:APONTA OS SETTINGS INICIAIS QUE ALTERARES.

Se seguida,estes são os passos para o Monte,pode variar o número do menu,mas deve ser identico:

"1. "3 - User setting" -> "Assisted Method" mudar para "GPS+" e guardar setting. (vai fazer um reboot automático)

2. entrar outra vez no menu e apaguem todo a cache em "6 -Delete GPS Data"

3. Pelo sim pelo não fazer um outro reboot manualmente

4. Ligar o WI-FI de modo a aceder a uma rede que tenha net.

5. No menu do telefone: "Defenições" > "Telefone" > "Defenições GPS": deve mostrar uma opçao de Defenições GPS+ (entrar ai)

6. Desligar a "Transferencia automatica" e nos "Perfis" escolher a rede WI-FI onde estão ligados

7. Fazer "Transferir Dados" é preciso aceitar o disclaimer que aparece e de seguida o telefone vai transferir os dados necessários (que têm uma validade de 167h sendo preciso repetir este processo no fim desse tempo)

8. Exprimentar (na rua) "Defenições" > "Telefone" > "Defenições GPS" > "Posição GPS"

ou então:

GPS lock problems

Galaxy S series phones suffer from reportedly bad GPS hardware/software behavior (slow lock, loosing lock and inaccurate/changing location). So far there appears to be no single solution. Forum responses suggest that better results are achieved when installing the GPS drivers from JM9 firmware (http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=831725) together with tweaking the GPS settings (*#*#1472365#*#*) to Standalone + "Hot Start" + "Automatic" in SUPL settings.
A good post on the topic with detailed info regarding SGS GPS settings is here: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=842694
 
Last edited:
FMcurto

Depois de seguir todos os passos do ultimo link(o mais completo que li ate hoje), passei a conseguir utilizar pelo menos o sportstracker, chegou a fixar 5 satelites, penso que as condições também não serão as melhores para fazer testes, já que chove aqui onde estou.

Mais uma vez obrigado pela tua ajuda nestas andanças do gps!
 

FMCurto

Active Member
Quase todos os telemóveis com GPS são na verdade A-GPS ou utilizam-no para obterem a posição mais rápido continuando depois como standalone.Significa que há uma troca (muito pequena de uns poucos Kb) de dados com a rede e estes dados têm mesmo de ser pedidos à rede de telemóvel e são uma espécie de "remendo" para determinar a zona mais rápidamente.

O problema é que para quem não tem pacote de dados umas vezes isso funciona,outras não.No meu caso (Vodafone vitamina) tenho quase a certeza que nunca me foi debitado dados quando usava A-GPS mas a verdade é que quando não tinha saldo aquilo não funcionava muito bem e outras vezes chegava a demorar quase 10min a apanhar sinal.
A solução foi no menu (escondido) do GPS trocar o funcionamento de A-GPS para GPS+ que na prática é quase o mesmo só que podes fazer o download manualmente da internet através de uma rede WI-FI mas a validade desses dados são no máximo de 167h. Na prática faço mais ou menos a cada 2 ou 3 dias ,até pq ísso faz-se numa questão de segundos.Assim pelo menos tenho a certeza de não pagar nenhuns dados e logo de seguida apanho sinal em menos de 30 seg muitas vezes com 8,9 ou mais satelites.
 
Top