Suspensão RockSox SID WC 28mm ''encolhe''

RockShox

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É isso mesmo... Após a volta de hoje (e já não é a primeira vez que acontece), a minha SID WC ''encolhe''... De inicio pensei que fosse falta de ar... Mas não, ao chegar a casa confirmei e tinha a pressão correcta. Tirei o todo o ar à suspensão (primeiro - e depois +) e ao retirar o ar negativo, a suspensão voltou ao seu curso normal... Mas hoje, voltou a acontecer o mesmo... Isto tinha-se passado na semana passada... Alguém já passou pelo mesmo? Sabes o que será?

Um abraço e desde já obrigado
 
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Jepas

Super Moderador
Boas,

confirmaste a pressão nas 2 câmaras ou só na positiva? Já li algures que quando há problemas entre as 2 câmaras isso acontece. Creio que se o ar passar da positiva para a negativa, a suspensão encolhe.

Jepas
 

RockShox

New Member
Viva Jepas! Eu também pensei nisso, mas é curioso que quando cheguei a casa, as pressões estavam correctas... Mas asism que tirei o ar da negativa, a suspensão voltou ao curso normal
 
Boas

Tenho uma sacana dessas e já me aconteceu isso duas vezes.
Não é nada de grave. :)

Aposto que tiveste a bike parada bastante tempo sem andar, correcto?

A mim aconteceu-me por esse exacto motivo.
Devido a esse facto, o oleo escorre todo para o fundo das pernas e os o-rings responsaveis vedantes do dual air secam por não serem banhados pelo movimento do oleo.
Daí surge passagem de ar da camera negativa para a positiva e vice versa.

O o-ring seco perde a capacidade de vedar o ar e a esfregarem-se dentro das pernas secos gastam-se num ápice, o que leva a fatalidade de ter de meter uns o-rings novos se andarem assim muito tempo.

A solução que melhor aconselho é abrir a suspensão, mudar óleo e ver se estão os o-rings bons e se possivel troca-los até.

Ou então, mais económico e mais rápido, volta a bike de pernas para o ar durante uns dias, para o óleo descer e comprime a suspensão algumas vezes para o óleo se mover la dentro e banhar bem os o-rings.
Depois é meter as pressões correctas. Se não resolver, convem mesmo abrir a suspensão e trocar o-rings.

Quando prevejo estar longas temporadas sem andar, já sei da marosca, vou voltando a bike de pernas pro ar e vice versa, para o óleo la dentro estar sempre a lubrificar tudo.

Suspensões pipis são mesmo assim, querem carinho e atenção e muita acção de preferência :p
 

RockShox

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Humm... Possivelmente terei de mudar os o-rings. Digo isto porque me aconteceu duas vezes seguidas... Num espaço de 4 dias, sensivelmente.

Desde já, obrigado!

RockShox Portugal, companheiro (de nick :p), diz de tua justiça! :p
 

bmards

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Boas a tds!
Ia precisamente aconselhar-te isso , fala o Rockshox Portugal.
Mas posso-te já adiantar que isso é sintoma de problemas da perna esquerda.
 

RockShox

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Obrigado malta! Ontem, a meio da volta quando me apercebi, retirei um pouco de ar da camara negativa para a suspensão subir um pouco, e ao retirar o ar, saiu um bom bocado de óleo!
 

Jepas

Super Moderador
Sair óleo é normal, acontece em todas as suspensões/amortecedores com mola de ar. A câmara de ar tem sempre um pouco de óleo lubrificante que eventualmente sai quando se retira pressão.
 

RockShox

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Sim sim, mas a quantidade de óleo que saiu, era anormal... Vou esperar pela opinião do RockShox Portugal.
 

Batas

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Era anormal? Obviamente que se não levantas a suspensão ao contrário sai sempre óleo em vez de ar...

