Suspensão ou rodas primeiro?? e quais??

#1
Boas pessoal

Estou com ideias de trocar a suspensão ou as rodas..., mas não sei o que trocar primeiro... e quais!

Eu tenho uma marzochi bomber de 2001 e umas rodas math1 mx disc com discos center lock. As rodas não sei o peso, a suspensão pesa 1970gr com o tubo cortado.

Quero trocar por várias razões...

A suspensão porque é pesadota e procuro algo com um melhor desempenho, aquela já me dá cabo dos braços... Tinha pensado em 3 opções, fox rl 100, rockshok reba race 100 ou rockshok sid race. Mas não sei o se desempenho, as diferenças... nunca experimentei nenhuma.

As rodas porque noto que são pesadas e é nas rodas que mto do peso se sente devido a estarem em constante rodagem (axo eu) e queria colocar discos de 6 furos. Para opções tinha pensado nas rcz da fizzbikes que estão com um peso de 1600gr (aproximadamente), agora o que não sei é o sei desempenho, fiabilidade... a estão a um excelente preço.

Não tenho um orçamento muito grande.... lol

Espero que as vossas sugestões e opiniões me ajudem a decidir...

Abraço
 
#2
Acho que para o orçamento em causaeu não hesitava e comprava as rodas RCZ.
Muito se falou nelas e para 160€ não encontras melhor trinómio peso/qualidade/preço

Quanto à suspensão depende de quanto queres gastar mas uma Reba, ou então a mais pesada epicom
 
#3
Se o teu orçamento abrange a Fox... Acho que era a que escolhia. Das outras duas, ia para a Sid, mas depende da utilização que lhe dás e do peso que lhe metes em cima (se o uso for agressivo e não fores um tipo muitoleve, provavelmente uma Reba dá-te mais garantias de resistencia e rigidez). Se falasses na Sid Team (já tem a cartridge blacbox ou lá como lhe chamam), ponderava melhor a minha preferencia pela Fox, mas apenas pelo factor peso (no resto continuo a preferir a Fox). Mas se isso para ti não importar muito, avança com a Fox.

Em relação às rodas, a minha irmã comprou umas RCZ e são muito porreiras e leves. Ponto negativo apenas para o facto de serem para válvula larga (pessoalmente prefiro válvulas finas... mas pode ser pancada minha) e... não me lembro assim da mais nada. Rodam bem, leves, não posso falar em termos de resistencia porque ela não abusa e é leve, mas têm muito bom aspecto.
 
#4
Boas colegas

Obrigado pelas sugestões. Antes de mais uma questão que ainda perdura é o que comprar primeiro? as rodas ou a suspensão? O meu orçamento não é muito elevado e não daria para comprar as duas coisas ao mesmo tempo. A meu ver estou a ficar inclinado para comprar primeiro as rodas e depois a suspensão.

Quanto ás rodas RCZ, eu queria convertê-las em tubless com pneu conventuais, logo ficaria com akele pipo fino, que dará nas rodas, certo!? As minhas rodas tinham pipo grosso e agora coloquei os pipos finos que vinham no kit tubless. Estou quase a 100% de investir numas RCZ. Só gostava do feedback de alguém que as tenha para saber se são resistentes. E depois claro, teria que lhe comprar tb uns discos, visto os meus serem centerlock. Alguma sugestão?

fitty77 a tua irmã faz maratonas, passeios...?

Sou pequeno e leve (60kg), não sou pessoa de grandes saltos, embora goste de trilhos técnicos, boas subidas e estradões. É nisso que se baseia o meu estilo de andar, daí tentar adaptar o mais possivel a esolha da suspensão ao meu estilo de btt. Estou mais inclinado entre a sid race e a fox rl 100, uma questão importante é que t~em alguma diferaça de preço e penso que alguma diferença no comportamento. Sou sincero, não percebo mt de suspensões.

Abraços
 

lmam

New Member
#5
Boas,

Estava com a mesma questão e optei pelas rodas.
Tenho o mesmo peso e sou pequeno.
As rodas foram estas:
http://www. actionsports .de/Laufraeder/Laufrad-Specials/DT-Swiss-370-Disc-DT-Swiss-XR-400-Laufradsatz::23394.html
Tira os espaços que estão antes e depois de actionsports.
Chegam esta semana, se puderes aguentar mais um tempo depois dou feedeback.

