Suspensão Suntour XCR - Tirar a Lower Legs

Leco

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Boas companheiros,

A minha suspensão bloqueou depois da lama de ontem...
Para tirar as lower legs é só retirar os parafusos de baixo e puxar/empurrar? é que tentei e a certa altura aquilo começa a fazer força, talvez o rebound, e tenho medo de empurrar mais e estragar algo...
é assim? e posso fazer com ele montada na bike, certo? só quero tirar a agua/lama e lubrificar a mola.
 

klaser

Well-Known Member
A tua XCR tem rebound ? Eu nunca vi nenhuma com isso...mas.....solta um pouco (tipo metade do curso) os dois parafusos em baixo com uma chave allen,dá uma pancada em cada um com um maço de borracha só com força suficiente para desprender,e depois e só puxar que sai....cuidado que deve ter água e lama à farta lá dentro....
 

Leco

New Member
...bem... se calhar não tem rebound... posso estar a inventar... :oops:
A questão é mesmo só tirar os parafusos e bater no topo certo?
Tenho de tirar os parafusos, não é? são pequenos.... tipo 2 ou três cm.
 

vildor

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Os parafusos tão em baixo, junto ao eixo.

Vira a bike ao contrario(se não tiveres stand) , desaperta os parafusos, da um toque em cada um com um maço de borracha e depois é só puxar as lower-legs(puxa pela U-turn).

Cuidado quando voltares a apertar os parafusos. Recomendo que uses selante ou cianoacrilato(super-cola).
 

klaser

Well-Known Member
Apesar de muitos fazerem isso eu não bato no arco (topo) das baínhas...tens de bater em cima mesmo do parufuso que recém aliviou...depois reitira os parafusos por completo e puxa com a mão mesmo...aliás há vídeos no site da suntour a mostrar isso...aquilo sai fácil...
 

klaser

Well-Known Member
Eu sei Vildor,minha resposta era pro Leco mais a tua entrou um pouco antes e ficou a parecer que era pra si mais não era....
 

Leco

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Então, hoje foi manhã de mecânica!!! :)

Comecei por mudar as pastilhas de trás, como tinha lido noutros posts e depois de comprar um kit novo, lá experimentei...
Facílimo, reciclei foi a "ponte" pois a nova era muito larga na dobra e era impossível quilo caber sem a apertar com um alicate... ficou oprimo!

Depois lá fui á suspensão... bicicleta de rodas para o ar... desaperto metade dos parafusos... uma cacetada em cada... puxo pelo arco... e depois de uma pequena resistência a 1/4 da bainha, lá saiu!!! :)
Para minha surpresa, estava muito pouco suja! apenas um pouco perto do topo, junto aos O'rings, mas nada de especial. Aproveitei para limpar bem e como até estava tudo muito bem lubrificado, montes de massa, reciclei apenas um pouco da massa para repor nos sítios onde limpei a lama... água, nada! Estranho a suspensão bloquear por tão pouco...
O que é certo e que depois de montada, ficou impecável e ate o bloqueio que já estava com um pouco de folga, ficou como novo.

Depois foi só passar num Car Wash aqui perto de casa, lavar a bike de rodas para o ar (para não voltar a entrar água pelas bainhas) e com 1€ e 2m40s de tempo de lavagem, ficou nova! :)

Muito obrigado pelas dicas!!!

Agora, o que fazem para evitar ao máximo que entre água ou lama para lá?
Um pouco de massa no exterior da bainha junto ao encaixe quando se vai sair? Existe algum tipo de protecção como para a escora em neopreme ou assim para as bainhas?

Depois foi só passar num Car Wash aqui perto de casa, lavar a bike de rodas para o ar e com 1€ e 2m40s de tempo de lavagem, ficou nova! :)
 

vildor

New Member
Para evitar que entre àgua... só andar em terreno seco e sem chuva :lol:

Não vale a pena andar com grandes engenhocas porque não hà mesmo volta a dar... eventualmente(e isto é um tiro para o ar), pode ser que os vedantes da Epicon sirvam ali, mas duvido e não deve compensar a relação tempo-t€mpo...


Evita é lavar a bicicleta nas lavagens auto... Não são só as suspensões que sofrem e pode entrar àgua em sitios mais chatos do que na suspensão(caixa do pedaleiro por ex.). As pinturas, muitas delas, também não gostam de altas pressões...


Para quem mora num apartamento sem garagem\terraço (como eu :( ) é dificil arranjar um sitio para lavar a bicla com pano e balde de àgua(não é mandar o balde para cima da burra...), mas lá se vai arranjando qualquer coisa...
 

Leco

New Member
Eu, sem ser a respeito da agua e lama, que bloqueou a suspenção dessa vez, só posso dizer bem...
Mas, vim de uma Rigida que me dava cabo dos pulsos... :)

Tenho feito muito Km de buracos e raizes e afins e nunca me deixou ficar mal. O Bloqueio do volante tb dá jeito.
Não sei o preço da mesma, mas para uma gama baixa, agrada-me bastante.
Sou um cliente satisfeito... por enquanto.
 
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