Taça de Portugal XCM#1 - Maratona do Centro (Leiria) 20-03-2011

rafaxl8

New Member
Boas malta do pedal
aqui fica um link de um video da 1/2 maratona do centro com algums percursos bem fixes para a malta recordar comentem para a proxima fazer melhor
gostaria de pedir ao colega que depois do ponto de agua numa dessida estava a tirar fotos ao minuto 18.10 do video para me mandar a foto se poder que tirou era o dorsal 1076
http://vimeo.com/21335328
rafaxl8@gmail.com
 

RTC

Super Moderador
As classificações sofreram alterações?
Então quer dizer a chamada dos atletas que subiram ao pódio não estava correcta! (pelo menos nos Vet.A).
 

Conguito

New Member
Sim é verdade, bela bronca, mas o mais estranho para mim é que quando passei na ulima subida disseram-me que estava em 26, só me passou um rapaz do Seia e cabei em 30 agora apareço em 34 dass.

Daqui a pouco nem pontuo LOL
 
Last edited:

nhunho

New Member
Três atletas do BTT AJAL a Saltar para o Top 15 da geral!

Ou foi grande prestação dos atletas da equipa, ou barracada descomunal.

Aguardemos pelas classificações publicadas no site da Federação...
 

SL3

New Member
Não fosse o erro nas classificações e entrega do troféu também errada. Podia dizer que a organização deste evento estava de parabéns pelo excelente evento. Nas refeições também havia uma fila enorme e muito demorada pelo menos eu e os meus companheiros tivemos 30 minutos em espera, (estava só uma Senhora a pôr a comida nos pratos) daí o motivo da espera tão longa, a comida estava muito boa, saborosa, mas não era a indicada para quem acabara de ter um desgaste físico deste nível.
No final da prova foi-me atribuído o 2º lugar na Maratona M Veterano C Promoção e entregue o troféu correspondente. Na verdade fiz 1º:#1: lugar como consta na classificação final!
Entretanto a organização já me respondeu ao e-mail que lhes enviei. Pediu me desculpas pelo sucedido e durante esta semana vão me enviar o troféu correspondente.:yeah: (desculpas aceites! é triste estas coisas acontecerem, mas errar é humano…)
Há parte destas falhas, só posso dizer bem, deste magnifico evento, percurso espectacular e muito bem sinalizado!!!
Quanto aos abastecimentos por muitos e bons que sejam neste tipo de provas é difícil contentar toda a gente, uns bebem mais outros menos etc.…, por isso é que o meu camelbak foi comigo é um pouco incomodo, mas penso que só fiquei a ganhar em o ter levado às costas!
Percurso muito exigente a todos os níveis, subidas longas e duríssimas, descidas enormes feitas em grandes estradões, precisamente as mais perigosas, atingíamos altas velocidades, só que o piso era gravilha onde eram criados autênticos trilhos, quem tivesse o azar de sair desse trilho e passar por cima da gravilha era queda certa. Foi o meu caso, felizmente sem consequências, porque por sorte consegui reduzir a velocidade ao máximo, só que não deu para fazer a curva em cima da gravilha, fui em frente só parei em cima dos arbustos praticamente já parado, que sorte! Trilhos espectaculares, para todos os gostos, com pedra fixa, escorregadia, pedra solta, feitos a subir e a descer. Nas descidas alguns só os fiz em cima da bike, porque se parasse era queda certa, tal era a inclinação. Em alguns pontos, não muitos, apareciam estradões, onde se podia aliviar a força muscular das pernas, dos braços e baixar um pouco adrenalina.
Não posso deixar de referir que no 1º posto de abastecimento estavam lá o Armando e o Mário (adversário do Juncal) e mais alguns elementos da Marinha Grande BTT, todos eles me aplaudiram e incentivaram à minha passagem e também à do Rui meu grande companheiro nesta modalidade, a todos vós o nosso Obrigado.:yeah:
Continuação de boas pedaladas para todos e até à próxima.
Um abraço,
António Vaqueirinho
 

