29er SuspensÃo para 29er

#1
tendo em conta que o mercado já tem uma oferta de material considerável para as "BIG FOOT" não sei bem que suspensão será a mais equilibrada para estas máquinas...alguem tem sugestões?
 
#2
Fox, RockShox, Manitou, DT Swiss, RST, ...
Praticamente todas as marcas, excepto a Magura, já têm versões 29er das suas suspensões, que são basicamente os seus modelos para XC só que com as pernas mais longas para poder acomodar a roda maior, por isso as características devem ser semelhantes ás versões normais para 26".

Equilibrada? Em relação a que factores?
 
#3
´mas se elas têm o braço maior,o seu funcionamento não sofre nenhumas alterações?
na 26' já tive uma FOX agora tenho uma SID WC BLACK BOX...a FOX sem dúvida que a nivel de funcionamento é excelente,mas como a 29' ja oferece muito conforto,será que vale a pena estar a meter uma FOX,ou posso poupar umas gramas e meter uma SID??
 
#4
RLUTAS
mas como a 29' ja oferece muito conforto,será que vale a pena estar a meter uma FOX,ou posso poupar umas gramas e meter uma SID??
Como o conforto oferecido ja e muito, metes um garfo em carbono e poupas uns gramas valentes ;)
 
#5
isso do garfo de carbono é muito bonito se fizer apenas provas na zona do meu alentejo...mas quando for para as miticas serras do norte do pais...venho sem braços de lá!gosto de ter pouco peso na bike,mas axo que o bem estar proprio também tem que ter a sua importancia!
 
#6
Que grande confusão...

Alguma(s) alma(s) caridosa(s) me dá(ão) uma ajuda?

Após consulta do website da SRAM / ROCKSHOX, por forma a apurar uma escala crescente de qualidade entre as múltiplas opções para 29er, reconheço que fiquei um pouco baralhado...

- Primeiro, entre outras, existem os modelos REBA:


  • REBA RL: 1584g.
  • REBA RLT: 1584g.

- Depois, também entre outras, aparecem as SID:


  • SID RL: 1593g.
  • SID RLT: 1594g.
  • SID XX: 1643g.
  • SID WORLD CUP: 1450g.
  • SID RCT3: 1598g.
  • SID XX WORLD CUP: 1495g.

A grande dúvida é o que é apresentado nas fotos face ao que é descrito nas características, neste particular caso, com respeito ao bloqueio remoto (principalmente XLOC)!

Se não vejamos:

a REBA RL: 1584g.: na foto de apresentação não possui bloquei remoto, embora possa ser opcional, mas não o XLOC - OK!
a REBA RLT: 1584g.: na foto de apresentação não possui bloquei remoto, embora possa ser opcional, mas não o XLOC - OK!

a SID RL: 1593g.: na foto de apresentação tem o bloquei remoto XLOC, embora nas opções não seja possivel este tipo de bloqueio - KO!
a SID RLT: 1594g.: na foto de apresentação tem o bloquei remoto XLOC, embora nas opções não seja possivel este tipo de bloqueio - KO!
a SID XX: 1643g.: na foto de apresentação possui bloquei remoto, de acordo com as caracteristicas, o XLOC - OK!
a SID WORLD CUP: 1450g.: na foto de apresentação não possui bloquei remoto, embora nas caracteristicas esteja bem presente o XLOC - KO!
a SID RCT3: 1598g.: na foto de apresentação não possui bloquei remoto, e também não consta das caracteristicas - OK!
a SID XX WORLD CUP: 1495g.: na foto de apresentação possui bloquei remoto, e também consta das caracteristicas, o XLOC - OK!

Por fim, surgem os modelos REVELATION:

REVELATION RL: 1806g.
REVELATION RLT: 1806g.
REVELATION XX: 1855g.
REVELATION WORLD CUP: não existe informação para 29er!
REVELATION RCT3: 1810g.
REVELATION XX WORLD CUP: não existe informação para 29er!

Eu sei que alertam para Note: Image shown may not be exact model.

Mas qual o interesse da marca em não precisar informação? Não estarão, por Lei, obrigados a declararem verdade e factos consumados e não previsões ou estimativas? Quantos já não se surpreenderam quando, após receberem as peças as confrontam com as balanças, e o rácio g./€ é tantas vezes defraudado?

Mas foque-mo-nos nos dois modelos que mais me interessam no momento:

a SID RL: 1593g. e a SID RLT: 1594g.

Esta é a imagem que figura no website da marca para ambas...



Possuem ou não o bloqueio remoto XLOC de série?


Cumprimentos,


...durante o fim de semana, consegui saciar a curiosidade...



a contar da esquerda a 2.ª é a REBA RLT: 1584g.: com bloqueio remoto, mas não o XLOC

a contar da esquerda a 4.ª é a SID XX: 1643g.: com bloqueio remoto, o XLOC

Que grande montra!!!

Agora só falta mesmo saber preços e apurar se se justificam, ou não, as diferenças dos mesmo face ao funcionamento...

Cumprimentos,
 
Last edited:
#7
Concordo perfeitamente com o RLutas , apesar de esteticamente algumas bicicletas ficam bastante interessantes com garfo rígido





Relativamente às suspensões, uso uma German:A Kilo, com um excelente comportamento e com um peso que bate todas as outras aos pontos :)



 
#12
Boas.

A WC acaba por ser uma RTC3 com coroa e coluna em carbono com uma diferença de mais de 100gr no peso (isto em QR 9mm)... Depende do que dês mais importância ;)

cumps
 
#13
ok, era isso que queria saber. A diferença é peso. Em trabalhar é o mesmo?

se for assim é uma questão de gramas e euros e decidir. Agora se o trabalhar em algum aspecto fosse melhor ai era diferente e a decisao era simples. A melhor.
 
#14
Boas.

São os mesmos ajustes e o mesmo cartucho (a WC penso que vêm com x-lock hidraulico). É claro que uma coroa e coluna em carbono terão que ter outro tipo de cuidados, especialmente nos apertos ;)


cumps
 

Insignia

Well-Known Member
#15
A Sid WC só vem montada em bikes, não é vendida separadamente! Separadamente só a XX WC, XX e RCT3.
"This product is installed on bicycles as original equipment only, it is not sold separately."
 
#18
a RCT3 encontro a preços dentro do meu plafond e quase ao preço da RL. A XX WC sinceramente está um pouco inacessível, mas se encontrasse usada ou uma boa promoção.
 

Insignia

Well-Known Member
#19
RL/RLT só vem montada em bikes de fábrica, podes é tentar encontrar usada.
A RCT3 tem o bloqueio de 3 posições na coroa, a XX tem bloqueio hidraulico bloqueado/aberto no guiador.
 
Last edited: