Taça de Portugal XCM#3 - Maratona de Manteigas - Serra da Estrela

5k

New Member
leoeagle:
Afinal esse triste episódio que se passou foi uma atleta a ser empurrada
Exactamente. E beneficiou desse facto para ir ao pódio.

,,, uma equipa a trabalhar para uma determinada atleta
Não tenho nada contra o trabalho de equipa, desde que seja trabalho limpo. Mas "trabalho" destes é vergonhoso! Eu também
...não me conseguia olhar ao espelho...
se conquistasse um lugar com comportamento
... anti-desportivismo extremo ...

Já vai sendo tempo de o povo português mudar de mentalidade!
 

wenning1982

New Member
leoeagle, também sou da tua opinião!

Mas infelizmente o que se passou foi a primeira opção, ser empurrada insistentemente!

O resto também sou da tua opinião!

Esperemos que não se volte a repetir, pois já se ouvia uns "boatos" vindos de outras provas, mas esta eu assisti e foi por demais!!!

Boa pedaladas a todos! Com as pernas... :p eh eh eh

Abraço.


P.S: se voltar a assistir a uma coisa destas, vou parar a atleta em pleno Track/Prova, seja ela da equipa que representar!
(talvez seja a única forma de acabar com isto)
 
Last edited:

dunas80

New Member
boas , eu nao acho mal elas irem com eles so o caso de ela serem empurradas isso nao e legal e essas pessoas deviam ser punidas , mas como comisarios nao veem nem eles nem muitos de nos , mas para uma rapariga olhar para traz numa subida nao vir la ninguem e chegar quase ao fim da mesma olhar para traz e ter la 2 homem e uma rapariga , com que moral ela fica ? e a pessoa vai ser ajudada sera dorme descansada ? sabendo tem trofeu que nao e do merito dela . e isso vamos ver em todas as provas ja vem de ha anos e este ano continuacao de bom tempo . nos atletas nao pode-mos (ou nao deve-mos ) levar movel se nao era so fotos lol e depois a cara delas lol , meu ponto de ver as mulheres deviam sair 30 minutos mais cedo....
 
V

vader

Guest
Mas afinal, QUEM FOI A ATLETA QUE FOI EMPURRADA/AJUDADA, E QUEM FOI QUE EMPURROU/AJUDOU ??
Ou será que quem viu tem MEDO ??!!
O tempo da PIDE e do bicho papão já lá vai .

Cumps
Vader
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Parabens a todos os que foram pedalar a Manteigas (qualquer dia vou...) :hehe: :hehe:

Relativamente ao assunto em epígrafe:
- se fosse um atleta de outra equipa a dar uma ajudinha na atleta, compreendia-se o motivo (apalpadela) e tinha o meu voto eheheh agora sendo da mesma equipa, se as equipas apresentam já vários elementos, querem ganhar todos ?? :rotfl: :rotfl:
 

-VALA-

New Member
Boa tarde pessoal das pedaladas .....deixando esse assunto de parte ..... quero agradecer a organização por tudo .... pois estava tudo a 100% ..

Cumprimentos a todos

PS: Quem tiver mais fotos meta aqui os links ....
 

SoPraTi

New Member
Meus amigos,
relativamente à pseudo-"polémica" em epigrafe, se alguém tem provas relativamente ao que dizem, apresente-as, caso contrário é preferivel acabar aqui o assunto. Pois com estas novelas de 5ª qualidade, não se dignifica em nada o BTT, e, só servem para desviar as atenções.
 

Caruma biker

New Member
relativamente ao assunto em epigrafe. vale a pena rever os regulamentos
e podemos começar já por este ponto do regulamento geral do BTT, redigido pela UCI e subscrito e traduzido pela UVP-FPC

4.2.049 Além da assistência técnica em zonas de abastecimento/assistência técnica, a assistência técnica é
permitida fora destas zonas somente entre corredores que sejam membros da mesma equipa MTB
UCI ou da mesma Selecção Nacional.
Os corredores podem transportar com eles as ferramentas e peças de substituição desde que não
representem perigo para o corredor ou para os outros participantes.