Nuno Rodinhas

New Member
Amigo MMTS,
o companheiro de que fala pertence à minha equipa... Deixo aqui algumas palavras dele:
Pois é pessoal, aqui vos trago uma foto da minha roda que ficou completamente desfeita na maratona do centro no passado domingo, em que sofri um acidente muito feio. Isto tudo se passou ao km 10 numa pequena descida em alcatrão que dava acesso a um single track. Como todos os outros ciclistas que iam a parar por causa do engarrafamento eu fiz o mesmo, infelizmente um outro ciclista não o fez da mesma forma vindo embalado da descida e apenas utilizou os travões em cima de mim sem tempo para parar a bicicleta. O resultado disto tudo foi a roda completamente desfeita (apenas se aproveita o cubo e alguns raios), o capacete partido, o selim que ficou sem uma pequena parte da esponja, os oculos que ficaram todos empenados, o disco de travão que ficou bastante empenado que nem tem maneira de o amanhar e por fim a suspensão que tambem empenou na parte onde se aperta a chaveta... Em relação ao corpo, está tudo bem, nem com um arranhão fiquei graças ao facto de estar quase parado como todo o outro pessoal ao contrario do outro ciclista que partiu a clavicula e o tornozelo e ainda abriu um golpe no joelho bastante fundo (imaginem a velocidade do ciclista).
A unica coisa de bom que esta maratona teve foi o facto de ter partido na meta e ter estado um pouco á conversa com um dos grandes senhores do ciclismo portugues, Vitor Gamito :)
É pena ainda haver pessoas com falta de mentalidade e com aquela ganância GIGANTE de quererem ultrupassar mesmo onde nunca haveria possibilidade de o fazer...
O atleta que embateu na roda dele sofreu alguns problemas... Segundo o que pude apurar partiu a clavícula, tinha várias feridas no corpo e o tornozelo estava feio, muito feio...
São situações desnecessárias que acontecem por inconsciência de alguns de nós. Posso dizer-lhe que as rodas têm sensivelmente 2 meses Cumprimentos e Força nos Cranks,


Eu não era para comentar isto, mas, "mordeu me" por dentro.

Vou explicar o sucedido, porque eu vi, eu sou o rapaz da Olympia vermelha, com equipamento da Sportis.

Ao km 10, mais ou menos, e sim numa descida, com curva à direita, 15m planos e curva á esquerda.
Primeira curva tudo normal, em plano, quase normal.

O rapaz da specialized estava parado em recta, uns 5m antes da viragem à esquerda, sem razão nenhuma aparente, quando eu e o meu amigo, o da Trek, que está bastante mal, lhe embate por trás, e pior teria sido se eu não lhe mando um valente berro.
Agora digam me, é normal estar um atleta parado, em plano e numa descida??
Nós vinhamos em recuperação, arrancamos da ultima box e perdemos a conta aos atletas que já tinhamos ultrapassado.
Sim, iamos competir, e foi para isso que nos inscrevemos, levavamos expectativas de resultados, pois é para isso que trabalhamos durante a semana.

Agora, o menos normal...

O rapaz da Spec, ao ver com a roda dele estava, tirou o capacete e mandou o com toda a força ao chão, tendo assim estragado, eu vi.
O rapaz da Spec, estava em competição, sabia para onde ia, assim como eu e o meu amigo, felizmente ele só teve danos materiais!
O rapaz da Spec, queria a todo custo, e isto desculpem, não é normal, levar ou uma Podium minha, ou uma Alpine do meu amigo, que se queixava com dores e a ambulância teimava em não chegar.

Isto para dizer que, o que é pior?? Uma roda partida, é mau, eu sei, já me aconteceu o mesmo no ano passado, e além disso trouxe muitas mazelas no corpo, mas sabia para onde ia...

Ou, uma clavicula partida, o escafóide partido em dois lados, e o corpo cheio de escoriações??

A roda custa dinheiro, todos nós sabemos, mas, a saúde, o tempo agora em casa sem trabalhar???
Será só a despesa de uma roda???

