Suspenção Total para subir?????

Fario

New Member
Oi Malta,
alguém me sabe dizer o que posso fazer para melhorar as performances da minha Bike para as subidas? :wink:

Isto é, tinho uma trek Fuel 80 suspenção total e antes tinha uma GT Semi-Rigida,
e claro só a diferença de peso ajudava e muito,
mas mesmo assim acho que estou a perder bastante tempo a subir. :roll:

Estou a pensar mudar a medida dos pneus de 2.1 para 2, virar o avanço ao contrário para ficar mais baixa a frente,
e também não sei se é indicado, mas queria por um espigão recuado, (da thomsom acho eu) para ficar mais esticado na Bike. :roll:
Valerá apena este esforço ou é perda de tempo e dinheiro?????
Se quiser ajudar??........
Obrigado
 

Tomac98S

New Member
Re: suspensão Total para subir?????

Olá, fica o k fiz na minha..

Tenho uma Tomac98 Special:

- Tenho um Fox float RL, k tranca... por isso, subidinhas é com o amortecedor trancado para n perder rendimento no "bombear" da suspensão.

- Tenho uma Marzocchi Maraton SL 100 mm à frente k tranca e ainda tranca
em baixo, isto é, fica trancada com menos curso baixando a frente ..

- A cena de virar o avanço é boa ideia, se ainda fôr pouco, e se tiveres espaçadores entre a suspensão e o guiador, é passa-los para a parte de cima...assim baixas o volante..

Espero ter ajudado,
 

Hetfield

New Member
Re: suspensão Total para subir?????

Em teoria, todo o peso que retirares à bike vai ajudar-te nas subidas. Não se que montagem tem a tua Fuel, mas decerto que podes retirar-lhe algum peso. Umas rodas mais leves por exemplo, podem fazer muita diferença.

A questão do bloqueio do amortecedor referida pelo Tomac98S também é muito importante. O bombear do amortecedor faz com que se perca eficácia na pedalada e atrasa-te nas subidas.

No que respeita à posição de condução, colocares-te de modo a exercer mais peso na roda da frente poderá ajudar, sobretudo em subidas muito inclinadas, para evitar a tendência dela levantar. É claro que perdes conforto e controle nas descidas, logo tens que procurar uma solução que não comprometa nenhuma das situações. Quanto ao espigão recuado, não me parece muito boa ideia.
 

Jepas

Super Moderador
Re: suspensão Total para subir?????

Boas

a primeira coisa que é preciso nas subidas são pernas, mas isso já deves ter e precisas de alguma ajuda para a bike te ajudar a ti a subir melhor. Quando sobes estás a "lutar" contra o peso total (teu e da bike) se já és leve só falta tornar a bike mais leve. O caminho mais fácil é mudares os pneus, as Trek costumam trazer uns Bontrager que talvez até tenham arame em vez de kevlar (mais pesados). Sugiro que mudes para uns pneus mais leves (kevlar), com menor resistência ao rolamento, porque aí sim, nota-se imenso (peso rotativo). Esta alteração vai melhorar a resposta em aceleração quanto mais leves forem os pneus (e as câmaras de ar).

Quando falas em alterar o avanço e o espigão... aí já estás no domínio da postura. A tua postura não te faz subir mais depressa, só te faz ser mais eficaz (digo isto porque podes ter uma posição mais "relaxada" e conseguires subir sem perdas de traccção). Se não tens problemas de tracção a subir, a tua postura pode manter-se, porque não te tornará mais rápido.

O meu conselho é: pões uns pneus mais leves e baixas o peso rotativo, vais ver que a bike parece um foguete a arrancar. Não ponhas é uns pneus demasiado leves/demasiado slicks, porque depois vais é perder tempo nas descidas com as faltas tracção.

Jepas
 

LUIS PAULO

New Member
Re: suspensão Total para subir?????

Olá, para que tu tenhas rendimento a subir numa suspensão total é fundamental que o teu amortecedor controla perfeitamente o movimento de bombear do sistema de suspensão. Se a tua bike não tem um amortecedor que bloqueie ou um inteligente, que controle este movimento, a coisa complicasse. Claro que podes meter mais ar na precarga para que o movimento seja o mínimo, mas assim estas a por a suspensão muita dura o que a torna quase como uma rígida. Aconselho-te então a anular o efeito de bombeio, ou com um novo amortecedor, ou então e as vezes mais compensa, trocares de quadro. Quanto aos a amortecedores que podes comprar para eliminares o efeito anti bombeio tens o 5th element air ou o Manitou Swinger 3 way ou o novo da Manitou S-Type que existe com bloqueador o com SPV mesmo sistema do Swinger 3 way só que mais leve.
Quanto as outras dicas estão todas certas excepto aquela que mencionaste de por o espigão curvado para trás. Como foi dito é má ideia já que a posição que deves adoptar nas subidas é chegar o corpo mais á frente. Não sei a tua estatura nem o tamanho da tua bike mas pelo que descreves sentes-te "grande" na bike. Opta por pôr um avanço mais cumprido, mas também não exageres é que assim perdes sensibilidade na direcção.

