Suspenção total low cost

SeteGu

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Esse quadro, supostamente, tem também esse objetivo: o de minimizar o bombear da suspensão na pedalada.

Mas com comportamento referia-me mesmo ao amortecimento na buracada, pequenas irregularidades, etc...
Depois deixa uma análise. :)
 
Bom projecto Baba!!

Eu sei que isto da forumisses induz-nos num estado qualquer meio hipnótico que quase nos obrigada a despejar a carteira na bike todos os meses (ex: não comas arroz de polvo, eu nunca comi mas não deve prestar). Não te deixes ir por essa maré e continua assim. Anda na bicicleta, diverte-te, experimenta e só ai e só tu saberás o que estará de errado na bicicleta e o que precisarás de mais tarde trocar. Ajusta-te na bicicleta, procura teres na bicicleta a tua posição ideal, procura o conforto, e depois sim, com o tempo e possibilidade financeira, pensa em evoluires os componentes que realmente te incomodam ou que não servem o propósito da maneira que precisas.

Quanto ao peso, está muita bom, até porque tens umas rodas leves que é o sitio onde mais notas o baixo peso pois a bicicleta fica mais explosiva, ágil.

Abraço e Boas Pedaladas!
 

Baba

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Neste momento a única coisa que notei foi a diferença de posição com a frente substancialmente mais alta que na bicicleta que tinha. Acredito que por aí melhore o conforto. Mais do que isso não tenho noção e só para a semana é que devo ter, que é quando chega o desviador da frente. Coisas a mudar a curto prazo será o espigão de selim. Depois de se andar com espigão de carbono dificilmente se volta ao alumínio, é daquelas coisas que digo por experiência se nota a diferença. Tirando isso, mantém-se a questão de um avanço mais curto e guiador mais largo. Possivelmente vou mandar vir um avanço uno de 60mm, até porque o investimento é baixo, e dependendo da sensação que tiver logo ponderarei um guiador mais largo. Mas pronto a ver se amanhã consigo dar aqui uma volta ao quarteirão só para começar a notar as diferenças.
 

SeteGu

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Nada como experimentar e ver como te sentes. É assim que se "aprende".

Felizmente no fórum nem todos os projetos são "topo de gama" e os low-cost são bastante bem vindos, a meu ver. Basta olhar para o(s) meu(s)... principalmente os antigos.
E sim... quanto ao amortecedor, mais do que uma critica, foi uma questão... tal como disse nunca experimentei nenhum desses (apenas li reviews da imprensa) e daí estar curioso com a análise. É pena que não tenha bloqueio (e digo-o pela experiência que tenho) mas também depende muito do tipo de uso, distâncias a percorrer, o próprio funcionamento dos quadros, etc...
De resto, quanto ao comportamento e como disse, estou curioso.
 
Não me leves a mal, mas se eu nunca experimentei uma certa peça não posso estar a induzir alguém a comprar outra porque acho que aquela não serve lol. Querendo ou não estás a induzi-lo a comprar algo que ele até pode nem sentir a necessidade de comprar.

Aliás a minha ultima bike veio com um amortecedor da marca deles, Scor, supostamente fabricado pela Dt Swiss e nunca tive razão de queixa dele, e "supostamente" não devia valer uma gaita. X Fusion é uma boa marca de suspensões. Aqui em portugal é que temos o mercado um bocado fechado às do costume, fox e rockshox. Aliás, até o Brian Lopez já correu com Xfusion. Good enough for him, good enough for me!

Baba, quando a isso do avanço, acho que fazes bem, fiz o mesmo na minha e adorei ;) Mais conforto, melhor posição a curvar e a subir, nunca subi à mão por causa do guiador LOL
Quanto ao avanço uno acho que não tens problemas pois os periféricos de montagem ghost são todos de fabrico uno e são bem construidos e rigidos. Tenho vários colegas com eles ;)
Guiadores, tens os ritchey comp 2x que são brutais e pós lados franceses andam a 15€.
 