E frizo, que o acidente deveu se não à ganância do meu amigo de ultrapassar mas sim ao rapaz estar parado sem razão!! Tal como vinhamos a ultrapassar muitos outros atletas de maneira segura, certamente o iamos fazer também a este, sem meter ninguém em perigo!!

Tenham um pouco de consciência, e lembrem se que neste momento ele está sem poder trabalhar durante 3 meses, e vocês vêm falar numa roda????

Boas pedaladas.
 

Sc0rPiOn

Member
"O rapaz da Spec, ao ver com a roda dele estava, tirou o capacete e mandou o com toda a força ao chão, tendo assim estragado, eu vi."

Não queria comentar, mas... esta cena de atirar o capacete ao chão também eu assisti, e não me admira nada que o tenha partido. O companheiro que vinha atrás de mim e que ia levando com ele é que não achou muita piada e disse umas palavras não muito bonitas :S
 

Saionap

New Member
O rapaz da specialized estava parado em recta, uns 5m antes da viragem à esquerda, sem razão nenhuma aparente, quando eu e o meu amigo, o da Trek, que está bastante mal, lhe embate por trás, e pior teria sido se eu não lhe mando um valente berro.
Caro amigo, se o rapaz da Spec não tivesse parado com certeza que teria ele também embatido com o pessoal que estava à sua frente! Acha que não é razão aparente para estar parado!? Ponha-se na pessoa dele... É um rapaz novo, faz o que pode para ter uma bicicleta em condições, neste tempo de crise em que vivemos custa muito juntar o dinheiro para comprar o que quer que seja e você sabe que o material bom não é barato e quando já se tem o dinheiro e chega o material, vamos a uma prova com algumas ambições e vem um atleta inconsciente que CEGA a descer e não quer saber dos outros... Isso, meu amigo, é falta de civismo! Sinceramente se fosse comigo também o teria feito, tinha parado para evitar acidentes e maior.. Além disso o seu amigo devia ir "muito devagar" para acontecer o que aconteceu!!! Depois de embater ainda partiu a clavícula.. Uma coisa é certa, ou é falta de cálcio nos ossos ou é muita velocidade gananciosa, das duas uma...
Não me venha cá com histórias da carochinha a desculpar-se porque não é bem assim... Se o seu amigo fosse mais devagar não haveria a necessidade de ter feito uma grande travagem e você teria evitado aquele "valente berro" como referiu. Assim, teria-se evitado toda aquela confusão e lesões graves, que foi o que ele ganhou com a maluqueira.

Peço desculpa se ofendi algum de vós, mas com todas as pessoas que falei acerca do assunto todas elas me disseram o mesmo.
 

Un4s33n

New Member
Eu deparei-me com este episódio à minha frente. Ainda tive que me desviar para não vos acertar e magoar ainda mais!

Quanto às palavras poucas bonitas e o atirar o capacete ao chão, eu entendo-as de alguém que de repente cai, está com um batimento cardiaco e adrenalina lá em cima e sente-se frustrado porque não pode dar continuidade à prova porque a bicicleta não o permite e o material está partido.

Digo que já caí sozinho e também atirei a bicicleta para a valeta (não faz bem nenhum sentido) mas reagimos assim às vezes a quente!

Já em relação ao acidente propriamente dito, eu acho sempre que quem tem que ter cuidado é o de trás (tal e qual como nos carros). Para trás não vemos e o de trás pode sempre ver o da frente. Se fosse um buraco, ou em vez de um ciclista uma viga de cimento? Se fosses num estradão largo na roda de um ciclista e o da frente tivesse que travar para não bater em algo? O de trás tem que ter atenção mais nada, e se o da frente cai, o de trás devia ter guardado distância!

Uma vez tive que parar numa subida a 1,2km de prova porque o da frente não sei porquê, não conseguiu subir e teve que desmontar. Mas chega um chico esperto atrás de mim que encosta a roda ao meu desviador e parte o dropout... Fiquei ali sentado com 1,2km e o idiota ainda se achava com razão.