Boas pedaladas
 

kamikase

New Member
Re: suspensão Total para subir?????

Sem dominar muito o assunto, posso contar a minha própria experiência.

Tive o mesmo problema, quando trocei a minha HT por FS na semana passada. Aquilo que fiz foi bloquear o amortecedor traseiro (Manitou Radium RL) e logo aí notei a diferença.

Depois de ler os posts, vou também experimentar reduzir o curso da suspensão dianteira (Marzochi MX Comp ETA+TAS).

Obviamente, que se depois disso, quiseres melhorar a tua perfomance , terás que começar a reduzir o peso da bicicleta, e aí as opções são as mais variadas. Tens aqui no forum alguns tópicos sobre como reduzir o peso á bichinha.



Boas pedaladas!!!
 

biculas

New Member
Re: suspensão Total para subir?????

Pois eu tenho uma FS, uma Kikapu 2006, e há uns tempos atrás troquei o amortecedor traseiro, um Fox vanilla, por um Manitou 3 way com SPV, que tem controlo de rebound, e digo-te a diferença a subir foi do dia para a noite, como o amortecedor não bombeia ao pedalar, perde-se muito menos a cadencia o que faz com que nas subidas que eu chegava lá a cima estafado, agora faço-as com muito menos esforço, e isto só com a troca do amortecedor. Se puseres um amortecedor que não bombeie, vais ver a diferença. É claro que a trcoa do amortecedor também fez com que tirasse algumas gramas de peso, porque só a mola do Fox, pesava mais que o amortecedor da manitou.
 

Fario

New Member
Re: suspensão Total para subir?????

Ok, muito fixe,
Quanto me poderia costar um Manitou 3 way com SPV?
ou um intelegente?...
Pois não queria abrir os cordões a bolsa :mrgreen:
De qualquer forma já vi que posso fazer muitas coisas para melhorar a s minhas subidas.
Thanks!
 

biculas

New Member
Re: suspensão Total para subir?????

Cá em Portugal custa cerca de 250 a 300 euros, mas eu comprei no ebay por 129€ + 20€ de transporte, pois veio por DHL, mesmo assim ficou em menos de metade do preço que custa cá, não precebo esta inflação cá, inflação, ou os vendedores quererem com a venda de uma ganhar para 2, mas enfim.
 

pratoni

Active Member
Re: suspensão Total para subir?????

biculas said:
Cá em Portugal custa cerca de 250 a 300 euros, mas eu comprei no ebay por 129€ + 20€ de transporte, pois veio por DHL, mesmo assim ficou em menos de metade do preço que custa cá, não precebo esta inflação cá, inflação, ou os vendedores quererem com a venda de uma ganhar para 2, mas enfim.

e quem montou o amortecedor?
foste tu?
 

TheTraveler

Active Member
Re: suspensão Total para subir?????

pratoni said:
biculas said:
Cá em Portugal custa cerca de 250 a 300 euros, mas eu comprei no ebay por 129€ + 20€ de transporte, pois veio por DHL, mesmo assim ficou em menos de metade do preço que custa cá, não precebo esta inflação cá, inflação, ou os vendedores quererem com a venda de uma ganhar para 2, mas enfim.

e quem montou o amortecedor?
foste tu?

Sim, foi o Biculas que montou. É só tirar o velho e colocar o novo, não têm nada que saber. No máximo podes precisar duma anilhas diferentes as isso é fácil de desenrascar.
 

biculas

New Member
Re: suspensão Total para subir?????

pratoni said:
biculas said:
Cá em Portugal custa cerca de 250 a 300 euros, mas eu comprei no ebay por 129€ + 20€ de transporte, pois veio por DHL, mesmo assim ficou em menos de metade do preço que custa cá, não precebo esta inflação cá, inflação, ou os vendedores quererem com a venda de uma ganhar para 2, mas enfim.

e quem montou o amortecedor?
foste tu?

Sim fui eu que montei, afinal montar um amortecedor, não tem nada de mais, é desapertar dois parafusos, tira o velho, meter o novo e voltar a apertar os parafusos. Alias eu é que monto todo o material na minha bicula, nunca foi á oficina, nem mesmo para a revisão grátis, confio mais em mim que em qualquer mecânico de oficina. Desde o amortecedor até aos travões hidr+áulicos, eu é que monto tudo.
 

West

New Member
Re: suspensão Total para subir?????

Boas noites
Malta do pedal, tenho uma Prime RXR e estou a pensar alterar o amortecedor e a suspensão e gostaria das vossas sábias opiniões.
Como não tenho muita pasta estou a pensar comprar:
Amortecedor: roch shox monarch 2.1
Suspensão: rock shox tora 302 u-turn 130mm 2008.
Como sabem as vezes por mais algum arranja-se uma coisa bem melhor. Por favor ajudem. Isso do ebay da mesmo resultado
Obrigado e boas pedaladas.
 

José Martins

Administrator
Re: suspensão Total para subir?????

Jepas said:
Boas

a primeira coisa que é preciso nas subidas são pernas (...)

