Taça de Portugal XCO - Ribeira de Pena 2009

Sev

New Member
No site da federação:

"Cross-country de Ribeira de Pena com 288 atletas participantes
BTT
Depois da estreia em Castro Marim, o lote de "crossistas" que disputam o mais importante troféu da disciplina produziram o espectáculo na localidade transmontana onde a regularidade dos vencedores foi a tónica dominante. No principal escalão, a Elite, Luís Pinto (Lacoviana/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal de XCO conquistou a primeira vitória do ano ao cabo de uma prova sem incidentes e na qual dominou por completo desde a volta inaugural. O quarto lugar de Castro Marim, prova assinalada por problemas mecânicos, foi assim melhorado com a reedição do sucesso em Ribeira de Pena, por tradição um dos mais exigentes circuitos da Taça de Portugal.

O betetista vianense impôs-se diante de José Melitão (GD Volta da Pedra), com mais de cinco minutos de avanço, tendo Fábio Ferreira, ciclista profissional de estrada da equipa de clube Crédito Agrícola conquistado o terceiro lugar, diante de Alexandre Guilhoto (CM Guarda).

Já na Elite feminina, Sandra Araújo, vencedora em Castro Marim, esteve à altura dos seus pergaminhos e consquistou a segunda vitória em sucessão reforçando a liderança da Taça de Portugal. A betetista do BTTrilhos cumpriu as quatro voltas do percurso em 1h36m55, antecipando-se em mais de três minutos à rival algarvia Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Loulé Concelho) e à adversária nortenha Ana Vigário (SantaCruz-Bicicastro). Em evidência terminaram ainda Ana Cabral e Joana Barbosa, no quarto e no quinto lugar, respectivamente, em representação da nova equipa MSS-Póvoa de Varzim-Maxibikes.

Nas restantes categorias, a prova de Sub-23 apresentou-se com um nível competitivo bastante equilibrado apesar da vitória do actual líder da Taça de Portugal e vencedor da prova inaugural, Tiago Ferreira. O natural de Viseu, campeão nacional do escalão, impôs-se no termo das cinco voltas com uma vantagem confortável sobre o estradista Diogo Silva (Crédito Agrícola), logo seguido por Ruben Almeida (Lacoviana/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas).

Por sua vez, nos Juniores, David Rodrigues deu continuidade à vitória conquistada em Castro Marim, acertando as agulhas do seu rendimento em nova vitória. O betetista do Clube de Montanhismo da Guarda cumpriu as quatro voltas em 1h15m12s, antecipando-se a Mário Costa (MSS-Póvoa de Varzim-Maxibikes), novamente segundo, e a Alexandre Ferreira (Focus/Casa do Povo da Retorta). O campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal 2008, Ricardo Marinheiro passou na frente da prova no termo da primeira volta, mas acabou por abandonar a corrida.

João Leal, nos cadetes, revelou ser uma grandes sensações do troféu, dado a conciliação perfeita que revela nas vertentes de estrada - venceu a prova de abertura - e no XCO, com duas vitórias em outras tantas provas disputadas a contar para a Taça de Portugal. Nas restantes categorias venceram: Filipa Queirós (CC Spol Caixa Nova/CPT Alfena) em Juniores femininas; Magda Martins (MSS-Póvoa Varzim-Maxibikes) em cadetes femininas; José Silva (BTTrilhos), Veteranos A e António Silva (Blackjack-Castrovães) em Veteranos B.
2009-03-29"

http://www.uvp-fpc.pt/index_noticia_ver.php?id_noticia_new=1139&pag=1
 

Pedro Augusto

New Member
Sandra Araújo, Tiago Ferreira e David Rodrigues... Os vencedores do costume! :mrgreen:

Pinto mostrou à concorrência o porque de ser o melhor na actualidade, e deu 5 minutos :!: :!: :!: a Melitão. Ah Leão... :lol:
 

pepebapty

New Member
O leão Pinto é uma máquina infernal! O Tiago vai longe e depois acho que tem uma grande máquina chamada MERIDA ( É só para calar uns imbecis que dizem que MERIDA=M**** ). Grande Tiago e manda pó para trás!!! A minha MERIDA quanto mais velhinha melhor está!

Boas pedaladas

Pedro
 

MrOrbea

New Member
Pelo que ví, na 1ª volta ele já não ia muito bem mas, ainda ia junto com o David(tal como o Mário), na 2ª volta passa o David já isolado, seguido do Mário e um pouco mais atrás vinha o Ricardo...pelo que me pareceu vinha a sofrer já desde o inicio...mais não sei, isto foi o que ví.
 

san

New Member
Os atletas não são máquinas....e até as máquinas falham...parabéns a todos os atletas que estiveram em Ribeira de Pena, principalmente aos melhores...quer tenham ganho ou não...

San
 

Caruma biker

New Member
segundo um colega meu de equipa que lhe vinha a dar roda na ultima volta antes do marinheiro desistir, vinha a sentir-se muito mal das costas.
são coisas que acontecem ate ao melhores.

de um gajo sofre mais a ver e a torcer pelos que pedalam la dentro, eu ontem na assistencia ia morrendo de coração, ao ver um atleta meu não conseguir subir na classificação por as mudanças lhe saltarem... é duro
tambem não é facil puxar por outro que esta desmotivado... sentimos que se podesse-mos os empurravamos ate ao fim...

por isso os meu parabens a todo os que correram são uns bravos...
e para a proxima pode ser sempre melhor
 

Conguito

New Member
Nem mais nem menos, o xco só tem a ganhar com isto porque o Ricardo vai treinar mais para bater o David e este para bater o Ricardo, desta forma atingem um nivel se calhar á uns tempos impensável, resultado vão para espanha e não dão hipotese. Continuo a torcer pelos pelos dois, ambos são excelentes pessoas e atletas.
 

Pedro Diogo

New Member
Os atletas têm todos dias bons e maus e todos têm o direito de ganhar e cada um pode torcer pelo que gosta mais e ninguém têm nada a ver com isso. Espero que continuem os dois a levar o Btt Nacional ao mais alto nível porque merecem.
 

Nozes

Active Member
Presado said:
E aquele maluko do DH que queria correr na prova de XCO em Elites ....dessas cenas engraçadas ninguem fala não....grande maluko..... :lol: :lol: :lol:

:-K esse maluco não seria o Fernando Rosado?Pelo que falei com ele no início da época,acho que era vontade dele fazer as provas todas que pudesse...

Já agora a ideia dos moderadores de resolver os problemas desta secção encerrando-a...espero que não vá avante,seria fazer o justo pagar pelo pecador.Hoje em dia a competição não tem a importância que outros tempos teve no btt,mas ainda assim não imagino um fórum deste género sem uma secção dedicada à competição.Quanto às pessoas que fazem disto um "campo de batalha",essas sim devem ser punidas.
É a minha opinião.
 

cid

New Member
olá muito boa tarde caros atletas...

sou amigo do joão leal, treino com ele regularmente e posso afirmar que ele é um daqueles que o ricardo é uma referência quer em cima da bicicleta quer fora dela. força ricardo continua a trablhar vais conseguir comprir os teus objectivos.

abraços leves.
 
Top