Como em Portugal não há equipas UCI, logo nem uma camara de ar um sequer um simples gel podemos dar a um colega de equipa, fora das zonas de assistencia definidas. como tal poderiamos já considerar um "empurranço", fora de quastão pois cabe na categoria de assistencia.
Podem ver esta tabela melhor, no site da UVP-FPC, pois aqui não fica muito espelicita.

Mas na tabela de penalidades da UCI, pese o facto de apenas fazer referencia as categorias ditas classicas do ciclismo, estrada, pista e ciclocross, esta mesma tambem pode ser aplicada no BTT, com as devidas especificidades, (isto foi-me dito por um comissario internacional)


11.2 Empurrão entre elementos da mesma equipa Cada corredor implicado: Cada corredor implicado:
11.2.1 Prova de 1 dia 30 por infracção
11.2.2 Prova por etapas 30 e 10” por infracção
11.3 Empurrão a um corredor de outra equipa Corredor que empurra: Corredor que empurra:
11.3.1 Prova de 1 dia 50 e expulsão da competição
11.3.2 50 e 10” de penalização
Expulsão da competição em caso de infracção na última
etapa ou 2.ª infracção
Outro licenciado: 200


esta penalizações apenas fazem referencia a provas que não jogos olimpicos campeonatos do mundo e taça do mundo e provas C1.

ahh...os valores são em Francos Suiços.

P.S.: tive a analisar melhor este caso, e aqui Empurrão é no sentido de conduta anti desportiva, e não a de ajuda. para isso esta defenido como IMPULSO, pela mesma tabela.
 
Last edited:

Caruma biker

New Member
Relativamenta a prova...
Fogo Alexandre, esmeraste-te a fazer uma prova dos Diabos... Dureza mais que suficiente :D
Do feedback que tive dos meus atletas, tirando o empenos que lhe causaste, a ultima descida, ficou um tanto ou quanto perigosa, devido ao cansaço acomulado que já não permitia a mesma destreza e rapidaz necessaria para lá passar rapido, bem e em segurança.
A organização foi impecavel, uma das melhores a nivel nacional.
Marcações... nada que enganar, mesmo, so se um gajo for cego...
Pontos de assistencia (nos que eu tive): no primeiro, pareceu-me bem, tirando o facto que ter que carragar uma caixa cheia de bidons durante 2000km a pé, nada a apontar.
quanto ao treceiro, estava numa zona muito rapida, a tenda das aguas quase não era perceptivel pelos atletas, e o facto de naquela zona rapida, passarem de quando em vez um carro de frente para os atletas, foi uma sorte não ter acontecido nada de grave.

o abstecimento neutro, foi muito bem pensado, a minha malta que lá chegou ate bateu palmas de felicidade quando lá chegou.
 

MrOrbea

New Member
Caruma, desculpa discordar contigo,mas a ultima descida estava ALTAMENTE, o empeno já era grande, mas aquilo é que foi curtir por ali abaixo :)

Só tenho uma critica a fazer....pq é que a prova não passou no poço do inferno??? É que queria lá ir dar uma banhoca e no fim não se viu nada disso :(

Tirando esse ponto negativo da vossa parte(não levem a mal), é de percursos assim que o XCM nacional precisa. Continuem com o excelente trabalho desenvolvido ao longo das provas que têm organizado.
 

wenning1982

New Member
MrOrbea,

a ultima descida no final tinha uma placa a dizer "poço do inferno" ...

será que estamos a falar da mesma coisa ? ...

Grande prova!
 

alexcdomingues1

New Member
Caro Caruma,

Vou-te oferecer um Contakms para as sapatilhas! 2000 kms??? Foste a França ou quê? És um exagerado ou então foi do sol !!! ehehehe - Foram 500mts!

