Suspensão Rockshox Brain - ajustes

Nande

Active Member
#1
Olá.
Adquiri agora uma S-Works com uma suspensão Brain. Depois de consultar o amigo Youtube, mantenho umas questões que provavelmente alguns saberão responder facilmente:

Tenho duas regulações: em cima o rebound slow/fast e em baixo o Brain soft/firm.

1. A regulação do Brain soft/firm regula o quê exactamente? Apenas a reação às forças vindas de cima (de mim)? Ou influencia também a sensibilidade ao solo?

2. Para regular o ar da suspensão, em que posição devo ter os reguladores Rebound e Brain?

3. Na minha Fox32 (que tenho na outra bike) ao retirar a bomba, a suspensão perdia sempre 3 a 5 psi, por isso regulava sempre uns 5 psi acima para compensar o desatarraxar da bomba; na Brain acontece o mesmo?

Obrigado
 
#2
1) A regulação do brain serve para regular o tipo de controlo da compressão da suspensão. Numa suspensão "normal" (tipo a tua fox) tens as opções "open/pedal/lock" controladas manualmente por ti, nesta, o brain faz isso automaticamente. Com o brain activo a 100% a suspensão está sempre trancada e, abre apenas quando recebe um impacto. Com o brain desactivado, a suspensão funciona como uma suspensão "normal" em modo open. Quantos menos clicks deres no sentido de desactivar o brain, a suspensão vai ficando com mais folga antes de o brain ficar completamente ativo.
2) O brain deve estar desactivado e, o rebound é um bocado indiferente.
3) Isso que fazes é errado. O ar que ouves sair quando retiras a bomba é o ar que está no tubo da bomba. A diferença de pressão que notas, quando voltas a colocar a bomba, deve-se ao ar que sai da suspensão para o tubo da bomba quando a conectas à suspensão. Logo, se a pressão aconselhada for x, é x que deves colocar e, não x+y.
 

edununo

Well-Known Member
#3
Do pouco que conheço do Brain, penso que é semelhante ao Terralogic da FOX.
Como dizes, podemos ajustar o ponto em que a suspensão desbloqueia. Pode desbloquear à mínima "pancada" ou só com uma grande "pancada".
 

Nande

Active Member
#4
Obrigado pelas explicações! Está tudo bastante claro com excepção de um detalhe:
Fala-se aqui (tal como em vários vídeos que vi) do Brain activado ou desactivado... o regulador do BRAIN que tenho diz SOFT/FIRM.
É a mesma coisa?! Quererá dizer que SOFT é usar o Brain desactivado e FIRM é totalmente activado?!
Agradeço este último esclarecimento.
Obrigado.