Jepas

Sem calo nas pernitas ninguém lá vai :mrgreen:

Uma das sugestões avançadas prende-se com o amortecedor. Tenho reparado que muitos bttistas dizem que têm a pressão indicada para o seu peso, segundo a marca, mas acho que devemos fazer as alterações (+ ou - ar) consoante cada um de nós.
No meu caso, tenho uma pressão ligeiramente superior ao recomendado para o meu peso, o amortecedor é o Manitou Radium Platform Plus e só vos posso dizer que bombear, tá quieto. Só uma vez o bloqueei e sinceramente, não notei grande diferença.
Depois, baixei-lhe a frente quando à cerca de um mês troquei a suspensão. Tinha três espaçadores (erro crasso) e fiquei apenas com um.
Podem crer que notei a diferença a subir, sem duvida.
Andei a pensat em trocar as rodas por umas mais leves, mas agora não há tempo (€€€€€) para isso.
Quando tiver a primeira sugestão apontada pelo Jepas (pernas) fica completa a melhoria

Boas pedaladas.
 

nfsr

New Member
Re: suspensão Total para subir?????

Olá a todos.
Já que se fala na regulação do amortecedor para obter mais rendimento nas subidas, coloco a minha dúvida.
Tenho uma Specialized Stumpjumper com amortecedor traseiro Fox RLC com três posições: bloqueio, pedal e livre.
Acontece que há dias retirei toda a pressão do amortecedor acidentalmente, Comprei uma bomba e tornei-o a encher de acordo com o meu peso: 13bar.
Como na posição de bloqueio o amortecedor ainda amortecia ligeiramente, aumentei a pressão para 15bar. A minhas dúvidas são as seguintes: ao encher o amortecedor em que posição deverá estar a válvula: bloqueio, pedal ou livre? Na posição bloqueio o amortecedor deverá estar completamente rígido ou poderá ainda amortecer ligeiramente?
Obrigado desde já pelos esclarecimentos que possam surgir.
 

Jepas

Super Moderador
Re: suspensão Total para subir?????

Boas,

o circuito do óleo é responsável pelo amortecimento e é independente da câmara de ar. As posições livre, bloqueio e pedal são apenas controladas no óleo, logo podes encher o amortecedor em qualquer posição.

Quanto ao bloqueio, não deveria mexer nada quando está nessa posição. Normalmente quando mexe bloqueado é porque o nível de óleo está ligeiramente abaixo do recomendado.

Jepas
 

jm

New Member
Re: suspensão Total para subir?????

Olá a todos,

Na minha opinião, a suspensão total a mim dá-me bastante jeito nas subidas.

Nas subidas mais lisas sem buracos e pedras bloqueio as duas suspensões, aí trás realmente benefícios, mas se as subidas forem de pedra a suspensão dá bastante jeito, porque absorve e "come" os obstáculos, estou a falar especialmente da suspensão traseira, o pneu mantém-se colado ao chão e vai tendo mais tracção.
Um grande pormenor é como se pedala nas subidas, desde que tenho praticado uma "pedalada redonda" consigo subir bastante melhor, as pernas é que sofrem mais um pouco....

A bicla é uma Mondraker MR101

boas pedaladas
João
 

Goju

Member
Re: suspensão Total para subir?????

Boas

Um grande pormenor é como se pedala nas subidas, desde que tenho praticado uma "pedalada redonda" consigo subir bastante melhor, as pernas é que sofrem mais um pouco....

Podes explicar isso melhor.... ?? Porque não sei o que isso é... :oops:

Abraço
 

studer

New Member
Re: suspensão Total para subir?????

Amigo Fario, como estás!

A meu ver com suspensão total nas subidas acidentadas tens a vantagem de conseguires uma melhor tracção porque a roda de trás terá maior tendência a "acompanhar" o terreno comparativamente a um rígida. O facto de teres um amortecedor atrás que "bombeia" faz-te perder muita energia, logo é fundamental teres um sistema tipo propedal/SPV no teu amortecedor. Grande parte dos sistemas também não são muito eficazes se pedalares em pé, por isso tenta pedalar principalmente sentado.

Por acaso há dias experimentei o Brain da Specialized e fiquei muito bem impressionado, mesmo pedalando em pé, aquilo não mexe...

A história de usar avanços compridos ou invertidos até me assusta! Nas descidas tens muito menos controle e a posição corporal fica menos confortável. Sinceramente a melhor ajuda que existe a subir é o sistema ETA da marzzochi que te permite reduzir o curso da tua suspensão da frente tendo ainda algum amortecimento. A tua frente baixar 5 ou 7 cm será sempre muito melhor do que qualquer avanço! Tenho uma Z1 de 150m que com o ETA baixa até ficar com apenas 3/5 cm de curso à frente, o que implica um frente 10cm mais baixa, resultado: tenho uma bike de enduro que nunca levanta a frente por muito inclinada que seja a subida.

Rodas leves e pneus com um cardado rolante tb ajudam muito.

Abraço e boas pedaladas
 
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