Um abraço,

Lmam
 

Bica

New Member
#6
Boas guitu, se o teu orçamento dá para a Fox RL, acho que era mesmo essa que devias de comprar, muito boa mesmo, podes abusar o que quizeres com ela, e tem uma excelente leitura do terreno ;D agora se fores pelas gramas é a Sid Race, e a reba arruma po lado :) na minha opinião era a Fox eheh
 
#7
Boas guitu, se o teu orçamento dá para a Fox RL, acho que era mesmo essa que devias de comprar, muito boa mesmo, podes abusar o que quizeres com ela, e tem uma excelente leitura do terreno ;D agora se fores pelas gramas é a Sid Race, e a reba arruma po lado :) na minha opinião era a Fox eheh
Viva,

A escolheres a FOX vai para a F100 RL com lockout.

Se estiveres numa de mudar também de rodas, escolhe a F100 RL com lockout e cubo R15.

Cumprimentos,

Rocha
 
#8
Boas colegas

fitty77 a tua irmã faz maratonas, passeios...?

Sou pequeno e leve (60kg), não sou pessoa de grandes saltos, embora goste de trilhos técnicos, boas subidas e estradões. É nisso que se baseia o meu estilo de andar, daí tentar adaptar o mais possivel a esolha da suspensão ao meu estilo de btt. Estou mais inclinado entre a sid race e a fox rl 100, uma questão importante é que t~em alguma diferaça de preço e penso que alguma diferença no comportamento. Sou sincero, não percebo mt de suspensões.

Abraços
A minha irmã não abusa muito das rodas, pelo que não éexemplo, apenas referi isso, para dizer que como já as vi, posso dizer que aparentam muito bom aspecto, em termos de qualidade aparente. Só o tempo o dirá em relação à sua fiabilidade, mas com o teu peso, não pensava duas vezes se ainda por cima estão dentro do que pretendes. E para o preço, o peso é espectacular (se bem que o peso não é tudo, obviamente).

Em relação à suspensão, e mais uma vez, com o teu peso, a SID aguenta-se bem (preferia a Team como disse lá atrás... mas é mais cara). A Fox de facto aguenta quase tudo e é excelente em todos os apsectos, perdendo no peso e no... preço. Mas por vezes aparecem umas novas ou quase novas, retiradas de bikes novas, por muito bom preço. Será uma questão de esperares pela oportunidade, isto se optares pela Fox. A Sid tem diferença em termos de funcionamento, mas não é praticamente quantificável (até porque umas pessoas podem preferir o funcionamento de uma, e outras o funcionamento da outra). Onde poderá perder será talvez na resistencia (e com isto não digo que não seja resistente suficientemente, apenas que uma Fox será melhor) e talvez alguma coisa em rigidez. Mas como disse, a escolher, e esquecendo o peso, escolhia a Fox. Por falar nisso, andava nos classificados uma RLC Fit por 500€ (se bem me lembro) do user RTC, nova, e esta praticamente pesa o que a Sid pesa. Achei um bom negócio, não sei se ainda está para venda (espero que isto possa ser dito aqui, uma vez que estou a fazer "publicidade" a um classificado... mas pode ajudar alguém a que tenha passado despercebido)
 

Bica

New Member
#9
concordo com o agente rocha Fox F100 RL...

Só mais uma coisinha, quando as fox's tem algum problema ( retentores, rebound,...) mandamos a suspensao para o importador e sao rapidissimos a resolver o problema.Tenho uma Fox na bike de DH e de XC e na fox da bike de DH no decorrer de uma prova arrebentei com os retentores e hidralicos, mandei logo para o bicimax e em 4 ou 5 dias ja tava como nova :D em termos de resoluçao do problema sao muito rapidos, ate fiquei admirado ;)

Cumps
 
#10
fitty77, obrigado pela explicação relativa ás suspensões, é que nesse ramo pouco percebo. Fiquei a perceber um pouco mais! Obrigado.