Falando sério: é claro que se tinha de andar um bocadito, bem como a ZA3 era rápida, como a ZA4 também pode ser considerada rápida. Não foram de modo nenhum os locais ideais, como nós gostamos de as fazer, mas... Manteigas é mesmo assim. É brutal no que pode ser criado mas com muitas limitações. Como sabes, na nossa zona temos sempre muitas opções pela quantidade de trilhos que existe. Na Serra da Estrela, o relevo limita esta quantidade e podes ter a certeza que aquelas zonas de assistência eram as melhores opções que podiam ser tomadas, com a quilometragem certa, mais espaço para estacionar, melhor acessibilidade, menos perigo para os atletas e menos interferência do trânsito com a prova. O problema é que se as ZA's não são lentas, o pessoal esquece-se que as bicicletas tb têm travões e não abrandam para receber assistência, hipotecando uma boa prova.

Com sinceridade, adoro Manteigas, mas será sempre difícil de criar a prova ideal. Existem algumas opções que podem ser tomadas mas que nos limitam em muitos aspectos organizativos:
- podemos escolher um percurso menos duro, mas terá de ir mais para o concelho de Gouveia, o que não está correcto, pois, fomos convidados a organizar a prova para promover Manteigas;
- se formos para Gouveia, arriscamo-nos a criar uma prova ao estilo de Alte, ou seja, quem quiser ir dar assistência às ZA's todas, faz mais quilómetros que os atletas, podendo não chegar a tempo para tal;
- etc.

Temos consciência que será sempre dificil de satisfazermos maiorias em Manteigas, estaremos sempre muito sujeitos a críticas. Acho que no futuro, o marketing que desenvolvermos para promoção desta prova, tem de ser mais no sentido de "venha vencer um desafio pessoal !", ou seja, encarar-se sempre a prova com algo duro, uma prova para se fazer com cabeça. Podem ter a certeza que quando desenhamos o percurso, não o é com o objectivo de esgotar todas as grandes subidas, com o objectivo de a fazer dura. Todas as subidas foram muito ponderadas. Passámos muitas horas em análise, com muitos testes no terreno, como sabes. Mas Manteigas, será sempre duro.

Mas, claro que é uma prova dos Diabos: até passa ao pé do Poço do Inferno! eheheh

Um grande abraço,
Alex
 

MrOrbea

New Member
Wenning1982, só se eu não vi :( mas acho que o ano passado passava mesmo lá perto não era? ou o empeno era tão grande que passei lá e não dei conta??? :\
 

alexcdomingues1

New Member
Este ano também passou perto. O homens passaram por cima a uns 300 mts, enquanto que o percurso feminino passou a 50 mts do Poço do Inferno.
 

dunas80

New Member
MRORBEA este ano faltei la eu para fotos , tens tomar atencao que no ano passado chegas te la de caro ;) este ano de bike e com uma carroca ( mas nao de cerveja , que pena ;) ) lol , forca migo e bons treinos
 

Caruma biker

New Member
Alexandre aqueles 2000km foi mesmo do sol... alias ate ganhei uma bela cor vermelha na testa :D

Tambem adoro a prova de manteigas e este ano não a fiz por saber que ia ser dura, e o meu nivel de preparação ser muito pouco, alias naquela zona não se espera outra coisa.
Faz parte da propria natureza da zona.
Para o ano estou lá mas a pedalar.
 

AFOITO

New Member
Boas

Ainda em relação aos "reboques" acho extremamente importante que se tomem atitudes correctas de uma vez por todas por parte dos organismos reguladores (Federação e organizadores) mas são os directores desportivos e atletas das equipas que tem que ser penalizados, pois a situação é deveras lamentável, todos sabemos que não é fácil recolher provas pois estas terão que ser filmadas ou fotografadas e como todos sabemos pelo regulamento não é permitido levar câmaras de filmar e nós como atletas também não é fácil sacar a foto no momento certo, já assisti a muitas vergonhas destas e mais chega haver "Rebocadores" de outras equipas ou mesmo sem equipa "contratados" para este fim, já assisti pessoalmente.
Já foi dito aqui que a partida para prova das senhoras deveria ser feita meia hora antes concordo plenamente embora acho que passa a ser uma descriminação sem sentido.

Obrigado.
PA
 
Top