Nesta prova também, num troço de estrada, a comer uma barra, entro no mato à esquerda por fora e tapo um ângulo a um ciclista que quer provavelmente passar (tinha muito espaço por dentro), mas não atrás de mim e depois barafusta porque estou com uma mão no guiador e não estou a encostar (o gajo perdeu um segundo se tanto).. Enfim...

Isto vai sempre acontecer nas provas e por isso tenho algum receio nas partidas.

As melhoras e rápidas recuperações!
 

huppy

Member
Isto e muito simples, se o obstáculo já la estava e o amigo da trek nao parou, azar!
Se tivessem pago antes ou treinado mais teriam passado antes e evitado o problema.

Então afinal de quem e a culpa?

No minimo temos de ter o mesmo respeito pelos outros que temos por nós...
 

Saionap

New Member
No BTT como em qualquer lado quem tem que manter uma distancia de segurança é o de trás, não o da frente! O amigo da Trek ao ver o sucedido deveria ter travado antes, muito antes
 

Nuno Rodinhas

New Member
mas, não me compreenderam, eu assisti a tudo, não fui prejudicado, nem prejudiquei ninguém, aliás, fiquei a ajudar os lesados.

O meu amigo, da Trek, só se queixava das dores mesmo sem saber se tinha ou não prejuizo financeiro, enquanto o moço da Spec fazia uma fita a partir capacete e a chorar por uma das nossas rodas enquanto tinhamos uma pessoa em estado "crítico" de saúde!

Em relação ao termos de treinar mais ou menos, isso não discuto, pois nem terminei a prova para poder comentar isso.
 

Eduardovpa

New Member
Classificaçoes

Quedas a parte... e voltando ao assunto das classificaçoes
Fiz o controle 0 arranquei penso ter passado por tds os pontos de controle dos comissarios da federação chego ao final "gritam" o meu dorsal (181). Tudo normal
Qual nao é o meu espanto ao ver as classificaçoes provisorias e me deparo com o meu nome na lista de ausentes. Enviei um mail a organização e ate agor nen resposta. Sairam as classificaçoes finais e continuo com ausente.
O que vale é k a fotos se nao a mulher ainda pensava que tinha ido as gajas ;);)
 

wenning1982

New Member
só tenho um comentário,

nunca vi tanta falta de civismo em tão pouco tempo, e ainda por cima pessoal que anda nos lugares de trás, enfim, no comments!!!!

Espero que a organização em Manteigas não repita a piada das aguas!
 

Pipa

New Member
Classificações, quedas e afins...São provas com muitas vontades, muitos andamentos, muitas habilidades e falta delas, há que saber conviver de forma racional e com o mínimo de senso comum....

A respeito do decorrer da prova, preciso lançar aqui um tema polémico, que diz respeito à pretação das atletas femininas:

Os empurrões, o abastecimento durante a prova feito pelo colega de equipa. OS REBOQUES.

Acho que a nossa consciência deveria ditar as atitudes, mas como falei atrás, há muitas personalidades em prova, e cada uma age consoante a sua maneira de estar e de viver.
Esta prova foi vergonhosa a esse respeito. Digo esta, porque testemunhei uma atleta a ser empurrada e a receber abastecimento de 2 colegas de equipa que a acompanhavam.
Gritei de longe "eñtão pah!! empurrões ??!!" e ele largou-a e afastou-se. Ao meu lado seguia outra atleta , que tal como eu ficou inclédula com esta situação. Pedalei mais para apanhar a atleta em falta e ver o numero do seu dorsal, perguntei-lhe se leu os mesmos regulamentos que eu, ao que me responde "Sem stress, não é preciso stressares" eu não estava stressada, estava revoltada, porque se eu nao tivesse visto isto ao km 15, possivelmente faria uma prova inteira empurrada! Depois disto, passado poucos kms , vejo os colegas a rir e a olhar para trás para mim, afinal eu é que ainda estava a ser gozada?? Em seguimento a isto, sacam da água e dão-lhe. Só faltou daren-lhe comida à boca. Qual é o mérito de uma pessoa terminar a prova assim?