Quanto ás rodas, ta decidido.... vêm as RCZ pretas! Quinta feira vou pedir a uma amigo para as encomendar e depois é esperar.. Espero fazer uma boa opção! Relativamente á suspensão, agora a investir nas rodas vai ter esperar um pouco... Embora ainda continue a dúvida, mas em realção á sid race/team e a fox 100RL..., com o tempo depois vou decidindo. Obrigado a todos pelas sujestões/explicações =)

Falta á uma coisa... discos!! Estava a pensar em discos Ashima ARO 08 160mm, não são muito caros e pesam 86gr.

Abraço
 
#11
Olha, não sou fã desse tipo de discos (muito abertos...), mas ando a experimentar uns Quad XC, dentro da mesma linha dos Ashima e companhia, custaram 15€ cada e pesam penso que 86 ou 88gr, já não me lembro bem.
 
#12
boas
olha na suspençao se pudesse era logo de imediato a FOX!! apesar da SID, é sempre uma SID.. mas FOX é ... epa nao sei!!! é prestigio!! :p
nas rodas apostava nas mavic crossride!!! pois comprei umas!! elas custam 145euros!! e ja dá para disco de 6furos i para discos centerlock!! ja as tenho pa i a 2meses i até agora levaram pancada até mais nao, pa ver se vao pa garantia, e nada!! elas resistem a tudo!!
por isso punha umas
mavic crossride que sao baratas-leves-bonitas-EFICAZES
e uma FOX eficaz-do melhor que há-lindas-PRESTIGIO
 
#13
Viva,

Tenho uma Fox F100 RL FIT c/lockout 2010 aconselho vivamente. Para mim é superior a qualquer uma das referidas.

Reparo que irás também trocar de rodas, insisto neste assunto, o cubo R15 com uma suspensão R15 será uma mais valia. Pensa nisso.

Fox F100 RL FIT c/lockout - 1,52Kg
Rock Shox Sid Team - 1,485Kg


Cumprimentos,

Rocha
 
#14
Agente rocha, obrigado pela sugestão. As rodas já pedi a uma amigo para encomendar as RCZ, devem chegar seh«gunda feira. Quanto á suspensão, estou a ficar mais convencido com a fox, mas como ainda tenho tempo para decidir, vou tirando conclusões.

Quando vierem as rodas post aki

abraço e obrigado a todos

Hugo
 
#15
Viva,

Tenho uma Fox F100 RL FIT c/lockout 2010 aconselho vivamente. Para mim é superior a qualquer uma das referidas.

Reparo que irás também trocar de rodas, insisto neste assunto, o cubo R15 com uma suspensão R15 será uma mais valia. Pensa nisso.

Fox F100 RL FIT c/lockout - 1,52Kg
Rock Shox Sid Team - 1,485Kg


Cumprimentos,

Rocha
E esse peso da FIT é com o eixo, o que significa que esse peso a mais, reflecte-se depois em nmenos peso na roda (o cubo é ligeiramente mais leve).
 
#16
Olá pessoal

Vim deixar novidades em relação á razão de abrir o tópico... Hoje chegaram as minhas rodas RCZ pretas :D À primeira vista vinham impecáveis, simples e muito bonitas! Depois a roda traseira tem um cantar bonito... ;) Vinham super bem embaldas, mas mesmo assim tinham um ou dois ciscositos, mas nada de grande, quase que só á lopa é que se viam.

Quando as fui pesar... aí sim fiquei contente, 877gr a roda de trás e 707gr a roda da frente, ou seja, 1584gr... =) para os discos comprei uns ashima de 160mm, os dois tinham pesos diferentes, um de 83gr e o outro de 84gr, nos parafusos coloquei os que vinham de origem, 6 parafusos 12gr.

Estou curioso para saber o peso que realmente vou ritirar á minha bike, axo que vou ser surpreendido. As minhas mach 1 mx disc são bem pesadinhas. Amanhã já vou pesar a bike como está agora e depois vou converter as rodas novas para tubless e volto a pesar para ver a diferença.

Ficam algumas fotos:

Sem discos

[/IMG]

Com discos

[/IMG]

Depois de fazer a montagem completa volto a postar aqui

Abraço
 
#18
rucaf3, é mesmo assim que as vou colocar. Cnvertidos com pneu smal block 1.95 kevlar. Já pesei as que tinha e vou retiar 690gr á minha bike ;)