Taça de Portugal XCM#4 - Vale do Vouga (Águeda) 10-07-2011

P Santos

New Member
Caro fitty77, saúdo por relatar o seu ponto de vista , o qual merece todo o meu respeito e compreensão.
O que se tem aqui discutido e condenado têm sido as práticas antiregulamentares que alguns atletas têm vindo a demonstrar ao longo das provas da taça de XCM. E digo antiregulamentares referindo-me a situações condenáveis e não autorizadas pelo regulamento da federação Portuguesa de XCM. Chegando ao ponto das equipas organizarem premeditadamente um conjunto de atletas chamados de rebocadores, águadeiros, mecânicos que durante a prova e fora das zonas de abastecimento fornecem ás sua atletas todo o conjunto de ajudas não permitidas fora das ZA. Últimamente chegando ao cumulo de utilizarem nas zonas do percurso onde creêm que ninguém os vê, o sistema de mão nas costas para as empurrarem montanha acima, levando desta forma as suas atletas ao possivel pódio e por sua vez amealharem o máximo de pontos para a sua equipa. Ora, as acções condenáveis não são as que refere, as condenáveis são as que o regulamento não permite mas que são habitualmente executadas por algumas equipas. Quando me referi que a vitória da atleta feminina era discútivel foi por isso mesmo , por ter sido vista com as suas já habituais práticas nada desportivas e antiregulamentares a ser quase levada ao colo pela sua já habitual armada que a acompanha nas provas da Taça de Portugal. Equipas com a dimensão da referida atleta tinham como obrigação de cumprir e fazer cumprir o regulamento imposto pela federação para a competição Nacional das provas de XCM, e não tem sido essa a prática desta e de outras atletas.
É lamentável mas na realidade é o que se tem passado ! tudo o que escrevi ao longo dos postes foram relatos que os meus próprios olhos viram. Estarei sempre do lado dos cumpridores do regulamento, e condenarei de forma justa todos os infratores das provas de XCM ( os chamados batoteiros ).
 

Espigão

New Member
O BTT para mim é lindo pela sua autonomia. Pelo contacto que devia existir apenas entre atleta e natureza e é claro pelo companheirismo muito diferente de facilitismo isto falando em competição.

Já fiz Maratonas como federado (há uns bons anos) e já na altura se assistia a muitas discussões do género e vejam bem o que em 6 anos se fez em relação a esta questão das ajudas externas (piores que o FMI :lol: ). Nada!

Nos últimos anos tive a oportunidade de fazer umas quantas Maratonas da Taça (em promoção) e assistir a "n" situações como as que aqui foram relatadas. Quantos e quantos atletas não abdicavam das suas provas para ir dar uma ajudinha às suas colegas e colegas porque sim, isto também acontece nos homens como várias vezes vi. Não tanto com a “mãozinha empurra” mas com muitos outros tipos de ajuda (trocas de material, mesmo bicicletas, apoio fora das ZA´s, etc).

Já para não falar dos comboios. Parece ridículo criticar os comboios mas provavelmente nem é tanto e acho mesmo que não era mal pensado se também os proibissem.

Dou-vos um exemplo. Eu faço Maratonas e a minha mulher meias-maratonas. Na Maratona de Cuba do ano passado que nada tem a ver com taças e campeonatos, após umas avarias que tive, fui "obrigado" a desistir e desviei-me para o percurso da meia-maratona para chegar mais cedo. Por sorte encontrei a minha mulher a faltar cerca de 15km para o final. Uma situação rara de acontecer pois geralmente quando chego ao final de uma Maratona, ela já lá está à minha espera. Resolvi então ajudá-la dando sempre que possível a minha roda. Apenas a minha roda. Podem imaginar o que foi uma locomotiva com 1,93m a dar a sua roda. Em muitas partes do percurso nem precisava pedalar... :lol:

Seguia na altura na 6ª posição das senhoras e consegui levá-la ao pódio numa recuperação que podia ser espectacular e acabou por não ser.

No final a minha mulher reconheceu a enorme ajuda que lhe dei, agradeceu-me mas ao mesmo tempo confessou o quanto se sentia mal por não ter sido ela a conquistar o pódio por ela própria, apenas com o seu mérito.

Isto aconteceu numa Maratona a feijões. Não consigo compreender como nas Maratonas da Taça e Campeonato muitas e muitos se sentem bem a subir a pódios levados ao colo. Como se sentem bem a festejar, como se sentem bem com eles(as) próprios. Não consigo compreender… Isto são atletas? Desportistas? Vejo-os como tudo menos como isto…

Estrada e BTT são completamente diferentes. No BTT não existem etapas rolantes ou de montanha ou espaço para carros de apoio, para esconder e poupar sprinters, trabalhar para este ou para aquele…

No BTT existe apenas uma “etapa” e deve ganhar quem se melhor adaptar à mesma em autonomia.

Louvo quem vai para estas provas em autonomia e as vence em autonomia. Tudo o resto é podre e não faz falta ao desporto…

Cumprimentos

Hugo
 

fitty77

New Member
Compreendam por favor que não defendi empurrões nem abastecimentos premeditadamente "preparados"... Penso que o Espigão mencionou aquilo que menciono, então e quando situações desse tipo se passam com homens? Isso sempre aconteceu e não vejo isso ser condenado tão abertamente... É mais isso que me custa a entender. O porque agora de tanta polémica em torno das mulheres???

Em relação a estrada vs btt, sim é diferente, mas a questão das ajudas.... Resguardar um lider (ser homem ou mulher), não será a mesma coisa em estrada ou em btt? Para mim, acho que é igual. Mas entendo que possa depender do ponto de vista....

Espigão, mas quando referes comboios, isso inevitavelmente acontece, se existir equilibrio de forças. Forçar a que isso não aconteça, como seria possivel?
 

zanetti

New Member
E com esta pouca vergonha toda o btt neste miseravel pais nao passa disto ,uma palhaçada ,uns empurram se outros apalpam se ,outros passam 80kms atras das gajas ,uau, mudem se regras mas resolvam nos locais proprios ou levem camera na bike para filmar os prevericadores ,problema resolvido .
 

quimis

New Member
Olá povo bom,
Zanetti, o uso de cameras é proibido pelas normas da UCI, tal como os "empurrões" que se fala aqui, também não concordo com as cordas que são estendidas as atletas femininas, mas as cordas só por si não puxam a bicicleta até porque são invisíveis :) . Nesta maratona em particular dei conta dessa ajuda em duas atletas que subiram ao pódio, uma nem sequer disfarçava e o atleta usava as mesmas cores Algarvias. Se não é permitido e o fazem a culpa é dos comissários que não fazem o seu trabalho.

Abraço
 

Caruma biker

New Member
é proibido o uso de camaras de filmar na bicicleta ou no cilcista, por motivos de segurança do mesmo, em caso de queda.
Mas ninguem, vos impede de no bolso do jersey levar uma maquina fotografica, ou um telemovel com camara fotografica.
 

Juanita

New Member
No sábado, RTP 2 entre as 16h52 e as 17h05 será colocado no ar o magazine relativo à Maratona do Vale do Vouga. Segue-se, das 17h05 às 17h18, a recordação do Campeonato Nacional de XCO. ;)
 
Top