SeteGu

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Falando por experiência apenas posso falar do bloqueio e a sua necessidade também varia consoante o que já referi.

Não... não levei a mal e compreendo. Para ser honesto até te dou razão.
 

Baba

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Periféricos, ou pelo menos avanços, Uno já conheço, tenho um de 90mm na bicicleta e não podia estar mais contente com ele, leve, barato, bons acabamentos.
Guiador estou satisfeito com o hylix de carbono que tenho de 640mm, inclusive já teve uma ou outra queda e até agora não se queixou, pelo que está no topo da opções se optar por um guiador mais largo. Mas antes de mais o espigão... A ver vamos se resisto ir roubar o espigão, também hylix, que está na fininha, e eventualmente coloco na fininha um com algum recuo.
Agora quero é sair do trabalho hoje para ver se consigo pegar na bicicleta, nem que seja só para subir uns passeios e descer umas escadas e fazer um bocado de empedrado a ver se noto as diferenças de amortecimento.
 
Fico contente de ler bom feedback em relação aos avanços Uno. Tenho um a caminho! :-D

Quanto a projectos lowcost, hoje em dia com a quantidade de ofertas em 2a mão e promoções em lojas de material que não seja novidade, é para mim uma opção excelente! Aliás,neste momento estou precisamente a fazer algo semelhante - um titanol lowcost
 

Baba

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Primeiras impressões após uma volta de 10 minutos pelo bairro.
Gostei da sensação.
A pressão do amortecedor deve estar dentro do suposto, só a pedalar em força é que o senti a mexer, a pedalar em cadência era quase como não ter amortecedor.
À frente devo ter que aumentar um pouco a pressão, coloquei a mesma que tinha na axon e pareceu-me pouco.
Quanto a sensações, em primeiro o quadro, estive na dúvida entre o L e o XL, ainda bem que fui para o XL, não estou minimamente esticado e encaixo bem no quadro, eventuais acertos de altura do selim, mas isso é normal.
Desci umas escadas com degraus altos, talvez com mais de 20 degraus e nota-se bem a diferença para a rigida, mas para esse tipo de coisas era melhor aumentar a suspemsão para 140mm :)
Onde fiquei abismado com a diferença foi a subir/descer passeios e pequenos drops até 40cm +/- . O impacto é muito mais suave, mesmo a descer só com a roda traseira, absorve e muito o impacto.
De resto, até porque a diferença de peso para a anterior é relativamente baixa, cerca de um kilo, para a bicicleta anterior não posso dizer que a tenha sentido mais pesada a pedalar-
Agora falta estrear no mato, só experimentei um bocadinho de terra batida e nota-se a absorção da traseira, mas quero saber como é que se vai portar num single ou numa ou outra descida ali para os lados da serra de Sintra.
Abraços
 

SeteGu

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Boa! Ainda bem que estás a gostar da experiência. Ainda que esteja satisfeito com a minha rígida, para mim, nada como uma suspensão total.

Se puderes entretanto com tempo compara também a Epicon com a Axon... sempre tive curiosidade de saber se se nota muita diferença ao nível de funcionamento. Mesmo a tua não sendo igual à minha Epicon deve dar para ficar com uma ideia.
 

Baba

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Acho que ainda não é esta semana que vou ter a bicicleta completa, tenho o desviador da frente encomendado na loja dos "descontos da bicicleta" desde segunda feira, liguei para lá hj porque ainda não tinha indicação de ter sido enviada nem o tracking number, e indicaram-me que iria ser enviado dentro de um ou dois dias.
Estranhei, já lá fiz diversas encomendas e por norma é expedido ou no próprio dia ou no dia seguinte.
Mas pronto, estou a ver que é mesmo para me fazerem sofrer :)
 

Baba

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Chegou hoje o desviador da frente (às 8:30h da manhã diga-se de passagem, os ctt andam a trabalhar bem), agora só falta montar e afinar tudo, e estará pronta para a volta de teste :)
 