Ao chegar ao 1º abastecimento perguntei pelos comissários, ela parou ao meu lado, disse que não a empurraram, que foi só um jeito que lhe deram.. mas o curioso foi que não avançou, deixou-se ficar. Soube depois que ficou a fazer tempo e só depois arrancou.. não soube mais dela a não ser quando vi as classificações, terminou.

Não conheço a atleta, parece que é a primeira vez que participa na taça, começa mal.
 

jorgeklx

New Member
Olá a todos, mais uma vez, lol....

Como já tinha referido tb foi a minha primeira vez num prova da taça, mas já faço competição à uns anos....

Depois do que li por aqui, acho que o pessoal, fica demasiado revoltado e apostado em colocar as culpas neste ou naquele....

Quanto a mim, derivado a ser uma competição, e aqui ao mais alto nível, todas a gente estas com presa e perde um pouco a noção das coisas, mas acho que é normal, é nosso espírito competitivo a falar.

Também não gostei de muitas atitudes que tiveram para comigo, mas é mesmo assim, o pessoal vai com a adrenalina no top.

Acho que o melhor é sempre continuar-mos e não ligarmos as bocas ou colocar as culpas neste ou naquele, pois hoje foi ele, amanhã somos nós a ter alguma atitude menos correcta....

Numa competição nunca me passaria pela cabeça, tentar pedir responsabilidades do meu material partido, pois ou andarmos lá, já sabemos o que nos pode acontecer, todos têm o mesmo objectivo, tentar chegar em primeiro, logo acidentes e passagens mais loucas vão sempre acontecer, basta olharmos para o desporto motorizado onde vemos isso a acontecer a toda hora....

Logo para acabar, apenas quero deixar as melhoras a todos os que sofreram algum tipo de acidente, nesta prova, e que a partir do momento em que nos inscrevemos, já sabemos que estamos sujeitos a que nos empurrem, nos batam ou nos mandem piropos, é impossível, controlar este tipo de situações com 500 ou mais atletas em prova, é muita gente e muita confusão.....

Alem disto apenas tenho a dizer a todos os atletas pelos quais passei e vi a deitarem lixo para o chão, para terem respeito pelo planeta e trilhos onde passam, pois quem e da zona, não deve gostar nada, de ir andar de bike e ver os trilhos cheios de garrafas de água e plásticos, das barras ou gel..... Todos os que vi terem tal tipo de de atitude, perguntei se também faziam aquilo em casa....... A quantidade de lixo nos trilhos era enorme........

Abraços a todos e respeitem os locais por onde passam....
 

Skyforger

New Member
Já que mencionam a questão do rasto de lixo deixado para trás e eu volto a reforçá-lo! Fiz 2 km da Maratona do Centro e em bicicleta de estrada...passo a explicar...fui dar a minha voltinha de estrada e entre a Torre e São Mamede dei por mim a chegar a um corte de estrada da Maratona do Centro. Perguntei se podia passar e lá continuei durante uns 2 km em alcatrão a ultrapassar alguns atletas da Maratona do Centro...não percebo porque não consto na classificação final...:)
Fora de brincadeiras, ao longo desse pequeno troço era impressionante a quantidade de embalagens de barras, géis, e outras coisas semelhantes deixadas para trás...esta é uma questão mais do que batida, mas será que custa assim tanto meter a ***** do papel num bolso?? Depois admiram-se que os ciclistas sejam apelidados de porcos e que muitos proprietários de terrenos torçam o nariz à passagem da caravana...! Á parte disto, desloquei-me ainda à zona de meta e gostei do que vi...boa moldura humana e uma estrutura bem montada, ao estilo do que a Airbike já nos habituou. Para o ano talvez faça mais do que 3 km, mas em bicicleta apropriada para o efeito :)
 
Top