Taça de Portugal e Campeonato Nacional XCM 2014

hesitate

Member
Continuam a insistir com o fiasco da prova de Barcelos?? Enfim, linda maratona para quem quer ir curtir com os amigos, péssima para quem compete!
 

HernaniSilva

New Member
Pois só nós temos cerca de 70 atletas nos escalões de formação, desses, cerca de 40 são das escolinhas!!
Meter toda esta gente a pedalar não é fácil, ainda para mais com provas tão longe...

Não culpo só a federação por esta situação, mas acho que eles deviam ter a missão de distribuir melhor os locais das provas, tentando junto dos clubes e câmaras arranjar condições para realização de provas de forma mais distribuida.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Como se sabe a maratona em Tábua organizada pelos MK Mákinas tem data confirmada para 25 de Maio de 2014 e de acordo com o Nozes que contactou a organização, eles declinaram a proposta da federação para que organizassem a prova do campeonato nacional.
No entanto, se formos ao site da FPC e clicarmos no calendário 2014 de BTT, tem lá isto:
06-07-2014 CN XCM Maratona MK Mákinas Tábua

Mas afinal o campeonato nacional vai ser onde e organizado por quem?
 

joao2090

New Member
boas caros colegas!!
gostaria de sabr se alguem tem conhecimento deste etapa e do k se trata:

CN XCM Forças Militares/Policiais e Bombeiros

caso alguem saiba de k se trata gostaria de saber o k eles consideram o "CM"
e que tipo de prova se trata!?

cumps

[/TD]
[/TR]
[TR]

[/TR]
[/TABLE]
 

joao2090

New Member
boas
mas este CN so tem uma etapa?
quem poderá correr nesta etapa alem do pessoal desses serviços?!
tambem contara com os "profissionais" deste desporto?

cumps
 

RTC

Super Moderador
O Campeonato Nacional é só apenas e tão só uma prova!
Para várias provas, há a Taça.

Quanto aos participantes, a Federação emitirá um prévio regulamento em que estipula quem e em que condições poderão participar.

Profissionais deste desporto? Eu pelo menos não conheço nenhum.
 

RTC

Super Moderador
Parece que ainda não foi desta que o vencedor fez um tempo superior a 4 horas. :p

Excelente prova, bom ambiente e boa organização.
Percurso duro como se exige numa prova da Taça, com bastante pedra. Há quem diga que pedra a mais....
Haverá outras maratonas sem quase nenhuma para compensar.

Na classificação destaco para o "regresso" do Renato Flórido. Ausente destas andanças durante uns bons tempos, voltou em força.
 

Xkoviak

New Member
Resultados da 3ª prova da Taça XCM que se realizou hoje em Estremoz.

http://www.uvp-fpc.pt/pagina_file_ver.php?ficheiro=04052014172040.pdf

Rúben Almeida (Pedalsempre/Movenotícias/Solintellysys) e Ana Antunes (Sapor Cycling Team) impuseram-se hoje na Maratona de Estremoz, terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de Maratonas (XCM) Sport Zone.

A corrida masculina, de 100 quilómetros, assistiu a um empolgante duelo entre Rúben Almeida e Nuno Inácio (UCVNF/Soniturismo/Bike World), que se decidiu apenas sobre a linha de meta, com Rúben Almeida a levar a melhor, com um segundo de vantagem sobre o adversário. A concorrência ficou a larga distância, sendo Renato Flórido (BTT Seia), o terceiro classificado, a 13m07s.

A prestação na primeira maratona alentejana pontuável para a Taça de Portugal de XCM Sport Zone permitiu a Rúben Almeida o reforço da liderança na classificação geral absoluta e na tabela de elite. O segundo lugar absoluto de Nuno Inácio deu-lhe a liderança isolada na geral de masters 30.

Ana Antunes dominou por completo os 80 quilómetros da prova feminina, relegando Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) para o segundo posto, a 3m40s. Tânia Neves (Galitos Ciclismo/Teka/Blackjack) foi a terceira classificada, a 3m46s, e manteve, assim, a primeira posição na geral do troféu.

João Teixeira (Pedalsempre/Movenotícias/Solintellysys) ganhou a prova de masters 40, mas bastou a José Rosa (Ser e Parecer Team) o quarto lugar para seguir no comando da Taça. Carlos Lima (EDV-VEB-Vianacycles) foi o mais forte em masters 50, isolando-se na frente da geral desta categoria. Carlos Correia (BTT Loulé/BPI) foi o único master 60 em pista, não tendo oposição na Taça. Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI) ainda não conhece outro resultado que não a vitória entre as veteranas. O BTT Seia ganhou por equipas, cimentando a liderança coletiva.

A Maratona de Estremoz contou também com provas de paraciclismo, coroando Ricardo Gomes (UCVNF/Soniturismo/Bike World) em classe D, Pedro Garcia (Anipura/Oxi Nutrition/Blackjack) em C5 e José Castanheira (UD Lorvanense/Liderbike) em C4.
 

Xkoviak

New Member
RTC tira-me uma dúvida, como são definidos os escalões da Taça e Campeonato Nacional?

Por exemplo, o José Rodrigues em 2012 foi campeão nacional Veteranos A e hoje em dia corre como elite.

Não deveria ter a ver com a idade? Elite dos 18 aos 29 ou assim, depois Masters 30 etc...
 

RTC

Super Moderador
Todos os anos, o regulamento que a UVP emite para a Taça e Campeonatos estabelece os escalões de categorias.
Pode ver aqui: http://www.uvp-fpc.pt/pagina_file_ver.php?ficheiro=23032014000512.pdf o da Taça, por ex.
As categorias estão previstas na pag. 2

No entanto, um atleta que tenha idade para pertencer a Master 30 pode inscrever-se no escalão imediatamente inferior (neste caso como Elite). Penso que terá é que permanecer nessa categoria 3 anos (não sei se esta regra ainda se mantém).
 

Xkoviak

New Member
Obrigado!

Qual será o objectivo de um atleta se inscrever num escalão inferior, visto que teoricamente os elites são os "mais fortes"?
 

RTC

Super Moderador
Não sei. Haverá várias razões para isso. Para poder participar em provas internacionais, por exemplo. Uma licença Master 30 não te dá acesso a uma prova da Taça do Mundo de XCO ou XCM.
Mas pode haver outras razões.
 

.pjds.

New Member
A sorte de alguns por vezes resulta do azar e irresponsabilidade de outros, quero dizer organizações de eventos para que não haja interpretações erradas ...mas como até para nascer é preciso ter sorte....!!!
 

Insignia

Active Member
O Tiago Ferreira perdeu-se, o Ruben Almeida tava mal disposto e não conseguiu concluir a prova...
Não sei como uma prova destas foi entregue a uma organização que cometeu tantos erros, a prova mais importante de XCM em PT, que define os novos campeões nacionais não pode ter falhas. Esperava uma vitória do Tiago Ferreira e para fechar o pódio Ruben Almeida e José Rodrigues.
 
Top