Baba

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Ora bem, infelizmente não tem havido grande tempo para andar, e a isso se juntam algumas contrariedades, tipo perder um parafuso da suspensão que ficou mal apertado quando fiz a revisão. Substituição do aro da roda da frente que já andava rachado à algum tempo, e sempre perdeu mais umas 50g com o aro dtswiss que levou, primeira vez que enraiei uma roda, e.... parece uma roda :)
Mas agora já está a funcionar e já foi finalmente estreada em Sintra.
Já tinha tido a estreia no Estádio Nacional mas foi só uma volta pequena e não deu para tirar grandes conclusões.
Este fim de semana fui para Sintra com o intuito de a testar mais a sério, e só posso dizer bem, o bombear confirma-se que é mínimo quer a subir quer em recta e não senti que era por aí que aumentava o esforço, o problema é mesmo das pernas que pouco têm andado e da tendência da barriga a aumentar :)
Sem me meter em trilhos de dh nem nada desse tipo, mas fazendo os trilho que por norma faço e a diferença é abismal, inclusive, a descer onde me tinha espalhado e rachado o aro, posso dizer que nem dei pelos buracos nem pelas pedras. Nota-se a traseira sempre no chão, nunca me falhou tracção, excepto na subida para o monge que é só pedra solta. A confiança que se sente é completamente diferente, dá vontade de puxar por ela, o que por outro lado pode querer dizer que me estou a habilitar :)
A nível de alterações, apenas tenho vontade de experimentar um guiador mais largo, tipo 680mm, de resto acho que não vou mexer em mais nada.
Conclusão: Não é uma bike de topo, mas parece-me ser uma solução equilibrada, para aquilo que eu faço e ando não preciso de mais, e fiquei muito satisfeito com o resultado final, possibilita brincar muito mais que uma ht e isso acaba por tornar as voltas mais divertidas. Posso dizer que cheguei a casa com um sorriso de orelha a orelha, e isso para mim foi o mais importante.
Ver se esta semana coloco umas fotos da dita cuja completa.

Abraços
 

Baba

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Seguem então umas fotos da bicicleta










É favor não ligar à roda binte e noive que está lá atrás :)
Coisas para alterar
Parafusos da pedaleira azuis, ainda estou a pensar no que vou colocar, ou pretos ou vermelhos
Aperto de espigão - preto, branco ou vermelho
Espaçadores da coluna de direcção
Espigão do selim
Jockey wheels
Eventualmente guiador e avanço, passar para 680/700mm e 60mm

E pronto, por enquanto está assim, digam de vossa justiça :)
 
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Baba

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Novidades, ou melhor dizendo, mini novidades a caminho.
Roldanas para o desviador traseiro, caixa de direcção e parafusos de titânio para o avanço.
Isto tudo junto deve dar para baixar pelo menos uns 10g :)
Agora é só esperar que o material venha do oriente
 

Baba

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Mais umas novidades a caminho, aperto de espigão J&L vermelho e uns espaçadores da direcção também em vermelho, devem chegar entre a próxima semana e a outra, e hoje encomendei um guiador em carbono de 700mm, a ver vamos como me vou dar com a posição. Entretanto pedi emprestado à bicicleta da Maria um avanço de 60mm e as últimas voltas que dei andei com este, sinceramente não desgostei, mas a ser sincero não senti grande diferença de posição para o de 90mm que tinha.
Tinha também mandado vir uma caixa de direcção mas não gostei de ver. Possivelmente vou mandar vir uma aerozine em vermelho que, como tem a base direita em vez de arredondada como a Aest que mandei vir, é capaz de ficar melhor.
 

SeteGu

Active Member
Está bastante bonita.

A Epicon sempre está com 120mm?
Com que peso está +/-?

Que tal o comportamento da máquina e do amortecedor?
 
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