Solução: Kit de vedantes. Muito simples. Aproveitas limpas tudo meticulosamente e colocas óleo fresquinho :)
 
Pois... lamento mas estão todos longe da verdade, principalmente na parte de virar ao contrário... lol

O que tens aí é um problema sério, possivelmente caro de resolver. Tens passagem de ar da câmara de ar pos. para a neg. o que só acontece por um motivo (maioritáriamente) - risco no interior da baínha esquerda (a do ar).
Não é apenas um O-ring ou uma questão de pressões. O sintoma que descreves das pressões estarem correctas mais força vem dar a esta teoria, na realidade, o volume da câmara pos. é maior do que o da Neg., na presença de um risco que deixa passar o ar entre elas, os volumes equilibram-se, mas o ar não "foge" para lado nenhum, logo a pressão mantém-se a mesma.

Para confirmar deves: desmontar copas, o piston do ar e a tampa do ar, limpar o interior com alcool e olhares para o interior da baínha em contra-luz, vais ver (infelizmente) que tens lá ou um risco no sentido longitudinal (vertical) ou uma zona com maior desgaste (mais raro de acontecer).

Aguardamos noticias... boa sorte!

VT
 
È tal e qual mister! =)

Não vou dizer que tenho razão, mas após a minha analise, com 2 feedbacks negativos em relação à minha SID WC, que posteriormente consegui aprender a contornar e a solucionar, deixam-me margem para afirmar que a manobra do "virar ao contrário" tem o seu fundamento.
Comigo resulta, ponto final =)

Acontece que a minha apresentou exactamente os mesmos sintomas que a do colega, e antes de ser desmontada na ciclocoimbroes, deram um pré prognostico de possivel risco de bainha.

De facto não o era.
O-rings secos.

Após a devida manutenção no agente, voltou a surgir o mesmo após longa paragem.
E porquê?

O-rings secos.

Dessa vez, eu próprio abri a dita cuja e meti o óleo usado para um reservatório limpo e transparente (garrafa).
Constatei à vista desarmada pequenos limos pretos, não sendo preciso ser Eng. mecânico para deduzir que seriam limos de borracha dos o-rings =)

Problem solved! =)
Desde então entendi que voltando a sujeita de perna para o ar nunca mais aconteceria o mesmo.
Voltei novamente a ter paragem prolongada (9 meses sem andar nela), efectuei o ritual de "voltar ao contrario", recomecei a pedalar em Abril e tem andado sem espinhas!
 
Pois, estou em crer que a tua experiência com uma suspensão é esclarecedora.

O "voltar ao contrário" não ajuda em nada a prevenção desse sintoma, mas quem sou eu? lol

Faculta-me em PM o numero de série da tua suspensão que já te confirmo o que ela tinha, pois após uma revisão e se ficou parada, dificilmente isso voltaria a acontecer. agora se a deixaste virada ao contrário aí sim, os Oring secam, pois deixam de estar em contacto com o óleo que suposto estar em contacto com eles...

VT

VT
 
Não me fiz entender, erro meu.

Voltada 1 mês de patas para o ar, no mês seguinte voltava á posição natural. Ou seja, estava em constante rotação.

Parece ser uma ideia macabra e absurda, se nunca me tivesse acontecido a mim e alguém me viesse contar isso também o chamava de maluco.

Sim, só tenho feedback de uma suspensão. No entanto falo por experiencia própria, e não pela historia que ouvi de um vizinho qualquer =)
 

RockShox

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A suspensão irá ser desmontada e logo direi se tinha algum risco. Hoje, ao confirmar o ar na positiva (tirei todo o ar da negativa para ela recuperar o curso), vi que tinha apenas 60psi ao contrario dos 100psi que tinha posto inicialmente... Mas começo a ficar deveras preeocupado...
 

RockShox

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Pois bem, a suspensão foi hoje aberta. E para descanso meu, as pernas estavam em perfeitas condiçoes, ou contrário dos o-rings que estavam praticamente desfeitos, com a perna esquerda cheia de restos de borracha.
 

RockShox

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Viva Rock Shox Portugal,

Não questionei o macânico acerca disso, contudo, quando lhe dei a suspensao disse para ele ver bem por dentro... Vou testar novamente a suspensão e esperar que esteja tudo bem. Se voltar ao mesmo, já sei qual o problema.
 

RockShox

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Hoje fiz o teste mais a sério à suspensão. Até ver, 5 estrelas. Levou o-rings novos e oleo novo. Veremos os próximos dias!
 
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